Políticas socioeducativas de integração dos imigrantes na Alemanha, Espanha e França

Autores

  • Vicente Llorent Bedmar Universidad de Sevilla
  • Mª Teresa Terrón Caro Universidad Pablo de Olavide

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2013.21.06

Palavras-chave:

Socioeducativa, integração, imigração, União Europeia, Educação Comparada

Resumo

Estudámos as políticas socioeducativas de integração que se estão a realizar na Alemanha, Espanha e França pondo em relevo as semelhanças e diferenças existentes entre elas. Em seguida, comprovamos os seus modelos de integração estão em coerência coma política comum de imigração gerada na UE, e se esta lhes permite desenhar medidas de gestão da imigração coerentes com a sua própria idiosincrasia. Utilizamos a metodologia própria para a Educação Comparada, sendo as unidades de comparação Alemanha,Espanha e França, cuja população estrangeira residente representa mais de 50% do total da UE. Estudamos os antecedentes, o contexto, a integração a nível federal/nacional, os requisitos de caráter socioeducativo que se exigem para a aquisição da nacionalidade e o ensino da língua materna dos estudantes imigrantes nas instituições educativas. Constatamos como, a pesar de pertencerem os três países à UE e terem princípios e normas comum sem matéria de imigração, o desenho e a forma de conceber a integração da população imigrante varia consideravelmente entre eles. A diversidade de sociedades que integram a UE, suas variadas necessidades e interesses econômicos e comerciais, assim como as suas idiossincrasias, tradições e costumes, estão a dificultarem grande medida a construção de uma política global de migração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adam, C. et al. (2008). Estudio comparativo de la legislación en materia de inmigración legal en los 27 estados miembros de la UE. Bruselas: Dirección General de Políticas Interiores de la Unión.

Bade, K. J. (2008, September 18). Inmigración e integración en Alemania. Magazin-deutschland.de. Retrieved from http://www.magazine-deutschland.de/es/artikel-es/articulo/article/analyse-zuwanderung-und-integration-in-deutschland.html/

Birsl, U. and SOLÉ, C. (Coords.). (2004). Migración e interculturalidad en Gran Breta-a, Espa-a y Alemania. Barcelona: Anthropos.

BOLETÍN OFICIAL DEL ESTADO. (2010, May 25). BOE-A-2010-8372, no.127. Retrieved from http://www.mtin.es/es/guia/pdfs/pdfsnuev/RES180510.pdf

BOLETÍN OFICIAL DEL ESTADO. (2009, December 12). BOE-A-2009-10949, no. 299. Retrieved from http://extranjeros.mtin.es/es/NormativaJurisprudencia/Nacional/RegimenExtranjeria/RegimenGeneral/documentos/LOr_2_2009.pdf

BUNDESAMT FÜR MIGRATION UND FLÜCHTLINGE (BAMF). (2010). Retrieved from http://www.bamf.de/nn_433388/EN/Startseite/home-node.html?__nnn=true

CARDENAS RODRÍGUEZ, Mª R. (2008). Valores y actitudes de los/as jóvenes andaluces en contextos pluriculturales. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 15, 75-86.

CORINNE REGNARD. (2009). Infos migrations, no.10. Retrieved from http://www.immigration.gouv.fr/IMG/pdf/IM10popetrangere06.pdf

DIARIO OFICIAL DE LA UNIÓN EUROPEA. (2007). Decisión del Consejo de 25 de junio de 2007 por la que se establece el Fondo Europeo para la Integración de Nacionales de Terceros Países para el periodo 2007-2013 como parte del programa general "Solidaridad y gestión de los flujos migratorios". (2007/435/CE). Luxembourg. - (2008). Versión consolidada del Tratado de la Unión Europea. Maastricht.

EURYDICE. (2009). La integración escolar del alumnado inmigrante en Europa. Madrid: Eurydice.

Hemingway, B. (2008). Asuntos migratorios en las relaciones con terceros países: Una perspectiva desde la OIM. In Pinyol, G. (Coord.), V Seminario Inmigración y Europa: La dimensión exterior de las políticas de inmigración en la Unión Europea. Barcelona: Fundación CIDOB.

Hernando, M. (2008). Principales líneas de actuación en migración y desarrollo del Gobierno de Espa-a. En Pinyol, G. (Coord.), V Seminario Inmigración y Europa: La dimensión exterior de las políticas de inmigración en la Unión Europea. Barcelona: Fundación CIDOB.

Imbert, G. (2008). Integración, identidad y valores republicanos (el caso francés). Papeles del Este, 17, 39-48. Retrieved from http://revistas.ucm.es/cee/15766500/articulos/PAPE0808220039A.PDF

Institut Europeu De La MEDITERRÀNIA (IEMed). (2008). Quaderns de la Mediterrània 10. Dossier Diálogo Intercultural. Retrieved from http://www.iemed.org/publicacions/quaderns/10/cindex.php

L'AGENCE NATIONALE POUR LA COHÉSION SOCIALE ET L'ÉGALITÉ DES CHANCES (ACSE). (2007). Accord-cadre relatif aux femmes immigrées et issues de l'immigration pour favoriser les parcours d'intégration, prévenir et lutter contre les discriminations. Retrieved from http://www.lacse.fr/ressources/files/ILD___new/accords_cadres/Accord-cadre_ACSE-SDFE-DPM-DIV.pdf

Llorent Bedmar, V. and Cobano-Delgado, V. (2006). El alumnado inmigrante en los centros escolares europeos. Los casos de Alemania, Francia, Inglaterra, Suecia y Espa-a. Escuela Abierta, 9, 41-62.

LLORENT BEDMAR, V. (2008). Asignaturas online. Educación Comparada. Seville. Seville: Secretariado de recursos audiovisuales y nuevas tecnologías de la Universidad de Sevilla.

http://dx.doi.org/10.1016/j.fuel.2008.02.019

Lohre, M. (2008). Examen de conocimientos para quienes aspiran a la ciudadanía alemana: la recién introducida prueba para la nacionalización. Trans. Fabio Morales. Retrieved from http://www.goethe.de/ges/pok/prj/mig/mgr/es3721957.htm

MINISTÈRE DE I'IMMIGRATION, D'INTÉGRATION, D'IDENTITÉ NATIONALE ET DU DÉVELOPPEMENT SOLIDAIRE (MIIINDS). (2008a). Retrieved from http://www.immigration.gouv.fr/spip.php?page=dossiers_them_org&numrubrique=311

- (2008b). Faciliter l'intégration et promouvoir l'identité nationale. Retrieved from http://www.immigration.gouv.fr/spip.php?page=dossiers_them_int&numrubrique=323

MINISTERIO DE TRABAJO E INMIGRACIÓN. (2009). Programa de la presidencia espa-ola en los ámbitos sociolaboral y de inmigración (Primer semestre del 2010). Retrieved from http://www.tt.mtin.es/eu2010/es/noticias/inmigracion/200912/INM20091229-001.html#documentacion

MINISTERIO DE TRABAJO Y ASUNTOS SOCIALES. (2007). Plan estratégico de ciudadanía e integración 2007-2010. Retrieved from http://ec.europa.eu/ewsi/UDRW/images/items/docl_1313_577775293.pdf

PARLAMENTO EUROPEO. (1999). Consejo Europeo de Tampere. 15 and 16 October, 1999. Conclusiones de la Presidencia. Retrieved from http://www.europarl.europa.eu/summits/tam_es.htm

- (2009). March Informe sobre la educación de los hijos de los inmigrantes (2008/2328(INI)). Retrieved from http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//NONSGML+REPORT+A6-2009-0125+0+DOC+PDF+V0//ES

SECRETARÍA DE ESTADO DE INMIGRACIÓN Y EMIGRACIÓN. (2011). II Plan estratégico de ciudadanía e integración 20011-2014. Retrieved from http://extranjeros.mtin.es/es/IntegracionRetorno/Plan_estrategico2011/

SECRÉTARIAT GÉNÉRAL DU COMITÉ INTERMINISTÉRIEL DE CONTRÔLE DE L'IMMIGRATION. (2009). Les orientations de la politique de l'inmigration. Paris: Direction de l'information légale et administrative.

SOCIETÄTS-VERLAG. (2007). La actualidad de Alemania. Recovered from www.facts-about-germany.de

Stritzky, J. (2009) Política de inmigración alemana: de la negativa a la renuencia, Revista ARI 93/2009. Retrieved from http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido?WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/ari93-2009t

Vasileva, K. (2009). Population and social conditions. Eurostat. Statistics in focus 94/2009. Retrieved from http://epp.eurostat.ec.europa.eu/cache/ITY_OFFPUB/KS-SF-09-094/EN/KS-SF-09-094-EN.PDF

Villarreal, F. (2009). Ense-anza de la lengua a inmigrantes. Estudios de políticas de integración lingüística en tres países europeos y retos para el caso espa-ol. Espa-a: Ministerio de Trabajo e Inmigración.

Viñas, P. (2010, 8 de febrero). Francia creará "carné de ciudadano" para reforzra el orgullo de ser francés. El dia.es. Internacional. Retrieved from http://www.eldia.es/2010-02-08/INTERNACIONAL/27-Francia-creara-carne-ciudadano-reforzar-orgullo-ser-frances.htm

Publicado

2013-01-01