Autopercepção do nível de cumprimento das Normas Disciplinares e Pedagógicas em alunos de educação física de duas universidades de Santiago do Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v48.94589Palavras-chave:
estándar, pedagógicos, disciplinarios, educación física.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi determinar as propriedades psicométricas da Escala de autopercepção do nível de cumprimento dos padrões disciplinares em Educação Física e da Escala de autopercepção do nível de cumprimento dos padrões pedagógicos e descrever os resultados de forma amostra de universitários. Metodologia: quantitativa, não experimental, transversal. A amostra foi composta por 305 estudantes de pedagogia de educação física de duas universidades de Santiago do Chile. Os resultados mostram bons índices de validade e confiabilidade, tanto para a Escala de Padrões Disciplinares de Educação Física com três dimensões quanto para a Escala de Padrões Pedagógicos com três dimensões. Pode-se observar também que há diferenças por cursos, onde o corpo discente que está no último ano se apresenta com maior confiança tanto para o conhecimento disciplinar quanto pedagógico. Em relação à comparação por sexo, as mulheres apresentam maiores níveis de autopercepção de realização. Conclui-se que os instrumentos podem ser utilizados para gerar diagnósticos e remédios nos alunos em relação ao conhecimento disciplinar e pedagógico. Essas variáveis e sua relação com os modelos, programas e currículos educacionais devem ser investigadas de acordo com a casa de estudo.
Palavras-chave: padrão, pedagógico, disciplinar, educação física.
Referências
Chetty, R., Friedman, J. y Rockoff, J. (2014). Measuring the impacts of teachers II: Teacher value-added and student out-comes in adulthood. The American Economic Review, 104(9), 2633-2679. DOI: 10.1257/ aer.104.9.2633
Claro, S., Paunesku, D. y Dweck, C. (2016). Growth mindset tempers the effects of poverty on academic achievement. Proc Natl Acad Sci U S A, 113(31), 8664-8668.
Darling-Hammond, L. (2010). The flat world and education: How America’s commitment to equity will determine our future. New York: Teachers College Press
Fernández-Espínola, C. y Ladrón de Guevara, L. (2015). El uso de las TIC en la Educación Física actual. E-motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, 5, 17-30.
Ferrer, G. (2006). Sistemas de Evaluación de Aprendizajes en América Latina, Balance y Desafíos. PREAL
Figueroa, A. (2019). Innovaciones en la formación inicial docente y los desafíos para el desarrollo profesional docente. Re-vista Saberes Educativos, (2), 103–119. https://doi.org/10.5354/2452-5014.2019.52120
Flores Ferro, E., Maurera Cid, F., Hadweh Briceño, M., Alonso Gutiérrez Duarte, S., Silva-Salse, Ángela, Peña-Troncoso, S., Castillo-Retamal, F., González Flores, P., Pauvif Cárcamo, F., Bahamondes Acevedo, V., Zapata Vera, G., Zavala-Crichton, J. P., Maureira Sánchez, J., Brevis-Yever, M., & Lagos Olivos, C. (2021). Nivel de satisfacción de las clases online por parte de los estudiantes de Educación Física de Chile en tiempos de pandemia. Retos, 41, 123–130. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82907
Flores, E. (en revisión). ¿Cuáles son los actuales desafíos y oportunidades en la Formación Inicial Docente?: Reflexiones para educar.
Flores, E. y Silva-Salse, Á. (2021). Juego de roles en la asignatura virtual de gimnasia artística para estudiantes de educación física: Un estudio en tiempos de pandemia. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 12(72), 147-159.
González, M., Molina, E., Ferreira, M., Leiva, R., Martínez, C., Trujillo, H., Lobos, M., Beltrán, A., Vargas, R., Flandez, J. y Negrón, M. (2020). Construcción y validación de un instrumento para valorar la calidad de la formación de profeso-res de Educación Física en Chile. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37, 312-319. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69304
Hinojosa, C., Hurtado, M. y Magnere, P. (2020). Profesores noveles de educación física: percepciones sobre su formación docente en base al desempeño en el sistema escolar. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38, 396-405. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.75212
Hurtado-Almonacid, J., Paéz-Herrera, J., Abusleme-Allimant, R., Sobarzo-Yáñez, C., Muñoz-Arias, I., Giakoni-Ramírez, F. y Duclos-Bastías, D. (2023). Percepción de estudiantes universitarios sobre el currículo de Educación Física basado en competencias. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 47, 547-556. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94251
Maureira, F. (2016). Estadística avanzada para educación física. Editorial Académica Española.
Maureira, F. y Flores, E. (2018). Manual de investigación cuantitativa para estudiantes de educación Física. Bubok Publishing.
Maureira, F., Flores, E., Castillo-Retamal, F. y González, P. (2022). Masculinidades y femineidades en estudiantes de edu-cación física de Chile. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 45, 456-461. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92774
Meckes, L. (2007). Evaluación y estándares: logros y desafíos para incrementar el impacto en calidad educativa. Pensamiento Educativo, Revista de Investigación Latinoamericana (PEL), 40(1), 351-371.
MINEDUC (2009). Ley núm. 20.370 establece la Ley General de Educación. https://especial.mineduc.cl/wp-content/uploads/sites/31/2018/04/LEY-20370_12-SEP-2009.pdf
MINEDUC (2011). Ley de Calidad y Equidad de la Educación. https://www.bcn.cl/leychile/navegar?idNorma=1022346&idParte=9116572&idVersion=2011-02-26
MINEDUC (2014). Estándares orientadores para carreras de pedagogía en educación física. https://www.cpeip.cl/wp-content/uploads/2018/09/Est%C3%A1ndares_Educacion_fisica-2.pdf
MINEDUC (2020). Informe Resultados Nacionales, Evaluación Nacional Diagnóstica de la Formación Inicial Docente 2019. https://www.cpeip.cl/wp-content/uploads/2020/08/Informe-Nacional-END-2019_rect.pdf
MINEDUC (2022). Evaluación Nacional Diagnóstica de la Formación Inicial Docente (ENDFID). https://www.diagnosticafid.cl/
Morata, M., Holgado, F., Barbero, I. y Méndez, G. (2015). Análisis factorial confirmatorio. Recomendaciones sobre míni-mos cuadrados no ponderados en función del error tipo I de ji-cuadrado y RMSEA. Acción Psicológica,12(1), 79-90. https://dx.doi.org/10.5944/ap.12.1.14362
Morata, M., Holgado, F., Barbero, I. y Méndez, G. (2015). Análisis factorial confirmatorio. recomendaciones sobre míni-mos cuadrados no ponderados en función del error tipo I de ji-cuadrado y RMSEA. Acción Psicológica, 12(1), 79-90. https://dx.doi.org/10.5944/ap.12.1.14362
Mujica, F. (2022). Análisis filosófico sobre el currículum de Educación Física en Chile. Retos, 44, 605–614. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90836
Niño, L. y Gama, A. (2013). Los estándares en el currículo y la evaluación: ¿relaciones de medición, control y ho-mogenización o, posibilidad de formación, diversidad y evaluación crítica?. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 16(3), 163-176. DOI:http://dx.doi.org/10.6018/reifop.16.3.186781
OCDE (2018). Effective Teacher Policies, Insights from PISA. PISA OECD Publishing. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264301603-en
Organización de las Naciones Unidad para la Educación, la Ciencia y La Cultura. (2014). Temas críticos para formular nuevas políticas docentes en América Latina y el Caribe: el debate actual. http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002328/232822s.pdf
Páez-Herrera, J. y Hurtado-Almonacid, J. (2019). Situación de los estándares orientadores pedagógicos en educación física como dispositivo de control. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 11(60), 124-134.
Rodriguez, I., Del Valle, S. y De la Vega, R. (2018). Revisión nacional e internacional de las competencias profesionales de los docentes de Educación Física. Retos, 34, 393–388. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.58609
Sáez, G., Campos, D. Suckel, M. y Rodríguez, G. (2019). Práctica colegiada en la formación inicial docente y construcción del saber pedagógico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 24(19), 811-831.
Schleicher, A. (2012). Preparing Teachers and Developing School Leaders for the 21st Century: Lessons from around the World. OECD Publishing.
Sotomayor, C. y Gysling, J. (2011). Estándares y regulación de calidad de la formación de profesores: discusión del caso chileno desde una perspectiva comparada. Calidad en la educación, (35), 91-129. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-45652011000200004
Vaillant, D. y Marcelo, C. (2018). Hacia una formación disruptiva de docentes. Narcea.
Vergara, C. y Cofré, H. (2014). Conocimiento Pedagógico del Contenido: ¿el paradigma perdido en la formación inicial y continua de profesores en Chile? Estudios Pedagógicos, 40, 323-338.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess