Os textos da rua: cultura urbana e atividades de empreendedorismo para a formação de leitores

Autores

  • Quiles Cabrera María del Carmen
  • Eloy Martos Núñez Universidad de Extremadura

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2019.33.02

Palavras-chave:

Formação leitora, empreendedorismo, cultura urbana, função social, textos.

Resumo

O artigo que apresentamos aborda o conceito de leitura a partir do seu papel social. Ressaltamos a importância dos espaços públicos como estimuladores das práticas de leitura e a necessidade de levar os livros às ruas para estabelecer pontes que favoreçam seu acesso. Assim, analisamos as diferentes ações empreendedoras que desde diferentes áreas vêm contribuindo nas últimas décadas para a formação de leitores: bibliômetros, dispensadores de livros, performances, entre outros. Também realizamos uma revisão da cultura urbana em busca do que as ruas nos dizem através de demonstrações como o graffiti e a intervenção de grupos de ação social. Por fim, refletimos sobre a forma como esses contextos devem ser levados em conta para a formação de leitores hoje, a partir de uma perspectiva social que rompe os esquemas da velha escola

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aravena, C. (2016). Los 16 años de Fundación La Fuente. Álabe, 14 (disponible en http://revistaalabe.com).

Area, M., & T. Pessoa (2012). De lo sólido a lo líquido, las nuevas alfabetizaciones ante los cambios culturales de la Web 2.0. Comunicar: revista científica iberoamericana de comunicación y educación, 38, pp. 13-20.

Bernstein, B.B. (1997). Ensayos de pedagogía crítica. Madrid: Editorial Popular.

Bonet, I., Omella, E., & Vilagrosa, E. (2005). Proyectos de servicio bibliotecario más allá del equipamiento estable. Educación y biblioteca, 149, pp. 56-58.

Borunda, J.E. (2013). Juventud lapidada: el caso de los ninis. Nóesis. Revista de ciencias sociales y humanidades. 22, 44, pp. 120-143.

Broullón, M.A., & Martín, F.J. (2013). Literatura y atención sanitaria: voluntariado para el fomento de la lectoescritura en la Universidad de Sevilla. En Libros, comprensión lectora y biblioteca: II Congreso Internacional virtual de comprensión lectora. Retrieved fromn https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/56055).

Campos F.-Fígares, M., & E. Martos (2014). Cartografías lectoras y otros estudios de lectura. Madrid: Marcial Pons.

Campos F.-Fígares, M., & Quiles, M.ª. C. (en prensa). Comunidades de lectores en el aula: un camino privilegiado para la formación académica y social en el ámbito universitario. En E. M. Ramírez Leyva (Coord.), De la lectura académica a la lectura estética en la biblioteca universitaria. México, Universidad Nacional Autónoma de México / Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información.

Carr, W. (1990). Hacia una ciencia crítica de la educación. Barcelona: Laertes.

Dees, J.G. (2011). El significado del “emprendimiento social”. Revista española del tercer sector. 17, pp.111-124.

Cordón, J. A. (2013). El Ecosistema del Libro Electrónico Universitario. Madrid: UNE.

Fabra, P. (2008). Habermas: lenguaje, razón y verdad. Los fundamentos del cognitivismo en Jürgen Habermas. Madrid: Marcial Pons.

López, A., & Encabo, E. (2015). Cuando la competencia literaria y la competencia enciclopédica se solapan. Un problema en la formación del profesorado. Lenguaje y textos. 41, pp.27-34.

Martínez Ezquerro, A. (2016). Voces, lecturas y símbolos del agua en los anuncios publicitarios. In Morales, I., Robles, S. & Pires, M. N. (eds.). Lecturas del agua: un acercamiento interdisciplinar desde la cultura y el turismo (pp. 299-312). Madrid: Catarata.

Martos, A. (2015). Lectura y emprendimiento: de la cultura escrita y las empresas culturales en la era digital. En M. Campos, M.J. de Lara & J.M. Pérez (Eds.), Releyendo: estudios de lectura y cultura. León: Servicio de Publicaciones de la Universidad de León. pp.31-53.

Martos, E., & Guerrero , M. (2011). Educación emprendedora y lectura. Puertas a la lectura. 23, pp. 4-28.

Martos, E. (2013a). Patrimonio cultural intangible. Floclore y Posfolclore. In E. Martos & M. Campos F.-Fígares, Diccionario de nuevas formas de lectura y escritura, Madrid: Santillana. Disponible también en la versión digital: J.A. Cordón R. Gómez, E. Martos & M. Campos, Diccionario digital de nuevas formas de lectura y escritura (DINLE). Salamanca: Ediciones de la Universidad de Salamanca / RIUL. Disponible en http://dinle.usal.es/searchword.php?valor=Patrimonio%20cultural%20intangible.%20Folclore%20y%20posfolclore

Martos, E. (2013b). A propósito de torres y de libros: la circularidad de las lecturas (de Borges a Rapunzel). Ocnos, 9, pp. 141-157.

Palmer, Ítaca (2016). Encuentro de culturas en el aula: un espacio privilegiado para la aproximación a los clásicos universales, en Martínez Ezquerro, A. Y Campos F.-Fígares, M. Cultura en la diversidad. Educación lingüística y literaria en las aulas del siglo XXI. Barcelona: Octaedro, pp. 233-246.

Gramsci, A. (1985). La alternativa pedagógica, Barcelona: Itsmo.

Lankshear, C., & M. Knobel (2012). Nuevas alfabetizaciones: tecnologías y valores. Teknocultura: revista de cultura digital y movimientos sociales, 9, 2, pp. 307-336.

Palmer, Í. (2017). Rap, slam y poesía en las aulas de secundaria. In Carreño, M., Martos, A. & Palmer, Í., Cartografía de la investigación en didáctica de la lengua y la literatura, Granada: Ediciones Universidad de Granada, pp 485-494.

Quiles, Mª.C., Campos, M., & Martos, A. (2017). Poetas a pie de calle: espacios para la transferencia en la noche de los investigadores. @tic. Revista d´innovació educativa. 19 (disponible en https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/474980).

Quiles, M.C., Martínez, A., & Palmer, I. (en prensa). Enredos de palabras: gramática y uso de la lengua en nuevos espacios de comunicación. Barcelona: Graó (en prensa).

Requejo, L. (2004). Bookcrossing: el club de los libros errantes. Delibros.

Sáez Carreras, J. (2001). Entrevista a José Antonio Caride Gómez. Pedagogía social. Revista interuniversitaria. 8, pp. 267-278.

Sánchez, R. (2018). Nuevas poéticas y redes sociales. Joven poesía española en la era digital. Madrid: Siglo XXI.

Yubero, S., Caride , J.A., & Larrañaga, E. (Coords.) (2009). Sociedad educadora, sociedad lectora. Universidad de Castilla-La Mancha.

Yubero, S. (Coords.) (2016). Educación social y alfabetización lectora. Madrid: Síntesis.

Publicado

2019-01-26