Necessidades socioeducativas da infância em Bilbao: uma mirada transversal desde o território

Autores

  • Rosa Santibañez Gruber Universidad de Deusto Facultad de Psicología y Educación Departamento de Pedagogía Social y Diversidad
  • Teresa Laespada Martínez Instituto Deusto de Drogodependencias

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.03

Palavras-chave:

Infancia e família em risco e vulnerabilidade, mapeio, intervenção socioe-ducativa, trabalho em rede

Resumo

O presente estudo forma parte de um projeto mais amplo que conta com três estudos desenvolvidos sobre a situação do programa Caixa ProInfancia (CPI) nos dez territórios onde se encontra implantado: o primero sobre o mapa da pobreza infantil em cada uma das cidades ou territórios, sua relação com os recursos públicos assim como a presença e intensidade do CPI; o segundo, da percepção de impacto do Programa CPI por famílias, menores e profissionais; e o  terceiro, sobre o estudo de 3 casos em profundidade por cada cidade sobre a percepção e o impacto do Programa.  O objetivo principal deste artículo é apresentar o processo de pesquisa realizado no primeiro estudo de mapeio da pobreza infantil em uma das cidades ou territórios, Bilbao, onde a partir da análise dos dados demográficos e sociais da cidade, se propõe a aplicação dos princípios identificados nas políticas internacionais e regionais ajustándo a situação local. O estudo se desenvolve utilizando uma metodología quantitativa baseada em fontes secundárias, com o objetivo de elaborar um informe descritivo da situação da rede de entidades do programa CPI na cidade de Bilbao, contextualizando seu labor a situação social da cidade e apresentándo-a em diálogo com a rede de serviços oferecidos pela administração pública, e mais específicamente, pela prefeitura de Bilbao. O bairro é utilizado como unidade territorial de análise e de posterior intervenção, realizándo avaliações do nível de risco. Ademais, avança na tomada de decisões posteriores a partir desta análise da realidade, com o estabelecimento de uns critérios de seleção, hierarquia de territórios prioritários e a posta em marcha de projetos pilotos baseados no trabalho colaborativo, comunitário e em rede. Se conclui que os processos de melhoria e inovação nesta matéria requerem, necessariamente, de uma avaliação sistemática e contextualizada com uma maior participação e trabalho em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Rosa Santibañez Gruber, Universidad de Deusto Facultad de Psicología y Educación Departamento de Pedagogía Social y Diversidad

Rosa Santibáñez Gruber

Dra. en Pedagogía y Criminóloga

Profesora Catedrática de la Universidad de Deusto en el Departamento de Pedagogía Social y Diversidad. (Area de Exclusión Social)

Investigadora Principal del Equipo de Investigación: Intervención Social: Calidad de Vida e Inclusión Social.

Coordinadora del Grado en Educación Social

Teresa Laespada Martínez, Instituto Deusto de Drogodependencias

Profesora titular y directora del Instituto Deusto de Drogodependencias en excedencia forzosa por ocupación de cargo público. En la actualidad es la Diputada foral de Empleo, Inclusión Social e Igualdad. Doctora en Sociología y licenciada en Ciencias Políticas y  Sociología, ha sido miembro activo del equipo de investigación hasta su incorporación al cargo político. En el equipo de investigación ha centrado su participación en la línea de Drogodependencias y otras depen- dencias afines, donde cuenta con numerosas publicaciones sobre sociología de las drogas, de la juventud, adolescencia e infancia, estudios de valores, desigualdad social, estado del bienestar y grupos en riesgo de exclusión social. Cuenta con diversas publicaciones con otros miembros del equipo y ha sido IP de distintos proyectos de investigación competitivos y por convenio. Miembro del Comité científico de la Revista Norte de  Salud Mental, de la Revista Española de Drogodependencias y de PAPELES, así como de la Fundación Atenea.

Referências

Adamson, P. (2012). Measuring child poverty. Florence; Italy: UNICEF.

Arruabarrena, I., & Paúl, J. (Coords.) (2011). BALORA. Vitoria-Gasteiz: Gobierno Vasco.

Ayala, L., & y Cantó, O. (2009): Políticas económicas y pobreza infantil. En: Análisis y propuestas sobre pobreza infantil en Es- paña (memoria de la Jornada celebrada en el Caixaforum Madrid el 13 de marzo de 2009). Madrid: Unicef.

Ayuntamiento de Bilbao (2011). Memoria 2011 Txostena. Área de Acción Social. Retrieved from. http://www.bilbao.net/cs/Sate- llite?c =Page&cid=3000018758&language=es&pageid=3000018758&pagename=Bilbaonet%2FPage%2FBIO_Listado

Cabrera, F. (2010). Evaluación para la transformación social (p. 67-101). In A. Boza, J.M Méndez, M. Monescillo & M. Toscano

(Coords.). Educación, investigación y desarrollo social. Madrid: Narcea.

Cantó, O., Adiego, M., Ayala, L., Levy, H., & Paniagua, M. (2012). Going Regional. The effectiveness of different tax-benefit policies in combating child poverty in Spain. EUROMOD. Working Paper Series. EM 2/2012. Retrieved from https://www.iser. essex.ac.uk/publications/working-papers/euromod/em2-12.pdf

Decreto 230/2011, de 8 de noviembre del Instrumento para la Valoración de la gravedad de las situaciones de riesgo en los servicios sociales municipales y territoriales de atención y protección a la infancia y adolescencia en la Comunidad Autónoma del País Vasco (BALORA). Retrieved from http://www.gizartelan.ejgv.euskadi.net/bopv2/datos/2011/12/1105937a.pdf EAPN (2015): Seguimiento del indicador de riesgo de pobreza y exclusión social en España 2009-2013. Retrieved from http://www.eapn.es/ARCHIVO/documentos/recursos/1/1423562245_20150208_el_estado_de_la_pobreza._seguimiento_del_arope_2013_listo.pdf

Eurostat (2011). Key figures on Europe. 2011 edition. European Commission. Retrieved from http://epp.eurostat.ec.europa.eu/ca- che/ITY_OFFPUB/KS-EI-11-001/EN/KS-EI-11-001-EN.PDF

FOESSA (2013). Análisis y perspectivas 2013: Desigualdad y Derechos Sociales. Fundación Foessa.

García-Herrero, G.A. & Ramírez-Navarro, J.M. (2012). Índice de Desarrollo de los Servicios Sociales. Asocial Estatal de Directo- res y Gerentes en Servicios Sociales. http://www.directoressociales.com/images/documentos/SERVICIOS%20SOCIALES/%C3%ADndice%20DEC.pdf

García-Herrero, G.A., Barriga, L., Ramírez, J.M., & Santos, J. (2014). Índice de Desarrollo de los Servicios Sociales. 2014. Asociación Estatal de Directores y Gerentes en Servicios Sociales. Retrieved from http://www.directoressociales.com/documentos/serivicios-sociales.html

González-Bueno, G., Bello, A., & Arias, M. (2012). La Infancia en España 2012-2013. Madrid: UNICEF.

Herrera, J. (2008). Cartografía social. http://juanherrera.files.word-press.com/2008/01/cartografia-social.pdf

Ikuspegiak (2011a). DIAGNOSTICO sobre la infancia y la adolescencia en la CAPV. Retrieved from http://www.gizartelan.ejgv.euskadi.net/r45-obpubinf/es/contenidos/informacion/publicaciones_observ_infancia/es_publica/adjuntos/DIAGNOSTICO%20INFANCIA%20Y%20ADOLESCENCIA.pdf

Ikuspegiak (2011b). La situación de las familias en Euskadi. Retrieved from http://www.gizartelan.ejgv.euskadi.net/r45-obpubfam/es/contenidos/informacion/publicaciones_observatorios/es_publica/adjuntos/situacion_familias.pdf.

Ikuspegiak (2011c). Sistema de Indicadores para el Seguimiento de la Realidad de la Infancia y la Adolescencia en la CAPV. Retrieved from https://www6.euskadi.net/r45-obpubinf/es/contenidos/informacion/publicaciones_observ_infancia/es_publica/adjuntos/Sistema_indicadores_cast.pdf

Ikuspegiak (2013). La pobreza infantil en Euskadi. Donostia-San Sebastián: SiiS. Retrieved from http://www.gizartelan.ejgv.eus- kadi.eus/contenidos/informacion/publicaciones_observ_infancia/es_publica/adjuntos/La%20pobreza%20infantil%20en%20Eu skadi.pdf

Leonardo, J., & Martin, M.J. (2012). Observatorio urbano de Bilbao. III Informe Marzo-Abril 2012. www.bilbao.net/observatorio- barrios.

Ley 12/2008, de 5 de Diciembre, de Servicios Sociales. Retrieved from http://www.euskadi.net/bopv2/datos/2008/12/0807143a.pdf

Ley 3/2005, de 18 de Febrero, de Atención y Protección a la Infancia y la Adolescencia. Retrieved from http://www.euskadi.net/cgibin_k54/ver_c?CMD=VERDOC&BASE=B03A&DOCN=000061043&CONF=bopv_c.cnf

MapInfo Professional 11.5 (2012). Pitney Bowes Software Inc. Retrieved from http://www.pbinsight.com/support/product- downloads/item/mapinfo-professional-v11.5.4-maintenance-release

Malgesini, G. (2011). Annual Report on Social Vulnerability. The impact of unemployment on social vulnerability 2010. Madrid: Spa- nish Red Cross.

Melendro, M. (Coord.), Cruz, L., Iglesias, A., & Montserrat, C. (2014). Estrategias eficaces de intervención socioeducativa con adolescentes en riesgo de exclusión. Madrid: UNED.

Observatorio Social de España (2011). Estudio sobre la situación social de la Infancia y las Familias en España y, muy en especial, de aquellos sectores más vulnerables a la exclusión social. Barcelona: Universitat Pompeu Fabra.

Santibáñez, R., Fonseca, I., González de Audikana, M., & Fernández de Liger, Z. (2013). Recomendaciones para una buena práctica en la intervención con adolescencia en riesgo y familias. (p. 151-164) En R. Santibáñez & A. Martínez (Coords.). Intervención comunitaria con adolescentes y familias en riesgo. Barcelona: Grao.

UNICEF (2014). Los niños de la recesión. El impacto de la crisis económica en el bienestar infantil en los países ricos. Florencia: Centro de Investigaciones Innocenti. Report Card Nº 12.

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Santibañez Gruber, R., & Laespada Martínez, T. (2016). Necessidades socioeducativas da infância em Bilbao: uma mirada transversal desde o território. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (28), 25–40. https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.03

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.