Futebol profissional como plataforma de inclusão social: uma experiência de intervenção em Ciudad Juárez, México

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v49.98640

Palavras-chave:

intervención social, fútbol, inclusión, educación, deporte

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de intervenção através do esporte, realizada com jogadores do FC Juárez (Ciudad Juárez, México), com o objetivo de ajudar os atletas a conciliar o ambiente esportivo e acadêmico-familiar, favorecer seu crescimento pessoal por meio da educação em valores e promover itinerários de intervenção para apoio individualizado a estes atores no âmbito do processo de desenvolvimento pessoal e académico em contexto de intervenção social. Esta intervenção, assente numa perspetiva sistémica do par jogador-família, incluiu atividades centradas no jogador, na sua família e na equipa técnica. O artigo conclui com a apresentação dos principais resultados da intervenção nos domínios desportivo, académico e sócio-comunitário.

Palavras-chave: intervenção social; futebol; inclusão; Educação; esporte.

Biografia Autor

Esteban Buch Sánchez , Departamento de Trabajo Social y Servicios Sociales. Universidad Complutense de Madrid

 

 

 

Referências

Castro-Saucedo, L.K., García-Cadena, C. y López-Estrada, R.E. (2020). Exclusión social, inclusión política y autoestima de jóvenes en pobreza, Monterrey, México. Revista de Ciencias Sociales, 26(1), 38-50.

Davis, L, Jowett, S. y Tafvelin, S. (2019). Communication strategies: the fuel for quality coach-athlete relationships and athlete satisfaction. Frontiers in Psychology, 10(2156). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02156

Delgado, Y., Santana, L. y Feliciano L.A. (2019). Proyectos de vida en adolescentes en riesgo de exclusión social. Revista de investigación educativa, 38(1), 149-165, https://doi.org/10.6018/rie.332231

Espinal, I., Gimeno, A., y González, F. (2006). El enfoque sistémico en los estudios sobre la familia. Revista internacional de sistemas, 14(4), 21-34.

Fernández-Chico, J.M. (2019). Aproximaciones a formas de organización y acción política en espacios de exclusión social desde una mirada de la antropología política: análisis de un polígono al suroriente de Ciudad Juárez, en la frontera norte de México. Religación, revista de ciencias sociales y humanidades, 4(13), 60-69.

Fernández-Gavira, J., Jiménez-Sánchez, M.B. y Fernández-Truan, J.C. (2018). Deporte e inclusión social: aplicación del Programa de Responsabilidad Personal y Social en adolescentes. Revista de Humanidades, 34, 39-58.

Fernández-Gavira, J., Huete, M. y Vélez, L. (2017). Vulnerable groups at risk for sport and social exclusion. Journal of Physical Education and Sport, 17(1), pp. 312 – 326. https://doi.org/10.7752/jpes.2017.01047

Garciandia J.A. (2011). Pensar sistémico: una introducción al pensamiento sistémico. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Ginesta-Portet, X. (2011). Football and the Global Entertainment Business. Clubs as Entertainment Multinational Corpora-tions. Comunicación y sociedad, 24(1), 141-166.

Hellison, D. (2010). Teaching personal and social responsibility through physical activity. Human Kinetics.

Jiménez, P. y Durán, J. (2005). Actividad física y deporte en jóvenes en riesgo: educación en valores. Apunts, Educación Física y Deportes, 80, 13-19.

López-Chamorro, J.M., Torregrosa, M., Sánchez-Oliva, D. y Amado-Alonso, D. (2016). El fútbol dentro del campo y fuera de él: desafíos en la transición a la élite. Revista de Psicología del Deporte, 25(1), 81-89.

Martín-García, M.J. y Vila-Mumbrú, C. (2020). Prácticas para facilitar el empoderamiento de los jóvenes en riesgo de ex-clusión. En T. Lleixá Arribas, Z. Bozu y A. Aneas Álvarez (Eds.), Educación 2020-2022. Retos, tendencias y compromisos (pp. 35-40). Universitat de Barcelona.

Palomar, M. y Suárez, E. (1993). El modelo sistémico en el trabajo social familiar: Consideraciones teóricas y orientaciones prácticas. Alternativas, Cuadernos de trabajo social, 1(2), 169-184.

Petisco-Rodríguez C, Sánchez-Sánchez LC, Fernández-García R, Sánchez-Sánchez J, García-Montes JM. (2020). Disor-dered Eating Attitudes, Anxiety, Self-Esteem and Perfectionism in Young Athletes and Non-Athletes. International Jour-nal of Environmental Research and Public Health, 17(18), 6754. https://doi.org/10.3390/ijerph17186754

Plan Estratégico de Ciudad Juárez. (20 de octubre de 2022). Índice de estado de derecho en Ciudad Juárez. https://planjuarez.org/documentos/rueda-de-prensa-informe-de-estado-de-derecho-2022/.

Ríos, M. (2005). La Educación Física como componente socializador en la inclusión del alumnado con discapacidad motriz. Estudio de casos en la etapa de educación primaria. Tesis Doctoral. Barcelona: Universidad de Barcelona. http://www.tesisenxarxa.net/TDX-0104106-085807/

Santos, F., Corte-Real, N., Regueiras, L., Dias, C. y Fonseca, A. (2017). Personal and social responsibility development: exploring the perceptions of Portuguese Youth football coaches within competitive youth sport. Sports Coaching Review, 6(1), 108-125. https://doi.org/10.1080/21640629.2016.1249643

Schaillée, H., Haudenhuyse, R. y Bradt, L. (2019) Community sport and social inclusion: international perspectives. Sport in Society, 22(6), 885-896. https://doi.org/10.1080/17430437.2019.1565380

Vila Surez, M.E. (2013). Deportes de equipo. Comprender la complejidad para elevar el rendimiento. Cultura, Ciencia Y Deporte, 1(3), 171-173. https://doi.org/10.12800/ccd.v1i3.289

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Buch Sánchez, E. ., & Bores-García, D. (2023). Futebol profissional como plataforma de inclusão social: uma experiência de intervenção em Ciudad Juárez, México. Retos, 49, 379–385. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98640

Edição

Secção

Experiências didáticas desenvolvidas e investigadas com trabalhos empíricos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)