Revisão sistemática e proposta sobre a terminologia utilizada na estrutura das aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80750Palavras-chave:
emoção, ética, professores, educação física, pesquisa qualitativaResumo
Resumo. O estudo das emoções na educação física é cada vez mais comum. No entanto, as emoções dos alunos tiveram maior destaque na literatura, em comparação com as dos professores. O estudo das emoções dos professores é dividido em duas abordagens principais, uma focada na intensidade e outra na qualidade emocional. Com o objetivo de contribuir para a compreensão da qualidade emocional, optou-se por realizar uma revisão narrativa que visava analisar os significados das emoções dos professores de educação física. A busca foi realizada em sete bases de dados internacionais e foi possível identificar sete investigações qualitativas sobre o assunto. Os resultados indicam que as emoções dos professores respondem ao conhecimento, valores, desempenho no trabalho, experiência pessoal e profissional. Conclui-se que as emoções do corpo docente expressam a complexidade do trabalho docente e suas posições éticas diante de diversas situações pedagógicas.
Referências
Alves, M., MacPhail, A., Queirós, P., & Batista, P. (2019). Becoming a physical Education Teacher during formalized school placement: A rollercoaster of emotions. European Physical Education Review, 25(3), 893-909. doi: 10.1177/1356336X18785333
Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Barcelona: Paidós.
Ayme, S., Ferrand, C., & Puig, N. (2010). Provocaciones del alumnado y emoción de ira en el profesorado de Educación Física. El caso de los centros de atención educativa preferente de la ciudad de Barcelona. Apunts. Educación Física y Deportes, 102, 22-30.
Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603.
Bisquerra, R. (2003). Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de Investigación Educativa, 21(1), 7-43.
Bisquerra, R. (2005). La educación emocional en la formación del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(3), 95-114.
Bisquerra, R., & Filella, G. (2018). Análisis del vocabulario emocional en el profesorado de lengua. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21(1), 161-172. doi: 10.6018/reifop.21.1.298421
Cabello, A., Moyano, M. y Tabernero, C. (2018). Procesos psicosociales en Educación Física: actitudes, estrategias y clima motivacional percibido. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 34, 19-24. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/57668
Cagigal, J. M. (1996). Obras Selectas. Volumen III. Madrid: Comité Olímpico Español.
Casado, C. y Colomo, R. (2006). Un breve recorrido por la concepción de las emociones en la Filosofía Occidental. A Parte Rei, 47, 1-10.
Castejón, F. J., Giménez, F. J., Jiménez, F., & López, V. (2003). Iniciación deportiva. La enseñanza y el aprendizaje comprensivo en el deporte. Sevilla: Wanceulen.
Devís, J. (2018). Los discursos sobre las funciones de la Educación Física Escolar. Continuidades, discontinuidades y retos. Revista Española de Educación Física y Deportes, 423, 121-131.
Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well- being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.
Duran, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., & Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. doi: 10.12800/ccd.v10i28.511
Ellison, D., & Mays-Woods, A. (2019). In the face of adversity: four physical educator’s experiences of resilience in high-poverty schools. Physical Education and Sport Pedagogy, 24(1), 59-72. doi: 17408989.2018.1536201
Escamilla, P., Alguacil, M. y Huertas, M. (2020). Variables predictoras de la motivación deportiva en estudiantes de secundaria federados y no federados. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 38, 58-65.
Escolano, A. (2018). The affective turn in the history of human formation. A memory of schooling and emotions. Historia y Memoria de la Educación, 7, 391-422. doi: 10.5944/hme.7.2018.19101
Fernández, P. (2013). Sobre la intencionalidad secundaria de las emociones. Diánoia, 58(70), 3-34. doi: 10.21898/dia.v58i70.117
Ferry, M., & McCaughtry, N. (2013). Secondary Physical Educators and Sport Content: A Love Affair. Journal of Teaching in Physical Education, 32, 375-393. doi: 10.1123/jtpe.32.4.375
Franco, R., Machado, J., Grinbaum, R., & Porfirio, G. (2019). Barriers to outpatient education for medical students: a narrative review. International Journal of Medical Education, 10, 180-190. doi: 10.5116/ijme.5d76.32c5
Kirk, D. (2010). Physical Education Futures. New York: Routledge.
Kim, N. (2012). Exploring the emotions of new physical education teachers at secondary school. Journal of Korean Sports Education Society, 19(3), 69-84.
Lee, J., Lee, S., & Han, K. (2010). A Study on the Elementary School Teachers`s Emotion in the light of Physical Education Class. The Korean Journal of Sports Science, 19(1), 603-619.
Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010
Luis-Pascual, J. C. (2008). Diagnóstico y perfil formativo del docente de Educación Física escolar. Madrid: Adal.
Marina, J. (2005). Precisiones sobre la educación emocional. Revista Interuniversitaria del Profesorado, 54, 27-44.
Marina, J. (2016). Vence tus miedos: cuaderno de actividades. Barcelona: Ariel.
Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Méndez-Alonso, D. (2015). Sport Education Model Versus Traditional Model: Motivational and Sportsmanship Effects. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 15(59), 449-466. doi: 10.15366/rimcafd2015.59.004
Méndez-Giménez, A., García-Romero, C., & Cecchini-Estrada, J. A. (2018). 3x2 Achievement Goals, Friendship and Affectivity in Physical Education: Age-Gender Differences. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 18 (72), 637-653. doi: 10.15366/rimcafd2018.72.003
Miralles, R., Filella, G., & Lavega, P. (2017). Educación Física emocional a través del juego en educación primaria. Ayudando a los maestros a tomar decisiones. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31, 88-93.
Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: Una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. doi: 10.22456/1982-8918.71272
Mujica, F. (2018). Educar y suscitar emociones en la educación: Análisis crítico de su contribución al desarrollo moral. Ensayos. Revista de la Facultad de Educación de Albacete, 33(2), 15-27. doi: 10.18239/ensayos.v33i2.1540.
Mujica, F. (2020). El término Educación Física en la posmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológicas. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 38, 795-801. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/73011/49514
Mujica, F., & Orellana, N. (2019). Emociones en educación física desde la perspectiva constructivista: análisis de los currículos de España y Chile. Praxis & Saber, 10(24), 297-319. doi: 10.19053/22160159.v10.n25.2019.8468
Mujica, F., & Orellana, N. (2021). El amor en educación física: una perspectiva filosófica basada en Max Scheler y José Ortega y Gasset. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 1-6. Recuperado de: https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/78787
Mujica, F., Orellana, N., & Concha, R. (2017). Emociones en la clase de Educación Física: revisión narrativa (2010-2016). Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(1), 119-134. doi: 10.24197/aefd.1.2017.119-134
Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 152-166. doi: 10.6018/cpd.347161
Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2020). Percepción emocional del alumnado de 3º de ESO ante las prácticas de la unidad didáctica de baloncesto en Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 429, 47-60.
Myers, D., & Diener, E. (1995). Who is Happy? Psychological Science, 6(1), 10-19. doi: 10.1111/j.1467- 9280.1995.tb00298.x
Myers, D., & Diener, E. (2018). The scientific pursuit of happiness. Perspectives on Psychological Science, 13(2), 218-225. doi: 10.1177/1745691618765171
Osses, S., Sánchez, I., & Ibáñez, F. (2006). Investigación cualitativa en educación. Hacia la generación de teoría a través del proceso analítico. Estudios Pedagógicos, 32(1), 119-133. doi: 10.4067/s0718- 07052006000100007
Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri-Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos de Psicología Del Deporte, 19(1), 241-251. doi: 10.6018/cpd.343901
Rauner, F. (2007). El conocimiento práctico y la competencia de acción en la profesión. Revista Europea de Formación Profesional, 40, 58-73.
Restrepo-Aristizábal, L. F., & González-Palacio, E. V. (2019). Relación pedagógica entre el profesor y la joven gestante en la clase de Educación Física. Prospectiva, 27, 241-266. doi: 10.25100/prts.v0i27.7278
Rother, E. (2007). Revisión sistemática x revisión narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), 9-10. Recuperado de: https://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/es_a01v20n2.pdf
Salgado-López, J. I. (2014). As emoções como condicionante didático no ensino dos deportes sociomotores de colaboração-oposição: estudo dos problemas afetivos ligados ao contacto en rugby, andebol e voleibol. (Tesis Doctoral no publicada). Universidade Da Coruña, La Coruña.
Sarramona, J. (2008). Teoría de la educación. Barcelona: Ariel.
Scheler, M. (2005). Esencia y formas de la simpatía. Sígueme: Salamanca.
Sonlleva, M., Martínez, A., & Monjas, R. (2018). Los procesos de evaluación y sus consecuencias. Análisis de las experiencias del profesorado de Educación Física. Estudios Pedagógicos, 44(2), 329- 351. doi: 10.4067/s0718-07052018000200329
Stein, E. (2007). La estructura de la persona humana. Madrid: BAC.
Stuhr, P., Sutherland, S., & Ward, P. (2012). Lived-positive emotionality in elementary physical education. Pedagogies: An International Journal, 7(2), 165-181.
Timken, G., McNamee, J. y Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1- 16. doi: 10.1177/1356336X17706382
Velázquez, R., & Hernández, J. L. (2010). La educación física: situación actual y calidad de enseñanza. En R. Velázquez y J. L. Hernández (Eds.), La educación física a estudio. El profesorado, el alumnado y los procesos de enseñanza (pp. 21-36). Barcelona: Graó.
Vendrell, Í. (2015). The emotions in early phenomenology. Studia Phaenomenologica, 15, 349-374. doi: 10.5840/studphaen20151518
Von Hildebrand, D. (2009). El corazón. Madrid: Palabra.
Vygotsky, L. (1995). Pensamiento y lenguaje. Teoría del desarrollo cultural de las funciones psíquicas. Bogotá: Fausto.
Zaccagnini, J. (2008). La comprensión de la emoción. Una perspectiva psicológica. En M.Jiménez (Ed.), Educación Emocional y Convivencia en el Aula (pp.31-84). Madrid: Ministerio de Educación, Política Social y Deporte.
Zamorano-García, M., Gil-Madrona P., Prieto-Ayuso, A. y Zamorano-García, D. (2018). Generated Emotions By Various Types Of Games In Physical Education. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 18(69), 1-26. doi: 10.15366/rimcafd2018.69.001
Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Felipe Nicolás Mujica Johnson, Nelly Del Carmen Orellana Arduiz
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess