Brincar com a(s) família(s): uma proposta pedagógica do corporal para a infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v61.107309

Palavras-chave:

infancia, Jugar, propuesta pedagógica, Corporeidad, Motricidad

Resumo

Esta proposta convida-nos a refletir sobre as ideias fortes que sustentam o sentido e o sentido de uma alternativa pedagógica pensada sobretudo para a fase da infância, como espaço-tempo onde é possível cultivar os vínculos afetivos que fomentam a vivência conjunta da intimidade. família, e isso estende-se às relações com outras famílias. A par disto, são expostos os momentos e objetivos específicos, como um caminho que, em forma de espiral, contém a abertura a experiências lúdico-motoras-exploratórias em colaboração, a intimidade dos laços afetivos fraternos possíveis de estabelecer, e a recorrência da partilha de testemunhos de experiências vividas. Pretende-se que os fundamentos e os objetivos que sustentam a proposta iluminem uma práxis transformadora da qualidade de vida a nível familiar e profissional para a alargar à forma de habitar o mundo, fazendo parte dele.

Palavras-chave: infância, brincadeira; proposta pedagógica, corporeidade, motricidade.

Biografias Autor

Carola Cacciuttolo Juárez , Universidad de Valparaíso

Universidad de Valparaíso, Chile

Escuela Educación Pravularia

Lucio Martínez Alvarez , Universidad de Valladolid

Universidad de Valladolid, España

Departamento de la Didáctica de la Expresión Corporal

Elizabeth Flores Ferro , Universidad Bernardo O´Higgins (Chile)

Universidad Católica Silva Henríquez, Chile
Pedagogía en Educación Física

Departamento de Ciencias del Deporte y Acondicionamiento Físico.

Gladys Jiménez Alvarado , Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.

Referências

Águila, C. & López, J. (2019). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos, 35, 413-421. doi.org/10.47197/retos.v0i35.62035

Albanez, N. Canales, P. Pinilla, A. Rodríguez, J. & Jiménez, G. (2013). Proyecto matrogimnasia: un espacio de encuentro intra e interfamiliar [Tesis de Grado]. Valparaíso: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.

Amadeo, F. (2018). La intersubjetividad y lo trascendental. Nuevo Pensamiento, 7(10), 1-26.

Arturo, D. & Jurado, R. (2014). Horizontes de intersubjetividad. Plumilla Educativa, 13(1), 290-301.

Baumann, Z. (2017). Modernidad Liquida. Santiago: Fondo de Cultura Económica.

Calméls, D. (2019). Infancias del cuerpo. Buenos Aires: Biblo.

Calvo, C. (2018). Educación y escolarización: distinción indispensable para el rescate de la intuición en los procesos de aprendizaje. En M. Mendoza, & A. Moreno (Eds.), Infancia, juego y corporeidad: Una mirada al aprendizaje desde el sur global (pp.124-140). Santiago de Chile: Ediciones de la Junji.

Castañer, M. & Camerino P. (2001). La educación física en la enseñanza primaria: una propuesta curricular para la reforma. Madrid: INDE Publicaciones

Chokler, M. (2010). El concepto de autonomía en el desarrollo infantil temprano, coherencia entre teoría y práctica. Aula de Infantil, 53, 9-13.

Coello, M. (2021). Estimulación temprana y desarrollo de habilidades del lenguaje: Neuroeducación en la educación inicial en Ecuador. Revista de Ciencias Sociales, 27(4), 309-323.

Cyrulnik, B. (2007). De cuerpo y alma. Barcelona: Gediosa.

Esposito, R. (2003). Communitas. Origen y destino de la comunidad. Madrid: Amorrortu.

Fernández, C. (2022). Corporeidad, una posibilidad para comprender la diversidad [Tesis Magíster]. Valparaíso: Universidad de Valparaíso.

Gallo, L. (2009). El cuerpo en la educación da qué pensar: perspectivas hacia una educación corporal. Estúdios Pedagógicos, 35(2), 232-242. doi:10.4067/S0718-07052009000200013

Gamboa, R. & Jiménez, G. (2022). Corporeidad y educación física infantil: desafíos pendientes. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 38(1), 1-22.

Gamboa, R. Jiménez, G. & Cacciuttolo, C. (2019). Motricidad infantil: bases y lineamientos para re-crear con los niños y las niñas trayectorias de placer. Valparaíso: Ediciones Universitarias de Valparaíso.

Gamboa, R. Jiménez, G. & Fernández, C. (2022a). Una educación física “otra”, pensada desde las infancias. Retos, 45, 54-63. http://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92319

Gamboa, R. Soto, P. & Jiménez, G. (2022b). Cuerpo y escuela: la enseñanza de la educación física como experiencia democrática. Retos, 45, 43-53. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91858

Han, C. (2017). La sociedad del cansancio. Barcelona: Editorial Herder.

Herrera, C. & Scharagrodsky, P. (2016). Cuerpos, saberes y subjetividad en la educación y la pedagogía. Pedagogía y Saberes, 44, 7-8.

Jami, L. Caisapanta, N. Zambrano, R. & Bonilla, D. (2021). Matrogimnasia y el desarrollo motor en niños entre 7 y 8 años con parálisis cerebral. Retos, 41, 171-181. doi.org/10.47197/retos.v0i41.82765

Jiménez, G. (2015). Actividad física y adulto mayor. Estudio de las percepciones de los participantes de los programas de los municipios de la región de Valparaíso Chile. [Tesis Doctoral]. Granada: Universidad de Granada.

López de Maturana, D. (2010). El juego como manifestación cuántica: una aproximación a la epistemología infantil. Polis: Revista de la Universidad Bolivariana, 9(25), 243-254.

Martínez-Álvarez, L., & González-Calvo, G. (2016). Docentes de carne y hueso: enseñar con cuerpo. Agora Para la Educación Física y el Deporte, 18(3), 259-273.

Maturana, H. (2006). El sentido de lo humano. Santiago de Chile: Dolmen Ediciones.

Maturana, H. & Dávila, X. (2015). El árbol del vivir. Santiago de Chile: M y P Editores.

Maturana, H. & Verden-Zòller, V. (2003) Amor y Juego. Fundamentos olvidados de lo humano desde el patriarcado a la democracia (6ta ed). Santiago de Chile: Lom Ediciones Ltda.

Mejías, M. León, O. & Hidalgo, C. (2023). La Familia, la Matrogimnasia y el Desarrollo Cognitivo en la Educación Inicial. Polo del Conocimiento, 8(2), 800-814.

Ministerio de Educación (2013). Corporalidad y movimiento en los aprendizajes. Santiago de Chile: Salesianos Impresiones.

Ministerio de Educación (2018). Bases curriculares educación parvularia. Santiago de Chile: Gobierno de Chile.

Montagu, A. (2004). El tacto. La importancia de la piel en las relaciones humanas. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica.

Moreno, A. (2011). Percepciones del profesorado universitario en relación a la función de transformación social de la educación física como asignatura del curricular escolar: el caso de Chile [Tesis Doctoral]. Granada: Universidad de Granada.

Mujica-Johnson, F. (2020). El término Educación Física en la postmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológicas. Retos, 38, 795–801. doi.org/10.47197/retos.v38i38.73011

Núñez, E. (2021). La matrogimnasia y su incidencia para desarrollar las relaciones interpersonales en los niños y niñas de 4 a 5 años de la unidad educativa “alfredo pérez guerrero” [Tesis de Magister]. Ecuador: Universidad Técnica del Norte.

Peña, S. Toro, S. Cárcamo, J. Hernández, C. & Cresp, M. (2021). La fragmentación del conocer en educación física. Retos, 39, 231-237. doi.org/10.47197/retos.v0i39.77414

Peralta, M. (2002). Una pedagogía de las oportunidades: nuevas ventanas para los párvulos latinoamericanos del siglo (21 Ed.). Santiago de Chile: Andrés Bello.

Pikler, E. (2000). Moverse en libertad. Desarrollo de la motricidad global. Madrid: Narcea.

Riego, I. (2019). El Rol de la Educación Superior de cara a los desafíos sociales de América Latina y el Caribe. Lección Inaugural del VII Foro de Responsabilidad Social. Valparaíso: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.

Rodríguez, A. (2001). Coexistencia e intersubjetividad. Studia Poliana, 3, 9-33.

Skliar, C. (2022). Alteridades y pedagogías. o ¿y si el otro no estuviera ahí?. Educação & Sociedade, 79, 85-123.

Sztajnszrajber, D. (2019). Las Clases de Darío Sztajnszrajber: Filosofía a martillazos (Tomo I). Buenos Aires: Paidós.

Varela, F. (2000). El fenómeno de la vida. Santiago de Chile: Editorial Dolmen.

Publicado

2024-12-01

Como Citar

Gamboa Jiménez, R., Cacciuttolo Juárez, C., Martínez Alvarez, L., Flores Ferro, E., & Jiménez Alvarado, G. (2024). Brincar com a(s) família(s): uma proposta pedagógica do corporal para a infância. Retos, 61, 668–676. https://doi.org/10.47197/retos.v61.107309

Edição

Secção

Revisões teóricas sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>