Escala de envelhecimento ativo

Autores

  • Juan Carlos Martín Quintana Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Pedro Francisco Alemán Ramos Universidad de Las Palmas de Gran Canaria
  • Regina Castellano Díaz Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.06

Palavras-chave:

Envelhecimento ativo; Avaliação; Qualidade de vida; Intervenção social

Resumo

Um dos fatores associados à Segunda Transição Demográfica é o aumento das taxas de envelhecimento e da esperança de vida nas sociedades desenvolvidas (Zaidi & Morgan, 2017). Do mesmo modo, passou-se do conceito tradicional de envelhecimento, associado a pessoas dependentes, sós e dedicadas ao cuidado dos netos, a uma ideia de pessoas ativas e comprometidas pessoal e socialmente. O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas (OMS, 2002). Ser ativos no envelhecimento tem como objetivo estender a esperança de vida e que esta seja saudável e de qualidade. Com esta investigação pretendemos testar a fiabilidade de uma escala para avaliar o envelhecimento ativo. Participaram 300 pessoas que realizavam estudos especiais para maiores de 55 anos na Universidade de Las Palmas da Grã-Canária. Destes 73,3% são mulheres e 25% homens, com uma média de idade de 70 anos (entre os 55-87 anos). 49% têm estudos universitários. 37,7% vive só e 37,3% com companheiro. A escala de 23 itens, tipo Likert de 5 pontos, elaborada ad hoc, foi aplicada presencialmente. A análise Fatorial Exploratória e Confirmatória mostra quatro fatores com bons índices de ajuste (CMIN=1.47; RMESA =.04; CFI=.976; TLI =.964). Estes fatores são: Apoio afetivo e bem-estar pessoal e emocional; Controlo da saúde e autonomia pessoal; Segurança económica e Atitude pró-social. A fiabilidade total da escala é de .91 e cada fator oscila entre .82 e .64. Como conclusão, esta escala permitirá conhecer os fatores que condicionam o envelhecimento ativo e ajudará a realizar um plano de intervenção para permitir a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos idosos, bem como promover sua integração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Juan Carlos Martín Quintana, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Profesor del Departamento de Educación de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Miembro del grupo de Investigación de Educación Inclusiva. Coordinador del Máster Oficial e Interuniversitario en Intervención Familiar. Presidente de la Asociación Hestia para la Intervención e Investigación Familiar, Psicoeducativa y Social. Asesor del Programa CaixaProinfancia de la Obra Social de La Caixa para la provincia de Las Palmas.

Publicaciones realizadas sobre temas de educación parental, intervención familiar, intervención con adolescentes en situación de vulnerabilidad social, Abandono Escolar Temprano.

Pedro Francisco Alemán Ramos, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Doctor por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Trabajador Social y Sociólogo, profesor del departamento de Psicología, Sociología y Trabajo Social de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (área de sociología). Investigador colaborador del grupo de Investigación (GIR) de Educación Inclusiva. También ha sido docente en la Universidad de La Laguna. Investigador en diferentes proyectos regionales, nacionales e internacionales competitivos. Sus líneas de investigación son familia, tecnología digital y educación.

Regina Castellano Díaz, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Graduada en Trabajo Social por la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Máster en Intervención y Mediación Familiar, Social y Comunitaria. Alumna de Doctorado en la Universidad de La Laguna. Premio extraordinario de fin de título de los estudios de Grado en Trabajo Social y propuesta para premio extraordinario para estudios de Máster en Intervención y Mediación Familiar, Social y Comunitaria de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Colaboradora en el Grupo de Investigación Competitivo de “Educación Inclusiva” de la Universidad de Las Palmas de Gran Canaria.

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Martín Quintana, J. C., Alemán Ramos, P. F., & Castellano Díaz, R. (2021). Escala de envelhecimento ativo. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (37). https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.06

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.