A estratégia "Parque dos Sentidos" para o reforço das competências sociais

Autores

  • Nicolás Guarnizo Carballo Asociación Científica Internacional de Educación Física
  • Fernando Campos Universidad de los Llanos
  • Alberto Velásquez Universidad de los Llanos

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v47.94740

Palavras-chave:

Estrategías, pedagogía, práctica, reflexión

Resumo

Este estudo expõe a estratégia pedagógica do Parque de los Sentidos, cujo objetivo era o desenvolvimento de habilidades sociais nas crianças de Transição e Primeira da Instituição Educativa Puente Amarillo, para a qual o problema de pesquisa se concentra na falta de segurança deles. . A partir desse contexto, considerou-se a abordagem qualitativa, valendo-se da Pesquisa-Ação Participativa com as fases de reconhecimento, práxis e reflexão. Para a técnica de coleta de informações, foram levadas em consideração a observação direta e as gravações em vídeo, resultando em que os alunos tenham aprendizado significativo em termos de confiança, por meio de atividades que induzem a expressão corporal e o autoaperfeiçoamento.

Palavras-chave: Estratégias, Pedagogia, Prática, Reflexão.

Referências

Alcívar, M. E. G., & Meléndez, H. V. (2019). Rincones pedagógicos: Nuevas estrategias para aprender y enseñar. CIEN-CIAMATRIA, 5(1), 593-615.

Barrera, Y. A. P. (2019). Estrategias pedagógicas para desarrollar la dimensión comunicativa en preescolar. Inclusión & Desa-rrollo, 6(1), 107-121.

Bernardo, P. R., Vicente, L. S. T., & Mateu, R. (2018). La innovación pedagógica de la mano de la investigación-acción para mejorar la calidad del prácticum de magisterio. Revista electrónica interuniversitaria de formación del profesorado, 21(1), 33-49.

Bolaños, D., & Stuart, A. J. (2019). La familia y su influencia en la convivencia escolar. Revista Universidad y Sociedad, 11(5), 140-146.

Cerrón Rojas, W. (2019). La investigación cualitativa en educación. Horizonte de la Ciencia, 9(17), 1-8.

Conejeros, M. L., Rojas, J., & Segure, T. (2010). Confianza: un valor necesario y ausente en la educación chilena. Perfiles educativos, 32(129), 30-46.

Cortés, A., & Garcia, G. (2017). Estrategias pedagógicas que favorecen el aprendizaje de niñas y niños de 0 a 6 años de edad en Villavicencio-Colombia. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, RIIEP, 10(1), 125-143..

Cuesta Cañadas, C., Prieto Ayuso, A., Gómez Barreto, I. M., Ximena Barrera, M., & Gil Madrona, P. (2016). La Contri-bución de los Juegos Cooperativos a la Mejora Psicomotriz en Niños de Educación Infantil. Paradigma, 37(1).

Echeverry-Arcila, C. P., Quintero-Vergara, H., & Gutiérrez-Giraldo, M. C. (2017). Estrategias pedagógicas colaborativas en las prácticas escolares en educación básica. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), 13(1), 83-104.

Espinosa, F. J. G., García, Á. R. R., & Rodríguez, A. N. (2018). Juego y actividad física como indicadores de calidad en Educación Infantil. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (34), 252-257.

Gamboa Jiménez, R. A., Jiménez Alvarado, G. A., Peña González, N. J., Gaete Navarro, C. F., & Aguilera Ubeda, D. J. (2018). Prácticas corporales e innovación en educación infantil (0-6 años): análisis crítico desde la mirada de expertos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 40(3), 224-232.

García González, E., Cardeñoso Domingo, J. M., Crismán-Pérez, R., Aragón, L., González, C., Jiménez, N., ... & Sánchez Rodríguez, S. (2017). Valoración por los estudiantes del Grado de Educación Infantil del trabajo por proyectos desde una propuesta de innovación docente interdisciplinar

López, P. L. (2004). Población muestra y muestreo. Punto cero, 9(08), 69-74.

Pons Rodríguez, R., & Arufe-Giráldez, V. (2016). Análisis descriptivo de las sesiones e instalaciones de psicomotricidad en el aula de Educación Infantil. Sportis, 2(1), 125-146.

Rodrigo, I. F. (2017). El video como instrumento de investigación social: la antropología visual como metodología. Razón y palabra, (97), 33.

Salgado Lévano, A. C. (2007). Investigación cualitativa: diseños, evaluación del rigor metodológico y retos. Liberabit, 13(13), 71-78.

Tamayo, G. (2000). Diseños muestrales en la investigación. Semestre económico, 4(7), 121-132.

Valdez, D. K. (2017). La autonomía y la estimulación de la confianza en el niño y niña de 5 a 6 años.

Vigotsky, L. S. (1988). Interacción entre enseñanza y desarrollo. Selección de Lecturas de Psicología de las Edades I, 3, 37.

Miranda, S., & Ortiz, J. A. (2020). Los paradigmas de la investigación: un acercamiento teórico para reflexionar desde el campo de la investigación educativa. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(21).

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Guarnizo Carballo, N., Campos, F., & Velásquez, A. (2023). A estratégia "Parque dos Sentidos" para o reforço das competências sociais. Retos, 47, 800–805. https://doi.org/10.47197/retos.v47.94740

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)