Análise da prática profissional do educador social nos centros de educação secundária

Autores

  • Margarita González Sánchez Universidad de Salamanca
  • Susana Olmos Migueláñéz Universidad de Slamanca
  • Sara Serrate González Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.17

Palavras-chave:

intervenção socioeducativa, educador social, centros escolares, funções.

Resumo

O presente artigo centra-se no educador social como profissional no dominio socioeducativo que está qualificado para levar a cabo atividades socioeducativas nos centros escolares, assumindo funções orientadas para a solução de situações e problemáticas que afetam os estudantes e as famílias. O objetivo principal do estudo que se apresenta foi comprovar que profissionais se encarregam de atender às necessidades socioeducativas que surgem nos centros de Educação Secundária nas diferentes Comunidades Autônomas e analisar as funções que realizam. Trata-se de um estudo de tipo descritivo-correlacional em que se aplicou um questionário em formato eletrônico a uma amostra total de 440 agentes de intervenção socioeducativa. Na análise utilizaram-se técnicas descritivas de tendência central e de dispersão, correlações e inferências, através de testes não paramétricos de contraste de hipóteses. A análise dos resultados mostra que o educador social é um profissional que desempenha funções socioeducativas orientadas para dar atenção a situações de conflito ou de necessidade habitualmente mais do que outros perfis profissionais que trabalham em centros escolares. Os resultados revelam que o trabalho do educador está centrado, principalmente, em situações de prevenção do absentismo escolar e de controle do aluno à chegada ao centro escolar, tarefas de deteção e prevenção de fatores de risco, organização de escolas de pais e programas de informação, mediação de conflitos de convivência, desenvolvimento de programas de comunicação, aconselhamento e apoio socioeducativo à comunidade educativa e preparação de ofertas relacionadas com serviços culturais.

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Biografias Autor

Margarita González Sánchez , Universidad de Salamanca

Profesora titular de Teoría de la Educación y Pedagogía Social de la Universidad de Salamanca. En la actualidad Coordinadora de la titulación de Educación Social y miembro del GIR “Procesos, espacios y prácticas educativas”. Su trabajo docente e investigador se enmarca en el ámbito de la Pedagogía Social, teniendo entre sus líneas prioritarias Educación Social y Comunitaria, Animación Sociocultural y Procesos de formación socioeducativos en espacios virtuales.

Susana Olmos Migueláñéz , Universidad de Slamanca

Ayudante Doctora del Área de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación de la Universidad de Salamanca (España). Su principal ámbito de investigación es la evaluación educativa. Secretaria Académica del Departamento de Didáctica, Organización y Métodos de Investigación, de la Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca. Miembro del Grupo de Evaluación Educativa y Orientación (GE2O) de la Universidad de Salamanca. Su dirección postal es: Paseo de Canalejas, 169. 37008 Salamanca (España).

Sara Serrate González , Universidad de Salamanca

Doctora en Educación y Profesora Asociada de la Facultad de Educación de la Universidad de Salamanca. Actualmente Coordinadora de las Prácticas Externas de las titulaciones de Educación Social y Pedagogía. Sus principales líneas de investigación se centran en el ámbito de la Pedagogía Social, en relación al perfil del educador social en el entorno de los centros escolares. Ha sido beneficiaria de una Beca de Formación del Personal Docente e Investigador de la Universidad de Salamanca (2009-2013) y ha participado en diversos congresos y encuentros nacionales e internacionales.

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Publicado

2016-06-09

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