Relação de integração social e experiências de lazer com o bullying em alunos do ensino primário
DOI:
https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.39.11Palavras-chave:
bullying, lazer, integração social, intervenção sócio-educativa, educação primáriaResumo
As experiências de lazer são espaços de integração social. A investigação demonstrou que o isolamento é um factor relevante nos processos de bullying. Se entendermos o bullying como um processo interpessoal, os contextos de análise têm de ser alargados para além das relações na sala de aula, estendendo-o ao estudo das relações nos espaços de lazer. A Teoria dos Estilos de Vida e Actividades de Rotina afirma que existem actividades de lazer que aumentam a probabilidade de ser uma vítima e outras que a reduzem. O objectivo do presente estudo é analisar a associação entre experiências de lazer e o envolvimento de bullying numa amostra de alunos de escolas primárias espanholas, através de uma concepção transversal. Um total de 2162 alunos da 5ª e 6ª classe do ensino primário participaram no estudo. O envolvimento no bullying foi medido de acordo com os papéis de intervenção: vítima, agressor, vítima/ofensor e experiências de lazer. Os resultados obtidos indicam um padrão semelhante em ambos os sexos isoladamente, o que os torna mais vulneráveis à vitimização; leitura, que reduz a probabilidade de ser um agressor; e jogos on-line, que aumenta a probabilidade de ser uma vítima e agressor. Outras experiências de lazer agem de forma diferente de acordo com o sexo das crianças. Para os rapazes, a prática desportiva aumenta a probabilidade de ser uma vítima e uma vítima/ofensor. O tempo de lazer partilhado com os pais reduz a probabilidade de vitimização e aumenta o tempo passado com os amigos, tanto presencialmente como online, aumenta a probabilidade do papel de agressor. Nas raparigas, a maior utilização da tecnologia como instrumento social aumenta a probabilidade de ser uma vítima/ofensor. Os resultados obtidos na investigação oferecem-nos alternativas para a prevenção e intervenção da Pedagogia Social baseada no lazer
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Derechos de reproducción y archivo
La versión publicada de los artículos podrá ser autoarchivada por sus autores en repositorios institucionales y temáticos de acceso abierto. No obstante la reutilización total o parcial de los mismos en nuevos trabajos o publicaciones deberá ser autorizada por Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria.
Los trabajos publicados deberán ser citados incluyendo el título de la Revista, Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, nº, páginas y año de publicación.
Responsabilidades éticas
Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria no acepta material publicado anteriormente en otros documentos. Los/as autores/as son responsables de obtener los permisos oportunos para reproducir parcialmente material de otras publicaciones y citar correctamente su procedencia. Estos permisos deben solicitarse tanto al autor/a como a la editorial que ha publicado dicho material.
Es obligación de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria detectar y denunciar prácticas fraudulentas.
En la lista de autores/as firmantes deben figurar únicamente aquellas personas que han contribuido intelectualmente al desarrollo del trabajo.
La revista espera que los/as autores/as declaren cualquier asociación comercial que pueda suponer un conflicto de intereses en conexión con el artículo remitido.
Los autores deben mencionar en el manuscrito, preferentemente en el apartado del método, que los procedimientos utilizados en los muestreos y controles han sido realizados tras la obtención de consentimiento informado.
La revista no utilizará ninguno de los trabajos recibidos con otro fin que no sea el de los objetivos descritos en estas normas.
Aviso de derechos de autor/a
© Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. Los originales publicados en las ediciones impresa y electrónica de esta Revista son propiedad del Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, siendo necesario citar la procedencia en cualquier reproducción parcial o total.
Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 3.0 España” (CC-by-nc). Puede consultar desde aquí la versión informativa y el texto legal de la licencia. Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario.


