A resiliência como forma de resistir à exclusão social: uma análise comparativa de casos

Autores

  • Cristóbal Ruiz-Román Universidad de Málaga
  • Ignacio Calderón-Almendros Universidad de Málaga
  • Jesús Juárez Pérez-Cea Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2017.29.09

Palavras-chave:

Resiliencia, Discriminação social, Empoderamento, Educação, Comunidade

Resumo

A estigmatização que acompanha certos grupos marginalizados é um modo comum e transversal de exclusão social. Entretanto, da mesma maneira que existem formas de exclusão comuns entre os grupos discriminados, diante da exclusão social também emergem estratégias resilientes compartilhadas pelos distintos grupos e seus entornos sociais. Este trabalho baseia-se em uma análise comparativa por semelhança de três estudos de caso de três pessoas que vivenciaram processos resilientes diante da estigmatização e da marginalização social por uma dentre estas três condições: ser uma pessoa que emigra de um país pobre para a Espanha, ser uma pessoa com deficiência/incapacidade intelectual ou ser uma pessoa de etnia cigana e viver em uma periferia marginal. Para a coleta de informações dos três casos de estudo realizaram-se entrevistas em nível profundo e com grupos específicos. A informação de cada um dos três estudos de caso foi analisada com seu próprio sistema de categorias emergentes. Em uma segunda fase, e utilizando a técnica da análise comparativa de casos por semelhança, identificaram-se as categorias comuns aos três estudos que constituem a base sobre a qual se expõe os principais resultados deste artigo. Assim, veremos que a estigmatização e a desumanização, o sofrimento e a dor como motor de luta, a resiliência e o empoderamento e o apoio socioeducativo, são categorias comuns aos três estudos de caso, e configuram o que denominamos dinâmicas ou processos resilientes. Estas dinâmicas resilientes geradas pelas pessoas e seus entornos constituem interessantes sinergias e resistências socioeducativas diante da exclusão social.

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Biografias Autor

Cristóbal Ruiz-Román , Universidad de Málaga

Es profesor del Departamento de Teoría e Historia de la Educación y Mé­todos de Investigación y Diagnóstico en Educación (Universidad de Málaga-España), es miembro del Grupo de Investigación Teoría de la Educación y Educación Social. Sus áreas de investigación son la exclusión-inclusión socioeducativa, la desventaja sociocultural y los procesos socioeduca­tivos resilientes. Ha escrito diversos trabajos sobre estas áreas. Actualmente es el director del Proyecto de Investigación “Trabajo en red y Atención Socioeducativa para la promoción de la Resiliencia de la Infancia en Riesgo Social” y miembro de la Mesa de Infancia de la Barriada de Asperones en Málaga. 

Ignacio Calderón-Almendros , Universidad de Málaga

Es profesor del Departamento de Teoría e Historia de la Educa­ción y Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación (Universidad de Málaga-España). Es miembro del Grupo de Investigación Teoría de la Educación y Educación Social. Sus áreas de investigación son la desigualdad, los procesos de inclusión y exclusión educativa, y los estudios sobre discapacidad. 

Jesús Juárez Pérez-Cea , Universidad de Málaga

Diplomado en Educación social, Licenciado en Pedagogía en la Uni­versidad de Málaga y Máster en Cambio Social y Profesiones Educativas impartido por la UMA. Actualmente participa en el proyecto de investigación “Trabajo en red y Atención Socioeducativa para la promoción de la Resiliencia de la Infancia en Riesgo Social”. En el ámbito profesional trabaja en Cáritas Diocesana de Málaga como Educador Social en un proyecto de Educación de Calle en barrios excluidos socialmente

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Publicado

2016-12-23