Educação Física e diversidade de gênero: uma análise a partir da experiência de professores de sala de aula.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v50.99416

Palavras-chave:

diversidade, gênero, Educação Física, formação, professores, escola

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer o nível de preparo dos professores de Educação Física (EF) para abordar a diversidade de gênero nas aulas do ensino médio. A metodologia é de tipo qualitativo com desenho fenomenológico, para o qual trabalhamos com um número limitado de participantes levando em consideração a opinião e experiência de seis professores de EF de uma cidade do centro-sul do Chile formados em duas universidades regionais . Os resultados indicam que, de uma forma geral, as instituições estudadas não abordam esta temática nos itinerários formativos e que é necessário revê-los de forma a dar resposta a esta realidade. Conclui-se que, em geral, os professores de EF não recebem formação sobre diversidade de gênero ou como abordá-la pedagogicamente nas aulas.

Palavras-chave: diversidade, gênero, Educação Física, formação, professores, escola.

Biografias Autor

Ricardo Souza de Carvalho, Universidad Católica del Maule

Grupo de Estudios en Educación, Actividad Física y Salud (GEEAFyS). Departamento de Ciencias de la Actividad Física. 

Pablo Ávila-Miranda, Universidad Católica del Maule

Escuela de Educación Física. Universidad Católica del Maule.

Fernanda Césped-Cáceres, Universidad Católica del Maule

Escuela de Educación Física. Universidad Católica del Maule.

Daniela Gallegos-Pizarro, Universidad Católica del Maule

Escuela de Educación Física. Universidad Católica del Maule.

José Guerrero-Conejera, Universidad Católica del Maule

Escuela de Educación Física. Universidad Católica del Maule.

Tiare Morán-Urbina, Universidad Católica del Maule

Escuela de Educación Física. Universidad Católica del Maule.

Caroll Schilling-Lara, Universidad Católica del Maule

Departamento de Fundamentos de la Educación. Universidad Católica del Maule.

Franklin Castillo-Retamal, Universidad Católica del Maule

Doctor en Educación Fïsica.

Grupo de Estudios en Educación, Actividad Física y Salud. Departamento de Ciencias de la Actividad Física. Universidad Católica del Maule.

Referências

Arenas, D., Vidal, J. & Muntaner, A. (2022). Estereotipos de género y tratamiento diferenciado entre chicos y chicas en la asignatura de educación física: una revisión narrativa (Gender stereotypes and differential treatment between boys and girls in physical education subject: a narrative Review). Retos, 43, 342–351. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88685

Bardin, L. (2002). Análisis de contenido. Ediciones Akal.

Barrientos, P., Andrade, D. & Montenegro, C. (2018). La formación docente en género y diversidad sexual: Tareas pen-dientes. Facultad de Educación Universidad Alberto Hurtado, 81, 1-13. https://goo.su/W7Hq

Bautista Rojas, E. (2023). Estudiantes gays y docentes de bachilllerato.: Discursos y prácticas de exclusión frente a la homo-sexualidad. iQual. Revista de Género e Igualdad, (6), 196–220. https://doi.org/10.6018/iqual.538981

Bonet, M. & Menescardi, C. (2022). Análisis de la actitud del alumnado y el profesorado ante el contenido de Expresión Corporal y los estereotipos de género: Resultados de la experiencia tras la realización de una Unidad Didáctica (Analysis of improvements in the attitudes of students and. Retos, 45, 373–380. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90041

Butler, J. (2011) Bodies That Matter: On the Discursive Limits of “Sex.” Routledge Classics. Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge.

Castillo-Retamal, F., Cárcamo Garrido, B., Aravena Calderón, H., Valenzuela Zakuda, A., Pérez Farías, T., Medel Tapia, C., & Quezada Alacaino, J. (2021). Necesidades Educativas Especiales y Educación Física: un análisis desde la propuesta curricular ministerial de Chile (Special Educational Needs and Physical Education: an analysis from the Chilean ministe-rial curricular proposal). Retos, 42, 56–65. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86977

Chávez, M., Zapata, J., Petrzelová, J. & Villanueva, G. (2018). La diversidad sexual y sus representaciones en la juventud. Psicogente, 21(39), 62-74. http://doi.org/10.17081/psico.21.39.282

Chihuailaf, M. (2022). Pandemia y ejercicio físico. Reproducción de estereotipos de género a través de videos y fotografías posteadas en Instagram. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 17(49). 221-232. http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/270

Chihuailaf, M., Concha, R., Prat, A., & Carcher, A. (2022). Percepciones del profesorado chileno de educación física hacia la perspectiva de género (Perceptions of physical education teachers towards the gender perspective). Retos, 45, 786–795. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91022

Duschatzky, S. (1996). De la diversidad en la escuela a la escuela de la diversidad. Propuesta Educativa, 15, 45-49. https://www.canales.org.ar/archivos/lectura_recomendada/duschatzky-1.pdf

Femenías, M. (2015). Del sexo binario a la diversidad de géneros: algunas contribuciones teóricas. En Assis, Z. y M. Guada-lupe Dos Santos (comp.) Diferencia sexual e desconstrução de subjetividade em perspectiva, Belo Horizonte, DPlacido, 165-186. https://goo.su/Pz4BK

Flores, Z., Chávez, B., Mier, R. & Obregón, K. (2022). Violencia de género en el deporte (Gender violence in sport). Retos, 43, 808–817. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.85842

García, G., Correa, R., Forno, L., Diaz, V., & Tellez, M. (2018). Diversidad sexual, adolescencia y familia. Revista de Fami-lias y Terapias, 27(45), 39-51. https://doi.org/10.29260/dyft.2018.45b

Gómez Jarabo, I., & Sánchez Delgado, P. (2017). Formación del profesorado en cuestiones de género/Teacher Training on Gender Issues. Revista de Comunicación de la SEECI, 43, 53–68. https://doi.org/10.15198/seeci.2017.43.53-68

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2014). Metodología de la investigación. McGraw hill education.

López, M. (2018). Diversidad sexual y derechos humanos. CNDH México. http://appweb.cndh.org.mx/biblioteca/archivos/pdfs/36-Cartilla-Diversidad-sexual-dh.pdf

Matus-Castillo, C., Cornejo-Améstica, M., & Castillo-Retamal, F. (2021). La perspectiva de género en la formación inicial docente en la Educación Física chilena (The gender perspective in initial teacher training in Chilean Physical Education). Retos, 40, 326–335. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83082

Matus-Castillo, C., Serra, P., Soler, S., Vilanova, A., Flores-Rivera, C., Knijnik, J. & Luna-Villouta, P. (2023). Creencias y prácticas sobre la perspectiva de género en el profesorado de Pedagogía en Educación Física en Chile (Gender in Physical Education Teacher Education (PETE) in Chile: Teacher educators’ beliefs and practices). Retos, 47, 969–977. https://doi.org/10.47197/retos.v47.96869

Maureira Cid, F., Flores Ferro, E., Castillo, F., & González, P. (2022). Masculinidades y femineidades en estudiantes de educación física de Chile (Masculinities and femininities in physical education students in Chile). Retos, 45, 456–461. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774

Merino, A. & García, C. (2020). Inclusión en el aula de Educación Física: desarrollo de la identidad de género. Revista Inter-nacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad, 6(3), 11-23 https://doi.org/10.17561/riai.v6.n3.2

Mineduc. (2009). Ley 20370, Ley General de Educación. Ministerio de Educación de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043

Mineduc. (2011). Ley 20.529, Sistema nacional de aseguramiento de la calidad de la educación parvularia, básica y media y su fisca-lización. Ministerio de Educación de Chile. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1028635

Mineduc. (2014). Estándares orientadores para carreras de pedagogía en Educación Física. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/bOxEFjt

Mineduc. Ministerio de Educación de Chile. (2021a). Estándares orientadores para carreras de pedagogía en Educación Física. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/gGyas

Mineduc. Ministerio de Educación de Chile. (2021b). Marco para la buena enseñanza. Centro de Perfeccionamiento, Experi-mentación e Investigaciones Pedagógicas. Ministerio de Educación de Chile. https://estandaresdocentes.mineduc.cl/wp-content/uploads/2021/08/MBE-2.pdf

Mineduc. (2021c). Resolución exenta 812. Garantiza el derecho a identidad de género en el ámbito educacional a niños, niñas y adolescentes. Ministerio de Educación de Chile. https://goo.su/KLQuqKO

Ministerio de Justicia de Chile. (2022). Ley 21120, reconoce y da protección al derecho a la identidad de género. Ministerio de Justicia y Derechos Humanos. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1126480

Moraes, B., Dias, J. & de Oliveira, R. (2023). As narrativas de gênero na educação física escolar: scoping review da literatu-ra científica brasileira nas ciências da saúde. EDUR Educação em Revista, 39, 39104. http://dx.doi.org/10.1590/0102-469839104

Nubia, A. & Rivera, J. (2020). Diversidades sexuales e identidades de género: entre la aceptación y el reconocimiento. Insti-tuciones de Educación Superior (IES). Revista CS, 31, 327-357. https://doi.org/10.18046/recs.i31.3261

Pérez-Enseñat, A., & Moya-Mata, I. (2020). Diversidad en la identidad y expresión de género en Educación Física: Una revisión de la literatura (Diversity in gender identity and expression in Physical Education. A review of the literature). Retos, 38, 818–823. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.54076

Quiroz, V., Sennas, M. & Contreras, S. (2019). Profesores Noveles y Representaciones de Género en el Marco de la Educa-ción Inclusiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 13(2), 243-257. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782019000200243

Ramírez, M. & Contreras, S. (2016). Narrativas de identidad afectivo-sexual LGBTIQ+ en contextos escolares: El aparecer frente al otro. Estudios Pedagógicos, 42(1) 235-254. https://doi.org/10.4067/S0718-07052016000100015

Rubio Aguilar, V., Miranda, P., Tiayna, G., Hidalgo, E. & Tuna, C. (2021). Diversidad Sexual y de Género en Comunida-des Educativas de Arica, Chile: Fisura de la Heteronorma desde la Multicultura. Revista latinoamericana de educación inclu-siva, 15(2), 247-269. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782021000200247

Ruiz, R. (2009). La atención a la diversidad en las clases de Educación Física. Tema para la educación. Revista digital para profesionales de la enseñanza, (2). https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd4933.pdf

Salas, N. & Salas, M. (2016). Tiza de Colores: Hacia la Enseñanza de la Inclusión sobre Diversidad Sexual en la Formación Inicial Docente. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 10(2), 73-91. http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol10-num2/RLEI_10,2.pdf

Troncoso, H. & Marolla, J. (2022). Perspectivas docentes en torno al género y a las disidencias sexuales: Lo audiovisual en el aula. Reseñas de Enseñanza de la Historia, 20, 78-91. https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/resenas/article/view/4039

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Souza de Carvalho, R., Ávila-Miranda, P., Césped-Cáceres, F., Gallegos-Pizarro, D., Guerrero-Conejera, J., Morán-Urbina, T., Schilling-Lara, C., & Castillo-Retamal, F. (2023). Educação Física e diversidade de gênero: uma análise a partir da experiência de professores de sala de aula. Retos, 50, 315–320. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99416

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>