Diferenças nos níveis de homofobia e transfobia entre estudantes de educação física e outros pedagogias chilenas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v48.97208Palavras-chave:
homofobia, transfobia, pedagogías, estudiantes universitariosResumo
Homofobia e transfobia são sentimentos de rejeição e hostilidade em relação a pessoas homossexuais e transgêneros, que surgem de preconceitos e medos em relação à diversidade sexual. O objetivo desta pesquisa foi comparar os níveis de homofobia e transfobia de estudantes de educação física e outras pedagogias no Chile. Para isso, a escala de homofobia EHF-10 e a escala de atitudes negativas em relação a pessoas trans foram aplicadas a 384 estudantes de 15 Pedagogias de uma universidade chilena. Os resultados mostram que as pontuações de homofobia e transfobia tendem a ser baixas em estudantes de todos os cursos. No entanto, os alunos de educação física têm as notas mais altas entre todos os futuros professores, enquanto os alunos de biologia, espanhol, inglês, história e geografia, educação básica e educação especial têm as notas mais altas. Conclui-se que há diferenças nos níveis de homofobia e transfobia de acordo com o curso, com os maiores índices em educação física, embora os escores em ambas as escalas sejam baixos.
Palavras-chave: homofobia, transfobia, pedagogias, universitários.
Referências
Bach, J. (2020). Religiosidad y homofobia en estudiantes de una universidad privada de Chiclayo. Tesis para optar al título profe-sional de Licenciada en Psicología. Escuela Profesional de Psicología. Facultad de Derecho y Humanidades. Pimentel. Pe-rú.
Barrientos, J., Espinoza-Tapia, R., Meza, P., Saiz, J., Cárdenas, M., Guzmán-González, M., Gómez, F., Bahamondes, J. & Lovera, L. (2019). Efectos del prejuicio sexual en la salud mental de personas transgénero chilenas desde el modelo de estrés de las minorías: una aproximación cualitativa. Terapia Psicológica, 37(3), 181-197.
Barrón-Velásquez, E., Salín-Pascual, R. & Guadarrama-López, L. (2014). Encuesta para evaluar el conocimiento sobre las condiciones de diversidad sexo-genérica y homofobia en una muestra de alumnos universitarios. Rev Mex Neuroci, 15(5), 267-276.
Benavides-Moreno, N., Ortiz-González, G. y Reyes-Araya, D. (2021). La inclusión escolar en chile: observada desde la docencia. Cadernos de Pesquisa, 51(1), e06806. https://doi.org/10.1590/198053146806
Bolaños, T. y Charry, A. (2018). Prejuicios y homosexualidad, el largo camino hacia la adopción homoparental. Especial atención al caso colombiano. Estudios constitucionales, 16(1), 395-424. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-52002018000100395
Borrillo, D. (2010). Homofobia. História e crítica de um preconceito. Autêntica.
Campo, A. & Herazo, E. (2013). Homofobia en estudiantes de trabajo social. Revista Científica Salud Uninorte, 29(1), 96-103.
Campo, A., Herazo, E. & Oviedo, H. (2013). Sustantivos para definir homofobia. Revista Ciencias de la Salud, 11(3), 297-294.
Ciocca, G., Niolu, C., Déttore, D., Antonelli, P., Conte, S., Tuziak, B., Limoncini, E., Mollaioli, D., Carosa, E., Gravina, G., Di Sante, S., Di Lorenzo, G., Fisher, A., Maggi, M., Lenzi, A., Sirecusano, A. & Jannini, E. (2017). Cross‐cultural and socio‐demographic correlates of homophobic attitude among university students in three European countries. J Endo-crinol Invest, 40, 227-233. https://doi.org/10.1007/s40618-016-0554-1
Fernández, A. (2009). Bases biológicas de la preferencia sexual. Ciencia, 60(2), 23-36.
García, P. (2021). De la desigualdad a la inclusión universitaria: La agencia de género. Revista de la educación supe-rior, 50(200), 1-23. https://doi.org/10.36857/resu.2021.200.1887
González-Valero, G., Zurita-Ortega, F. & Martínez-Martínez, A. (2017). Panorama motivacional y de actividad física en estudiantes: una revisión sistemática. ESHPA-Education, Sport, Health and Physical Activity, 1(1), 56-79.
Grao-Cruces, A., Fernández-Martínez, A., Teva-Villén, M. & Nuvila, A. (2017). Autoconcepto físico e intencionalidad para ser físicamente activo en los participantes del programa Escuela Deportivas. Journal of Sport and Health Research, 9(1), 15-26.
Martín, L. (2005). Homofobia en el sistema educativo. Colectivo de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales de Madrid (CO-GAM). Madrid. España.
Martínez, A. & Íñiguez, L. (2017). Discursive practices and symbolic violence towards the LGBT community in the univer-sity context. Paidéia, 27(S1), 367-375. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201701
Maureira, F. (2016). Estadística avanzada para educación física. Editorial Académica Española.
Maureira, F., Escobar, N., Flores, E., Bahamonde, V., Hadweh, M. & Serey, D. (2022). Actitudes hacia la homosexualidad y personas trans en estudiantes de educación física de Chile. Retos, 43, 46-52. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88969
Maureira, F., Escobar, N., Flores, E., Hadweh, M., González, P., Castillo-Retamal, F., Peña-Troncoso, S & Páez, J. (2022). Incidencia de los conocimientos biológicos de la homosexualidad y transexualidad sobre la homofobia y transfo-bia en estudiantes de educación física de Chile. Retos, 43, 1016-1024. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90463
Maureira, F., Flores, E., Castillo-Retamal, F. & González, P. (2022). Masculinidades y femineidades en estudiantes de edu-cación física de Chile. Retos, 45, 456-461. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774
Mavhandu, A. & Sandy, P. (2015). Religion-related stigma and discrimination experienced by lesbian, gay, bisexual and transgender students at a South African rural-based university. Culture, Health & Sexuality, 17(8), 1049-1056. http://dx.doi.org/10.1080/13691058.2015.1015614
MINEDUC (2017). El primer gran debate de la reforma educacional: Ley de inclusión escolar. Gobierno de Chile. Santiago. Chile
Moral, J. & Martínez, J. (2011). Escala de actitud hacia la homosexualidad: propiedades psicométricas y aspectos diferencia-les por sexos. SOCIOTAM, 21(1), 105-124.
Moral, J. & Ortega, M. (2008). Diferencias de género en representación social de la sexualidad, así como en actitudes y conductas sexuales. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, 14(28), 97-119.
Moral, J., Valle, A. & Martínez, E. (2013). Evaluación del rechazo hacia la homosexualidad en estudiantes de medicina y psicología con base en tres escalas conceptualmente afines. Psicología desde el Caribe, 30(3), 526-550.
Morata, M., Holgado, F., Barbero, I. & Méndez, G. (2015). Análisis factorial confirmatorio. recomendaciones sobre míni-mos cuadrados no ponderados en función del error tipo I de ji-cuadrado y RMSEA. Acción Psicológica, 12(1), 79-90. https://dx.doi.org/10.5944/ap.12.1.14362
Nieto-Gutiérrez, W., Komori-Pariona, J., Sánchez, A., Centeno-Leguía, D., Arestegui-Sánchez, L., De La Torre-Rojas, K., Niño-García, R., Mendoza-Aucaruri, L., Mejía, C. & Quiñones-Laveriano, D. (2018). Factores asociados a la ho-mofobia en estudiantes de Medicina de once universidades peruanas. Revista Colombiana de Psiquiatría, 48(4), 208-214. https://doi.org/10.1016/j.rcp.2018.01.003
Noseda, J. (2012). Muchas formas de transexualidad: diferencias de ser mujer transexual y de ser mujer transgénero. Revis-ta de Psicología de la Universidad de Chile, 21(2), 7-30. https://doi.org/10.5354/0719-0581.2012.25835
Orcasita L., Vera, J., Kusserow, M. & Montenegro, J. (2020) Percepciones y actitudes sobre homofobia en estudiantes universitarios. Health and Addictions, 20(2), 28-37.
Páez, J., Hevia, G., Pesci, F. & Rabbia, H. (2015). Construcción y validación de una escala de actitudes negativas hacia personas trans. Revista de Psicología (PUCP), 33(1), 153-190.
Piña, J., Aguayo, H. & García, J. (2019). Representaciones sociales de estudiantes de licenciatura sobre el homosexual. Teoría y Crítica de la Psicología, 12, 185-205.
Rodríguez, L. & García, A. (2022). Actitudes negativas e interiorización de mitos hacia las personas trans en estudiantes mexicanas de Trabajo Social. Interdisciplinaria, 39(2), 229-248. https://doi.org/10.16888/interd.2022.39.2.15
Sánz-Macana, A. & Devís-Devís, J. (2020). A homofobia en la educación física escolar: una revisión sistemática. Movimien-to, 26, e26072. https://doi.org/10.22456/1982-8918.104750
Segovia, M. (2020). Experiencias Universitarias de Estudiantes LGBTIQ+” El caso de la Universidad Alberto Hurtado. Tesis para optar al título profesional de trabajador social. Departamento de Trabajo Social. Facultad de Ciencias Sociales. Universi-dad Alberto Hurtado. Santiago, Chile.
Serey, D. (2021). Educación y Diversidad sexual: Un análisis de la perspectiva de los estudiantes de educación de Párvulos en Chile. Tesis presentada per optar al grado de Doctor per la Universitat de Lleida. España.
Serey, D. y Zuñiga, P. (2021). Cultura de la Convivencia Escolar. Revista Lenguas Radicales, 1(1), 43-54.
Silva, P., Alice, A. & Valdivia-Moral, P. (2018). Percepción de los estudiantes sobre comportamientos homofóbicos y hete-rosexistas en educación física. Revista de Psicología del Deporte, 27(2), 39-46.
Silva, P., Jaeger, A. & Valdivia, P. (2018). Percepción de los estudiantes sobre comportamientos homofóbicos y heterose-xistas en educación física. Revista de Psicología del Deporte, 27(2), 39-46.
World Medical Asociation. (2013). World Medical Association Declaration of Helsinki Ethical Principles for Medical Re-search Involving Human Subjects. JAMA, 310(20), 2191-2194. https://doi.org/10.1001/jama.2013.281053
Young-Bruehl, E. (2004). Homofobias: un manual diagnóstico y político. CENESEX. E.U.A.
Zambrano, G. & Escalante, H. (2013). Grado de homofobia en estudiantes de enfermería de una universidad pública en Colombia. Revista Ciencias y Cuidado, 10(2), 115-126.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess