Estratégia didática de ensino em basebol para o aperfeiçoamento profissional dos treinadores de lançadores sub-12.
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v61.108774Palavras-chave:
entrenador de béisbol, lanzadores, preparación didáctica, estrategia, superación profesionalResumo
A preparação didáctica do treinador de basebol apresenta-se actualmente como um aspecto importante a considerar, pela relevância que adquire na determinação da qualidade de um processo de treino eficiente no contexto desportivo actual. Por isso se estabelece como aspeto justificativo da investigação, determinar as principais insuficiências que limitam as ações didáticas deste profissional, e por sua vez permite estabelecer como objetivo na investigação desenhar uma estratégia de aperfeiçoamento profissional orientada para o ensino preparação do treinador de basebol Participa no inquérito uma amostra constituída por 54 treinadores que atuam na categoria de menores de 12 anos pertencentes às 17 equipas desportivas localizadas no concelho de Santiago de Cuba. Entre os métodos utilizados estão a observação; na pré-experiência e na investigação, os métodos estatísticos necessitaram de estatística descritiva e estatística inferencial onde foi aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Como resultado, mostra-se uma nova solução para contribuir para a melhoria da preparação didática do treinador de basebol, baseada em ferramentas inovadoras que permitem a sistematização do conhecimento de forma lógica e dinâmica, o que promoverá as ações do treinador com maior domínio dos recursos fornecidos pela didática, para lidar eficientemente com o contexto profissional em que participa.
Palavras-chave: treinador de basebol; jarros; preparação didática; estratégia de aperfeiçoamento profissional; planeamento de treino esportivo; iniciação desportiva.
Referências
Álvarez-Castillo, F., Gainza-Álvarez, E., & Jiménez-Callis, J. A. (2022). El desarrollo de talentos para el béisbol en cuba: una exigencia necesaria en la con-temporaneidad. Arrancada, 22(41), 174–195. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/446
Berekbussunova, G. ., Yerkinbekova, M. A., Komekba-yeva, L. ., Kuandykova, B. ., & Uakpaeva, U. A. . (2024). Criterios de desempeño para la formación profesional del profesorado de educación física. Revis-ta Retos, 51, 534–542. https://doi.org/10.47197/retos.v51.100926
Boggiano, C. F. (2018). La preparación profesional pe-dagógica del instructor de arte en vínculo con las insti-tuciones culturales de la localidad. Revista Atlante: Cuadernos de educación y desarrollo (marzo). https://www.eumed.net/rev/atlante/2018/03/preparacion-instructor-arte.html//
Borges, Z. M., Peralta, Ll., Sánchez, E. M. & Pérez, R. E. (2019). La Didáctica en la preparación del perso-nal docente: sugerencias del Dr. Juan Virgilio López Palacio. EduMeCentro, 12(1):202-221. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=95154
Cañadas, L., Santos-Pastor, M.L, & Castejón, F.J. (2019). Competencias docentes en la formación ini-cial del profesorado de educación física (Teaching competences in physical education teacher initial trai-ning). Revista Retos, 35, 284-288. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.64812
Cárdenas, N. L., Villa, O. A., Sánchez, E. G. & Cruz, M. G. (2019). Acciones para la evaluación de la prepara-ción técnico-táctica en lanzadores de béisbol. Lecturas: Educación física y deportes, 23(248), 17-29. https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/
Cardona, M. (2024). Relación entre los resultados de la competencia específica enseñar (2016-2021) y la Es-tructura Curricular del programa de Educación Física, Recreación y Deporte de la Unidad Central de Valle del Cauca. Retos, 51, 377–387. https://doi.org/10.47197/retos.v51.100484
Carranco, J. I. A. (2020). Las competencias profesiona-les del entrenador de deportes individuales. Lecturas: Educación física y deportes, 25(271). https://doi.org/10.46642/efd.v25i271.2692
Compte, H. C. & Santana, J. C. (2016). La preparación pedagógica y deportiva de los entrenadores con un en-foque sostenible. Revista de Pedagogía y Sociedad, Vol. 19, No. 45. https://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/402
Cordero, V. O., Martínez, P. A. & Tabares, R. M. (2019). Metodología para el perfeccionamiento del accionar técnico táctico de los lanzadores de Béisbol. Podium Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Físi-ca, 14(2), 133-152. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1996-24522019000200133
Crespo Madera, E., Costa Acosta, J., & López Portilla, M. V. (2021). Fundamentos físicos del gesto técnico del pitcher. Podium Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 332-334 https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/885
Cruz, O. L., Villavelázquez, T. D. J. B., & Valenzuela, M. C. S. (2023). Competencias profesionales del en-trenador deportivo: Revisión sistemática. Revista Mexi-cana de Ciencias de la Cultura Física, 2(6), 1-13. https://vocero.uach.mx/index.php/rmccf/article/view/1217
Cudeiro, O., Núñez, F. & Trejo, F. C. (2020). Modelo didáctico para la identificación de posibles talentos en el béisbol con enfoque socio constructivista. Arranca-da, vol 20. Num 36. 105-116. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/310
Chaviano, M. L., & Batista, R. D. (2022). La preparación teórica del entrenador deportivo: Una necesidad des-de el posgrado. SAPIENTIAE, 8(1), 84-95. http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/
Díaz, R. C., Velázquez, T. C. & Sarria, T. (2020). La dimensión didáctica del proceso de preparación y su-peración de directivos: los métodos y las formas. Con-rado, 16(74), 364-369. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442020000300364&lng=es&tlng=es.
Durañona Nápoles, H. A., Pons Gámez, Y., Gil López, Y., & Crispin Castellanos, D. (2021). Indicadores de rendimiento deportivo para el proceso de selección del lanzador abridor. Podium. Revista de Ciencia y Tec-nología en la Cultura Física, 16(2), 395-407. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1003
Gámez, Y. P., Nápoles, H. D. & López, Y. G. (2021). La selección deportiva de los lanzadores abridores de Béisbol. Olimpia, 18(2), 744-756. https//revistas.udg.co.cu
García, R. & Cordero, V. O. (2020). Instrumento para el control y evaluación del accionar técnico-táctico de los lanzadores de béisbol. Podium, 15(1), 72-83. http://scielo.sld.cu/
García-Rodríguez, M., Armela-Suarez, E., & Trejo-del Pino, F. C. (2020). Modelo didáctico de integración de la preparación técnica y morfofuncional en la Lu-cha Libre. Arrancada, 20(37), 278-289. https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/338
González, O. C., Fonseca, R. P., & del Pino, F. C. T. (2023). Sistema didáctico para la identificación de po-sibles talentos en el béisbol en la iniciación deportiva. Arrancada, 23(46). https://revistarrancada.cujae.edu.cu/index.php/arrancada/article/view/662
Lanza Reyes, Y. Y., Ramos Quián, Y., Machuat Santana, G., & Domínguez García, J. (2019). Programa de ca-pacitación no formal para la preparación de entrena-dores de fútbol de la liga de tercera división en Danlí, Honduras. Podium. Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 14(1), 71-80. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6794762
Loyola Fernández, R. I., Mesa Sánchez, L., & Peña Peña, Y. (2022). Alternativa didáctica para el entrenamiento del desmarque en los balonmanistas pioneriles. Cien-cia y Deporte, 7(2), 62-73. http://revistas.reduc.edu.cu/index.php/cienciaydeporte/
Méndez-Urresta, E. M., Ortiz-Arciniega, J. L., Méndez-Carvajal, E. P., & Méndez-Carvajal, V. C. (2023). Perfil pedagógico del docente entrenador de taek-wondo. Revista Conrado, 19(93), 424-435. https://conrado.ucf.edu.cu/
Morales-Ocaña, A., Massó-Guijarro, B., & Pérez-García, P. (2024). Necesidades formativas de los en-trenadores de fútbol adaptado. Revista Retos, 53, 590-597. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/index
Nogueira, G. A., Cubillas, F. & González, Z. (2018). Reflexiones teóricas sobre la preparación del docente para la orientación profesional en Angola. Pedagogía y Sociedad, 21(52), 162-186. http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/691
Odriozola Guitart, S., & Rodríguez Martínez, A. (2020). Apuntes para el perfeccionamiento de la gestión de-portiva en Cuba: El caso del béisbol. PODIUM - Revis-ta De Ciencia Y Tecnología En La Cultura Física, 15(3), 678–693. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/1018
Paez, J. C., Hurtado Almonacid, J., Abusleme Allimant, R., Reyes Amigo, T., Yáñez Sepúlveda, R., Basch-mann Celis, M. P., Vásquez Bravo, C., González Jil, S., & Romero Sepúlveda, B. (2024). Prácticas peda-gógicas de un profesor eficaz en la Formación Inicial de profesores y profesoras de Educación Física, según académicos y estudiantes. Revista Retos, 51, 47–57. https://doi.org/10.47197/retos.v51.94734
Pavón, R. P., Sánchez, D. C., Almaguer, T. T., & Bárza-ga, O. M. (2023). Acciones educativas para favorecer los valores patriotismo y responsabilidad en alumnos de iniciación en el beisbol en el municipio de Yara de la provincia Granma. (Original). Revista científica Olimpia, 20(3), 283-306. https://revistas.udg.co.cu/index.php/olimpia/article/view/4079
Peña López, O. A., González Díaz, H. L., Pérez Macias, Y., Torres Aguila, A. M., Mena Perez, O., & Mora Abreu, J. L. (2022). Biomecánica de la técnica del lanzamiento en el Staff de picheo del béisbol. Revista Científica Cultura, Comunicación Y Desarrollo, 7(2), 37-44. https://rccd.ucf.edu.cu/index.php/aes/article/view/356
Pérez-Reina, A., Riol-Hernández, M., & García-Cotelo, J. C. (2024). Desempeño profesional pedagógico de los entrenadores para planificar el entrenamiento en pesistas escolares. Educación y sociedad, 22(1), 90-101. https://dialnet.unirioja.es/servlet/
Pérez, W. A., De la Paz, J. E. & Cañizares, R. G. (2020). Estrategia de superación en biomecánica para entre-nadores de pitcheo del Béisbol de alto rendimiento. Pedagogía y Sociedad, 23 (57). http://revistas.uniss.edu.cu/index.php/pedagogia-y-sociedad/article/view/904
Pons, Y., Crispín, D., Gil, Y. & Durañona, H. (2021). La selección deportiva de los lanzadores de Béisbol. Ciencias de la cultura física y del deporte, 18(49), 106-116. https://deporvida.uho.edu.cu/
Rojas, M. G. Q. (2022). Las competencias profesionales del entrenador de deporte adaptado. Revista Conecta Libertad ISSN 2661-6904, 6(2), 1-20. https://revistaitsl.itslibertad.edu.ec/index.php/ITSL/article/view/275
Sampieri, R.; Collado, C. & Baptista, M. P. (2010). Me-todología de la investigación. Interamericana editores, s.a.
Vega, L. (2018). Preparación profesional en la atención a los estudiantes con discapacidad de los maestros del sistema general de enseñanza elemental en Puerto Ri-co. Cuestiones Pedagógicas, 27, pp. 157-176. http://dx.doi.org/10.12795/CP.2018.i27.10
Villaverde- Caramés, E., Fernández-Villarino, M., Toja-Reboredo, B., & González-Valeiro, M. (2021). Revi-sión de la lite-ratura sobre las características que defi-nen a un buen docente de Educación Física: conside-raciones desde la formación del profesorado. Retos, 41, 471-479. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84421
Uquillas, I. (2018). La preparación didáctica de los do-centes y su Influencia en la atención de niños con tras-torno por déficit de atención e hiperactividad de edu-cación general básica elemental. (Tesis de maestría). Universidad Laica Vicente Rocafuerte. Guayaquil. Ecuador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess