Educação em Segurança Viária na Educação Física Primária: Um Estudo de Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v51.101352

Palavras-chave:

actividad física, educación primaria, educación física, educación vial

Resumo

O objetivo deste trabalho é revisar a literatura existente sobre como a educação de motoristas e sua eficácia pode ser ensinada por meio da Educação Física para crianças entre 6 e 12 anos. Para atingir esse objetivo foi realizada uma busca exaustiva de artigos e estudos na base de dados Google Acadêmico e Dialnet. Do total de artigos, foram finalmente selecionados 16 artigos, incluindo propostas educativas, estudos experimentais e quase-experimentais, um projeto interdisciplinar, diversos planos de intervenção e duas pesquisas. Após uma investigação aprofundada, os resultados da revisão indicam que a educação para a segurança rodoviária foi trabalhada com o objetivo de sensibilizar as crianças de forma lúdica e através da atividade física, através de jogos e atividades que promovam o uso de transporte ativo, bicicleta e caminhar com segurança, tornando a ferramenta da educação eficaz para alcançar o objetivo de desenvolvimento sustentável 3.6. da Agenda 2030, que consiste em reduzir pela metade o número de mortes e feridos causados ​​por acidentes de trânsito no mundo. Porém, a quantidade de pesquisas sobre como ensinar a educação de motoristas em sala de aula é limitada, sendo necessária a realização de mais pesquisas e o desenvolvimento de novas propostas para trabalhar esse conteúdo, principalmente tendo em vista que a educação de motoristas tem adquirido maior importância no ensino fundamental. após a nova lei educacional LOMLOE.

Palavras-chave: atividade física, Ensino Fundamental, Educação Física, educação para segurança viária.

Referências

Aguado Puig, A. (2018). Desarrollo sostenible: 30 años de evolución desde el informe Brundtland. https://idus.us.es/handle/11441/81489

Alonso Sainz, T. (2021). Educación para el desarrollo sostenible: Una visión crítica desde la pedagogía. Revista complu-tense de educación. https://doi.org/10.5209/rced.68338

Baena-Morales, S., Merma Molina, G., & Gavilán-Martín, D. (2021). ¿Qué conocen los profesores de Educación Física sobre los Objetivos de Desarrollo Sostenible? Un estudio cualitativo-exploratorio (What do Physical Educa-tion teachers know about the Sustainable Development Goals? A qualitative-exploratory study). Retos, 42, 452–463. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87724

Barrado, C. M. D. (2016). Los objetivos de desarrollo sostenible: Un principio de naturaleza incierta y varias dimen-siones fragmentadas. Anuario Español de Derecho Internacional, 32, 9-48. https://doi.org/10.15581/010.32.9-48

Bejarano Quintero, G. (2022). Propuesta lúdico pedagógica para la enseñanza continua de la educación vial en el colegio San Viator sede Tunja durante el año 2022. Recuperado 1 de mayo de 2023, de https://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/4813

Berdejo del Fresno, D. (2010). Bikeability: Un nuevo concepto de educación vial en las escuelas. EmásF: revista digital de educación física, 5, 6-19.

Bermejo Bermejo, M. (2014). Dificultades y desarrollo de una unidad didáctica centrada en la bicicleta: Educación vial y vías verdes. Estudio de un centro escolar urbano en Segovia. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/5112

Castellar Otín, C., Pradas de la Fuente, F., Rapún López, M., Coll Risco, I., & Pérez Gómez, S. (2013). Aula en bici: Un proyecto longitudinal de intervención docente en Ed. Primaria. Retos: nuevas tendencias en educación físi-ca, deporte y recreación, 23, 5-9.

Corral-Abós, A., Zaragoza, J., Aibar, A., Ibor, E., & Julián, J. A. (2022). Aplicación del Protocolo de Mapeo de Inter-vención para promover el Transporte Activo a la Escuela en alumnos de primaria: la intervención ProATs (Ap-plying the Intervention Mapping Protocol to promote Active Transport to School in primary school students: the ProATs intervention). Retos, 46, 76–92. https://doi.org/10.47197/retos.v46.92561

Daniel Huerta, M. J., Calvo Blanco, M. J., Codorníu Pérez, M. Á., González Navarrete, S., & Robles Sánchez, J. (2018). El aprendizaje de la educación vial a través de la educación física en primaria. https://gredos.usal.es/handle/10366/138700

DGT (2022). Descienden un 20% los fallecidos por siniestro de tráfico en las ciudades. https://www.dgt.es/comunicacion/notas-de-prensa/descienden-un-20-los-fallecidos- por-siniestro-de-trafico-en-las-ciudades/

Esbec, E., & Echeburúa, E. (2015). Secuelas psíquicas en víctimas de accidentes de tráfico: Un análisis clínico y pericial a la luz del nuevo baremo español de 2015. Revista Española de Medicina Legal, 41(4), 212-221. https://doi.org/10.1016/j.reml.2015.08.001

Fernández-Menéndez, M., & Fernández-Rio, J. (2018). Educando en salud en Educación Física: Una experiencia de investigación acción: Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, 3, Article 3. https://doi.org/10.1344/did.2018.3.102-117

Galindo, P. R. (2021). La educación vial como recurso didáctico para la enseñanza de la participación ciudadana en la consecución de una movilidad sostenible. TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II, 179-192.

https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.155

Gómez Gil, C. (2018). Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): Una revisión crítica. Papeles de relaciones eco-sociales y cambio global, 140, 107-118.

Herrera Briones, J. (2021). Análisis y predicción de la lesividad en accidentes de tráfico mediante la aplicación de random forest [Info:eu-repo/semantics/bachelorThesis].

E.T.S.I. Industriales (UPM). https://oa.upm.es/67548/

Instituto Nacional de Toxicología y Ciencias Forenses. (2021). Hallazgos Toxicológicos en Victimas Mortales de Acci-dente de Trafico. Memoria 2021.

https://www.mjusticia.gob.es:443/es/institucional/organismos/instituto- nacional/documentacion/memorias

Jiménez Pava, O., & Fajardo Rubio, J. S. (2022). Lesiones físicas e impacto económico generados por accidentes de tránsito en motocicletas [Master Thesis, Maestría en Administración de Empresas de Salud - MBA en Salud]. https://repository.universidadean.edu.co/handle/10882/12241

López Butrón, V., Baena-Morales, S., Ferriz-Valero, A. y García-Taibo, O. (s.f.). La mejora de la seguridad vial en edu-cación primaria. Una propuesta desde la educación física para contribuir a la meta 3.6 de los ODS [Trabajo de Fin de Gra-do]. Universidad de Alicante.

López-Centeno, F. D., Gálvez-Fernández, P., Herrador-Colmenero, M., & Lara-Sánchez, A. J. (2021). Interven-ción educativa para incentivar hábitos de desplazamiento activo al colegio en escolares de Primaria. Journal of Sport and Health Research, 13(2), Article 2.

Lorenzo, C. (2020). Medición de los Objetivos de Desarrollo Sostenible en la Unión Europea a través de indicadores compuestos. Documentos de trabajo ( Fundación Carolina ): Segunda época, Extra 2, 1.

Martín Rodríguez, I., García Gutiérrez, A., & García López, L. M. (2007). La educación vial en la era digital. https://ruidera.uclm.es/xmlui/handle/10578/8111

Mojena Rodríguez, M. A. (2021). La Educación vial en los educandos de la enseñanza primaria [BachelorThesis, Universi-dad de Holguín, Facultad de Cultura Física]. http://repositorio.uho.edu.cu/xmlui/handle/uho/8235

Moreno Rosa, G. (2021). El ciclismo en la Educación física en la etapa de Primaria: Una propuesta para la acción. Universi-dad de Granada. https://digibug.ugr.es/handle/10481/67861

Olivar-Julián, F. J., Segado-Boj, F., & Díaz-Campo, J. (2022). Información sobre accidentes de tráfico y suicidios: Producción periodística y percepción ciudadana. Revista Prisma Social, 37, Article 37.

OMS (2018). Global status report on road safety 2018: Summary. https://www.who.int/publications-detail-redirect/WHO-NMH-NVI-18.20

ONU. (2012). La importancia de la dimensión social de los ODS. ONU Mujeres. https://www.unwomen.org/es/news/stories/2012/6/the-importance-of-the-social- dimension-of-the-sustainable-development-goals

Peixoto Pino, L., Rico Díaz, J., & Arufe Giráldez, V. (2019). Elaboración y aplicación de un proyecto interdisciplinar en las etapas de Infantil y Primaria sobre prevención de accidentes promovido desde el Área de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 35, 250-254.

Retama-Guzmán, C. (2022). El Diseño Universal para el Aprendizaje (DUA): Una oportunidad de Educación para Todos (EPT). Con-Ciencia Boletín Científico de la Escuela Preparatoria No. 3, 9(18), Article 18.

Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educa-ción Primaria (BOE-A-2022-3296).

Rieckmann, M. (2017). Educación para los Objetivos de Desarrollo Sostenible: Objetivos de aprendizaje—UNESCO Bi-blioteca Digital. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252423

Rojo Herrero, M. L. (2012). La oportunidad pedagógica del cuerpo en la educación vial. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/29541

San-Matías Marín, J. (2007). Aprendizaje cooperativo y educación vial en educación física.

SEPG(2022).Informe de Alineamiento PGE 2022. https://www.sepg.pap.hacienda.gob.es/sitios/sepg/es- ES/Presupuestos/InformesImpacto/IA2022/IAPGE2022/Paginas/Inicio.aspx

Serrano-Martínez, M.-Á. (2017). Desplazamiento activo desde el área de educación física. http://crea.ujaen.es/jspui/handle/10953.1/5774

Silva, E. R. A. (2018). Agenda 2030: ODS - Metas nacionais dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

http://www.ipea.gov.br. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8855

Suárez Obrero, V. (2021). Estudio de los principales factores responsables de los accidentes de tráfico y sus efectos en España. https://upcommons.upc.edu/handle/2117/343832

UNESCO. (2015a). Quality Physical Education Policy Project. In United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. http://www.unesco.org/new/en/social-and-human-sciences/themes/physical-

education-and-sport/policy-project/

UNESCO. (2020). Educación para el desarrollo sostenible: hoja de ruta. 64. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000374896.locale=en

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Follana Soler, M. ., Boned Gómez, S. ., Ferriz Valero, A., & Baena Morales, S. . (2024). Educação em Segurança Viária na Educação Física Primária: Um Estudo de Revisão de Literatura. Retos, 51, 938–948. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101352

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)