Pedagogia e Didática da Corporalidade. Um olhar da práxis
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86667Palavras-chave:
Expressão corporal; corporeidade; pedagogia; educação, didática.Resumo
Os desafios atuais do setor educacional no que diz respeito às expectativas e desafios exigidos pela sociedade no século XXI, exigem a formação de professores comprometidos com a mudança social em sua prática pedagógica, professores que transformem seu trabalho com propostas inovadoras em seus didática, com caráter empreendedor, criativo, crítico, competente nesta cultura digital que nos invade a cada dia, com liderança social, com um grau ótimo de bem-estar emocional e, nesse sentido, é necessária uma mudança significativa no papel do professor , assente na aprendizagem colaborativa que permite aos alunos construir os seus próprios conhecimentos a partir de uma relação estreita entre família, escola e comunidade, uma vez que a educação é da responsabilidade de toda a sociedade e não apenas de entidades institucionais, escola ou universidade. Com essa sistematização reflexiva do exercício docente, pretende-se socializar a significativa contribuição da corporeidade na pedagogia moderna e como ela contribui no exercício docente prático e didático, transformando a sociedade mecanicista pós-modernista submersa nos campos tecnológicos, afastando-se do conceito de corpo e sua articulação. nos processos de expansão do conhecimento.
Referências
Águila Soto, C., & López Vargas, J. (2018). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física (Body, corporeity and education: a reflexive view from Physical Education). Retos, 0(35), 413-421. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/62035/41748
Bermúdez Torres, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017) (Emotions in Physical Education. A bibliographic review (2015-2017)). Retos, 36(36), 597-603. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/70447
Bernate, J., Bejarano, B., & Cardozo, D. (2020). Cotejo de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 647-660.
Bernate, J., Fonseca, I., Guataquira, A., & Perilla, A. (2020). Competencias Digitales en estudiantes de Licenciatura en Educación Física (Digital Competences in Bachelor of Physical Education students). Retos, (41), 310-318. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.85852
Bernate, J., Fonseca, I., Jiménez, M. J. B., & Romero, E. (2020). Análisis de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. PODIUM: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(2), 202-220.
Bernate, J. A., Fonseca, E. R., & Cruz, J. E. L. (2020). Sedentarismo y actividad física: Revisión bibliográfica de estrategias desde la educación física y aplicaciones prácticas para niños y adolescentes. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 12(67).
Bernate, J., García-Celis, M., Fonseca-Franco, I., & Ramírez-Ramírez, N. (2020). Prácticas de enseñanza y evaluación en una facultad de educación colombiana. Revista de Investigación, Desarrollo e Innovación, 10(2), 337-347. https://doi.org/10.19053/20278306.v10.n2.2020.10721
Bernate, J., Guataquira, A., Rodríguez, J., Fonseca, I., Rodríguez, M., & Betancourt, M. (2020). Impacto académico y profesional de un programa de educación física a nivel universitario (Academic and professional impact of university physical education program). Retos, (39), 509-515. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81087
Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2019). Impacto de la actividad física y la práctica deportiva en el contexto social de la educación superior (Impact of physical activity and sports practice in the social context of higher education). Retos, 37(37), 742-747. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.67875
Bernate, J. Fonseca, I. Betancourt, M. García, F. & Sabogal, H. (2019) Competencias ciudadanas en la educación física escolar. Revista Acción Motriz, Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE) Las Palmas de Gran Canaria, 23(2), 90- 99. Recuperado de: http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/articulos/23_12.pdf
Bernate, J., Fonseca, I., & Castillo, E. (2019) Impacto social del deporte y la actividad física en el ámbito escolar. ATHLOS Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte International Journal of Social Sciences of Physical Activity, Game and Sport (16) 8 78-97. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6837390
Bernate, J., Fonseca, I., & Urrea, P. (2019). Impacto en los procesos de la internacionalización y transnacionalización en la educación física superior UNIMINUTO. EmásF: revista digital de educación física, (61), 11-23.
Bernate, J., & Vargas Guativa, J. (2020). Desafíos y tendencias del siglo XXI en la educación superior/ Challenges and trends of the 21st century in higher education. Revista de Ciencias Sociales, 26, 141-154. Doi:http://dx.doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34119
Betancourt, C. (2013). La práctica docente y la realidad en el aula. Revista Criterios 20, 101-118.
Betancourt, M., Bernate, J., Fonseca, I., & Rodríguez, L. (2020). Revisión documental de estrategias pedagógicas utilizadas en el área de la educación física, para fortalecer las competencias ciudadanas (Documentary review of pedagogical strategies used in the área of physical education to strengthen citizen competenci. Retos, 38(38), 845-851. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74918/49523
Blanco Vega, M. (2009). Enfoques teóricos sobre la expresión corporal como medio de formación y comunicación. Horizontes Pedagógicos, 11(1). Recuperado a partir de https://horizontespedagogicos.ibero.edu.co/article/view/332
Cáceres, M. (2010). La expresión corporal, el gesto y el movimiento en la edad infantil. Revista digital para profesionales de la enseñanza, 9(1), 1-7. Recuperado de: https://www.feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7343.pdf
Castro-Carvajal, J., Martínez-Escudero, L., & Chaverra-Fernández, B. (2013). La investigación en pedagogía y didáctica aplicada a la educación física. Educación y Educadores, 15(3), 411-428. Recuperado de https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/2193/2953
Fonseca, I., Bernate, J., Betancourt, M., Barón, B., & Cobo, J. (2019). Developing Social Responsibility in University Students. In Proceedings of the 2019 11th International Conference on Education Technology and Computers (ICETC 2019). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 215–218. Doi: https://doi.org/10.1145/3369255.3369275
Freire, P. (2006). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI.
Galo, D. (s.f) La expresión corporal-danza en Patricia Stokoe. Expresión Corporal y Educación. Editorial Deportiva Wanceulen. Recuperado de: http://www.xarnalot.com/expresiva/wp-content/uploads/2015/01/12-La-EC-danza-en-Patricia-Stokoe.pdf
Gallo, L. E., & Martínez, L. J. (2015). Líneas pedagógicas para una educación corporal. Cadernos de pesquisa, 45(157), 612-629.
Gómez, S.N.; Gallo, L.E.; Planella, J. (2018) Una educación poética del cuerpo o de lenguajes estético pedagógicos. Arte, Individuo y Sociedad 30(1), 179-194.
González Correa, Aída María, & González Correa, Clara Helena (2010). Educación Física Desde La Corporeidad Y La Motricidad. Revista Hacia la Promoción de la Salud, 15(2), 173-187. [Fecha de Consulta 12 de Mayo de 2020]. ISSN: 0121-7577. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3091/309126694012
González García, J. (2015). Dramatización y educación emocional. CPU-e, Revista de Investigación Educativa, 0(21), 98-119. Doi: https://doi.org/10.25009/cpue.v0i21.1723
Guazamayán, R. &. (2000). Elementos conceptuales para la formación de Docentes: Centro de Investigaciones para el desarrollo dela Educación y la Pedagogía (GIDEP). San Juan de Pasto, Colombia: Universidad de Nariño.
Hurtado Herrera, Deibar Rene (2008). Corporeidad y Motricidad. Una forma de mirar los saberes del cuerpo. Educação & Sociedade, 29(102),119-136.[fecha de Consulta 12 de Mayo de 2020]. ISSN: 0101-7330. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=873/87314211007
Jara, O. (1994). Para Sistematizar Experiencias. Costa Rica: Publicaciones Alforja. Recuperado de http:// www.fahce.unlp.edu.ar/extension/Documentos%20y%20Ponencias/para-sistematizar-experiencias-una-propuestateorica-y-practica
Juliao, C. (2007). “Educación: un acercamiento praxiológico” en Juliao, C. Educación social. El Minuto de Dios: una experiencia y un modelo. Bogotá: Uniminuto. Disponible en: http://especiales.uniminuto.edu/file.php/1/Textos/ anexo_1.pdf
Moreno, M. J. C., & Pérez, M. A. P. (2013). Formación del Profesorado en Expresión Corporal: planes de estudio y Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (24), 123-128
Montenegro Armando, R. M. (2005). Las piezas del rompecabezas: desigualdad, pobreza y crecimiento. Bogotá: Alfaguara.
Muñoz, María Teresa, González, Carlos, & Lucero, Boris. (2009). Influencia del lenguaje no verbal (gestos) en la memoria y el aprendizaje de estudiantes con trastornos del desarrollo y discapacidad intelectual: Una revisión. Revista signos, 42(69), 29-49. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-09342009000100002
Ospina Nieto, Y. (2013). La pedagogía y su incidencia en la formación de sujetos. Hallazgos, 10(20), 157-170.
Prados Megías, M. (2019). Pensar el cuerpo. De la expresión corporal a la conciencia expresivo corporal, un camino creativo narrativo en la formación inicial del profesorado (Think the body. From bodily expression to expressive corporal awareness, a narrative creative path in the i. Retos, 37(37), 643-651. Recuperado de https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/74256/45771
Ramírez Ramírez, Leticia Nayeli (2020). Tendencias de la innovación educativa en los contextos sociales. Análisis del mapeo de literatura. Revista Educación, 44(1) ,1-27. [Fecha de Consulta 7 de Abril de 2020]. ISSN: 0379-7082. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=440/44060092001
Rico, A.D. (2016) La gestión educativa: Hacia la optimización de la formación docente en la educación superior en Colombia. Sophia 12(1): 55-70.
Rojas, M., Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2019) El método praxeologico como herramienta pedagógica de aprendizaje motriz. ATHLOS Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte International Journal of Social Sciences of Physical Activity, Game and Sport, (18)3, 12-35. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7086787
Ros, N. (2003). Expresión corporal en educación aportes para la formación docente. Revista iberoamericana de educación, 33(2), 1-10.
Silvera Sarmiento, A., & Huertas Díaz, O. (2018). Re-significación del tejido social, emergente y complejo de la ciudadanía en Colombia. Revista Educación Y Ciudad, (34), 145-156. https://doi.org/10.36737/01230425.v0.n34.2018.1882
Soares, C. L. (2014). Cuerpo e Historia. Sao Pablo: Autores Asociados.
Urrea, P., Bernate, J., & Fonseca, I. (2019). Docentes formadores para la Paz, desde las practicas pedagógicas. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), 10(1), 92-100. doi:http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v10i1.67594
Vilatuña Correa, Fausto, & Guajala Agila, Diego, & Pulamarín, Juan José, & Ortiz Palacios, Walter (2012). Sensación y percepción en la construcción del conocimiento. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación, (13),123-149.[fecha de Consulta 12 de Mayo de 2020]. ISSN: 1390-3861. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=4418/441846102006
Yutzis, Daniela (2010). La Expresión Corporal-Danza y los procesos de formación. VI Jornadas de Sociología de la UNLP. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Departamento de Sociología, La Plata. Disponible en: https://www.aacademica.org/000-027/641.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jayson Bernate
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess