Lazer e tempos partilhados com a família: uma leitura socioeducativa da realidade galega

Autores

  • Andrea Maroñas Bermúdez Universidade de Santiago de Compostela
  • Rubén Martínez García Univesrsidade de Santiago de Compostela
  • Lara Varela-Garrote Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2018.32.06

Palavras-chave:

atividade cultural, atividade de tempo livre, desporto, lazer, vida familiar

Resumo

A sociedade apressada em que estamos imersos aumenta as dificuldades das famí¬lias com crianças para organizar seus tempos diários. As ocupações relacionadas ao trabalho e à família estão ligadas à falta de tempo nas rotinas diárias, sendo mais complexo abordar outros aspetos vitais para o bem-estar e o desenvolvimento humano, como o lazer. Essa falta de tempo condiciona os ritmos diários dos mais jovens que, geralmente, limitam suas possibili¬dades de compartilhar experiências lúdicas com os pais, colocando o tempo de lazer da famí¬lia em segundo plano. Diante dessa realidade, este artigo tem como objetivos: a) saber como as famílias galegas com crianças matriculadas no Ensino Básico compõem seu tempo de lazer vinculado aos campos artístico-culturais e físico-desportivos; e b) estudar como o nível de estudos e renda dos pais influencia a configuração de tais tempos. A metodologia de pesquisa é quantitativa, usando um questionário ad hoc para coletar informações. Os resultados mos¬tram que as famílias galegas tendem a compartilhar a responsabilidade quando compartilham experiências de lazer com seus filhos, mas ao estudar o papel da mãe e do pai, há diferenças notáveis em seus papéis, especialmente dependendo do tipo de atividade de lazer. Como conclusões, podemos afirmar que, em geral, as famílias preferem compartilhar com seus filhos as atividades de lazer estudadas, mas quando o papel dos pais é analisado isoladamente, as desigualdades são detetadas em termos de género, sendo as mães as protagonistas. Mostra também que existem desigualdades em termos de nível econômico e estudos das famílias. É necessário desenvolver políticas socioeducativas para a promoção do lazer compartilhado, independentemente de fatores de género e socioeconómicos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Andrea Maroñas Bermúdez, Universidade de Santiago de Compostela

Graduada en Educación Social por la Universidad de Santiago de Compostela (USC), siendo Premio Extraordinario de Grado y, además, cuenta con el Máster Universitario de Investigación en Educación, Diversidad Cultural y Desarrollo Comunitario por la misma Universidad. Acutalmente es contratada FPU en el Departamento de Pedagogía y Didáctica de la Facultad de Ciencias de la Educación de la USC. Sus principales líneas de investigación son: tiempos educativos y sociales, educación del ocio y educación y naturaleza. Forma parte del Grupo de Investigación “Pedagogía Social e Educación Ambiental” (SEPA-interea) -dirigido por el catedrático José Antonio Caride- de la USC.

Rubén Martínez García, Univesrsidade de Santiago de Compostela

Diplomado en Magisterio de Educación Primaria y Licenciado en Piscopedagogía por la Universidad de Santiago de Compostela (USC). Además cuenta con el Máster en Dirección de actividades educativas en la naturaleza y el Máster en Investigación en Educación, Diversidad Cultural y Desarrollo Comunitario. Acutalmente es contratado FPU en el Departamento de Pedagogía y Didáctica de la Facultad de Ciencias de la Educación de la USC. Sus principales líneas de investigación son: tiempos educativos y sociales, desarrollo comunitario local y políticas socioeducativas. Forma parte del Grupo de Investigación “Pedagogía Social e Educación Ambiental” (SEPA-interea) -dirigido por el catedrático José Antonio Caride- de la USC.

Lara Varela-Garrote, Universidade da Coruña

Doctora en Educación Física por la Universidad de A Coruña. Profesora Contratada Doctora en el área de Expresión Corporal de la Facultad de Ciencias de la Educación.  Sus principales líneas de investigación son: Educación para el Ocio y Educación Física, tiempos educativos y sociales, actividad física y salud en la infancia, políticas deportivas a nivel local y el juego en la infancia. Pertenece a los equipos de investigación SEPA-interea de la Universidad de Santiago de Compostela y Política educativa, Historia y Sociedad de la Universidad de A Coruña.

Referências

Agate, J.R., Zabriskie, R.B., Taylor, S., & Poff, R. (2009). Family leisure satisfaction and satisfaction with family life. Jounal of Leisure Research, 41(2), 205-223. doi: 10.1080/00222216.2009.11950166.

Boz, M., Martínez-Corts, I., & Munduate, L. (2016). Types of combined family-to-work conflict and enrichment and sub¬jetctive health in Spain: a gender perspective, Sex Roles, 74(3-4), 136-153. doi:10.1007/s11199-015-0461-5 .

Brullet, C. (2010). Cambios familiares y nuevas políticas sociales en España y Cataluña. El cuidado de la vida cotidiana a lo largo del ciclo de la vida. Educar, 45, 51-79.

Caballo, M.B., Gradaílle, R, & Merelas, T. (2012). Servicios socioeducativos y corresponsabilidad en la conciliación de los tiempos familiares: situación de la infancia en la Galicia urbana. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 20, 179-202.

Caride, J.A. (2012). Lo que el tiempo educa: el ocio como construcción pedagógica y social. ARBOR Ciencia, Pensa¬miento y Cultura, 188(754), 301-313.

Craig, L., & Mullan, K. (2013). Parental Leisure Time: A Gender Comparison in Five Countries. Social Politics, 20(3), 329-357.

De Valenzuela A.L., Maroñas, A., & Ferreira, P. (2015). El papel del ocio en la ciudad. Una mirada desde la infancia y la juventud en situación de riesgo o exclusión social. En J.M. González, F. Bayón y C. Meloni (Eds.), Repensar la ciudad desde el ocio (pp.53-67). Bilbao: Universidad de Deusto.

Fraguela, R., Lorenzo, J.J., & Varela, L. (2011). Conciliación y actividad física de ocio en familias con hijos en Educación Primaria. Implicaciones para la infancia. Revista de Investigación en Educación, 9(2), 162-173.

Fraguela, R., Lorenzo-Castiñeiras, J.J., Merelas-Iglesias, T., & Varela-Garrote, L. (2013). Tiempos escolares y conciliación: análisis de familias con hijos en educación secundaria obligatoria (12-16 años). Revista de Investigación Educativa, 31(2), 431-446. doi: http://dx.doi.org/10.6018/rie.31.2.167001.

Fraguela, R., Lorenzo, J.J, & Varela, L. (2011). Escuela, familias y ocio en la conciliación de los tiempos cotidianos de la infancia. Revista de Investigación Educativa, 29(2), 429-446.

Gabinete de Prospección Sociológica (2012). La familia en la CAPV. Retrieved from http://www.euskadi.eus/conteni-dos/documentacion/o_12tef4_familia/es_12tef4/adjuntos/12tef4_familia_es.pdf (fecha de consulta: 20/02/2017).

Goñi-Legaz, S., Ollo-López, A., & Bayo-Moriones, A. (2010). The division of household labor in spanish dual earner cou¬ples: testing three theories. Sex Roles, 63, 515-529. doi: 10.1007/s11199-010-9840-0.

Haberman, S.J. (1973). The analysis of residuals in Cross-Classified Tables. Biometrics, 29(1), 205-220.

Hodge, C., Bocarro, J.N., Henderson, K.A., Zabriskie, R., Parcel, T.L., & Kanters, M.A. (2015). Family Leisure. An integrative review of research from select journals. Journal of Leisure Research, 47(5), 577-600. doi: 10.18666/jlr-2015-v47-i5-5705.

Hornberger, L.B., Zabriskie, R.B., & Freeman, P. (2010). Contributions of family leisure to family functioning among sin-gle-parent families. Leisure Sciences, 32, 143-161. doi: 10.1080/01490400903547153.

INE (2015). Mujeres y hombres en España. Instituto Nacional de Estadística. Retrieved from http://www.ine.es/ss/ Satellite?L=es_ES&c=INEPublicacion_ C&cid=1259924822888&p=1254735110672&pagename=ProductosYSer-vicios%2FPYSLayout&param1=PYSDetalleGratuitas&param2=1259925472420&param4=MostrarBadia 2014 (fecha de consulta: 15/02/2017).

Infestas, M. (2017). La corresponsabilidad familiar en el reparto de tareas domésticas en los hogares de doble ingreso (Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid). Recuperado de https://www.ucm.es/data/cont/docs/85- 2016-01-17-TESIS_Miguel_Infestas_CD%20(1).pdf (fecha de consulta: 01/02/2017).

Katz-Gerro, T., & Meier, M. (2015). Does women’s preference for highbrow leisure begin in the family? comparing leisure participation among brothers and sisters. Leisure Sciences, 37, 415-430. doi: 10.1080/01490400.2014.995326.

L’Ecuyer, C. (2015). Educar en el asombro: ¿Cómo educar en un mundo frenético e hiperexigente? Barcelona: Plataforma.

Maclnnes, J., & Solsona, M. (2006). Usos del tiempo y familias. Barcelona: Ajuntament de Barcelona.

Martínez, R. Maroñas, A., & Gradaílle, R. (2016). Vida familiar y ocio infantil: una aproximación socioeducativa a la realidad española. En M. Sáen de Jubera y E. Isidori (Coords., Eds.), Ocio y familia: contextos educativos (pp. 37-47). Roma: QUAPEG.

MEC (2015a). Encuesta de hábitos deportivos en España 2015. Síntesis de Resultados. Retrieved from: http://www. mecd.gob.es/servicios-al-ciudadano-mecd/dms/mecd/serviciosalciudadanomecd/estadisticas/deporte/ehd/En-cuesta_de_Habitos_Deportivos_2015_Sintesis_de_Resultados.pdf (fecha de consulta: 03/02/2017).

MEC (2015b). Encuesta de hábitos y prácticas culturales en España (2014-2015). Retrieved from: http://www.mecd. gob.es/mecd/dms/mecd/servicios-al-ciudadano mecd/estadisticas/cultura/mc/ehc/20142015/Encuesta_de_Habi-tos_y_Practicas_Culturales_2014-2015_Sintesis_de_resultados.pdf (fecha de consulta: 03/02/2017).

Monteagudo, M.J., & Cuenca, M. (2012). Los itinerarios de ocio desde la investigación: tendencias, retos y aportaciones. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 20, 103-136.

Pardo, A., & Ruíz, M. (2001). SPSS 10.0. Guía para el análisis de datos. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid.

Prieto, C., & Pérez de Guzmán, S. (2013). Desigualdades laborales de género, disponibilidad temporal y normatividad social. Revista Española de Investigación Social, 141, 113-132. doi:10.5477/cis/reis.141.113

Raley, S., Bianchi, S.M., & Wang, W. (2012). When Do Fathers Care? Mothers´ Economic Contribution and Fathers´ Involvement in Child Care. American Journal of Sociology, 117(5), 1422-1459.

Rosenfeld, A., & Wise, N. (2011). Hyper-parenting: are you hurting your child by trying to hard? New York: St Martin’s Press.

Ruiz, B., Gómez-Vela, M., Fernández, R., & Badia, M. (2014). Determinantes de la calidad de vida del alumnado de pri¬maria. Revista Iberoamericana de educación, 66, 59-74.

Sayer, L.C., Bianchi, S.M., & Robinson, J.P. (2004). Are parents investing less in children? Trends in mothers’ and fathers’ time with children. American Journal of Sociology, 110(1), 1-43.

Valdemoros, M.A., Ponce de León, A., Sanz, E., & Caride, J.A. (2014). La influencia de la familia en el ocio físico-deporti¬vo juvenil: nuevas perspectivas para la reflexión y la acción. ARBOR Ciencia, Pensamiento y Cultura, 190(770), a192. doi: http://dx.doi.org/10.3989/arbor.2014.770n6013.

Varela, L., Varela, L., & Lorenzo, J.J. (2016). La escuela y la conciliación de los tiempos cotidianos de las familias del alumnado de educación primaria en Galicia. Bordón, 68(4), 179-194. doi: 10.13042/Bordon.2016.48602.

Wallace, J.E., & Young, M.C. (2010). Work hard, play hard?: a comparison of male and female lawyers’ time in paid an unpaid work and participation in leisure activities. Canadian Review of Sociology, 47(1), 27-47.

Warren, T. (2010). Work time. Leisure time. On women’s temporal and economic well-being in Europe. Community, Work & Family, 13(4), 365-392, doi: 10.1080/13668801003765713

Zabriskie, R., & McCormick, B. (2001). The influences of family leisure patterns on perceptions of family functioning. Family Relations, 50(3), 281–289.

Zabriskie, R., & McCormick, B. (2003). Parent child perspectives of family leisure involvement and satisfaction with family life. Journal of Leisure Research, 35(2), 163-189. doi: 10.1080/00222216.2003.11949989.

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Maroñas Bermúdez, A., Martínez García, R., & Varela-Garrote, L. (2018). Lazer e tempos partilhados com a família: uma leitura socioeducativa da realidade galega. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (32), 71–83. https://doi.org/10.7179/PSRI_2018.32.06

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.