Emoções de professores de educação física chilenos no contexto de uma pandemia: estudos de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Palavras-chave:

bem-estar subjetivo, professores, educação a distância, emoções, educação física

Resumo

O contexto da pandemia COVID-19 teve múltiplas consequências na educação escolar formal, inclusive na disciplina de Educação Física. Portanto, considera-se pertinente estudá-los do ponto de vista emocional. O objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e compreender as emoções dos professores de educação física no contexto de uma pandemia no Chile. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e fenomenológica. Participaram cinco professores de três tipos de estabelecimentos de ensino da região de Valparaíso e Coquimbo. Os dados foram coletados por meio de questionários não estruturados e gerenciados de forma virtual. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo dedutiva-indutiva com o auxílio do programa Atlas.ti 7.5. Os resultados mostram nove códigos ou atribuições emocionais que se referem a emoções positivas e negativas para o bem-estar subjetivo. Dentre os significados emocionais, destacam-se as desigualdades sociais, a carga de trabalho docente, a hegemonia do campo intelectual, a colaboração docente, as inovações pedagógicas e a aprendizagem digital.

Biografias Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson , Universidad Autónoma de Chile (Chile)

Filósofo, pedagogo y científico.

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad Politécnica de Madrid, España.

Universidad Autónoma de Chile. 

Nelly Del Carmen Orellana Arduiz , Universidad de Playa Ancha

a) Profesora de estado en Educación Física. Universidad de Chile. b) Magister en Educación Física. Escuela Superior de Deporte. Alemania. c) Doctorado en Filosofía y Educación. Universidad Nacional a Distancia. España. d) Doctorado en Filosofía. Leibnis Universität. Alemania. Trabajo: Docente de la carrera de Pedagogía en Educación Física. Departamento disciplinario de Educación Física. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación. Docente de la carrera de Tecnología en Deporte y Recreación. Departamento disciplinario de Deporte y Recreación. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación. Docente del Magister de Ciencias de la Actividad y del Deporte. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa ancha de Ciencias de la Educación.

Referências

Araujo, M., & Kurth, G. (2020). LA pandemia COVID-19 y la reinvención del docente. Revista Academic Disclosure, 1(1), 64-79.

Ávalos, B. (2014). La formación inicial docente en Chile: Tensiones entre políticas de apoyo y control. Estudios pedagógicos, 40(Especial), 11-28.

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603.

Cáceres-Muñoz, J., Jiménez, A. S., & Martín-Sánchez, M. (2020). Cierre de Escuelas y Desigualdad Socioeducativa en Tiempos del Covid-19. Una Investigación Exploratoria en Clave Internacional. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 9(3), 199-221. doi: 10.15366/riejs2020.9.3.011

Cifuentes-Faura, J. (2020). Consecuencias en los Niños del Cierre de Escuelas por Covid-19: El Papel del Gobierno, Profesores y Padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 9(3e), 1-12.

Conway, M. (2005). Memory and the self. Journal of Memory and Language, 53, 594-628. doi: 10.1016/j.jml.2005.08.005

Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2012). El campo de la investigación cualitativa (Vol. I.). Barcelona: Gedisa.

Diener, E., Lucas, R. y Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.

Espoz-Lazo S., Rodríguez, R., Espoz-Lazo, P., Farías-Valenzuela, C., & Valdivia-Moral, P. (2020). Emotional Education for the Development of Primary and Secondary School Students Through Physical Education: Literature Review. Education Sciences, 10(8), 1-12. doi: 10.3390/educsci10080192

Flick, U. (2015). El diseño de la investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Galeano, M. (2020). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Buenos Aires: Prometeo.

Guaman, R., Villareal, A., & Cedeño, E. (2020). La Educación Híbrida como alternativa frente al Covid-19 en el Ecuador. Revista de Investigación Científica TSE ́DE, 3(1), 134-147.

Hortigüela-Alcalá, D., Garijo, A., & Pérez-Pueyo, Ángel. (2021). La Educación Física en el contexto COVID-19. Un relato de profesores de diferentes etapas educativas (Physical Education in the COVID-19 context. A tale from teachers of different educational stages). Retos, 41, 764-774. doi: 10.47197/retos.v41i0.86368

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010

Machado, R., Fonseca, D., Medeiros, F. &, Fernandes, N. (2020). Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, 26, 1-17. doi: 10.22456/1982-8918.106233

Madrid, S.C. de O., Taques, M.J., Honorato, I., & Grando, D. (2021). Educação Física naescola: o ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26(277), 2-19. doi: 10.46642/efd.v26i277.2832

Marina, J. A. (2005). Precisiones sobre la educación emocional. Revista Interuniversitaria del profesorado, 54, 27-44.

Marina, J. A. (2009). El laberinto sentimental. Barcelona: Anagrama.

Maturana, H. (2001). Emociones y lenguaje en educación y política. Santiago: Dolmen.

Moreno, G. (2000). Introducción a la metodología de la investigación educativa II. México: Progreso.

Mujica, F. (2020). Educación Física y Ética. Sevilla: Wanceulen.

Mujica, F. (2021). Emociones negativas del alumnado de Secundaria en el aprendizaje de baloncesto en Educación Física. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 41, 362-372. doi: 10.47197/retos.v0i41.84395

Mujica, F. & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. doi: 10.47197/retos.v0i39.80112

Mujica, F., & Orellana, N. (2019). Deseos vocacionales que incentivan a la formación docente en Educación Física. Revista Educación, 43(1), 496-509. doi: 10.15517/revedu.v43i1.30013

Mujica, F., & Orellana, N. (2021a). El giro emocional de la educación. Santiago de Chile: Forja.

Mujica, F. & Orellana, N. (2021b). Emociones del profesorado de educación física: revisión narrativa (2010-2020). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 910-914. doi: 10.47197/retos.v0i39.80750

Mujica, F., Orellana, N., & Concha, R. (2018). Atribución emocional en el taller de baloncesto escolar de una escuela pública en Chile: análisis de contenido. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 31-42.

Mujica, F., Orellana, N., & Luis-Pascual, J. (2019). Perspectiva moral de las emociones en los contextos de educación formal. Revista Ensayos Pedagógicos, 14(1), 69-90. doi: 10.15359/rep.14-1.4

Murillo, F. J., & Duk, C. (2020). El Covid-19 y las Brechas Educativas. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(1), 11-13. doi: 10.4067/S0718-73782020000100011

Oliva, M., & Gascón, F. (2016). Estandarización y racionalidad política neoliberal: bases curriculares de Chile. Cadernos CEDES, 36(100), 301-318

Osses, S., Sánchez, I. & Ibáñez, F. (2006). Investigación cualitativa en educación. Hacia la generación de teoría a través del proceso analítico. Estudios Pedagógicos, 32(1), 119-133. doi: 10.4067/s0718-07052006000100007

Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri-Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos de Psicología Del Deporte, 19(1), 241-251. doi: 10.6018/cpd.343901

Prieto, M. (2018). La psicologización de la educación: implicaciones pedagógicas de la inteligencia emocional y la psicología positiva. Educación XX1, 21(1), 303-320. doi: 10.5944/educXX1.16058

Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Sevilla: Wanceulen.

Scheler, M. (2001). Ética. Nuevo ensayo de fundamentación de un personalismo ético. Madrid: Caparrós.

Scheler, M. (2005). Esencia y formas de la simpatía. Salamanca: Sígueme.

Simons, H. (2011). El estudio de caso: Teoría y práctica. Madrid: Morata.

Von Hildebrand, D. (2016). Las formas espirituales de la afectividad. Madrid: Encuentro.

World Medical Association. (2008). Declaration of Helsinki. Ethical principles for medical research involving human subjects. Recuperado de: http://www.wma.net/e/policy/b3.htm.

Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Mujica Johnson, F. N., & Orellana Arduiz, N. D. C. (2022). Emoções de professores de educação física chilenos no contexto de uma pandemia: estudos de caso. Retos, 43, 861–867. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>