Competências digitais em professores de Licenciatura em Educação Física

Autores

  • Jayson Bernate CORPORACIÓN UNIVERSITARIA MINUTO DE DIOS-UNIMINUTO (COLOMBIA) http://orcid.org/0000-0001-5119-8916
  • Ingrid Fonseca Universidad Pedagógica Nacional

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v49.96866

Palavras-chave:

Competencias digitales, Docente universitario, Formación profesional, TIC, Virtualidad, Educación superior.

Resumo

Devido ao COVID-19, as universidades enfrentaram o desafio de se tornarem virtuais, realizando processos de adaptação ao ambiente digital e integrando ferramentas tecnológicas às aulas. O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades digitais de professores universitários de duas instituições de ensino superior na Colômbia. Para a recolha de dados, o instrumento implementado foi o questionário sobre a competência digital dos professores do Ensino Superior, que é composto por 4 dimensões e 112 itens. Participaram do estudo 105 professores, o estudo foi quantitativo, não experimental e o escopo foi descritivo. Para a análise dos dados foi utilizado o software SPSS 22 e foram realizadas estatísticas descritivas e correlacionais. Com base nos resultados, destaca-se que os professores utilizam as TIC de forma instrumental. As conclusões centram-se na necessidade de se aventurar na criação de conteúdos, realidade aumentada, programas de inovação, reforço da investigação e utilização de ferramentas digitais específicas para cada área do conhecimento. É feito um apelo aos professores e às universidades para que continuem a promover programas de formação e apoio à implementação ativa das TIC em turmas que requeiram qualificação docente em processos educativos.

Palavras-chave: Competências digitais, Docente universitário, Formação profissional, TIC, Virtualidade, Ensino superior.

Biografia Autor

Jayson Bernate , CORPORACIÓN UNIVERSITARIA MINUTO DE DIOS-UNIMINUTO (COLOMBIA)

Licenciado en Educación básica con énfasis en educación Física recreación y deportes, Especialista en Aprendizaje Escolar y sus dificultades, Magister en Educación y Doctor en Gerencia y Política educativa.

Investigador activo asociado I del GrupLAC Ambientes de aprendizaje categoría A. Gestor de proyectos en investigación en las áreas: Investigación educativa, Investigación en el énfasis, Educación física y salud, Motricidad, Deportes de Conjunto, Administración deportiva, Actividad Física y pedagogía escolar, Líder del semillero de investigación Calidad Educativa en la facultad de educación.

Autor de libros y artículos productos de investigación en el campo educativo. Educador con altos estándares profesionales y líder en procesos de trabajo colectivo. 

Asociado activo de la red distrital de investigadores, Bogotá, Colombia.

Diseño aplicación y evaluación de estrategias pedagógicas dirigidas a entornos universitarios, Conocimiento de TICS aplicadas al ámbito educativo social. Amplia experiencia en asesoría de proyectos investigativos y curriculares en educación superior, manejo de plataformas Moodle y blakcboard, Experticia como docente universitario, escolar, cajas de compensación familiar y clubes deportivos; Asesoría de prácticas pedagógicas a nivel universitario, Diseño de ambientes curriculares y de Aprendizaje en educación para adultos y por ciclos en las modalidades de virtual y a distancia. (Nivel B1 en inglés)

 

VISUALIZADORES ACADEMICOS

 

CVLAC: https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000043542  

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5119-8916

GOOGLE ACADEMICO: https://scholar.google.es/citations?user=RNn70WwAAAAJ&hl=es

SCOPUS: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57214446337

Referências

Agreda, M., Hinojo, M. & Sola,J.(2016). Diseño y validación de un instrumento para evaluar la competencia digital de los docentes en la Educación Superior española. Pixel-Bit: Revista de Medios y Educación, 49, 39 56. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2016.i49.03

Aliaga, F., Almerich, G. y Suárez-Rodríguez, J. (2013). El European Reference Index for the Humanities (ERIH) como criterio de calidad de las revistas académicas: análisis de la lista revisada de educación. Revista Española de Documenta-ción Científica, 36(2), 008. https://doi.org/10.3989/redc.2013.2.901

Almerich, G., Suárez, J.,Belloch, C. y Orellana, N. (2010). Perfiles del profesorado a partir del conocimiento de los recur-sos tecnológicos y su relación con el uso que hacen de estas tecnologías1/Teachers' profiles in relation to their technolo-gical resources knowledge and how they are used. Revista Complutense de Educación, 21(2), 247. https://dx.doi.org/10.5209/RCED

Arango, D., Fernández, J., Rojas, Ó., Gutiérrez, C., Villa, C. y Grisales, M. (2020). Competencia digital en docentes uni-versitarios: evaluación de relación entre actitud, formación y alfabetización en el uso de TIC en entornos educativos. Re-vista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E29), 538-552.

Argandoña-Mendoza, M., Ayón-Parrales, E., García-Mejía, R., Zambran-Zambrano y. y Barcia-Briones, M. (2020). La educación en tiempo de pandemia. Un reto Psicopedagógico para el docente. Polo del Conocimiento, 5(7), 819-848. http://dx.doi.org/10.23857/pc.v5i7.1553

Bernate, J., Bejarano, B., & Cardozo, D. (2020). Cotejo de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. Mendive. Revista de Educación, 18(3), 647-660.

Bernate, J. A., & Fonseca, I. P. (2023). Impacto de las Tecnologías de Información y Comunicación en la educación del siglo XXI: Revisión bibliométrica. Revista De Ciencias Sociales, 29(1), 227-242. https://doi.org/10.31876/rcs.v29i1.39748

Bernate, J., Fonseca, I., & Betancourt, M. (2020). Impacto de la actividad física y la práctica deportiva en el contexto social de la educación superior (Impact of physical activity and sports practice in the social context of higher educa-tion). Retos, 37, 742–747. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.67875

Bernate, J., Fonseca, I., Betancourt, M., & Romero, E. (2020). Análisis de las competencias ciudadanas en estudiantes de Licenciatura en Educación Física. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 15(2), 202-220.

Bernate, J., Fonseca, I., Guataquira, A., & Perilla, A. (2021). Competencias Digitales en estudiantes de Licenciatura en Educación Física (Digital Competences in Bachelor of Physical Education students). Retos, 41, 310–318. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.85852

Bernate, J., Fonseca, I., & Urrea, P. (2019). Impacto en los procesos de la internacionalización y transnacionalización en la educación física superior UNIMINUTO. EmásF: revista digital de educación física, (61), 11-23.

Bernate, J., Guataquira, A., Rodriguez, J., Fonseca, I., Rodriguez, M., & Betancourt, M. (2021). Impacto académico y profesional de un programa de educación física a nivel universitario (Academic and professional impact of university physical education program). Retos, 39, 509–515. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81087

Bernate, J. A., Guataquira Romero, A., Romero Melo, E. N., & Reyes Escobar, P. C. (2020). Satisfacción de la Calidad Educativa en Educación Superior. Podium, (38), 37-50.

Bernate, J., & Tarazona, L. (2021). Revisión Documental de la Importancia de la Motricidad en el ámbito humano. Ciencia y Deporte, 6(1), 1-16.

Bernate, J. A., & Urtatiz, M. E. A. (2021). La expresión corporal como fenómeno dialógico desde la Corporei-dad. EduSol, 21(76), 59-69.

Bernate, J. A., & Vargas Guativa, J. A. (2020). Desafíos y tendencias del siglo XXI en la educación superior/ Challenges and trends of the 21st century in higher education. Revista De Ciencias Sociales, 26, 141-154. https://doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34119

Bond, M., Marín, V., Dolch, C., Bedenlier, S. y Zawacki-Richter, O. (2018). Digital transformation in German higher education: student and teacher perceptions and usage of digital media. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 15(1), 48. https://doi.org/10.1186/s41239-018-0130-1

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., Palacios-Rodríguez, A. y Llorente-Cejudo, C. (2020). Marcos de Competencias Digitales para docentes universitarios: su evaluación a través del coeficiente competencia experta. Revista Electrónica In-teruniversitaria de Formación del Profesorado, 23(2). https://doi.org/10.6018/reifop.413601

Cabrero, J y Martínez, A.(2019). Las TIC y la formación inicial de los docentes.: Modelos y competencias digitales. Profe-sorado: Revista de curriculum y formación del profesorado, 23(3),22 https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i3.9421

Cabrero, J y Marín, V. (2014). Miradas sobre la formación del profesorado en tecnologías de información y comunicación (TIC). Enl@ ce: Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, 11(2), 11-24.

Cascaes da Silva, F., Gonçalves, E., Valdivia Arancibia, B. A., Bento, G. G., Silva Castro, T. L. D., Soleman Hernandez, S. S., & Silva, R. D. (2015). Estimadores de consistencia interna en las investigaciones en salud: el uso del coeficiente al-fa. Revista Peruana de medicina experimental y salud pública, 32(1), 129-138.

Castañeda, L., Esteve, F.,y Adell, J. (2018). ¿ Por qué es necesario repensar la competencia docente para el mundo digital?. Revista de Educación a Distancia, (56). https://dx.doi.org/10.6018/red/56/6

Cifuentes, L., y Crespo, M. (2019). Reflexiones en torno a la necesidad de cultivar competencias tecnológicas en docentes de educación superior desde una perspectiva pedagógica. Revista Colombiana de Computación, 20(2), 28-36. https:/dx.doi.org/ 10.29375/25392115-3719

De Ovando, J., y Jara, V. (2019). Competencia digital de docentes de ciencias de la salud de una universidad chilena/Digital competence of health sciences teachers of a Chilean university. Pixel-Bit, Revista de Medios y Educacion, (56), 193-212 https://doi.org/10.12795/pixelbit.2019.i56.10

De Pablos , J. (2018). Las tecnologías digitales y su impacto en la Universidad. Las nuevas mediaciones. Revista Iberoame-ricana de Educación a Distancia, 21(2), 83-95. http://dx.doi.org/10.5944/ried.21.2.20733

Demeshkant, N. (2019). Development and evaluation of methodological measures related

to teachers’ digital competence. Annales Universitatis Paedagogicae Cracoviensis. Studia ad Didacticam Biologiae Pertinen-tia, 9(I), 165-17 http://dx.doi.org/10.24917/2 08372769.17

Dias-Trindade, S., Moreira, J. y Gomes, A. (2020). Assessment of University Teachers on their digital competences. Qwerty-Open and Interdisciplinary Journal of Technology, Culture and Education, 15(1), 50-69. http://dx.doi.org/10.30557/QW000025

Fernández-Cruz, F. y Fernández-Díaz, M. (2016). Los docentes de la Generación Z y sus competencias digitales. Comuni-car: Revista Científica de Comunicación y Educación, 24(46), 97-105.http://dx.doi.org/10.3916/C46-2016-10

Fernández-Márquez, E., Leiva-Olivencia, J. y López-Meneses, E. (2018). Competencias digitales en docentes de Educación Superior. Revista digital de investigación en docencia universitaria, 12(1), 213-231.http://dx.doi.org/10.19083/ridu.12.558

García-Planas, M. y Taberna, J. (2020). Transición de la docencia presencial a la no presencial en la UPC durante la pande-mia del COVID-19. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, (15), 177-187.DOI: https://doi.org/10.46661/ijeri.5015

Ilomäki, L., Paavola, S., Lakkala, M.,y Kantosalo, A. (2016). Digital competence–an emergent boundary concept for policy and educational research. Education and Information Technologies, 21(3), 655-679. http://dx.doi.org/10.1007/s10639-014-9346-4

Lázaro-Cantabrana, J., Gisbert-Cervera, M. y Silva-Quiroz, J. (2018). Una rúbrica para evaluar la competencia digital del profesor universitario en el contexto latinoamericano. EDUTEC. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, (63), 1-14. https://doi.org/10.21556/edutec.2018.63.1091

Levano-Francia, L., Sanchez, S., Guillén-Aparicio, P., Tello-Cabello, S., Herrera-Paico, N. y Collantes-Inga, Z. (2019). Competencias digitales y educación. Propósitos y Representaciones, 7(2), 569-588. https://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n2.329.

Marcelo, C. y Yot-Domínguez, C. (2019). From chalk to keyboard in higher education classrooms: changes and coherence when integrating technological knowledge into pedagogical content knowledge. Journal of Further and Higher Educa-tion, 43(7), 975-988.https://doi.org/10.1080/0309877X.2018.1429584

Martínez-Garcés, J. y Garcés-Fuenmayor, J. (2020). Competencias digitales docentes y el reto de la educación virtual deri-vado de la covid-19. Educación y Humanismo, 22(39), 1-16.https://doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4114

Mondragón, M. A. (2014). Uso de la correlación de Spearman en un estudio de intervención en fisioterapia. Movimiento científico, 8(1), 98-104

Pérez-Mateo, M., Romero , M., y Romeu, T.(2014).La construcción colaborativa de proyectos como metodología para adquirir competencias digitales. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, (42), 15-24 http://dx.doi.org/10.3916/C42-2014-01

Pinto-Santos, A., Díaz, J. y Santos-Pinto y. (2018). Infoxicación y capacidad de filtrado: Desafíos en el desarrollo de com-petencias digitales. Revista científica electrónica de educación y comunicación en la sociedad del conocimiento, 18(1). http://dx.doi.org/10.3916/C39-2012-02-02

Pozos K. y Tejada, J.(2018). Competencias digitales en docentes de educación superior: niveles de dominio y necesidades formativas. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 12(2), 59-87. http://dx.doi.org/10.19083/ridu.2018.712

Ramos-Huenteo, V., García-Vásquez, H., Olea-González, C., Lobos-Peña, K. y Sáez-Delgado, F. (2020). Percepción docente respecto al trabajo pedagógico durante la COVID-19. CienciAmérica, 9(2), 334-353. http://dx.doi.org/10.33210/ca.v9i2.325

Reis, C., Pessoa, T. y Gallego-Arrufat, M. (2019). Alfabetización y competencia digital en Educación Superior: una revisión sistemática. REDU. Revista de Docencia Universitaria, 17(1), 45-58.https://doi.org/10.4995/redu.2019.11274

Rodríguez-García, A.,Martinez, N. y Raso, F. (2017). La formación del profesorado en competencia digital;clave para la educación del siglo XXI. Revista Internacional de Didáctica y Organización Educativa, 3(2).

Ruiz-Cabezas, A., Medina C., Perez, E. y Medina, A. (2020). University teachers' training: the Digital competence. Píxel-Bit: Revista de Medios y Educación, 58, 181-215. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.74676

San Nicolás,B., Vargas, E. y Moreira, M.(2012). Competencias digitales del profesorado y alumnado en el desarrollo de la docencia virtual. El caso de la Universidad de La Laguna. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, 14(19).https://doi.org/10.19053/01227238.1993

Sola, T., El Berdai, M., Moreno, A. y Diaz, J. (2016). Valoración del profesorado de educación secundaria de la ciudad de Tetuán sobre la formación en TIC desarrollada desde el Ministerio de Educación Nacional. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, 50, 49-63. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2017.i50.03

Sousa,M.,y Rocha,A. (2020). La irrupción de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC), un reto en la ges-tión de las competencias digitales de los profesores universitarios en el Ecuador. RISTI-Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (37), 132-148 http://dx.doi.org/10.17013/risti.37.0

Tarling, I.,y Ng'ambi, D.(2016). Teachers pedagogical change framework: a diagnostic tool for changing teachers’ uses of emerging technologies. British Journal of Educational Technology, 47(3), 554-572.https://doi.org/10.1111/bjet.12454

Tusiime, W., Johannesen, M. y Gudmundsdottir, B. (2019) Developing teachers’ digital competence: approaches for Art and Design teacher educators in Uganda International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology, 15(1), 133-149. http://doi.org/10.7577/njcie.3313

Vinueza, S. y Simbaña, V. (2017). Impacto de las TIC en la Educación Superior en el Ecuador. Revista Publicando, 4(11 (1)), 355-368.

Zempoalteca,B,. Barragán, J., Martínez, J., Gonzales,j. y Guzman,T. (2017). Formación en TIC y competencia digital en la docencia en instituciones públicas de educación superior. Apertura: Revista de Innovación Educativa, 9(1), 80-96. https://doi.org/10.32870/ap.v9n1.922

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Bernate, J., & Fonseca, I. . (2023). Competências digitais em professores de Licenciatura em Educação Física. Retos, 49, 252–259. https://doi.org/10.47197/retos.v49.96866

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)