Teste situacional para o desenvolvimento de competências básicas de empregabilidade: validação de um instrumento psicoeducacional de intervenção socioeducacional
DOI:
https://doi.org/10.7179/PSRI_2021.37.02Palavras-chave:
empregabilidade, habilidades básicas de empregabilidade, principais habilidades de empregabilidade, teste situacionalResumo
As competências básicas de empregabilidade, também chamadas de competências-chave, são essenciais para o acesso, manutenção e promoção do emprego, sendo especialmente relevantes para a promoção da inserção laboral de jovens desfavorecidos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um instrumento psicoeducacional copyleft baseado no modelo de Arnau et al. (2014) que permite aos profissionais da pedagogia social avaliar as competências básicas de empregabilidade em adolescentes e jovens de 12 a 18 anos: Teste Situacional para o Desenvolvimento de Competências de Empregabilidade (DCBE).
Foram projetadas 29 situações-problema que ocorreram ao longo de 5 histórias da vida diária de qualquer adolescente. 102 adolescentes e jovens foram entrevistados e questionados sobre como reagiriam a essas situações problemáticas. A análise de conteúdo dessas respostas permitiu selecionar as respostas mais frequentes indicativas de diferentes níveis de desenvolvimento de competências. 10 especialistas atribuíram as situações-problema a uma das 8 competências propostas por Arnau et al. (2014) e posteriormente atribuíram notas de 0 a 5 às diferentes respostas com base no nível de desenvolvimento indicado pelas respostas, com altos níveis de concordância.
Após uma aplicação piloto a um grupo de 47 jovens, que permitiu verificar a variabilidade das respostas, o teste foi aplicado a 1011 jovens de 6 centros de formação. Da análise fatorial das respostas, emergiu uma estrutura unifatorial de 23 itens, com altos valores de ajuste do modelo e confiabilidade.
Os resultados obtidos suportam a validade de conteúdo, ecológica e de construto do teste DCBE, obtendo boa aceitação tanto por parte dos alunos como dos professores pela sua atratividade e utilidade. O teste permite iniciar a preparação para a empregabilidade nas fases iniciais, antes da formação pós-obrigatória. Seu caráter copyleft permite sua ampla utilização por profissionais da Pedagogia Social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Derechos de reproducción y archivo
La versión publicada de los artículos podrá ser autoarchivada por sus autores en repositorios institucionales y temáticos de acceso abierto. No obstante la reutilización total o parcial de los mismos en nuevos trabajos o publicaciones deberá ser autorizada por Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria.
Los trabajos publicados deberán ser citados incluyendo el título de la Revista, Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, nº, páginas y año de publicación.
Responsabilidades éticas
Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria no acepta material publicado anteriormente en otros documentos. Los/as autores/as son responsables de obtener los permisos oportunos para reproducir parcialmente material de otras publicaciones y citar correctamente su procedencia. Estos permisos deben solicitarse tanto al autor/a como a la editorial que ha publicado dicho material.
Es obligación de Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria detectar y denunciar prácticas fraudulentas.
En la lista de autores/as firmantes deben figurar únicamente aquellas personas que han contribuido intelectualmente al desarrollo del trabajo.
La revista espera que los/as autores/as declaren cualquier asociación comercial que pueda suponer un conflicto de intereses en conexión con el artículo remitido.
Los autores deben mencionar en el manuscrito, preferentemente en el apartado del método, que los procedimientos utilizados en los muestreos y controles han sido realizados tras la obtención de consentimiento informado.
La revista no utilizará ninguno de los trabajos recibidos con otro fin que no sea el de los objetivos descritos en estas normas.
Aviso de derechos de autor/a
© Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria. Los originales publicados en las ediciones impresa y electrónica de esta Revista son propiedad del Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, siendo necesario citar la procedencia en cualquier reproducción parcial o total.
Salvo indicación contraria, todos los contenidos de la edición electrónica se distribuyen bajo una licencia de uso y distribución “Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 3.0 España” (CC-by-nc). Puede consultar desde aquí la versión informativa y el texto legal de la licencia. Esta circunstancia ha de hacerse constar expresamente de esta forma cuando sea necesario.


