Fatores que influenciam a taxa de graduação dos estudantes de Pedagogia em Educação Física no Chile: uma análise sociodemográfica, institucional e acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v50.97736Palavras-chave:
educación física; tasas de titulación; vocación; ChileResumo
Este artigo analisa os fatores sociodemográficos, institucionais e acadêmicos que afetam a Taxa de Graduação Oportuna (TTO) e a Taxa Total de Graduação (TTT) dos estudantes de Pedagogia em Educação Física no Chile (PEF). Foi realizada uma análise estatística descritiva e inferencial a partir de dados de alunos admitidos no curso PEF entre 2011 e 2019. Os resultados indicam que o tipo de escola de origem, a instituição de ensino superior, o género, a acreditação institucional e as qualificações obtidas são os fatores mais influentes nas taxas de graduação. Observou-se que os alunos das escolas subsidiadas têm maiores probabilidades de obter o diploma em comparação aos das escolas municipais. Além disso, as mulheres têm taxas de graduação mais elevadas do que os homens. O credenciamento institucional e o bom desempenho acadêmico também influenciam positivamente as taxas de graduação. Essas descobertas destacam a importância de considerar esses fatores ao abordar as taxas de graduação em Pedagogia da Educação Física no Chile.
Palavras-chave: Pedagogia em Educação Física; taxas de graduação; fatores sociodemográficos; fatores institucionais; fatores acadêmicos; Pimenta
Referências
Acock, A. (2013). Discovering structural equation modeling using Stata. Stata Press books. http://www.stata.com/bookstore/discovering-structural-equation-modeling-using-stata/
Agencia de Calidad de la Educación. (2023). Simce - Agencia. Agencia - Agencia de Calidad de la Educación. https://www.agenciaeducacion.cl/simce/
Alcalá, D., Pueyo, Á. y Fernández-Río, J. (2017). Connection between the attitudinal style and students’ assessment re-sponsibility in Physical Education. Cultura, Ciencia y Deporte, 12(35), 89-99. https://doi.org/10.12800/ccd.v12i35.880
Alvariñas, M. y Pazos, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. Re-vista Electrónica de Investigación Educativa, 20(4), 154. https://doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840
Antivilo-Bruna, A., Poblete-Orellana, V., Hernández-Muñoz, J., García, C. y Contreras, P. (2017). Factores individua-les, sociodemográficos e institucionales en el acceso de los egresados de la educación media técnico profesional a las institu-ciones de educación superior. Calidad en la educación, 46, 96. https://doi.org/10.31619/caledu.n46.4
Basso, P. (2016). Educación superior en Chile: el fracaso del modelo neoliberal. Límite Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Psicología, 11(37), 21-48. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=83648394003
Blanco, C., Meneses, F. y Paredes, R. (2018). Más allá de la deserción: trayectorias académicas en la educación superior en Chile. Calidad en la educación, 49, 137. https://doi.org/10.31619/caledu.n49.579
Brini, C. y Zuazo, P. (1996). La deserción en el profesorado universitario en Educación Física. Educación Física y Ciencia, 2(1), 23-31. http://www.fuentesmemoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.129/pr. 129.pdf
Buchmann, C. y DiPrete, T. (2006). The Growing Female Advantage in College Completion: The Role of Family Back-ground and Academic Achievement. American Sociological Review, 71(4), 515-541. https://doi.org/10.1177/000312240607100401
Castillo-Paredes, A. (2021). La formación del profesor de Educación Física en las Necesidades Educativas Especiales, ha-cia la reflexión y la acción, desde acuerdos internacionales y Leyes en Chile. Retos, 44, 709–715. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91283
Castillo-Retamal, F., De Oliveira, A., Carvalho, R., Castillo-Retamal, M. y Faundez-Casanova, C. (2019). Competen-cy Based Physical Education Teacher Training: The Case Of A Chilean University. DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals). https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3003
Castro, C., Contreras, F., Aguirre, N. y Morales, F. (2023). Determinantes de las tasas de titulación de estudiantes de pregrado en Chile. Formación universitaria, 16(2), 83-94. https://doi.org/10.4067/s0718-50062023000200083
Chacón, P., Mateu, L., Valladares, D., Sánchez, Á., Palma, M. y Fernández, M. (2021). Motivación contextual desde la autodeterminación en las clases de Educación Física (Contextual motivation from self-determination in physical education classes). Retos, 41, 88-94. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.80998
CNA. Comisión Nacional de Acreditación. (2021). Resolución 258 Exenta. Aprueba Criterios y Estándares de Calidad para la Acreditación de Carreras y Programas de Pedagogía -Comisión Nacional De Acreditación Ley Chile - Biblioteca del Congreso Nacional. BCN. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?i=1165788
CRUCH. Consejo de Rectores de las Universidades de Chile. (2008). Documento de Trabajo: Manual para la Implementa-ción del Sistema de Créditos Académicos Transferibles. https://sct-chi-le.consejoderectores.cl/documentos_WEB/Sistema_de_creditos_transferibles/manual_sct/Manual_para_la_Implementacion_del_SCT-Chile_2_edicion.pdf
Datos Abiertos - Centro de Estudios. (2021). Centro de Estudios. https://centroestudios.mineduc.cl/datos-abiertos/
DeAngelo, L., Pryor, J. Franke, R., Hurtado, S. y Tran, S. (2011). Completing College: Assessing Graduation Rates at Four-Year Institutions. In Higher Education.
Doña, A., Jiménez, R. y Gálvez, C. P. (2014). La Educación Física en Chile: Análisis Crítico Sobre la Documentación Ministerial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36(2), 411-427. https://doi.org/10.1590/s0101-32892014000200010
Espinoza, O. (2017). Privatización de la educación superior en Chile: consecuencias y lecciones aprendidas. EccoS – Re-vista Científica, 44, 175–202. https://doi.org/10.5585/eccos.n44.8070
Ferro, E., Acevedo, V. V. B., Cid, F. M. y Flores, P. (2019). Motivos de deserción universitaria de estudiantes de Edu-cación Física de Chile. EmásF: revista digital de Educación Física, 57, 14-23. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6860150.pdf
Fuentes-Rubio, M., Castillo-Paredes, A., Aviles, M., Pizarro, E. y Vera, M. (2023). Propuesta curricular bidireccional entre la Formación Inicial Docente de Pedagogía en Educación Física, una implementación hacia la Educación Física y Salud en contexto escolar. Retos, 47, 181–187. https://doi.org/10.47197/retos.v47.93204
Gallegos, J., Campos, N., Canales, K. y González, E. (2018). Factores Determinantes en la Deserción Universitaria. Caso Facultad de Ciencias Económicas y Administrativas de la Universidad Católica de la Santísima Concepción (Chile). Formación Universitaria, 11(3), 11-18. https://doi.org/10.4067/S0718-50062018000300011
Joanis, S., Burnley, J. y Mohundro, J. D. (2020). Social Capital’s Impact on College Graduation Rates, Debt, and Stu-dent Loan Defaults. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, 24(2), 366-385. https://doi.org/10.1177/1521025120918879
Marambio, M., Núñez, T., Ramírez, J., Ramírez, P., Palma, X. y Rodríguez-Rodríguez, F. (2020). Relación entre la actividad física escolar y extraescolar en estudiantes de escuelas públicas chilenas. Retos, 37, 393–399. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.72851
Matus-Castillo, C. F., Payeras, P. S., Bastías, D. A. y Retamal, F. C. (2021). Masculinización de la matrícula universita-ria en la carrera de Educación Física. Un análisis desde la perspectiva de género. Revista Educación, 299-316. https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.47576
Ministerio de Educación. (2022). Informe 2022 Matrícula en Educación Superior en Chile. https://educacionsuperior.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/49/2022/07/2022_MATRICULA.pdf
Ministerio de Educación. (2018). Ley 21091 Sobre Educación Superior, Ley Chile - Biblioteca del Congreso Nacional. Recupe-rado de https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1118991&idParte=9917404
Ministerio de Educación. (2019). Ley 20370 Establece Ley General de Educación, Ley Chile - Biblioteca del Congreso Nacional. Recuperado de https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1006043&idParte=8780678
Ministerio de Educación. (2023). Matrícula en educación superior – Datos Abiertos. https://datosabiertos.mineduc.cl/matricula-en-educacion-superior/
Mujica, F., Santander, I., Gajardo, P., Concha, R., Osorio, A. y Orellana, N. (2023). Tensiones epistemológicas en Educación Física. El caso de la exclusión conceptual en los estándares disciplinares para la formación docente en Chile. Retos, 49, 225–230. https://doi.org/10.47197/retos.v49.96419
Mujica, F., Santander, I., Uribe, N., Gajardo, P., Carreño, N. y Russell, J. (2022). Aprendizaje en Educación Física y Salud en Chile: estudio cualitativo del currículum de 7° básico a 2° medio. Retos, 46, 843–851. https://doi.org/10.47197/retos.v46.94801
Mujica, F. y Orellana, N. (2016). Construcción de la Vocación en Estudiantes de Pedagogía en Educación Física: Un Componente Subjetivo de la Formación Profesional. Revista de Educación Física: Renovar La Teoría y Práctica, 34(143).
Mujica, F. y Orellana, N. (2018). Autopercepción de la vocación en docentes de educación física escolar en Chile. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 27. https://doi.org/10.25009/cpue.v0i27.2563
Navarro, B., Peña, S., Beltrán, J., Guzmán, A., Flores, E. y Fuentes, P. (2021). Desafíos de las Estrategias Pedagógicas Integradas (EPI) en la formación de profesores y profesoras de Educación Física en Chile. Retos, 42, 750–756. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.80079
Noriega, J., Estrada, D., Castillo, M., Echeverría-Castro, S., Serrano-Encinas, D. y Vales-García, J. (2012). Factores asociados al rezago en estudiantes de una institución de educación superior en México. Revista Iberoamericana de Educación Superior. https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2012.7.64
OECD. (2017). The Pursuit of Gender Equality An Uphill Battle: An Uphill Battle. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264281318-en
OECD. (2019). How many students complete tertiary education? OECD. https://doi.org/10.1787/62cab6af-en
OECD. (2021). Education at a Glance 2021. OECD. https://doi.org/10.1787/b35a14e5-en
Pérez-Contreras, J., Bahamonde-Pérez, C., Pardo-Tamayo, C., Merino-Muñoz, P. y Aedo, E. (2022). Validación y fia-bilidad del instrumento "escala de percepción de competencias docente en educación física en la atención de las personas en situación de discapacidad". Retos, 43, 931–937. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86477
Pike, G., Hansen, M. y Childress, J. (2014). The Influence of Students’ Pre-College Characteristics, High School Expe-riences, College Expectations, and Initial Enrollment Characteristics on Degree Attainment. Journal of College Student Retention: Research, Theory and Practice, 16(1), 1-23. https://doi.org/10.2190/cs.16.1.a
Retamal, F., Fierro, A., Castillo-Retamal, M. y De Oliveira, A. (2020). Formación de profesores de Educación Física en Chile: una mirada histórica. Retos, 38, 317-324. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73304
Santelices, V., Catalán, X., Horn, C. y Kruger, D. (2013). Determinantes de Deserción en la Educación Superior Chilena, con Énfasis en Efecto de Becas y Créditos. Informe de Proyecto FONIDE N° F611103. Pontificia Universidad Católica de Chile.
SIES. (2007). Informe de Titulación en Educación Superior en Chile 2007. https://www.mifuturo.cl/wp-content/uploads/2018/SIES/informes_anuales/titulados/tit_total_2007_sies2008.pdf
SIES. (2021). Informe de Titulación en Educación Superior en Chile 2020. https://www.mifuturo.cl/wp-content/uploads/2022/06/Titulacion_Educacion_Superior_2021_SIES.pdf
UNESCO. (2021). El uso de los resultados de las pruebas de evaluación de los aprendizajes en el planeamiento de las políticas educativas en Chile: informe nacional. UNESDOC Biblioteca Digital. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379596
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess