Análise do perfil autodefinido e modo de ação de treinadores de futebol em idade escolar
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v46.93665Palavras-chave:
Fútbol, SIATEResumo
Atualmente, a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades técnico-táticas desempenha um papel importante no futebol em idade escolar. Por esta razão, os objetivos do presente estudo foram conhecer em primeira instância o Perfil autodefinido e, posteriormente, analisar o Modo de ação de dois treinadores de futebol em idade escolar (sub-12), durante um período competitivo de dois meses e meio. Foram analisadas 22 sessões de treinamento de cada treinador. Para determinar o perfil autodefinido, foram utilizados os questionários i) Orientação dos Treinadores; ii) Escala de Conhecimentos e Competências; iii) Estilos de Decisão no Esporte, e iv) Estilo de Planejamento Esportivo, enquanto a ferramenta SIATE foi utilizada para determinar o modo de ação. As estatísticas de Qui quadrado (χ2), Coeficiente Phi de Crammer (φc) e Resíduos Padronizados Corrigidos (RTC) foram utilizadas para identificar relações e grau de associação entre as variáveis. Os resultados mostram que esses treinadores apresentam um Perfil autodefinido misto, e utilizam diferentes Variáveis Pedagógicas e Variáveis de Carga Externa, bem como a existência de diferenças relacionadas à Densidade e Espaço de Jogo. Portanto, os treinadores de futebol em idade escolar devem utilizar uma ampla gama de processos de ensino-aprendizagem, bem como utilizar diferentes variáveis para projetar suas tarefas de treinamento.
Referências
Almorza, D., Pérez-Arana, G.M., & Prada-Oliveira, J.A. (2020). Una experiencia de formación integral a través del fútbol. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38, 375–378. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.78566
Arias-Estero, J.L. (2008). El proceso de formación deportiva en la iniciación a los deportes colectivos fundamentado en las características del deportista experto. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 13(1), 28-32. https://doi.org/10.47197/retos.v0i13.35024
Ato, M., López, J.J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511
Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2010). La planificación de los contenidos de entrenamiento de baloncesto con equipos de iniciación. E-Balonmano: Revista de Ciencias del Deporte, 6(1), 49-65.
Cañadas, M., Ibáñez, S.J., Feu, S., García-Rubio, J., & Parejo, I. (2011). Análisis de los medios de entrenamiento en un equipo minibasket y la influencia de un programa formativo para el entrenador. Un estudio de caso. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 13(3), 363-382.
Coque, I. (2008). Valoración subjetiva de la carga del entrenamiento técnico-táctico. Una aplicación práctica. Clinic: Revista técnica de baloncesto, (81), 39-43.
Crewson, P. (2006). Applied statistics handbook. Version 1.2. Leesburg: AcaStat Software.
Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2001). La visión del entrenador en la transición a través de deporte 2000. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 1(3),177-187.
Feu, S., García-Rubio, J., Gamero-Portillo, M.G., & Ibáñez, S.J. (2019). Task planning for sports learning by physical education teachers in the pre-service phase. Plos One, 14, 1-18. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0212833
Feu, S., Ibáñez, S. J., Lorenzo-Calvo, A., Jiménez-Saiz, S., & Cañadas, M. (2012). El conocimiento profesional adquirido por el entrenador de balonmano: experiencias y formación. Revista de Psicología del Deporte, 21(1), 107-115.
Feu, S., Ibáñez, S.J., & Gózalo, M. (2007). Propiedades psicométricas de los cuestionarios EDD y EPD para evaluar el estilo de planificación y decisión de los entrenadores. Revista de Psicología del Deporte, 16(2), 185- 199.
Feu, S., Ibáñez, S.J., Graça, A., & Sampaio, J. (2007). Evaluación psicométrica del cuestionario de orientación de los entrenadores en una muestra de entrenadores españoles de balonmano. Psicothema, 19(4), 699-705.
Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Feu, S., & Antúnez A. (2019a). Estudio de las variables pedagógicas en tareas de enseñanza de fútbol en función de la parte de sesión. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 8(2), 39-46. https://doi.org/10.6018/sportk.401091
Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Feu, S., Antúnez A., & Córdoba, L. (2019b). Case study of the programs for soccer teaching of two teachers in training versus the tactica game approach model. Journal of Human Sport & Exercise, 14(4), S1559-S1562. http://doi.org/10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82
Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Reina, M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2020). Estudio de las variables pedagógicas de las tareas de baloncesto en función de las fases de juego. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37(1), 556-562. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71243
Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., Córdoba-Caro, L.G., & Ibáñez, S.J. (2019). Influencia del perfil de entrenador en el diseño de las tareas en el fútbol. Estudio de caso. Journal of Sport and Health Research, 11(1), 69-82.
Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., León, K., García-Santos, D., Gamero-Portillo, M.G., & Muñoz-Jiménez, J. (2019). Análisis de las tareas de Entrenamiento en fútbol base: diferencias entre dos meses durante el periodo competitive en la categoría sub-19. Sportis, Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 5(1), 30-52. http://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.1.3469
Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., León, K., Muñoz-Jiménez, J., & Ibáñez, S.J. (2020). Estudio de las variables pedagógicas en tareas de entrenamiento en fútbol-base según el mesociclo competitivo. Un estudio de casos. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37(1), 486-492.https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71401
Gamonales, J.M., León, L., & Muñoz-Jiménez, J. (2021). Relación entre la presencia del portero y las variables pedagógicas que definen las tareas en el fútbol. Un estudio de caso. MHSalud: Revista en Ciencias del Movimiento Humano y Salud, 18(1), 1-14. https://doi.org/10.15359/mhs.18-1.4
García-Ceberino, J.M., Antúnez, A., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2020). Quantification of Internal and External Loadin School Football According to Gender and Teaching Methodology. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(1), 344. http://doi.org/10.3390/ijerph17010344
García-Ceberino, J.M., Gamero-Portillo, M.G., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). The mean of teaching as a determinant of theexternal Training Load of the tasks used to teach school soccer. ESHPA: Education, Sport, Health and PhysicalActivity, 3(3), 412-427. http://doi.org/10481/48260
García-Ceberino, J.M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). Comparative study of twi intervention programmers for teaching soccer to school-age students. Sports, 7(3), 1-16. http://doi.org/10.3390/sports7030074
Giménez, F.J., & Sáenz-López, P. (2000). Aspectos teóricos y prácticos de la iniciación al baloncesto. Huelva (España): Diputación de Huelva.
Gómez-Carmona, C.D., Gamonales, J.M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). Estudio de la carga interna y externa a través de diferentes instrumentos. Un estudio de casos en fútbol formativo. Sportis: Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 5(3), 444-468. http://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.3.5464
Gómez-Carmona, C.D., García-Rubio, J., Muñoz, J., & Gamonales, J.M. (2018). Relación entre el medio de iniciación al entrenamiento y las variables pedagógicas que definen las tareas en el fútbol. TRANCES: Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 10(1), 401-420.
González-Espinosa, S., Ibáñez, S.J., Feu, S., & Galatti, L.R. (2017). Programas de intervención para la enseñanza deportiva en el contexto escolar, PETB y PEAB: Estudio preliminar. RETOS: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31(1), 107-113.https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.43545
González-Villora, S., García-López, L.M., & Contreras-Jordán, O.R. (2015). Evolución de la toma de decisiones y la habilidad técnica en fútbol. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 15(59), 467-487. http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2015.59.005
Gracia, F., García-Rubio, J., Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2014). Diferencias en la frecuencia cardíaca en situaciones de juego modificadas en baloncesto de formación. Ebalonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 10(1), 23-30.
Halouani, J., Chtourou, H., Gabbett, T., Chaouachi, A., & Chamari, K. (2014). Small-sided games in team sports training: a brief review. The Journal of Strength & Conditioning Research, 28(12), 3594-3618. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000564
Ibáñez, S. J., Feu, S., & Cañadas, M. (2016). Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entrenamiento, SIATE, en Deportes de Invasión. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 12(1), 3-30.
Ibáñez, S.J., Gamonales, J.M., & García-Rubio, J. (2021). El papel del entrenador en el desarrollo del talento deportivo. En Nueva tendencias para el impulso del talento deportivo (pp. 157-170). WANCEULEN Editorial.
Jones, S., & Drust, B. (2007). Physiological and technical demands of 4v4 and 8v8 games in elite youth soccer players. Kinesiology, 39(2), 150-156.
Jorquera-Pozanco, J., & Gamonales, J.M. (2016). Métodos de entrenamientos en el fútbol-base: categoría infantil. En Arufe Giráldez, V. (Ed.), 12º Congreso Internacional de Ciencias del Deporte y la Salud. Vigo, España: Universidad de Vigo.
Mancha-Triguero, D., García-Ceberino, J.M., Antúnez, A., & García-Rubio, J. (2018). ¿Afecta la fase de juego al diseño de las tareas de un equipo de baloncesto de formación? SPORT-TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 7(2), 27-36. https://doi.org/10.6018/sportk.343201
Merino, A., & Berbegal, A. (2021). Implicaciones formativas de la atribución causal del resultado en el fútbol escolar. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 42, 557–566. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87463
Merino, A., Jarie, L., & Usán, P. (2019). Referentes formativo-deportivos en el fútbol base español: un escenario socioeducativo complejo. Educación Física y Ciencia, 21(2), e078. https://doi.org/10.24215/23142561e078
Newell, J., Aitchison, T., & Grant, S. (2014). Statistics for sports and exercise science: a practical approach. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group.
Pérez-Muñoz, S., Sánchez-Muñoz, A., Rodríguez-Cayetano, A., Castaño-Calle, R., Fuentes-Blanco, J. Mª., De Mena-Ramos, J.M., & Macías-Cuadrado, R. (2018). Efecto agudo del chaleco lastrado sobre la condición física del portero de fútbol. Sportis: Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 4(2), 269-287. https://doi.org/10.17979/sportis.2018.4.2.20
Randolph, J.J. (2005). Free-Marginal Multirater Kappa (Multirater Kfree): An Alternative to Fleiss ì Fixed-Marginal Multirater Kappa. Joensuu Learning and Instruction Symposium 2005, University of the Joensuu, Finland.
Reina, M., González, S., Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2018). Análise das variáveis pedagógicas nas tarefas de small sided games e full game no basquetebol. Revista Corpoconsciência, 22(2), 1-13.
Sáenz-López, P., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2006). Estudio de la participación de los jugadores españoles de baloncesto en las distintas categorías de la selección nacional. APUNTS: Educación Física y Deporte, 85, 36-45.
Sáenz-López, P., Jiménez, A.C., Giménez, F.J., & Ibáñez, S.J. (2007). La autopercepción de las jugadoras de baloncesto expertas respecto a sus procesos de formación. Cultura, Ciencia y Deporte, 7(3), 35-41. https://doi.org/10.12800/ccd.v3i7.156
Sgrò, F., Bracco, S., Pignato, S., & Lipoma, M. (2018). Smallsided games and technical skills in soccer training: Systematic review and implications for sport and physical education practitioners. Journal of Sports Science, 6(1), 9-19. https://doi.org/10.17265/2332-7839/2018.01.002
Salgado-Santos, M., Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J.M. (2022). Propuesta de tareas de cohesión grupal para fútbol en edad escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26(284), 137-162. https://doi.org/10.46642/efd.v26i284.2902
Silva, A., Sánchez-Bañuelos, F., Garganta, J., & Anguera, M.T. (2005). Patrones de juego en el fútbol de alto rendimiento. Análisis secuencial del proceso ofensivo en el campeonato del mundo Corea-Japón 2002. Cultura, Ciencia y Deporte, 2(1), 65-72. https://doi.org/10.12800/ccd.v1i2.95
Stølen, T., Chamari, K., Castagna, C., & Wisløff, U. (2005). Physiology of soccer: an update. Sports Medicine, 35(6), 501-536.https://doi.org/10.2165/00007256-200535060-00004
Urbano-Arévalo, F.J., Mancha-Triguero, D., Gómez-Carmona, C.D., & Gamonales, J.M. (2020). Influencia del perfil del entrenador en el diseñó de tareas en fútbol-base. Estudio de casos. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38(2), 204-212. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74456
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Desafios
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess