Teste situacional para o desenvolvimento de competências básicas de empregabilidade: validação de um instrumento psicoeducacional de intervenção socioeducacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.02

Palavras-chave:

empregabilidade, habilidades básicas de empregabilidade, principais habilidades de empregabilidade, teste situacional

Resumo

As competências básicas de empregabilidade, também chamadas de competências-chave, são essenciais para o acesso, manutenção e promoção do emprego, sendo especialmente relevantes para a promoção da inserção laboral de jovens desfavorecidos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um instrumento psicoeducacional copyleft baseado no modelo de Arnau et al. (2014) que permite aos profissionais da pedagogia social avaliar as competências básicas de empregabilidade em adolescentes e jovens de 12 a 18 anos: Teste Situacional para o Desenvolvimento de Competências de Empregabilidade (DCBE).

Foram projetadas 29 situações-problema que ocorreram ao longo de 5 histórias da vida diária de qualquer adolescente. 102 adolescentes e jovens foram entrevistados e questionados sobre como reagiriam a essas situações problemáticas. A análise de conteúdo dessas respostas permitiu selecionar as respostas mais frequentes indicativas de diferentes níveis de desenvolvimento de competências. 10 especialistas atribuíram as situações-problema a uma das 8 competências propostas por Arnau et al. (2014) e posteriormente atribuíram notas de 0 a 5 às diferentes respostas com base no nível de desenvolvimento indicado pelas respostas, com altos níveis de concordância.

Após uma aplicação piloto a um grupo de 47 jovens, que permitiu verificar a variabilidade das respostas, o teste foi aplicado a 1011 jovens de 6 centros de formação. Da análise fatorial das respostas, emergiu uma estrutura unifatorial de 23 itens, com altos valores de ajuste do modelo e confiabilidade.

Os resultados obtidos suportam a validade de conteúdo, ecológica e de construto do teste DCBE, obtendo boa aceitação tanto por parte dos alunos como dos professores pela sua atratividade e utilidade. O teste permite iniciar a preparação para a empregabilidade nas fases iniciais, antes da formação pós-obrigatória. Seu caráter copyleft permite sua ampla utilização por profissionais da Pedagogia Social.

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Biografias Autor

Josefina Sala-Roca, Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Teories de l’Educació y Pedagogia Social de la Universidad Autónoma de Barcelona. Coordina el grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). El grupo IARS en colaboración con FEPA, FEDAIA y DGAIA ha desarrollado diversos estudios sobre los factores que inciden en el bienestar y desarrollo positivo de los jóvenes tutelados, así como de las dificultades y apoyos a su transición a la vida independiente. Las investigaciones desarrolladas se han publicado en diversos artículos e informes.

Mercè Jariot-Garcia, Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Pedagogía Aplicada de la Universidad Autónoma de Barcelona. Forma parte del grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). Sus líneas de investigación se relacionan con la transición de los jóvenes ex tutelados a la vida adulta, la inserción socio laboral, el cambio de actitudes y la mejora y desarrollo de las competencias de empleabilidad.

Laura Arnau-Sabatés, Universitat Autònoma de Barcelona

Profesora del departamento de Teorías de la Educación y Pedagogía Social de la Universidad Autónoma de Barcelona. Forma parte del grupo de Investigación de Infancia y Adolescencia en Riesgo Social (IARS). Sus líneas de investigación se relacionan con la protección a la infancia tutelada, la transición de los jóvenes ex tutelados a la vida adulta, la inserción socio laboral y la mejora y desarrollo de las competencias de empleabilidad.

Eduardo Doval, Universitat Autònoma de Barcelona

Profesor del departamento de Psicobiología y de Metodología de las Ciencias de la Salud de la Facultad de Psicología de la Universidad Autónoma de Barcelona. Miembro del grupo de investigación en estrés y salud (GIES). Ha desarrollado diversos estudios relacionados con la adaptación de instrumentos de medida y con la evaluación de la calidad métrica de los instrumentos de medida, en especial con la evaluación de patrones atípicos de respuesta. Sus investigaciones se han publicado en diversos artículos, libros e informes técnicos.

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Sala-Roca, J., Jariot-Garcia, M., Arnau-Sabatés, L., & Doval, E. (2021). Teste situacional para o desenvolvimento de competências básicas de empregabilidade: validação de um instrumento psicoeducacional de intervenção socioeducacional. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (37). https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.02

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