Diretrizes para o exercício profissional na formação de professores de educação física: uma revisão abrangente

Autores

  • Claudio Hinojosa-Torres Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello. Chile
  • Sebastián Espoz-Lazo Facultad de Ciencias Médicas, Escuela de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud, Universidad de Santiago - Chile https://orcid.org/0000-0002-8513-4977
  • Víctor Reyes Contreras Carrera Entrenador Deportivo. Universidad Andres Bello.
  • Daniel Duclos-Bastías Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso-Chile https://orcid.org/0000-0002-9020-5776
  • Macarena Hurtado-Guerrero Colegio SSCC Padres Franceses Viña del Mar
  • Juan Pablo Zavala-Crichton Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello – Chile https://orcid.org/0000-0002-0727-4456
  • Rodrigo Yáñez-Sepúlveda Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello – Chile

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v56.103562

Palavras-chave:

Sistema universitario, formación docente, prácticas pedagógicas, pedagogía en educación física

Resumo

Enquadramento: Em resposta às exigências de melhoria na formação docente, as práticas profissionais surgiram como componente fundamental para integrar a teoria com a prática na formação de futuros professores. Contudo, é fundamental compreender as orientações e funções inerentes a essas práticas na formação de professores de educação física. Objetivo: Identificar as orientações das práticas profissionais na formação de professores de educação física. Método: Foi realizada uma scoping review de artigos publicados entre 2002 e 2024 em bases de dados relevantes como Wos, Scopus, Scielo, Sportdiscus, ERIC e Dialnet. A revisão seguiu a declaração PRISMA-ScR. Resultados: foram identificados 33 documentos relevantes que foram categorizados em seis temas principais: competências docentes, autoeficácia e confiança docente, reflexão e pensamento crítico, integração teoria e prática, impacto na identidade profissional e mentoria e supervisão em estágios. Conclusões: As práticas profissionais destacam-se como espaços fundamentais para o desenvolvimento de competências dos futuros professores de educação física. Especificamente, observou-se que essas práticas facilitam o desenvolvimento integral dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de aplicação da teoria em contextos reais de ensino. Além disso, foram identificados aspectos administrativos influentes relacionados ao planejamento e monitoramento das práticas.

Palavras-chave: Ensino superior, educação profissional, formação docente, prática pedagógica.

Biografias Autor

Claudio Hinojosa-Torres , Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello. Chile

Profesor de Educación Física. Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Doctor en Educación.

Sebastián Espoz-Lazo , Facultad de Ciencias Médicas, Escuela de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud, Universidad de Santiago - Chile

Profesor de Educación Física. Mg. Entrenamiento Deportivo-Chile. Ms. Diseño, Gestión y Dirección de Proyectos-España. Msc. Strength & Conditioning-UK. Dr. Educación Física y Deportes-España.

Víctor Reyes Contreras , Carrera Entrenador Deportivo. Universidad Andres Bello.

Profesor de Educación Física. Magíster en Entrenamiento Deportivo.

Daniel Duclos-Bastías , Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso-Chile

Profesor de Educación Física. Master Gestión y Organización de Entidades y Organizaciones Deportivas-España. Doctor en Educación Física y Deporte - España.

Macarena Hurtado-Guerrero , Colegio SSCC Padres Franceses Viña del Mar

Profesora de Educación Física. Magíster en Evaluación Educacional.

Juan Pablo Zavala-Crichton , Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello – Chile

Profesor de Educación Física. Magíster en Nutrición Humana-Chile. Doctor en Biomedicina-España-

Rodrigo Yáñez-Sepúlveda , Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Universidad Andrés Bello – Chile

Profesor de Educación Física. Máster en Medicina Deportiva, Universidad Mayor. Doctorando en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Instituto de Biomedicina, España.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

Hinojosa-Torres, C., Espoz-Lazo, S., Reyes Contreras, V. ., Duclos-Bastías, D., Hurtado-Guerrero, M., Zavala-Crichton, J. P., & Yáñez-Sepúlveda, R. (2024). Diretrizes para o exercício profissional na formação de professores de educação física: uma revisão abrangente. Retos, 56, 779–796. https://doi.org/10.47197/retos.v56.103562

Edição

Secção

Revisões teóricas sistemáticas e/ou metanálises

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