Análise do perfil autodefinido e modo de ação de treinadores de futebol em idade escolar

Autores

  • José M. Gamonales FACULTAD DE CIENCIAS DEL DEPORTE. UNIVERSIDAD DE EXTREMADURA
  • Kiko León Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura, Cáceres (España).
  • Francisco Arias-García Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura, Cáceres (España).
  • Braulio Sánchez-Ureña Programa de Ciencias del Ejercicio y la Salud, Escuela de Ciencias del Movimiento Humano y Calidad de Vida, Universidad Nacional, Costa Rica (Costa Rica)
  • Jesús Muñoz-Jiménez Facultad de Ciencias del Deporte. Universidad de Extremadura, Cáceres (España).

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v46.93665

Palavras-chave:

Fútbol, SIATE

Resumo

Atualmente, a aquisição e aperfeiçoamento de habilidades técnico-táticas desempenha um papel importante no futebol em idade escolar. Por esta razão, os objetivos do presente estudo foram conhecer em primeira instância o Perfil autodefinido e, posteriormente, analisar o Modo de ação de dois treinadores de futebol em idade escolar (sub-12), durante um período competitivo de dois meses e meio. Foram analisadas 22 sessões de treinamento de cada treinador. Para determinar o perfil autodefinido, foram utilizados os questionários i) Orientação dos Treinadores; ii) Escala de Conhecimentos e Competências; iii) Estilos de Decisão no Esporte, e iv) Estilo de Planejamento Esportivo, enquanto a ferramenta SIATE foi utilizada para determinar o modo de ação. As estatísticas de Qui quadrado (χ2), Coeficiente Phi de Crammer (φc) e Resíduos Padronizados Corrigidos (RTC) foram utilizadas para identificar relações e grau de associação entre as variáveis. Os resultados mostram que esses treinadores apresentam um Perfil autodefinido misto, e utilizam diferentes Variáveis ​​Pedagógicas e Variáveis ​​de Carga Externa, bem como a existência de diferenças relacionadas à Densidade e Espaço de Jogo. Portanto, os treinadores de futebol em idade escolar devem utilizar uma ampla gama de processos de ensino-aprendizagem, bem como utilizar diferentes variáveis ​​para projetar suas tarefas de treinamento.

Biografia Autor

José M. Gamonales, FACULTAD DE CIENCIAS DEL DEPORTE. UNIVERSIDAD DE EXTREMADURA

DOCTOR EN CIENCIAS DEL DEPORTE

Referências

Almorza, D., Pérez-Arana, G.M., & Prada-Oliveira, J.A. (2020). Una experiencia de formación integral a través del fútbol. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38, 375–378. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.78566

Arias-Estero, J.L. (2008). El proceso de formación deportiva en la iniciación a los deportes colectivos fundamentado en las características del deportista experto. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 13(1), 28-32. https://doi.org/10.47197/retos.v0i13.35024

Ato, M., López, J.J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2010). La planificación de los contenidos de entrenamiento de baloncesto con equipos de iniciación. E-Balonmano: Revista de Ciencias del Deporte, 6(1), 49-65.

Cañadas, M., Ibáñez, S.J., Feu, S., García-Rubio, J., & Parejo, I. (2011). Análisis de los medios de entrenamiento en un equipo minibasket y la influencia de un programa formativo para el entrenador. Un estudio de caso. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 13(3), 363-382.

Coque, I. (2008). Valoración subjetiva de la carga del entrenamiento técnico-táctico. Una aplicación práctica. Clinic: Revista técnica de baloncesto, (81), 39-43.

Crewson, P. (2006). Applied statistics handbook. Version 1.2. Leesburg: AcaStat Software.

Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2001). La visión del entrenador en la transición a través de deporte 2000. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 1(3),177-187.

Feu, S., García-Rubio, J., Gamero-Portillo, M.G., & Ibáñez, S.J. (2019). Task planning for sports learning by physical education teachers in the pre-service phase. Plos One, 14, 1-18. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0212833

Feu, S., Ibáñez, S. J., Lorenzo-Calvo, A., Jiménez-Saiz, S., & Cañadas, M. (2012). El conocimiento profesional adquirido por el entrenador de balonmano: experiencias y formación. Revista de Psicología del Deporte, 21(1), 107-115.

Feu, S., Ibáñez, S.J., & Gózalo, M. (2007). Propiedades psicométricas de los cuestionarios EDD y EPD para evaluar el estilo de planificación y decisión de los entrenadores. Revista de Psicología del Deporte, 16(2), 185- 199.

Feu, S., Ibáñez, S.J., Graça, A., & Sampaio, J. (2007). Evaluación psicométrica del cuestionario de orientación de los entrenadores en una muestra de entrenadores españoles de balonmano. Psicothema, 19(4), 699-705.

Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Feu, S., & Antúnez A. (2019a). Estudio de las variables pedagógicas en tareas de enseñanza de fútbol en función de la parte de sesión. SPORT TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 8(2), 39-46. https://doi.org/10.6018/sportk.401091

Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Feu, S., Antúnez A., & Córdoba, L. (2019b). Case study of the programs for soccer teaching of two teachers in training versus the tactica game approach model. Journal of Human Sport & Exercise, 14(4), S1559-S1562. http://doi.org/10.14198/jhse.2019.14.Proc4.82

Gamero-Portillo, M.G., García-Ceberino, J.M., Reina, M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2020). Estudio de las variables pedagógicas de las tareas de baloncesto en función de las fases de juego. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37(1), 556-562. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71243

Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., Córdoba-Caro, L.G., & Ibáñez, S.J. (2019). Influencia del perfil de entrenador en el diseño de las tareas en el fútbol. Estudio de caso. Journal of Sport and Health Research, 11(1), 69-82.

Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., León, K., García-Santos, D., Gamero-Portillo, M.G., & Muñoz-Jiménez, J. (2019). Análisis de las tareas de Entrenamiento en fútbol base: diferencias entre dos meses durante el periodo competitive en la categoría sub-19. Sportis, Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 5(1), 30-52. http://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.1.3469

Gamonales, J.M., Gómez-Carmona, C.D., León, K., Muñoz-Jiménez, J., & Ibáñez, S.J. (2020). Estudio de las variables pedagógicas en tareas de entrenamiento en fútbol-base según el mesociclo competitivo. Un estudio de casos. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 37(1), 486-492.https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.71401

Gamonales, J.M., León, L., & Muñoz-Jiménez, J. (2021). Relación entre la presencia del portero y las variables pedagógicas que definen las tareas en el fútbol. Un estudio de caso. MHSalud: Revista en Ciencias del Movimiento Humano y Salud, 18(1), 1-14. https://doi.org/10.15359/mhs.18-1.4

García-Ceberino, J.M., Antúnez, A., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2020). Quantification of Internal and External Loadin School Football According to Gender and Teaching Methodology. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(1), 344. http://doi.org/10.3390/ijerph17010344

García-Ceberino, J.M., Gamero-Portillo, M.G., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). The mean of teaching as a determinant of theexternal Training Load of the tasks used to teach school soccer. ESHPA: Education, Sport, Health and PhysicalActivity, 3(3), 412-427. http://doi.org/10481/48260

García-Ceberino, J.M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). Comparative study of twi intervention programmers for teaching soccer to school-age students. Sports, 7(3), 1-16. http://doi.org/10.3390/sports7030074

Giménez, F.J., & Sáenz-López, P. (2000). Aspectos teóricos y prácticos de la iniciación al baloncesto. Huelva (España): Diputación de Huelva.

Gómez-Carmona, C.D., Gamonales, J.M., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2019). Estudio de la carga interna y externa a través de diferentes instrumentos. Un estudio de casos en fútbol formativo. Sportis: Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 5(3), 444-468. http://doi.org/10.17979/sportis.2019.5.3.5464

Gómez-Carmona, C.D., García-Rubio, J., Muñoz, J., & Gamonales, J.M. (2018). Relación entre el medio de iniciación al entrenamiento y las variables pedagógicas que definen las tareas en el fútbol. TRANCES: Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 10(1), 401-420.

González-Espinosa, S., Ibáñez, S.J., Feu, S., & Galatti, L.R. (2017). Programas de intervención para la enseñanza deportiva en el contexto escolar, PETB y PEAB: Estudio preliminar. RETOS: Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 31(1), 107-113.https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.43545

González-Villora, S., García-López, L.M., & Contreras-Jordán, O.R. (2015). Evolución de la toma de decisiones y la habilidad técnica en fútbol. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 15(59), 467-487. http://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2015.59.005

Gracia, F., García-Rubio, J., Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2014). Diferencias en la frecuencia cardíaca en situaciones de juego modificadas en baloncesto de formación. Ebalonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 10(1), 23-30.

Halouani, J., Chtourou, H., Gabbett, T., Chaouachi, A., & Chamari, K. (2014). Small-sided games in team sports training: a brief review. The Journal of Strength & Conditioning Research, 28(12), 3594-3618. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000564

Ibáñez, S. J., Feu, S., & Cañadas, M. (2016). Sistema Integral para el Análisis de las Tareas de Entrenamiento, SIATE, en Deportes de Invasión. E-Balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 12(1), 3-30.

Ibáñez, S.J., Gamonales, J.M., & García-Rubio, J. (2021). El papel del entrenador en el desarrollo del talento deportivo. En Nueva tendencias para el impulso del talento deportivo (pp. 157-170). WANCEULEN Editorial.

Jones, S., & Drust, B. (2007). Physiological and technical demands of 4v4 and 8v8 games in elite youth soccer players. Kinesiology, 39(2), 150-156.

Jorquera-Pozanco, J., & Gamonales, J.M. (2016). Métodos de entrenamientos en el fútbol-base: categoría infantil. En Arufe Giráldez, V. (Ed.), 12º Congreso Internacional de Ciencias del Deporte y la Salud. Vigo, España: Universidad de Vigo.

Mancha-Triguero, D., García-Ceberino, J.M., Antúnez, A., & García-Rubio, J. (2018). ¿Afecta la fase de juego al diseño de las tareas de un equipo de baloncesto de formación? SPORT-TK: Revista Euroamericana de Ciencias del Deporte, 7(2), 27-36. https://doi.org/10.6018/sportk.343201

Merino, A., & Berbegal, A. (2021). Implicaciones formativas de la atribución causal del resultado en el fútbol escolar. RETOS: Revista de Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 42, 557–566. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87463

Merino, A., Jarie, L., & Usán, P. (2019). Referentes formativo-deportivos en el fútbol base español: un escenario socioeducativo complejo. Educación Física y Ciencia, 21(2), e078. https://doi.org/10.24215/23142561e078

Newell, J., Aitchison, T., & Grant, S. (2014). Statistics for sports and exercise science: a practical approach. London and New York: Routledge Taylor & Francis Group.

Pérez-Muñoz, S., Sánchez-Muñoz, A., Rodríguez-Cayetano, A., Castaño-Calle, R., Fuentes-Blanco, J. Mª., De Mena-Ramos, J.M., & Macías-Cuadrado, R. (2018). Efecto agudo del chaleco lastrado sobre la condición física del portero de fútbol. Sportis: Revista Técnico-Científica del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, 4(2), 269-287. https://doi.org/10.17979/sportis.2018.4.2.20

Randolph, J.J. (2005). Free-Marginal Multirater Kappa (Multirater Kfree): An Alternative to Fleiss ì Fixed-Marginal Multirater Kappa. Joensuu Learning and Instruction Symposium 2005, University of the Joensuu, Finland.

Reina, M., González, S., Cañadas, M., & Ibáñez, S.J. (2018). Análise das variáveis pedagógicas nas tarefas de small sided games e full game no basquetebol. Revista Corpoconsciência, 22(2), 1-13.

Sáenz-López, P., Feu, S., & Ibáñez, S.J. (2006). Estudio de la participación de los jugadores españoles de baloncesto en las distintas categorías de la selección nacional. APUNTS: Educación Física y Deporte, 85, 36-45.

Sáenz-López, P., Jiménez, A.C., Giménez, F.J., & Ibáñez, S.J. (2007). La autopercepción de las jugadoras de baloncesto expertas respecto a sus procesos de formación. Cultura, Ciencia y Deporte, 7(3), 35-41. https://doi.org/10.12800/ccd.v3i7.156

Sgrò, F., Bracco, S., Pignato, S., & Lipoma, M. (2018). Smallsided games and technical skills in soccer training: Systematic review and implications for sport and physical education practitioners. Journal of Sports Science, 6(1), 9-19. https://doi.org/10.17265/2332-7839/2018.01.002

Salgado-Santos, M., Hernández-Beltrán, V., Gámez-Calvo, L., & Gamonales, J.M. (2022). Propuesta de tareas de cohesión grupal para fútbol en edad escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, 26(284), 137-162. https://doi.org/10.46642/efd.v26i284.2902

Silva, A., Sánchez-Bañuelos, F., Garganta, J., & Anguera, M.T. (2005). Patrones de juego en el fútbol de alto rendimiento. Análisis secuencial del proceso ofensivo en el campeonato del mundo Corea-Japón 2002. Cultura, Ciencia y Deporte, 2(1), 65-72. https://doi.org/10.12800/ccd.v1i2.95

Stølen, T., Chamari, K., Castagna, C., & Wisløff, U. (2005). Physiology of soccer: an update. Sports Medicine, 35(6), 501-536.https://doi.org/10.2165/00007256-200535060-00004

Urbano-Arévalo, F.J., Mancha-Triguero, D., Gómez-Carmona, C.D., & Gamonales, J.M. (2020). Influencia del perfil del entrenador en el diseñó de tareas en fútbol-base. Estudio de casos. RETOS: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38(2), 204-212. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74456

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Gamonales, J. M., León, K., Arias-García, F., Sánchez-Ureña, B., & Muñoz-Jiménez, J. (2022). Análise do perfil autodefinido e modo de ação de treinadores de futebol em idade escolar. Retos, 46, 467–479. https://doi.org/10.47197/retos.v46.93665

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>