Eficácia do sistema de feedback em tempo real na prática profissional dos estudantes de educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v64.111877

Palavras-chave:

Comunicação, desempenho docente, educação física, formação de professores, inovação educativa

Resumo

Introdução: A prática profissional constitui uma componente fundamental na formação de professores, pois facilita a integração de conhecimentos teóricos e práticos. Contudo, os alunos nesta fase enfrentam vários desafios devido à sua limitada experiência pedagógica, que nem sempre são resolvidos de forma positiva. O feedback, especialmente em tempo real, é crucial para resolver estas dificuldades através de correcções imediatas e ajustamentos eficazes.
Objectivo: Analisar o efeito da implementação de um sistema de feedback em tempo real no desempenho da prática profissional dos alunos professores de educação física.
Método: Esta investigação qualitativa foi concebida como um estudo piloto de viabilidade. A amostra propositada foi constituída por quatro estudantes de pedagogia de educação física de uma universidade da região de Valparaíso, no Chile. Foram empregues dispositivos de intercomunicação GoRef® para facilitar o estudo. Para conhecer a perceção dos alunos sobre a eficácia do sistema de feedback, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com quatro questões, cuja análise foi realizada com o software Atlas.ti 24.
Resultados: Os resultados destacam como o sistema de feedback em tempo real melhora a comunicação pedagógica e promove ajustes imediatos na prática docente.
Conclusões: O sistema de feedback em tempo real melhora o desempenho da prática profissional dos alunos de pedagogia da educação física, ao promover uma comunicação eficaz com o professor mentor. Além disso, facilita a recolha de informação essencial para a elaboração de um protocolo de aplicação, fortalecendo o processo de formação e otimizando a interação durante a prática profissional.

Biografias Autor

Claudio Hinojosa-Torres , Universidad Andres Bello

Profesor de Educación Física. Licenciado en Educación (UPLA). Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (UPLA). Doctor en Educación (UPLA). Investigador y Docente Regular Carrera Pedagogía en Educación Física Universidad Andrés Bello, Viña del Mar, Chile.

Juan Pablo Zavala-Crichton , Universidad Andres Bello

Profesor de Educación Física. Licenciado en Educación (PUCV). Magíster en Nutrición (U. Chile). Doctor en Biomedicina (U. Granada). Director de Carrera Pedagogía en Educación Física Universidad Andrés Bello, Viña del Mar, Chile.

Macarena Hurtado-Guerrero , Colegio SSCC Padres Franceses Viña del Mar, Chile

Profesora de Educación Física. Licenciada en Educación (Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile). Magíster en Evaluación Educacional (Universidad de Playa Ancha, Chile). Profesora y Jefa del Departamento de Educación Física del Colegio Sagrados Corazones Padres Franceses (Viña del Mar, Chile). Entrenadora de Gimnasia del Colegio Colegio Sagrados Corazones Padres Franceses (Viña del Mar, Chile).

Sebastián Espoz-Lazo , Pontificia Universidad Católica de Chile

Profesor de Educación Física. Licenciado en Educación (UMCE). Magíster en Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos (UMCE). Doctor en Educación (U. Granada). Académico Investigador de la Universidad de Santiago de Chile (USACH). Académico Investigador de la Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC).

Claudio Farías-Valenzuela , Universidad de Las Américas

Terapeuta Físico (USACH). Magister en Medicina y Ciencias del Deporte (UMAYOR). Doctor en Ciencias de la Actividad Física Adaptada. Docente de la Escuela de Ciencias de la Actividad Física, Universidad de las Américas, Chile. Miembro del Centro de investigación en Ciencias de la Actividad Física y Salud (CYCAFYS).

Pedro Valdivia-Moral , Universidad de Granada

Licenciado en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Especialista Universitario en Educación y Animación Deportiva. Máster en Educación Física y Salud. Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (U. de Jaén). Doctor en Ciencias de la Educación (U. de Granada). Profesor titular en la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada, impartiendo docencia en el Grado de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Magisterio en Educación Primaria y Magisterio en Educación Infantil, y en el Máster en Formación de Profesorado en Educación Secundaria.

Anthony Araya-Hernández , Universidad de Playa Ancha

Profesor de Educación Física. Licenciado en Educación (UPLA). Magíster en Liderazgo y Gestión Educativa (UNAB). Doctor © en Educación (UPEL Venezuela). Académico de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Playa Ancha, Chile.

Rodrigo Yáñez-Sepúlveda , Universidad Andres Bello

Profesor de Educación Física. Licenciado en Educación (PUCV). Magíster en Medicina Deportiva (U. Mayor). Doctor en Fisiología Aplicada a las Ciencias de la Actividad Física y del Deporte (U. León). Investigador y Docente Regular Carrera Pedagogía en Educación Física Universidad Andrés Bello, Viña del Mar, Chile.

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Publicado

2025-01-15

Como Citar

Hinojosa-Torres, C., Zavala-Crichton, J. P., Hurtado-Guerrero, M., Espoz-Lazo, S., Farías-Valenzuela, C., Valdivia-Moral, P., Araya-Hernández, A., & Yáñez-Sepúlveda, R. (2025). Eficácia do sistema de feedback em tempo real na prática profissional dos estudantes de educação física. Retos, 64, 221–232. https://doi.org/10.47197/retos.v64.111877

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

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