Análise descritiva da formação em Expressão Corporal dos professores da Educação Infantil da Extremadura
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v47.96322Palavras-chave:
Educación física, docentes, formaciónResumo
A Expressão Corporal é considerada uma ferramenta fundamental de expressão e comunicação. Por isso, o objetivo deste trabalho foi analisar a formação em Expressão Corporal dos professores de Educação Infantil da Extremadura. O questionário sobre a formação do Professor de Educação Infantil em Expressão Corporal foi aplicado a uma amostra de 216 professores de Educação Infantil da Comunidade Autónoma da Extremadura. Os resultados mostram certas deficiências no treinamento específico em Expressão Corporal e a polêmica originada do pensamento de que um professor especialista deveria estar encarregado desse tipo de trabalho com os alunos e não o Professor-Tutor da Educação Infantil. Além disso, foram encontradas informações preocupantes sobre a importância que os professores consideram que a Expressão Corporal deve ter em relação à importância que lhe é dada por centros educacionais de outros níveis ou em áreas distantes da Educação Física, bem como que, em centros rurais, há menos professores que ensinam Expressão Corporal. Conclui-se que os professores da Educação Infantil não possuem a formação necessária para poderem dedicar parte do seu dia à Expressão Corporal, devendo ser aprimorada a formação inicial e formação de professores ativos.
Palavras-chave: Expressão corporal, Educação física, professores, treinamento, alunos.
Referências
Abilleira-González, M., & Fernández-Núñez, M. (2017). Análisis de la formación del maestro/a de educación infantil en expresión corporal. EmásF: Revista Digital de Educación Física, 9(49), 36-59.
Alonso-Álvarez, Y., & Pazos-Couto, J.M. (2020). Importancia percibida de la motricidad en Educación Infantil en los centros educativos de Vigo (España). Educação e Pesquisa, 46, e207294. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046207294
Anderson, T., & Kanuka, H. (2002). e-Research.Allyn & Bacon Boston, MA, USA.
Andrey-Bernate, J., & Alfaro-Urtatiz, M.E. (2021). La expresión corporal como fenómeno dialógico desde la Corporeidad. EduSol, 21(76), 59-69.
Anguera, M.T., & Hernández-Mendo, A. (2014). Metodología observacional y psicología del deporte. Revista de Psicología del Deporte, 23(1), 103-109.
Arias, J.R, Fernández, B., & Valdés R., (2021). Actitudes hacia la Expresión Corporal en el ámbito de la asignatura de Educación Física: Un estudio con alumnado de Educación Secundaria Obligatoria. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (41), 596-608. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83296
Arguedas-Quesada, C. (2004). La expresión corporal y la transversalidad como un eje metodológico construido a partir de la expresión artística. Revista Educación, 28(1), 123-131.
Arufe-Giráldez, V. (2019). ¿Cómo debe ser el trabajo de Educación Física en Educación Infantil? Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (37), 588-596. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74177
Arufe-Giraldez, V., García-Pena, A., & Patón-Navarro, R. (2021). Efectos de los programas de Educación Física en el desarrollo motriz, cognitivo, social, emocional y la salud de niños de 0 a 6 años. Una revisión sistemática. Sportis: Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 7(3), 448-480. https://doi.org/10.17979/sportis.2021.7.3.8661
Bernate, J. (2021). Educación Física y su contribución al desarrollo integral de la motricidad. Podium: Revista de Ciencia y Tecnología en la Cultura Física, 16(2), 643-661.
Canales-Lacruz, I., & Corral-Abós, A. (2021). Interacción visual y lógica interna en las tareas de expresión corporal. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (40), 224-230. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80721
Canales-Lacruz, I., & Rovira, G. (2021). Social interaction and group work in corporal expression activities. Research in Dance Education, 22(1), 3-16. DOI: https://doi.org/10.1080/14647893.2020.1808606
Carnero-Sierra, S., & Pérez de Amézaga, A. M. (2019). La Expresión Corporal como forma de comunicación esencial. HOLOS, 5, 1-13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8477
Carriedo, A., Méndez-Giménez, A., Fernández-Río, J., & Cechini, J. A. (2020). Nuevas posibilidades y recursos para la enseñanza de la expresión corporal en educación física: internet y los retos virales. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (37), 722-730. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69147
Conesa-Ros, E., & Angosto, S. (2017). Análisis del contenido de "expresión corporal" en los planes de estudio de grado en ciencias de la actividad física y el deporte en universidades españolas. Journal of Sport & Health Research, 9(2), 263-272.
Coterón-López, J., & Sánchez-Sánchez, G. (2010). Educación artística por el movimiento: la expresión corporal en educación física. Aula: Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca, 16, 113-134.
De Rueda, B., & López-Aragón, C.E. (2013). Música y programa de danza creativa como herramienta expresión de emociones. Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 141-148. https://doi.org/10.47197/retos.v0i24.34545
Díaz, R., & Quintana-Sosa, A. (2016). Percepción de los profesores sobre la importancia de la psicomotricidad en educación infantil. Acciónmotriz, 17, 7-20.
Fernández-Díez, B., & Arias-García, J.R. (2013). La Expresión Corporal como fuente de aprendizaje de nociones matemáticas espaciales en Educación Infantil. Retos: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (24), 158-164. https://doi.org/10.47197/retos.v0i24.34550
Gértrudix-Barrio, F., & Fernández-Pérez, M. (2021). Las canciones motrices en inglés para trabajar la Expresión Corporal en Educación Infantil. REIF: Revista de Educación, Innovación y Formación, (4), 108-130.
Gamonales, J.M., & Campos-Galán, S. (2017). Propuesta de Unidad Didáctica para Educación Física: Conociendo los Deportes Paralímpicos. Revista Profesional de Investigación, Docencia y Recursos Didácticos, 84(7), 314-327.
Garcías de Ves, S., Mateu Serra, M., Spadafora, L., & Armada Crespo, J. M. (2022). Sentimientos y aprendizajes que emergen del Encuentro Interuniversitario de Expresión Corporal. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (45), 1076–1086. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91461
Gil-Ares, J. (2016). Los contenidos de expresión corporal en el titulo de grado en ciencias del deporte Ciencias [Tesis de doctorado, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte - INEF - UPM]. Archivo Digital de la Universidad Politécnica de Madrid.
Gil-Espinosa, F. J., Romance, Á., & Nielsen, A. (2018). Juego y actividad física como indicadores de calidad en Educación Infantil. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (34), 252-257. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.60391
Gómez-Carmona, C.D., Redondo-Garrido, M.Á., Bastida-Castillo, A., Mancha-Triguero, D., & Gamonales, J.M. (2019). Influencia de la modificación de la lógica interna en las emociones percibidas en estudiantes adolescentes durante las sesiones de expresión corporal. Movimento: Revista de Educaçâo Física Da UFRGS, 25, e25009. https://doi.org/10.22456/1982-8918.83254
González-Coto, V.A., Gámez-Calvo, L., Hernández-Beltrán, V., & Gamonales, J.M. (2022). RinGol: deporte alternativo e inclusivo en el ámbito educativo. Viref: Revista de Educación Física, 11(4), 119-131.
González-Iglesias, S., Rodriguez-Fernández, J.E., & Rico-Díaz, J. (2018). Propuesta de intervención para el desarrollo de las emociones a través de la expresión corporal en Educación Infantil. Trances: Transmisión del conocimiento educativo y de la salud, 10(4), 609-628.
González-Valero, G., Zurita, F., Pérez-Cortés, A.J., Padial, R., Ubago, J.L., & Chacón, R. (2019). Estudio descriptivo del clima motivacional percibido hacia el deporte según el sexo de los futuros docentes de Educación Física. Sportis: Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 5(1), 85-100. https://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.1.3479
Hanna, J. L. (2008). A nonverbal language for imagining and learning: dance education in K-12 curriculum. Educational Researcher, 37(8), 491-506. https://doi.org/10.3102/0013189X08326032
Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J.M. (2022). Propuesta de unidad didáctica para la educación física: “El circo en la escuela como herramienta de inclusión”. EmásF: Revista Digital de Educación Física, 13(74), 98-123.
Lafuente, J.C. (2022). Valoración de los contenidos de Expresión Corporal por parte de los futuros maestros en la asignatura de Actividades Físicas Artístico-expresivas de la mención de Educación Física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (43), 205-214. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87553
Lafuente, J.C., & Hortigüela, D. (2021). La percepción de los futuros/as maestro/as respecto a la implantación de contenido de expresión corporal. Movimento: Revista de Educaçâo Física Da UFRGS, 27, e27033. https://doi.org/10.22456/1982-8918.111735
Lara-Aparicio, M., Mayorga-Vega, D., & López-Fernández, I. (2019). Expresión Corporal: Revisión bibliográfica sobre las características y orientaciones metodológicas en contextos educativos. Acciónmotriz, (22), 23-34.
López-Pastor, V.M., & Herranz, A. (2015). La expresión corporal en educación infantil. La Peonza: Revista de Educación Física para La Paz, (10), 23-44.
LLuch, Á. C., Urzúa, M. F., León-Prados, J. A., & Sánchez, I. G. (2011). Un análisis DAFO sobre expresión corporal desde la perspectiva de la Educación Física actual. EmásF: Revista Digital de Educación Física, (11), 20-28.
Montávez, M. (2012). LOE. La consolidación de la Expresión Corporal. EmásF: Revista Digital de Educación Física, (14), 60-80.
Montero, I., & León, O.G. (2007). A guide for naming research studies in psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 847–862.
Moreno, J.A., López, B., Gutiérrez, E.M., Cascada, M., & Fernández, M.R. (2004). Situación actual de la motricidad en la etapa de 0 a 6 años según el profesorado de Educación Infantil. Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales, 16, 17-34.
Piñeiro, R.S., González, M.A., & Gradín, M. (2018). Educación emocional y expresión corporal: Tratamiento integral en educación infantil. Trances: Transmisión del conocimiento educativo y de la salud, 10(2), 121-136.
Pons-Rodríguez, R., & Arufe-Giráldez, V. (2016). Análisis descriptivo de las sesiones e instalaciones de psicomotricidad en el aula de Educación Infantil. Sportis: Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 2(1), 125-146. https://doi.org/10.17979/sportis.2016.2.1.1445
Quirós, V. (2000). Psicomotricidad y formación docente. Profesorado: Revista de Curriculum y Formación del Profesorado, 4(2), 1-9.
Rodríguez-Fernández, J.E., Iglesias-Barreiro, M.R., & Bermúdez-Martínez, L.B. (2019). Importancia de la motricidad y la expresión corporal en la Institución. Trances: Transmisión del conocimiento educativo y de la salud, 11(6), 867-890.
Rodríguez, J., & Cruz, P. (2020). De las competencias básicas a las competencias claves en Educación Infantil. Comparativa y actualización de las competencias en el currículum. Propósitos y Representaciones, 8(1), e366. https://doi.org/10.20511/pyr2020.v8n1.366
Romero-Martín, M.R., Gelpi, P., Mateu, M., & Lavega, P. (2017). Influencia de las prácticas motrices sobre el estado emocional de estudiantes universitarios. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad y el Deporte, 17(67), 449-466. https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.67.004
Romero-Naranjo, F. J., Andreu-Cabrera, E., & Arnau-Mollá, A. F. (2022). Neuromotricidad y esquema corporal. Bases para el uso de la percusión corporal en las ciencias de la educación física y el deporte. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (47), 615–627. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95922
Salkind, N.J. (1999). Métodos de investigación.Pearson Educación.
Sánchez-Sánchez, G., & López-Pérez, M. (2019). Análisis de los contenidos de expresión corporal impartidos en la formación inicial de los docentes de primaria. Educación XX1: Revista de la Facultad de Educación, 22(1), 425-447. https://doi.org/10.5944/educxx1.20058
Viscarro, I., Antón, M.., & Cañabate, D. (2012). Perfil i formació dels professionals que fan la pràctica psicomotriu en l’etapa d’educació infantil. El cas de les comarques de Tarragona. Educar, 48(2), 321-344. https://doi.org/10.5565/rev/educar.28
Tucker, P. (2008). The physical activity levels of preschool-aged children: A systematic review. Early Childhood Research Quarterly, 23(4), 547-558. https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2008.08.005
Valdemoros, M., Sanz-Arazuri, E., Ponce de León, A.M., & Alonso-Ruíz, R.A. (2018). Cualificación e implicación del profesorado de infantil frente a la educación motriz. Sportis: Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 4(1), 126-143. https://doi.org/10.17979/sportis.2018.4.1.3165
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess