Educar a margem em instituiçôes fechadas: um estudo da cultura profissional a partir de percepçôes de apoio social e bem-estar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2022.41.04

Palavras-chave:

Educaçâo social, cultura profissional, instittuiçôes fechadas, desenvolvimento profissional, ética

Resumo

Neste artigo investigamos o desenvolvimento da cultura profissional em instituições fechadas, com foco nas percepções dos profissionais sobre suporte social e bem-estar. Para isso, partimos de uma conceituação emergente dessas instituições como espaços de apoio educacional e sua análise a partir da teoria geral dos sistemas, com especial ênfase nos aspectos comunicativos, relacionais e seu impacto no trabalho profissional e suas consequências
para as pessoas que trabalham. essas instituições a partir de suas percepções a esse respeito. Partindo e dialogando com estudos anteriores, apresentamos os resultados de uma
pesquisa quantitativa com um estudo ex post facto sobre os níveis de apoio social no trabalho e sua relação com a autoeficácia e satisfação com a vida, com uma amostra composta por 241
profissionais do campo da ação socioeducativa na Espanha, dos quais quase 15% trabalhavam em ambiente institucional-residencial especializado. Deste estudo recolhemos os dados mais significativos relacionados com a relação entre o apoio do serviço social com os níveis de satisfação com a vida e a autoeficácia geral e se existem relações significativas entre os níveis
de apoio do serviço social nos contextos profissionais de instituições fechadas em comparação com outros contextos de ação socioeducativa, encontrando evidências empíricas nesse sentido, que são postas em discussão com a literatura existente, determinando a importância do cuidado com essas dimensões da cultura profissional e sua percepção para melhor desempenho e qualidade de vida profissional.

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Biografias Autor

Eduardo Salvador Vila Merino , UNIVERSIDAD DE MÁLAGA

Profesor Titular del área de Teoría e Historia de la Educación de la Universidad de Málaga. Ha
trabajado en el ámbito de la educación social y como maestro de educación primaria. Miembro
del Grupo de Investigación HUM-169 Teoría de la Educación y Educación Social. Líneas de investigación: Pedagogía social, políticas educativas, teoría de la educación, inclusión, paz y derechos
humanos, educación intercultural, educación para la igualdad de género. Ha sido coordinador del
Máster Oficial en Cambio Social y Profesiones Educativas.

Santiago Ruiz Galacho , Universidad de Málaga

Doctorando en Educación y Comunicación Social en la Universidad de Málaga. Durante más
de diez años ha sido educador social en las diferentes tipologías de recursos de acogimiento
residencial de varias comunidades autónomas. Actualmente es Director de diversos centros de
acogimiento residencial gestionados por la Asociación Engloba y Profesor Sustituto Interino de
la UMA. Sus principales líneas de investigación son la pedagogía social, la cultura de paz, la deontología profesional y la violencia en los entornos de acción socioeducativa.

Fernando Gil Cantero , Universidad Complutense de Madrid

Catedrático de Teoría de la Educación en el Departamento de Estudios Educativos de la Facultad
de Educación (Centro de Formación del Profesorado) de la Universidad Complutense de Madrid.
Codirector con el profesor David Reyero del Grupo de Investigación de la UCM Antropología y
Filosofía de la Educación (GIAFE). Ganador del Premio Esteve (2012). Editor desde enero de 2019
de la revista Teoría de la Educación. Revista Interuniversitaria.

Víctor Manuel Martín Solbes , Universidad de Málaga

Educador social habilitado, habiendo trabajado como educador en Instituciones Penitenciarias.
Actualmente es Profesor Titular del Departamento de Teoría e Historia de la Educación y MIDE.
Coordinador del Máster Oficial Interuniversitario en Cultura de Paz, Conflictos, Educación y
Derechos Humanos y miembro del Grupo de Investigación Teoría de la Educación y Educación
Social HUM-169. Sus principales líneas de investigación son la pedagogía social, la cultura de paz,
la deontología profesional y la violencia en los entornos de acción socioeducativa, contando con
numerosas publicaciones en torno a todos estos aspectos.

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Publicado

2022-07-29