Estereótipos de gênero na prática de exercícios físicos e esportes em estudantes universitários de Pedagogia em Educação Física no Chile
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v52.101489Palavras-chave:
sexismo, actividad física, educación física, deporte, géneroResumo
O objetivo deste estudo é desenhar um instrumento válido e confiável para medir os estereótipos de gênero na prática de exercício físico e esporte que permita analisar os níveis de sexismo nesta área em estudantes universitários que estudam Pedagogia em Educação Física no Chile. Para o efeito, a escala foi aplicada a 321 estudantes de sete universidades com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. Para determinar os índices de validade e confiabilidade da escala foram aplicadas análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, para isso foi utilizado o programa estatístico IBM SPSS versão 25.0 para Windows. Como resultado, a Escala de medição de estereótipos de género na prática de exercício físico e desporto representa um instrumento válido, uma vez que apresenta índices adequados de saturação, comunalidades, variâncias explicadas e é fiável (com um α=0,887). análise fatorial, apresentou x² significativo (x²=490,860; p=,000), pois os valores RMSEA=,049, CFI=,935 e TLI=,925 indicam ser adequados. Em relação às análises, os alunos que apresentam crenças mais sexistas identificam-se com o gênero masculino, por outro lado, as alunas buscam quebrar o binarismo estabelecido no esporte profissional. No entanto, mantêm estereótipos de beleza em relação à magreza e uma tendência a normalizar o domínio dos homens na tomada de decisões. A necessidade de formar professores em formação sobre a perspectiva de género é apoiada.
Palavras-chave: estereótipos de gênero, sexismo, atividade física, educação física, esporte
Referências
Alemany, I., Aguilar, N., Granda, L., & Granda, J. (2019). Estereotipos de Género y Práctica de Actividad Fisica. Movimento, 25, 1-16. doi.org/10.22456/1982-8918.93460
Alfaro, É., Vasquéz, B., Gallardo, J., & Ferro, S. (2013). Mujeres en puestos de responsabilidad dentro de las organiza-ciones públicas deportivas de la Comunidad de Madrid. Ágora Para La Educación Física y el Deporte, 1(15), 40-53.
Alonso, G., Pérez, S., & Rodríguez, A. (2022). Estereotipos de Género sobre el Deporte y la Actividad Fisica en Adolescentes. Revista Internacional de Humanidades, 14(1), 2-9. doi.org/10.37467/revhuman.v11.4312
Alonso-García, G., Pérez-Muñoz, S., & Rodríguez-Cayetano, A. (2022). Gender stereotypes about sport and physical activity in adolescents. HUMAN REVIEW. International Humanities Review / Revista Internacional De Humanida-des, 14(1), 1–9. https://doi.org/10.37467/revhuman.v11.4312
Alvariñas-Villaverde, M., & Novoa-Pérez, A. (2016). Pensamientos relacionados con la actividad física y el género en adolescentes de Galicia. Sportis Revista técnico-Cientifica del deporte escolar, educación física y psicomotricidad, 2(1), 23-35. doi.org/10.17979/sportis.2016.2.1.1439
Alvariñas-Villaverde, M., & Pazos-González, M. (2018). Estereotipos de género en Educación Física, una revisión centrada en el alumnado. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(4), 154-163. doi.org/10.24320/redie.2018.20.4.1840
Arrayás, M. Tornero, I., & Díaz, M. (2018). Percepción de la imagen corporal de los adolescentes de Huelva atendiendo al género y a la edad. Retos, 34, 40-43.
Barón, S. (2019). Ceguera de género, feminismo y academia en la violencia de género. comentario a Ferrer-Pérez y Bosch-Fiol, 2019. Anuario de Psicología (29), 89-93. doi.org/10.5093/apj2019a7
Bejarano, M., Martínez, I., & Blanco, M. (2019). Coeducar hoy. Reflexiones desde las pedagogías feministas para la despatriarcalización del currículum. Tendencias Pedagógicas (34), 37-50. doi:10.15366/tp2019.34.004
Bravo, M., & Carrazo, P. (2018). Gender stereotypes to physical activity by sex, grade and region. ATHLOS. Revista Inter-nacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física y el Deporte, 15(7), 1-14.
Butler, J. (2007). El género en disputa, el feminismo y la subversión de identidad. Barcelona. Paidós.
Carretero-Bermejo, R., & Nolasco-Hernández, A. (2017). Sexismo y formación inicial del profesorado. Educar, 55(1) 293-310. doi.org/10.5565/rev/educar.903
Casajús, J., & Berdula, L. (2021). La enseñanza sexista de los deportes rugby y fútbol. Educación Física y Ciencia, 23(2), 1-10. doi.org/10.24215/23142561e170
Chacón, R., Arufe, V., Cachón, J., Zagalaz, M., & Castro, D. (2016). Estudio relacional de la práctica deportiva en esco-lares según el género. SporTK Revista Euroamericana de ciencias del deporte, 5(1), 85-92.
Chihuailaf-Vera, M. (2022). Pandemia y ejercicio físico. Reproducción de estereotipos de género a través de videos y fotografías posteadas en Instagram. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad-CTS, 17(49), 221-232.
Colás, P., & Villaciervos, P. (2007). La interiorización de los estereotipos de género en jóvenes y adolescentes. Revista de Investigación Educativa, 25(1), 35-58.
De Beauvoir, S. (2015). El segundo sexo (10° ed). Buenos Aires. Debolsillo.
De Fina, D., & Figueroa, F. (2019). Nuevos “campos de acción política” feminista: Una mirada a las recientes moviliza-ciones en Chile. Revista Punto Género, (11), 51-72.
Domínguez, J., López, A., & Portela, I. (2018). Validación del autoinforme de motivos para la práctica del ejercicio físico con adolescentes (AMPEF): diferencias por género, edad y ciclo escolar. Retos, (33), 273-278. https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.58963
Fernández, J. (2015). La mujer en los cargos de dirección del movimiento olímpico. Materiales para la Historia del Depor-te, 220-227.
Ferrer, V., & Bosch, E. (2016). Las Masculinidades y los Programas de Intervención para Maltratadores en casos de Violencia de Género en España. Masculinities and Social Change, 5(1), 28-51.
Flores, Z., Chávez, B., Mier, R., & Obregón, K. (2022). Violencia de género en el deporte. Retos (43), 808-817. doi.org/10.47197/retos.v43i0.85842
Fontecha, M. (2016). El deporte se instala en las cavernas de la igualdad. Sevilla. Ediciones Benild.
Friedan, B. (2009). La Mística de la Feminidad. Madrid. Ediciones Cátedra.
Garay, B., Vizcarra, M., & Ugalde, A. (2017). Los recreos, laboratorios para la construcción social de la masculinidad hegemónica. Teoría de la educación, 29(2), 185-209. doi.org/10.14201/teoredu292185209
Gil-Madrona, P., Cachón-Zagalaz, J., Diaz-Suarez, A., Valdivia-Moral, P., & Zagalaz-Sánchez, M. (2014). Las niñas también quieren jugar: la participación conjunta de niños y niñas en actividades físicas no organizadas en el contexto escolar. Movimento, 20(1), 103-124.
Gil-Madrona, P., Valdivia-Moral, P., González-Víllora, S., & Zagalaz-Sánchez, M. (2017). Percepciones y comporta-mientos de discriminación sexual en la práctica de ejercicio físico entre los hombres y mujeres. Revista de Psicología del Deporte, 26(2), 81-86.
Giménez, M., & Rodriguez-Ferran, O. (2021). Análisis de la presencia de la mujer en el fútbol y fútbol sala de la Co-munidad Autónoma de la región de Murcia desde el 2010 a la actualidad. e-Motion. Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (17), 85-102. doi.org/10.33776/rev.%20e-motion.v0i17.5138
Gómez-Colell, E. (2015). Adolescencia y deporte: ausencia de referentes femeninos en los medios para las adolescen-tes. Apunts. Educación Física y Deportes, 81-87.
González-Naveros, S., Palomares-Cuadros, J., Torres-Campos, B., Padial-Ruz, R., & Cepero-González, M. (2020). Los profesionales de la organización y gestión deportiva en Andalucía, perfil profesional y características sociodemográ-ficas y formativas. Journal of Sport and Health Research, 12(2), 140-151.
Granda, J., Alemany, I., & Aguilar, N. (2018). Género y relación con la práctica de la actividad física y el deporte. Apunts. Educación Física y Deportes, (132), 123-141. doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2018/2).132.09
Gutiérrez-Chico, F., & González-Fuente, I. (2023). Infrarrepresentación, excepcionalización, periferización. Androcentrismo relacional en la construcción narrativa de clubes de fútbol: el caso del Athletic Bilbao. Antipoda, (52), 87-112. doi.org/10.7440/antipoda52.2023.04
Lampert, M. (2018). Definición del concepto de “sexismo”: influencia en el lenguaje, la educación y la violencia de género. San-tiago de Chile: Biblioteca del Congreso Nacional de Chile.
Ley N°20.820. Crea el Ministerio de la mujer y la equidad de género, y modifica normas legales que indica. Biblioteca del Congreso Nacional de Chile, 20 de marzo 2015. https://bcn.cl/2flok
López, M., & Pardo, A. (2021). ¿Existen los estereotipos de género en la actividad física y el deporte en una muestra de adolescentes de Barcelona? Revista Española de Educación Física y Deporte, (434), 56-65. doi.org/10.55166/reefd.vi434.998
Martínez, J., Lasarte, G., Aristizabal, P., & Vizcarra, M. (2021). Experiencias de mujeres deportistas de alto nivel ante a la realidad androcéntrica del deporte. Ágora para la Educación Física y el Deporte (23), 383-404. doi.org/10.24197/aefd.0.2021.383-404
Martínez-Baena, A., Mayorga-Vega, D., & Viciana, J. (2018). Factores predictores de la actividad física en escolares españoles de acuerdo a su estado de peso. Retos, (33), 74-80. doi.org/10.47197/retos.v0i33.52807
Martos-García, D., Fernández-Lasa, U., & Usabiaga, O. (2020). Coeducación y deportes colectivos. La participación de las alumnas en entredicho. Cultura, Ciencia y Deporte, 15(45), 411-419.
Matthews, C., & Channon, A. (2019). The ‘male preserve’thesis, sporting culture, and men’s power. Routledge interna-tional handbook of masculinity studies, 371-382.
Matus-Castillo, C., & Cornejo, M. (2021). Matrícula femenina en los estudios de Pedagogía en Educación Física en Chile. Un análisis desde la perspectiva de género. XVII Congreso Nacional y IX Iberoamericano de pedagogía (pp. 362-363). Santiago Compostela. Universidad de Santiago de Compostela.
Maureira, F. (2016). Estadística avanzada para educación física. España. Editorial Académica Española.
Maureira, F. & Flores, E. (2018). Manual de investigación cuantitativa para estudiantes de educación Física. Bubok Publishing
Morata, M., Holgado, F., Barbero, I. & Méndez, G. (2015). Análisis factorial confirmatorio. Recomendaciones sobre mínimos cuadrados no ponderados en función del error tipo I de ji-cuadrado y RMSEA. Acción Psicológica, 12(1), 79-90. https://dx.doi.org/doi.org/10.5944/ap.12.1.14362
Moreira, V., & Álvarez, M. (2019). Un análisis de las representaciones mediáticas y las desigualdades estructurales en el fútbol de mujeres en Argentina. FuLiA/UFMG, 4(1), 98-116. doi:0.17851/2526-4494.4.1.98-116
Muñoz-Muñoz, A., & Salido-Fernández, J. (2018). Tratamiento informativo de las esposas y novias (WAGS) de los de-postistas en la prensa digital deportiva española. El profesional de la información, 27(22), 331-340. doi.org/10.3145/epi.2018.mar.11
Nájera, E. (2010). ¿Feminismo de la igualdad y feminismo de la diferencia? Feminismo/s, (15), 9-14.
Navarro-Patón, R., Arufe-Giraldez, V., & Martinez-Breijo, J. (2020). Estudio descriptivo. Sobre estereotipos de género asociados a la actividad física, deporte y educación física en escolares gallegos. Journal of Sport and Health Research., 12(2), 260-269.
ONU, Mujeres. (2018). Igualdad de género en el deporte: el desafío de fomentar la autoestima y el liderazgo en las niñas. San-tiago de Chile. ON.
Preciado, P. (2020). Yo soy el monstruo que os habla. Barcelona. Anagrama
Puig, N., & Soler, S. (2004). Mujer y deporte en España: estado de la cuestión y propuesta interpretativa. Apunts Educa-ción Física y Deportes, 2(76), 71-78.
Reyes-Housholder, C., & Roque, B. (2019). Chile 2018: Challenges to Gender Power from the Streets to La Moneda. Revista de Ciencia Politica, 39(2), 191-215. doi.org/10.4067/S0718-090X2019000200191
Rojas, J. (2010). La construcción de las noticias deportivas desde una mirada androcéntrica. De la invisibilidad a los estereotipos de la mujer deportista. Vivat Academia, (113), 1-15.
Salgado-Barandela, J., Barajas, A., Sánchez-Fernández, P., Gambau, V., & Silva, R. (2019). Perfil profesional del gestor deportivo municipal: capacidades y habilidades necesarias. Revista Española de Educación Física y Deportes, 424, 45-56. doi.org/10.55166/reefd.vi424.722
Sánchez-Álvarez, I., Rodríguez-Menéndez, C., & García-Pérez, O. (2020). La educación física en educación primaria: espacio de construcción de las masculinidades y feminidades. Retos, 38, 143-150. doi.org/10.47197/retos.v38i38.74343
Sanz-Guzmán, C. (2016). Identidades masculinas: estereotipos de género y participación en la educación física, la actividad física y el deporte. Madrid. Universidad Complutense de Madrid.
Stamile, N. (2020). Igualdad, diferencia y teoría feminista. Revista en Cultura de la Legalidad, 18, 9-28. doi.org/10.20318/eunomia.2020.5261
Vega, L., & Ávalos, M. A. (2016). La presencia de la mujer deportista en televisión. Feminismo/s, (27), 165-175.
Vilanova, A., & Soler, S. (2008). Las mujeres, el deporte y los espacios públicos: ausencias y protagonismos. Apunts Educación Física y Deportes, 29-34.
Zerán, F. (2018). Mayo feminista. La rebelión contra el patriarcado. LOM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess