Educação Física e diversidade de gênero: uma análise a partir da experiência de professores de sala de aula.
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v50.99416Palavras-chave:
diversidade, gênero, Educação Física, formação, professores, escolaResumo
O objetivo deste trabalho foi conhecer o nível de preparo dos professores de Educação Física (EF) para abordar a diversidade de gênero nas aulas do ensino médio. A metodologia é de tipo qualitativo com desenho fenomenológico, para o qual trabalhamos com um número limitado de participantes levando em consideração a opinião e experiência de seis professores de EF de uma cidade do centro-sul do Chile formados em duas universidades regionais . Os resultados indicam que, de uma forma geral, as instituições estudadas não abordam esta temática nos itinerários formativos e que é necessário revê-los de forma a dar resposta a esta realidade. Conclui-se que, em geral, os professores de EF não recebem formação sobre diversidade de gênero ou como abordá-la pedagogicamente nas aulas.
Palavras-chave: diversidade, gênero, Educação Física, formação, professores, escola.
Referências
Arenas, D., Vidal, J. & Muntaner, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de educación física: una revisión narrativa (Gender stereotypes and differential treatment between boys and girls in physical education subject: a narrative Review). Retos, 43, 342–351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685
Bardin, L. (2002). Análisis de contenido. Ediciones Akal.
Barrientos, P., Andrade, D. & Montenegro, C. (2018). La formación docente en género y diversidad sexual: Tareas pen-dientes. Facultad de Educación Universidad Alberto Hurtado, 81, 1-13. https://goo.su/W7Hq
Bautista Rojas, E. (2023). Estudiantes gays y docentes de bachilllerato.: Discursos y prácticas de exclusión frente a la homo-sexualidad. iQual. Revista de Género e Igualdad, (6), 196–220. https://doi.org/10.6018/iqual.538981
Bonet, M. & Menescardi, C. (2022). Análisis de la actitud del alumnado y el profesorado ante el contenido de Expresión Corporal y los estereotipos de género: Resultados de la experiencia tras la realización de una Unidad Didáctica (Analysis of improvements in the attitudes of students and. Retos, 45, 373–380. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90041
Butler, J. (2011) Bodies That Matter: On the Discursive Limits of “Sex.” Routledge Classics. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge.
Castillo-Retamal, F., Cárcamo Garrido, B., Aravena Calderón, H., Valenzuela Zakuda, A., Pérez Farías, T., Medel Tapia, C., & Quezada Alacaino, J. (2021). Necesidades Educativas Especiales y Educación Física: un análisis desde la propuesta curricular ministerial de Chile (Special Educational Needs and Physical Education: an analysis from the Chilean ministe-rial curricular proposal). Retos, 42, 56–65. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86977
Chávez, M., Zapata, J., Petrzelová, J. & Villanueva, G. (2018). La diversidad sexual y sus representaciones en la juventud. Psicogente, 21(39), 62-74. http://doi.org/10.17081/psico.21.39.282
Chihuailaf, M. (2022). Pandemia y ejercicio físico. Reproducción de estereotipos de género a través de videos y fotografías posteadas en Instagram. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 17(49). 221-232. http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/270
Chihuailaf, M., Concha, R., Prat, A., & Carcher, A. (2022). Percepciones del profesorado chileno de educación física hacia la perspectiva de género (Perceptions of physical education teachers towards the gender perspective). Retos, 45, 786–795. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91022
Duschatzky, S. (1996). De la diversidad en la escuela a la escuela de la diversidad. Propuesta Educativa, 15, 45-49. https://www.canales.org.ar/archivos/lectura_recomendada/duschatzky-1.pdf
Femenías, M. (2015). Del sexo binario a la diversidad de géneros: algunas contribuciones teóricas. En Assis, Z. y M. Guada-lupe Dos Santos (comp.) Diferencia sexual e desconstrução de subjetividade em perspectiva, Belo Horizonte, DPlacido, 165-186. https://goo.su/Pz4BK
Flores, Z., Chávez, B., Mier, R. & Obregón, K. (2022). Violencia de género en el deporte (Gender violence in sport). Retos, 43, 808–817. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.85842
García, G., Correa, R., Forno, L., Diaz, V., & Tellez, M. (2018). Diversidad sexual, adolescencia y familia. Revista de Fami-lias y Terapias, 27(45), 39-51. https://doi.org/10.29260/dyft.2018.45b
Gómez Jarabo, I., & Sánchez Delgado, P. (2017). Formación del profesorado en cuestiones de género/Teacher Training on Gender Issues. Revista de Comunicación de la SEECI, 43, 53–68. https://doi.org/10.15198/seeci.2017.43.53-68
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación. McGraw hill education.
López, M. (2018). Diversidad sexual y derechos humanos. CNDH México. http://appweb.cndh.org.mx/biblioteca/archivos/pdfs/36-Cartilla-Diversidad-sexual-dh.pdf
Matus-Castillo, C., Cornejo-Améstica, M., & Castillo-Retamal, F. (2021). La perspectiva de género en la formación inicial docente en la Educación Física chilena (The gender perspective in initial teacher training in Chilean Physical Education). Retos, 40, 326–335. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83082
Matus-Castillo, C., Serra, P., Soler, S., Vilanova, A., Flores-Rivera, C., Knijnik, J. & Luna-Villouta, P. (2023). Creencias y prácticas sobre la perspectiva de género en el profesorado de Pedagogía en Educación Física en Chile (Gender in Physical Education Teacher Education (PETE) in Chile: Teacher educators’ beliefs and practices). Retos, 47, 969–977. https://doi.org/10.47197/retos.v47.96869
Maureira Cid, F., Flores Ferro, E., Castillo, F., & González, P. (2022). Masculinidades y femineidades en estudiantes de educación física de Chile (Masculinities and femininities in physical education students in Chile). Retos, 45, 456–461. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774
Merino, A. & García, C. (2020). Inclusión en el aula de Educación Física: desarrollo de la identidad de género. Revista Inter-nacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, 6(3), 11-23 https://doi.org/10.17561/riai.v6.n3.2
Mineduc. (2009). Ley 20370, Ley General de Educación. Ministerio de Educación de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043
Mineduc. (2011). Ley 20.529, Sistema nacional de aseguramiento de la calidad de la educación parvularia, básica y media y su fisca-lización. Ministerio de Educación de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1028635
Mineduc. (2014). Estándares orientadores para carreras de pedagogía en Educación Física. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/bOxEFjt
Mineduc. Ministerio de Educación de Chile. (2021a). Estándares orientadores para carreras de pedagogía en Educación Física. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/gGyas
Mineduc. Ministerio de Educación de Chile. (2021b). Marco para la buena enseñanza. Centro de Perfeccionamiento, Experi-mentación e Investigaciones Pedagógicas. Ministerio de Educación de Chile. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2021/08/MBE-2.pdf
Mineduc. (2021c). Resolución exenta 812. Garantiza el derecho a identidad de género en el ámbito educacional a niños, niñas y adolescentes. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/KLQuqKO
Ministerio de Justicia de Chile. (2022). Ley 21120, reconoce y da protección al derecho a la identidad de género. Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1126480
Moraes, B., Dias, J. & de Oliveira, R. (2023). As narrativas de gênero na educação física escolar: scoping review da literatu-ra científica brasileira nas ciências da saúde. EDUR Educação em Revista, 39, 39104. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469839104
Nubia, A. & Rivera, J. (2020). Diversidades sexuales e identidades de género: entre la aceptación y el reconocimiento. Insti-tuciones de Educación Superior (IES). Revista CS, 31, 327-357. https://doi.org/10.18046/recs.i31.3261
Pérez-Enseñat, A., & Moya-Mata, I. (2020). Diversidad en la identidad y expresión de género en Educación Física: Una revisión de la literatura (Diversity in gender identity and expression in Physical Education. A review of the literature). Retos, 38, 818–823. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.54076
Quiroz, V., Sennas, M. & Contreras, S. (2019). Profesores Noveles y Representaciones de Género en el Marco de la Educa-ción Inclusiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 243-257. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782019000200243
Ramírez, M. & Contreras, S. (2016). Narrativas de identidad afectivo-sexual LGBTIQ+ en contextos escolares: El aparecer frente al otro. Estudios Pedagógicos, 42(1) 235-254. https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000100015
Rubio Aguilar, V., Miranda, P., Tiayna, G., Hidalgo, E. & Tuna, C. (2021). Diversidad Sexual y de Género en Comunida-des Educativas de Arica, Chile: Fisura de la Heteronorma desde la Multicultura. Revista latinoamericana de educación inclu-siva, 15(2), 247-269. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782021000200247
Ruiz, R. (2009). La atención a la diversidad en las clases de Educación Física. Tema para la educación. Revista digital para profesionales de la enseñanza, (2). https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd4933.pdf
Salas, N. & Salas, M. (2016). Tiza de Colores: Hacia la Enseñanza de la Inclusión sobre Diversidad Sexual en la Formación Inicial Docente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(2), 73-91. http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol10-num2/RLEI_10,2.pdf
Troncoso, H. & Marolla, J. (2022). Perspectivas docentes en torno al género y a las disidencias sexuales: Lo audiovisual en el aula. Reseñas de Enseñanza de la Historia, 20, 78-91. https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/4039
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess