Diversidade silenciosa: as anônimas de crianças deslocadas nas escolas colombianas

Autores

  • David Doncel Abad Universidad de Salamanca
  • Esther Vega Blanco Universidad de Salamanca.
  • Cristina Herrero Villoria

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2020.35.05

Palavras-chave:

Deslocamento forçado, escola, anonimato, silêncio,

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de ocultação da condição de meninas deslo-cadas forçadas, meninos adolescentes em escolas colombianas. Do nível teórico, o silêncio é concebido como uma prática social. O objetivo geral é entender o silenciamento da con¬dição de deslocamento pelas próprias vítimas. Para atingir o objetivo proposto, é adotada uma abordagem metodológica qualitativa, pois é interessante saber como meninas e meninos deslocados percebem a realidade educacional. Foram realizadas 26 entrevistas entre abertas e semiestruturadas. A amostra foi composta por crianças, adolescentes, pais e profissionais ligados ao contexto educacional. A técnica de análise seguida é a teoria baseada em uma técnica de análise. Especificamente, seguimos um procedimento de codificação axial definido por Strauss e Corbin. As conclusões mostram o quão significativo cada perfil de entrevistados dá sua ação para silenciar a condição da pessoa deslocada. E quão, paradoxalmente essas estratégias agem como um mecanismo de exclusão no contexto educacional.

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Biografias Autor

David Doncel Abad, Universidad de Salamanca

Doctor en Sociología de la Educación. Departamento de Sociología y Comunicación Universidad de Salamanca. Director Máster de Estudios en Asia Oriental.

Esther Vega Blanco, Universidad de Salamanca.

es doctora en Sociología, investigadora colombiana con trayectoria profesional en el área social y política. Ha trabajado durante 25 años por el mejoramiento de las condiciones de vida y acceso a los derechos fundamentales de poblaciones en situación socioeconómica vulnerable y exclusión social en Colombia

Cristina Herrero Villoria

personal investigador en formación de la Universidad de Salamanca. Doctoranda en Estadística Multivariante Aplicada. Trabajadora Social especialista en infancia y adolescencia. Entre sus líneas de investigación se encuentra, además de la promoción y defensa de los derechos de niños, niñas y adolescentes, el género como eje transversal y la violencia sexual que sufre el género femenino.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

Doncel Abad, D., Vega Blanco, E., & Herrero Villoria, C. (2020). Diversidade silenciosa: as anônimas de crianças deslocadas nas escolas colombianas. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (35), 61–72. https://doi.org/10.7179/PSRI_2020.35.05

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