Trajetórias escolares das crianças em população. Resultados do programa CaixaProinfância no contexto pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2025.47.05

Palavras-chave:

Educação compensatória, programas pósescolares, alunos em risco, sucesso escolar, igualdade de oportunidades

Resumo

Neste estudo, analisamos os resultados académicos e as trajetórias dos participantes do programa CaixaProinfância no contexto pós-pandemia. O programa é uma referência nacional no atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social e visa quebrar o ciclo de transmissão da pobreza através de um apoio socioeducativo integral. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e longitudinal, que analisa as taxas de aprovação e de abandono escolar em geral e, mais especificamente, no final do ensino secundário obrigatório, comparando os participantes que recebem reforço escolar no âmbito do programa e os que não participam no ano letivo 2020/21; 21/22 e 22/23. A amostra total é de 42.969 casos e, dependendo do objetivo específico do estudo, toda a amostra é analisada ou dividida. Como resultados, observamos uma tendência sustentada de melhoria e manutenção da taxa de conclusão do 4.º ano do ensino secundário obrigatório (82,4%) ao longo do tempo, situando-se 0,8 pontos percentuais acima da média nacional no último ano letivo (2022-23) (81,6%). A taxa de abandono é também mais baixa entre os participantes do reforço educativo de final de ano e do ensino pós-obrigatório. Os resultados dos percursos académicos dos participantes do programa neste período pós-pandemia, no final do ensino secundário obrigatório, são muito positivos. Concluímos que o apoio socioeducativo integral e, especialmente, o serviço de explicações têm sido muito importantes para a manutenção do sucesso escolar dos alunos com maiores necessidades. Salientamos a importância do apoio social e educativo para fomentar percursos académicos de sucesso, prevenir o insucesso ou o abandono escolar e promover a igualdade de oportunidades para os alunos mais vulneráveis.

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Biografias Autor

Irene Cussó-Parcerisas, Universitat Ramon Llull - Blanquerna

Licenciada en Sociología y Doctora en Educación. Investigadora en el Grupo de Investigación Consolidado en Pedagogía, Sociedad e Innovación con el apoyo de las TIC en la Universitat Ramon Llull. Sus principales temas de investigación son: la pobreza infantil, la acción socioeducativa y los presupuestos de referencia.

Elena Gallardo-Nieto, Universitat Rovira i Virgili

Graduada en Trabajo Social y Doctora en Estudios Humanísticos. Profesora Lectora en el Dpt. de Pedagogía de la Universitat Rovira i Virgili. Sus principales temas de investigación son: el estudio y prevención de formas estructurales de discriminación por motivos de género y sexualidad en educación a partir de metodologías cualitativas y situadas.

Cristina Cañete-Massé, Universitat de Barcelona

Psicóloga General Sanitaria y Doctora en Psicología Clínica y de la salud. Profesora Ayudante Doctora en el Dpt. de Psicología Cuantitativa de la Universitat de Barcelona. Es especialista en el área de métodos y análisis estadístico.

Eva Rodríguez García, Universitat Ramon Llull - Blanquerna

Maestra en Educación Primaria y Doctora en Ciencias de la Educación. Investigadora en el Grupo de Investigación Consolidado en Pedagogía, Sociedad e Innovación con el apoyo de las TIC en la Universitat Ramon Llull. Sus principales temas de investigación son: el liderazgo y la gestión educativa, así como el estudio de las trayectorias escolares de la infancia en pobreza.

Jordi Longás Mayayo, Universitat Ramon Llull - Blanquerna

Doctor y Licenciado en Pedagogía y Educador Social. Investigador en el Grupo de Investigación Consolidado en Pedagogía, Sociedad e Innovación con el apoyo de las TIC en la Universitat Ramon Llull. Especialista en redes socioeducativas e inclusión social de la infancia y adolescencia en situación de pobreza y vulnerabilidad social.

Jordi Riera Romaní, Universitat Ramon Llull - Blanquerna

Catedrático de Educación e Investigador Principal del Grupo de Investigación Consolidado en Pedagogía, Sociedad e Innovación con el apoyo de las TIC en la Universitat Ramon Llull. Diplomado en Magisterio, Licenciado en Pedagogía y Doctor en Pedagogía Social. Desde 2010 es el Director Científico del Equipo de Dirección Científica del Programa CaixaProinfancia de la Fundación “la Caixa”. Ha publicado numerosos libros, artículos científicos y en la prensa sobre la educación, la pedagogía social y la innovación educativa. Actualmente es el Director General de la Fundación Blanquerna. En anterioridad de 2006 a 2020 estuvo vinculado al Rectorado de la Universitat Ramon Llull con diferentes cargos, entre ellos el de Vicerrector de Política Académica y de Calidad y Adjunto al Rector. Fue Decano de la Facultat de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport Blanquerna entre 1996-2004 y 2021-2024.

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Publicado

2025-07-13

Como Citar

Cussó-Parcerisas, I., Gallardo-Nieto, E., Cañete-Massé, C., Rodríguez García, E., Longás Mayayo, J., & Riera Romaní, J. (2025). Trajetórias escolares das crianças em população. Resultados do programa CaixaProinfância no contexto pós-pandemia. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (47), 83–98. https://doi.org/10.7179/PSRI_2025.47.05

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