Professores de Educação Física ativos vs. em formação: nível de conhecimento sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em escolares

Autores

  • Noemi Salvador Soler Universidad Autónoma de Chile
  • Frano Giakoni Ramírez Universidad Andrés Bello, Facultad de Educación y Ciencias Sociales. 7550000. Las Condes.Chile https://orcid.org/0000-0002-2685-8991

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v50.94800

Palavras-chave:

Trastorno de Déficit de Atención e Hiperactividad, Conocimiento, Impulsividad, Pedagogía, Educación Física, TDAH

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurobiológico mais comum da infância, de origem genética e multifatorial, com substrato neurobiológico que afeta principalmente o lobo frontal e suas conexões com os gânglios da base. A pesquisa trata do nível de conhecimento dos profissionais de pedagogia de Educação Física em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Objetivo: O objetivo desta pesquisa é comparar o nível de conhecimento entre professores ativos e estagiários de Pedagogia de Educação Física em relação ao TDAH em escolares. Método: delineamento não experimental, com abordagem quantitativa e escopo comparativo. Instrumentos: foi aplicado um questionário sobre conhecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Resultados: tanto os professores ativos quanto os em formação em Pedagogia de Educação Física apresentaram baixo nível de conhecimento sobre o TDAH ao responderem corretamente menos de 50% das questões realizadas. Conclusão: os resultados mostram que há necessidade de ampliar a formação específica em TDAH em professores, tanto durante sua formação inicial quanto na formação continuada, com o intuito de ter um melhor conhecimento sobre esse transtorno, sabendo interagir em sala de aula com os alunos que apresentam comportamentos inadequados e, por sua vez, ajudam na detecção precoce do TDAH.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Conhecimento, Impulsividade, Pedagogia, Educação Física.

Biografia Autor

Noemi Salvador Soler, Universidad Autónoma de Chile

La autora principal es licenciada en Biología, con magíster en Ciencias Experimentales y Dra. por la Universidad de Barcelona dentro del programa Medicamentos, Alimentación y Salud. Actualmente es docente investigadora de la Carrera de Pedagogía en Educación Física, junto con los otros dos autores del trabajo quienes también se desempeñan en la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Chile. El Dr. José Gastón Bruneau Chávez es Doctor en Educación Física y Deporte, Director de la Carrera de Pedagogía en Educación Física y Vicedecano de la Facultad de Educación de la Universidad Autónoma de Chile.

Referências

American Psychiatric Association. (1995). DSM-IV. Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales. Barcelona: MASSON, S.A.

American Psychiatric Association. (2016). Manual diagnóstico y estadístico de trastornos mentales. En DSM-5. EE.UU.: Publishinh

Alvárez, S. y Pinel, A. (2016). Trastorno por déficit de atención con hiperactividad en mi aula de infantil. Revista Española De Orientación Y Psicopedagogía, 26(3), 141–152. https://doi.org/10.5944/reop.vol.26.num.3.2015.16406

Arnett, A., MacDonald, B. & Pennington, B. (2013). Cognitive and behavioral indicators of ADHD symptoms prior to school age. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54(12), 1284-1294. https://doi.org/10.1111/jcpp.12104

Castillo-Retamal, F., Cárcamo, B., Aravena, H., Valenzuela, A., Pérez, T., Medel, C. y Quezada, J. (2021). Necesidades Educativas Especiales y Educación Física: un análisis desde la propuesta curricular ministerial de Chile. Retos, 42, 56-65. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86977

Carriedo, A. (2014). Beneficios de la Educación Física en alumnos diagnosticados con Trastornos por Déficit de atención con Hiperactividad (TDAH). Journal of Sport and Health Research, 6(1), 47-60.

Crisol, E. y Natalia, M. (2019). Rehabilitación de las funciones ejecutivas en niños de 6 años con TDAH. Un estudio de caso. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 23(1), 285-306. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9155

Declaración de Helsinki (2008). Principios éticos para las investigaciones médicas en seres humanos. Asociación Médica Mundial. https:// www.wma.net/wp-content/uploads/2018/07/DoH-Oct2008.pdf

Declaración de Singapur (2014). 2nd World Conference on Research Integrity. https://www.singaporestatement.org/Translations/SS_Spanish.pdf

Espinoza, E. & Alger, J. (2014). Integridad científica: fortaleciendo la investigación desde la ética. Revista Medicina Hon-dur, 82(3), 126-128.

Gámez-Calvo, L., Gamonales, J. M., Hernández-Beltrán, V. & Muñoz-Jiménez, J. (2022). Beneficios de la hipoterapia para personas con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad en edad escolar. Revisión sistemática exploratoria. Re-tos, 43, 88–97. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88655

Gil, J. y Megías, A. (2017). Conocimientos sobre el trastorno por déficit de atención con hiperactividad (TDAH) en futuros profesionales del ámbito escolar. Bordón. Revista De Pedagogía, 69(3), 145-159. https://doi.org/10.13042/Bordon.2017.50278

González, J. (2018). Encuesta a profesorado universitario sobre el déficit de atención e hiperactividad en personas jóvenes adultas. Revista Educación, 42(1).

Guevara, M., y Ramos, C. (2015). Respuesta motora en el trastorno por déficit de atención con hiperactividad. Revista Tec-nológica ESPOL, 28(2), 137.

Hernandez, P., Pizarro, D. y Quezada, Y. (2010). La actividad ludomotriz, como apoyo a las funciones cognitivas: memoria a corto plazo y atención de los niños con trastorno de déficit atencional e hiperactividad de nb1 y nb2 del colegio Manuel Montt de Temuco. Universidad Autónoma de Chile,Temuco.

Jarque, S. y Tárraga, R. (2009). Comparación de los conocimientos sobre el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperac-tividad (TDAH) de los maestros en activo y los futuros educadores. Infancia y Aprendizaje, 517-529.

Jarque, S., Tárraga, R. y Miranda, A. (2007). Conocimientos, concepciones erróneas y lagunas de los maestros sobre el trastorno por déficit de atención con hiperactividad. Psicothema, 19(4), 586.

Jerome, L., Gordon, M. & Hustler, P. (1994). A comparison of American and Canadian teachers' knowledge and attitudes towards attention deficit hyperactivity disorder (ADHD). The Canadian Journal of Psychiatry, 39(9), 563-567.

Lavega, P., Planas, A. y Ruiz, P. (2014). Juegos cooperativos e inclusión en educación física / Cooperative games and in-clusion in physical education. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 14(53) 37-51.

López, A., López, A., Eirís, J., Mulas, F. y Cardo, E. (2018). Estudio de los conocimientos de los maestros de educación primaria sobre el trastorno por déficit de atención/hiperactividad. Revista de Neurología, 66(1), 121-126.

López, G., López, L. y Díaz, A. (2014). Efectos de un programa de actividad física en la condición física de escolares con TDAH. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 3(3), 24-37.

Ministerio de Educación. (2015). Aprueba criterios y orientaciones de adecuación curricular para estudiantes con necesida-des educativas especiales de educación parvularia y educación básica. Decreto 83. Santiago.

Miranda, A., Barrios, D., Duque, L., Burgos, E. y Salazar, J. (2018). Conocimientos sobre TDAH de los docentes de pri-maria de colegios públicos de Sabaneta, Antioquia. Revista Colombiana de Psiquiatría, 47(3), 165-169.

Muñoz, Almonacid, Merellano y Souza de Carvalho (2020). Estrategias pedagógicas de profesores con niños que presentan TDHA. Un estudio de caso en dos establecimientos públicos. Revista Espacios, 41(13), 9.

Palma, T., Carroza, D., Torres, R., Poblete-Aro, C., Cadagan, C. y Castillo-Paredes, A. (2021). Cambios en los síntomas de inatención, hiperactividad e impulsividad en niños y adolescentes con TDAH mediante los Deportes. Una revi-sión. Retos, 41, 701–707. https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.78201

Poeta, L. y Rosa F. (2007). Evaluación motora en escolares con indicadores del trastorno por déficit de aten-ción/hiperactividad. Revista de Neurología, 3(44), 146-149.

Portela, A., Carbonell, M., Hechavarría, M. y Jacas, C. (2016). Trastorno por déficit de atención e hiperactividad: algunas consideraciones sobre su etiopatogenia y tratamiento. Medisan, 20(4), 553-563.

Puddu, G., Rothhammer, P., Carrasco, X., Aboitiz, F. y Rothhammer, F. (2017). Déficit atencional con hiperactividad: trastorno multicausal de la conducta, con heredabilidad y comorbilidad genética moderadas. Revista médica de Chile, 145(3), 368-372. https://doi.org/10.4067/S0034-98872017000300011.

Sánchez-López, M., Pardo-Guijarro, M. & del Campo, D. (2015). Physical activity intervention (Movi-Kids) on improving academic achievement and adiposity in preschoolers with or without attention deficit hyperactivity disorder: study pro-tocol for a randomized controlled trial. Trials 16, 456. https://doi.org/10.1186/s13063-015-0992-7

Sciutto, M., Terjesen, M. & Bender, A. (2000). Teachers’ knowledge and misperceptions of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Psychology in the Schools, 37, 115-122

Snider, V., Busch, T. & Arrowood, L. (2003). Teacher knowledge of stimulant medication and ADHD. Remedial and Special Education, 24, 47-57.

Soroa, M., Gorostiaga, A. y Balluerka, N. (2016). Conocimiento de los maestros sobre el TDAH: Relevancia de la forma-ción y de las percepciones individuales. Revista de Psicodidáctica, 21(2).

Vélez, C. y Vidarte, J. (2012). Trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH), una problemática a abordar en la política pública de primera infancia en Colombia. Revista de Salud Pública, 14, 113-128.

Vereb, R. & DiPerna, J. (2004). Teachers’ knowledge of ADHD, treatments for ADHD and treatment acceptability: An initial investigation. School Psychology Review, 33, 421-428.

Villa de Gregorio, M., Ruiz Pérez, L. y Barriopedro Moro, M. (2019). Análisis de las relaciones entre la baja competencia motriz y los problemas de atención e hiperactividad en la edad escolar. Retos, 36, 625–632. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.68502

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Salvador Soler, N., & Giakoni Ramírez, F. (2023). Professores de Educação Física ativos vs. em formação: nível de conhecimento sobre transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em escolares. Retos, 50, 421–427. https://doi.org/10.47197/retos.v50.94800

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.