Emoções positivas de alunos do Ensino Médio nas práticas de basquete na Educação Física

Autores

  • Felipe Nicolás Mujica Johnson Universidad Politécnica de Madrid http://orcid.org/0000-0002-6956-2357
  • Ana Concepción Jiménez Sánchez Universidad Politécnica de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80112

Palavras-chave:

afetividade, basquete, educação física, gênero, cultura esportiva

Resumo

Resumo: A investigação das emoções na Educação Física deve-se à necessidade de compreender os diferentes significados que esses estados psicológicos podem representar. O objetivo desta pesquisa foi interpretar a percepção e atribuição de alunos sobre emoções positivas para o bem-estar subjetivo durante a prática do basquetebol na Educação Física, dependendo do tipo de tarefa motora, gênero e centro educacional. Para abordar o fenômeno emocional, optou-se por utilizar uma metodologia qualitativa. Participaram 20 estudantes do sexo feminino e 24 do sexo masculino de dois centros educativos da Comunidade de Madrid. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e diários pessoais, os quais foram submetidos à análise de conteúdo dedutivo-indutiva com o auxílio do programa Atlas.ti 7.5. Os resultados mostram 18 códigos ou atribuições emocionais que se referem a alegria, entusiasmo, segurança e diversão. De acordo com o tipo de tarefa motora, gênero e centro educacional, foram identificadas diferenças e semelhanças, destacando-se o papel da competição e a relação com a cultura do esporte basquete em cada centro educacional. Conclui-se que, para promover o bem-estar subjetivo dos alunos das práticas de basquete na Educação Física, pode ser apropriado aplicar modelos alternativos de ensino do esporte, estratégias adaptativas e um clima de realização orientado para a tarefa.

Biografias Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson , Universidad Politécnica de Madrid

Licenciado en Educación. Universidad de Playa Ancha.

Profesor de Educación Física. Universidad de Playa Ancha.

Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa Ancha.

Doctorando en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad Politécnica de Madrid.

 

Ana Concepción Jiménez Sánchez , Universidad Politécnica de Madrid

Licenciada en Educación Física

Doctora en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte

Profesora Titular INEF-Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad Politécnica de Madrid.

 

Referências

Alcaraz-Muñoz, V., Alonso, J., & Yuste, J. (2017). Jugar en positivo: Género y emociones en educación física. Apunts. Educación Física y Deportes, 129, 51-63. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2017/3).129.04

Alonso, J. I., Lagardera, F., Lavega, P., & Etxebeste, J. (2018). Emorregulación y pedagogía de las conductas motrices. Acción motriz, 21, 67-76.

Alonso, J., Marín, M., Yuste, J.L., Lavega, P., & Gea, G. (2019). Conciencia emocional en situaciones motrices cooperativas lúdicas y expresivas en Bachillerato: perspectiva de género. Educatio Siglo XXI, 37(1), 195-212. doi: 10.6018/j/363461

Amado, D., García, T., Marreiros., López, J., & del Villar, F. (2015). Analysis of students emotions in agreement with the dance teaching technique used. European Journal of Human Movement, 34, 123-138.

Angulo, J. (2017). Breve introducción a la epistemología. En S. Redon y J. Angulo (Eds.), Investigación cualitativa en educación (pp. 21-40). Buenos Aires: Miño y Dávila.

Azzarito, L., Solmon, M., & Harrison, L. (2006). “...If I Had a Choice, I Would....”. A Feminist Poststructuralist Perspective on Girls in Physical Education. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(2), 222-239. doi: 10.1080/02701367.2006.10599356

Baños, R., Marentes, M., Zamarripa, J., Baena-Extremera, A., Ortiz-Camacho, M., & Duarte-Felix, H. (2019). Influencia de la satisfacción, aburrimiento e importancia de la educación física en la intención de realizar actividad física extraescolar en adolescentes mexicanos. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(3), 205-215. doi: 10.6018/cpd.358461

Barker, D., Nyberg, G., & Larsson, H. (2019). Joy, fear and resignation: investigating emotions in physical education using a symbolic interactionist approach. Sport, Education and Society. doi: 10.1080/13573322.2019.1672148

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603. doi: 10.47197/retos.v36i36.70447

Bisquerra, R. Bisquerra, A., Cabero, M., Filella, G., García, E. López, E… & Oriol, X. (2016). Educación emocional. Propuesta para educadores y familias. Bilbao: Desclée de Brouwer.

Caballero, M., Alcaraz, V., Alonso, J., & Yuste, J. (2016). Intensidad emocional en la clase de educación física en función de la victoria: juegos de cooperación-oposición. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(3), 123-133. doi:10.6018/reifop.19.3.267291

Cagigal, J. M. (1979). Cultura intelectual y cultura física. Buenos Aires: Kapelusz.

Calderón, E. (2014). Universos emocionales y subjetividad. Nueva Antropología, 27(81), 11-31.

Camacho-Miñano, M., & Aragón, N. (2014). Ansiedad física social y educación física escolar: las chicas adolescentes en las clases de natación. Apunts. Educación Física y Deportes, 116(2), 87-94. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2014/2).116.09

Casey, M., Eime, R., Payne, W., & Harvey, J. (2009). Using a Socioecological Approach to Examine Participation in Sport and Physical Activity Among Rural Adolescent Girls. Qualitative Health Research, 19(7), 881–893. doi:10.1177/1049732309338198

Castejón, F. J. (2010). Deporte como concepto y aplicación. En F. J. Castejón (Ed.), Deporte y Enseñanza Comprensiva (pp. 11-34). Sevilla: Wanceulen.

Denzin, N., & Lincoln, Y. (Eds.). (2012). El campo de la investigación cualitativa (Vol. I.). Barcelona: Gedisa.

Dewey, J. (2004). Democracia y educación (6ª ed.). Madrid: Morata.

Dismore, H., & Bailey, R. (2011). Fun and enjoyment in physical education: young people’s attitudes. Research Papers in Education, 26(4), 499-516. doi: 10.1080/02671522.2010.484866

Duran, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., e Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. doi: 10.12800/ccd.v10i28.511

Flick, U. (2015). El diseño de investigación cualitativa. Madrid: Morata.

Fusch, P., Fusch, G., & Ness, L. (2018). Denzin´s Paradigm Shift: Revisiting Triangulation in Qualitative. Journal of Social Change, 10(1), 19-32. doi: 10.5590/josc.2018.10.1.02

García-González, L., Aibar, A., Sevil, J., Almolda, F., & Julián, J. (2015). Soporte de autonomía en Educación Física: evidencias para mejorar el proceso de enseñanza. Cultura, Ciencia y Deporte, 29, 103-111. doi: 10.12800/ccd.v10i29.547

Gaviria, D., & Castejón, F. (2016). Desarrollo de valores y actitudes a través de la clase de educación física. Movimento, 22(1), 251-262. doi: 10.22456/1982-8918.53455

Gea-García, G., Alonso-Roque, J., Yuste-Lucas, J., & Garcés, E. (2016). Los juegos deportivos y su influencia en la gestión emocional en universitarios. Cuadernos de Psicología del Deporte, 16(3), 101-112.

Gil-Madrona, P., Pascual-Francés, L., Jordá-Espi, A., Mujica-Johnson, F., & Fernández-Revelles, A. (2020). Afectividad e interacción motriz de los juegos motores populares en la escuela. Apunts. Educación Física y Deportes, 139, 42-48. doi: 10.5672/apunts.2014-0983.es.(2020/1).139.06

González-Campos, G., Rodríguez-López, M., & Castañeda-Vázquez, C. (2018). Evaluación de un programa motivacional de establecimiento de objetivos para la optimización del rendimiento en deportistas de alto nivel: una aproximación cualitativa. Cuadernos De Psicología Del Deporte, 18(3), 12-25.

Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report, 24(1), 98-112.

Jang, B. (2015). The Relationships among Middle School Students Approach-Avoidance Temperaments, Emotion, and Engagement in Physical Education Classes. Korean Society of Sport Psychology, 26(3), 95-107.

Jun, M. (2018). The relationship between perceived learning environment and engagement in Physical Education: The multiple mediation effects of multidimensional competence, achievement goals, and emotions. Korean Journal of Teacher Education, 34(1), 143-163. doi: 10.14333/kjte.2018.34.1.143

Lagardera, F., Lavega, P., Sáez de Ocáriz, U., Serna, J., & Aires, P. (octubre, 2011). Emociones y género en la práctica de situaciones motrices cooperativas. XIV Seminario Internacional y II Latinoamericano de Praxiología Motriz: Educación Física y contextos críticos. La Plata, Argentina.

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. doi: 10.3390/sports7010010

Lodewyk, K., & Muir, A. (2017). High school females' Emotions, self-efficacy, and attributions during soccer and fitness testing in Physical Education. Physical Educator, 74(2), 269-295. doi: 10.18666/TPE-2017-V74-I2-7136

Luis-de Cos, G., Arribas-Galarraga, S., Luis-de Cos, I., & Arruza, J. (2019). Competencia motriz, compromiso y ansiedad de las chicas en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 231-238.

McCaughtry, N., Barnard, S., Martin, J., Shen, B., & Hodges, P. (2006). Teachers` perspectives on the challenges of teaching physical education in urban schools. Research Quarterly for Exercise and Sport, 77(4), 486-497. doi: 10.1080/02701367.2006.10599383

Mejía, J. (2011). Problemas centrales del análisis de datos cualitativos. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, 1(1), 47-60.

Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. (2015). Real Decreto 1105/2014, de 26 de Diciembre, por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Madrid: Boletín Oficial del Estado.

Miralles, R., Filella, G., & Lavega, P. (2017). Educación Física emocional a través del juego en educación primaria. Ayudando a los maestros a tomar decisiones. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31, 88-93.

Mitchell, F., Gray, S., & Inchley, J. (2015). “This choice thing really works …” Changes in experiences and engagement of adolescent girls in physical education classes, during a school-based physical activity programme. Physical Education and Sport Pedagogy, 20(6), 593-611. doi: 10.1080/17408989.2013.837433

Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: Una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. doi: 10.22456/1982-8918.71272

Moreno, J., Hernández, A., & González-Cutre, D. (2009). Complementando la teoría de la autodeterminación con las metas sociales: un estudio sobre la diversión en Educación Física. Revista Mexicana de Psicología, 26(2), 213-222.

Mujica, F. (2019). El sentido moral que James Naismith otorgó al Baloncesto: Una fortaleza para su desarrollo en España y en la Educación Física. EmásF. Revista Digital de Educación Física, 56, 92-103.

Mujica, F. (2020). El término Educación Física en la posmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológicas. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 38, 795-801. doi: 10.47197/retos.v38i38.73011

Mujica, F., Aránguiz, H., Orellana, N., & González, H. (2016). Atribución emocional de escolares de sexto año básico en la asignatura de Educación Física y Salud. Educación Física y Ciencia, 18(2), 1-6.

Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 152-166. doi: 10.6018/cpd.347161

Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2020). Percepción emocional del alumnado de 3º de ESO ante las prácticas de la unidad didáctica de baloncesto en Educación Física. Revista Española de Educación Física y Deportes, 429, 47-60.

Mujica, F., Orellana, N., & Concha, R. (2018). Atribución emocional en el taller de baloncesto escolar de una escuela pública en Chile: análisis de contenido. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 31-42.

Navarro, E., Jiménez, E., Rappoport, S., & Thoilliez, B. (2017). Fundamentos de la investigación y la innovación educativa. Logroño: Universidad Internacional de La Rioja.

Niven, A., Henretty, J., & Fawkner, S. (2014). ‘It’s too crowded’: A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European Physical Education Review, 20(3), 35-348. doi: 10.1177/1356336X14524863

Ortín, F., Martín, M., Mena, L., Izquierdo, T., & López, M. (2018). Análisis cualitativo sobre aspectos psicológicos y rendimiento deportivo en Lucha Olímpica. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 3(2), 1-19. doi: 10.5093/rpadef2018a12

Pérez-López, R., Morales-Sánchez, V., Anguera, M., & Hernández-Mendo, A. (2015). Hacia la calidad de servicio emocional en organizaciones deportivas orientadas a la población infantil: un análisis cualitativo. Revista Iberoamericana de Psicología del ejercicio y el deporte, 10(2), 243- 250

Puig, N. (2012). Emociones en el deporte y sociología. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 8(28), 106-108.

Ruiz, L.M. (2014). De qué hablamos cuando hablamos de competencia motriz. Acción Motriz, 12, 37-44.

Salgado-López, J. I. (2014). As emoções como condicionante didático no ensino dos deportes sociomotores de colaboração-oposição: estudo dos problemas afetivos ligados ao contacto en rugby, andebol e voleibol. (Tesis Doctoral no publicada). Universidade Da Coruña, La Coruña.

Timken, G., McNamee, J., & Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1-16. doi: 10.1177/1356336X17706382

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Mujica Johnson, F. N., & Jiménez Sánchez, A. C. (2021). Emoções positivas de alunos do Ensino Médio nas práticas de basquete na Educação Física. Retos, 39, 556–564. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80112

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>