Impacto acadêmico e profissional de um programa de educação física em nível universitário
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81087Palavras-chave:
impacto, educação física, programa acadêmico, profissionalResumo
Resumo. Este artigo teve como objetivo mensurar o impacto acadêmico e profissional do bacharelado em educação física da sede da Corporação Universitária Minuto de Dios UNIMINUTO. Para tanto, foi aplicado o teste de Avaliação de impacto acadêmico em programas de ensino superior, elaborado por Gómez, Quiroz & Zambrano (2016) composto por 3 variáveis e 32 itens. A amostra foi aplicada a 150 alunos do oitavo e nono semestres e a metodologia é quantitativa, não experimental, e de abrangência descritiva. Para o estudo foi utilizado o software SPSS, a análise estatística foi realizada com técnicas de estatística descritiva e as variáveis analisadas foram: grupo I: aprendizagem, grupo II: satisfação pessoal, grupo III: desempenho profissional. As principais conclusões refletem que a aprendizagem, a satisfação pessoal e o desempenho profissional geram pontuações aceitáveis em relação à média aritmética. Conclui-se que o programa académico avaliado contribui significativamente para a formação integral dos educadores físicos, ao nível das competências profissionais da área específica e desenvolve competências sociais, de forma a inovar continuamente a formação docente no ensino superior.
Referências
Álvarez Botello, J., Chaparro Salinas, E., & Reyes Pérez, D. (2015). Estudio de la Satisfacción de los Estudiantes con los Servicios Educativos Brindados por Instituciones de Educación Superior del Valle de Toluca. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia Y Cambio En Educación, 13(2). Recuperado de https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/2788/3003
Arciniegas Ortiz, Jaime Alfonso, & Mejías Acosta, Agustín Alexander. (2017). Percepción de la calidad de los servicios prestados por la Universidad Militar Nueva Granada con base en la escala Servqualing, con análisis factorial y análisis de regresión múltiple. Comuni@cción, 8(1), 26-36. Recuperado de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2219-71682017000100003
Bernate, J., Bejarano, B., & Cardozo, D. (2020). Cotejo de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 647-660. Recuperado de http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2049
Bernate, J. Fonseca, I. Betancourt, M. García, F. & Sabogal, H. (2019) Competencias ciudadanas en la educación física escolar. Revista Acción Motriz, Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE) Las Palmas de Gran Canaria, 23(2), 90- 99. Recuperado de: http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/ articulos/23_12.pdf
Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2019). Impacto de la actividad física y la práctica deportiva en el contexto social de la educación superior (Impact of physical activity and sports practice in the social context of higher education). Retos, 37(37), 742-747. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/67875
Bernate, J., Fonseca, I., & Castillo, E. (2019) Impacto social del deporte y la actividad física en el ámbito escolar. ATHLOS Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte International Journal of Social Sciences of Physical Activity, Game and Sport, 16(8), 78-97. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6837390
Bernate, J., Fonseca, I. & Urrea, P. (2019). Impacto en los procesos de la internacionalización y transnacionalización en la educación física superior UNIMINUTO. EmásF: Revista Digital de Educación Física, (61) 11-23. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7133734
Bernate, J., Fonseca, I., Betancourt, M., & Romero, E. (2020). Análisis de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. PODIUM - Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(2), 202-220. Recuperado de http://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/918
Bernate, J., Fonseca, I., Urrea, P., & Amaya, G. (2019). La educación física y el deporte social para la paz y el posconflicto en Colombia. EmásF: revista digital de educación física, (61), 33-47. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7133736
Betancourt, M., Bernate, J., Fonseca, I., & Rodríguez, L. (2020). Revisión documental de estrategias pedagógicas utilizadas en el área de la educación física, para fortalecer las competencias ciudadanas (Documentary review of pedagogical strategies used in the area of physical education to strengthen citizen competenci. Retos, 38(38), 845- 851.Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/ view/74918/49523
Callado, C. (2015). Aprendizaje cooperativo en Educación Física: estado de la cuestión y propuesta de intervención (Cooperative learning in Physical Education: the state of the question and intervention proposal). Retos, 0(28), 234-239. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/ retos/article/view/35533/19669
Campos Mesa, M. C., Romero Granados, S., & González Campos, G. (2015). La situación laboral del egresado en Magisterio de Educación Física: garantía de calidad (The labour situation of the graduates in Teaching in Physical Education: guarantee of quality). Retos, (17), 111-114. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/ view/34688
Castrillón, E. P., & Giraldo, S. A. (2016). Metodología para caracterización y estudio de impacto en el medio de egresados de instituciones de educación superior. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, RIIEP, 9(2). Disponible en: https://revistas.usantotomas.edu.co/index.php/riiep/article/view/3616/352 4
Castro Sandúa, M., Gómez González, A., & Macazaga López, A. (2015). Aprendizaje dialógico y grupos interactivos en educación física (Dialogic learning and interactive groups in physical education). Retos, 0(25), 174- 179. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/ 34508/18638
Clemenza, Caterina, & Ferrer, Juliana, & Pelekais, Cira (2005). La calidad como elemento competitivo en las Universidades. Revista de Artes y Humanidades UNICA, 6(14), 55-83. [Fecha de Consulta 9 de Junio de 2020]. ISSN: 1317-102X. Disponible en: https://www.redalyc.org/ articulo.oa?id=1701/170118766004
Clerici, R., & Da Re, L. (2019). Evaluación de la eficacia de un programa de tutoría formativa. Revista de investigación educativa, 37(1), 39-56. Recuperado de https://revistas.um.es/rie/article/view/322331/254291
Cruz, J. C. O., Toro, A. O., & Duarte, V. V. (2009). ¿Calidad de la educación o educación de calidad? Una preocupación más allá del mercado. Revista Iberoamericana de educación, (51), 161-181. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/800/80012433010.pdf
Fernández-Rio, J., & Méndez-Giménez, A. (2015). El Aprendizaje Cooperativo: Modelo Pedagógico para Educación Física (Cooperative learning: Pedagogical Model for Physical Education). Retos, 0(29), 201- 206. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/ 38721/25521
Fonseca, I., Bernate, J., Betancourt, M., Barón, B., & Cobo, J. (2019). Developing Social Responsibility in University Students. In Proceedings of the 2019 11th International Conference on Education Technology and Computers (ICETC 2019). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 215–218. Doi: https://doi.org/10.1145/3369255.3369275
Gallardo-Fuentes, F., & Carter Thuillier, B. (2015). La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: Análisis de un caso en Chile (Formative and Shared Assessment during the prácticum on the Pre-service Teacher Education: a case analysis in Chile). Retos, 0(29), 258-263. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/43550/25491
García Martínez, S., Sánchez Blanco, P., & Ferriz Valero, A. (2020). Metodologías cooperativas versus competitivas: efectos sobre la motivación en alumnado de EF (Cooperative versus competitive methodologies: effects on motivation in PE students). Retos, (39), 65-70. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/78279
Gómez, U., Quiroz, L., & Zambrano, J. (2016). Criterios para la evaluación del impacto académico de programas de maestría en la modalidad semipresencial. Didasc@ lia: Didáctica y Educación, 7(5), 85-96. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5911162
Gracia Rojas, L. C. (2018). Evaluación de impacto en los egresados del programa de especialización en evaluación de y gerencia de proyectos de Bucaramanga en las cohortes de los últimos cinco aã o (Doctoral dissertation, Universidad Industrial de Santander, Escuela De Estudios Industriales Y Empresariales). Disponible en: http://noesis.uis.edu.co/handle/123456789/10716
Hernández, C., López, M., & Olmedo, E. (2015). Evaluación de la satisfacción de estudiantes universitarios de nuevo ingreso con el programa E.S.C.L.O.S.A.: experiencia de un programa de orientación. REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 26(2), 123-135.doi:https://doi.org/10.5944/reop.vol.26.num.2.2015.15219
Hernández-Pina, F. y Maquilón, J.J. (2010). Introducción a los diseños de investigación educativa. En S. Nieto (Ed.), Principios, métodos y técnicas esenciales para la investigación educativa (pp.109-126). Madrid: Dykinson. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3416704
Juliao Vargas, C. G. (2011). El enfoque praxeológico. Recuperado de: https://repository.uniminuto.edu/handle/10656/1446
la cuestión y propuesta de intervención (Cooperative learning in Physical Education: the state of the question and intervention proposal). Retos, 0(28), 234-239. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/35533/19669
Maya Guerra, José Ignacio, & Herrera Herrera, María Eugenia (2011). Caracterización e impacto de los graduados de la Católica del Norte Fundación Universitaria. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (34), 78-112. Recuperado de:
https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/331/633
Paez, J., & Hurtado Almonacid, J. (2018). Formación inicial docente en profesores de educación física. Levantamiento de competencias específicas a partir de las necesidades del medio educativo (Initial teacher training in physical education teachers. Determining specific skills based on contextu. Retos, (35), 61-66. Recuperado a partir de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/61887
Pérez-Albéniz, A., Pascual, A. I., Navarro, M. C., & Lucas-Molina, B. (2015). Más allá del conocimiento. El impacto de un programa educativo universitario para mayores. Aula abierta, 43(1), 54-60. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0210277314000237
Roca Cruz, A., Cabello Manrique, D., Gonzalez, J., & Courel-Ibáñez, J. (2017). Estudio de satisfacción de los asistentes a la Universiada de Invierno Granada 2015 (Study on attendees’ satisfaction at the Winter University Games of Granada 2015). Retos, (33), 247-251. Recuperado a partir de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/58614
Rojas, M., Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2019) El método praxeologico como herramienta pedagógica de aprendizaje motriz. ATHLOS Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte International Journal of Social Sciences of Physical Activity, Game and Sport, (18)3, 12-35. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7086787
Ryan, R., & Deci, E. L. (2000). La Teoría de la Autodeterminación y la Facilitación de la Motivación Intrínseca, el Desarrollo Social, y el Bienestar. American Psychologist, 55(1), 68-78. Disponible en https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2000_RyanDeci_SpanishAmPsych.pdf
Serra-Olivares, J., Muñoz Valverde, C., Cejudo Armero, C., & Gil Madrona, P. (2016). Estilos de aprendizaje y rendimiento académico de universitarios de Educación Física chilenos (Learning styles and academic performance of Chilean Physical Education university students). Retos, 0(32), 62-67. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/51919/33574
Surdez, E. G., Sandoval, M del C. y Lamoyi, C. L. (2018). Satisfacción estudiantil en la valoración de la calidad educativa universitaria. Educación y Educadores, 21(1), 9-26. Doi: https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.1.1
UNESCO (1998) La Educación superior en el siglo XXI, visión y acción: informe final. Recuperado de: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000116345_spa
Urrea, P., Bernate, J., & Fonseca, I. (2019) Docentes formadores para la paz, desde las practicas pedagógicas. Revista de Alesde Curitiba (10)1, 92-100. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v10i1.67594
Urrea, P., Bernate, J. A., Fonseca, I. y Martínez, A. (2018). Impacto social de los graduados de la Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deporte UNIMINUTO. Educación Física y Ciencia, 20 (2), e050. https://doi.org/10.24215/1514-0105e050
Zueck Enríquez, M., Ramírez García, A., Rodríguez Villalobos, J., & Irigoyen Gutiérrez, H. (2019). Satisfacción en las clases de Educación Física y la intencionalidad de ser activo en niños del nivel de primaria (Satisfaction in the Physical Education classroom and intention to be physically active in Primary school children). Retos, 37(37), 33-40. Recuperado a partir de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/69027
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Jayson Bernate, Alexander Guataquira, Johnatan Rodriguez, Ingrid Fonseca, Miguel Rodriguez, Milthon Betancourt
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess