Propriedades psicométricas da escala WP-FootballTeams sobre os motivos de utilização de páginas web

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91887

Palavras-chave:

Escala, motivos, sites, futebol, torcida

Resumo

As organizações esportivas podem ter um relacionamento mais próximo com seus fãs e aprender com eles por meio de suas interações sociais em comunidades virtuais. O objetivo foi verificar a validade, confiabilidade e estrutura fatorial da escala de motivos de utilização de sites de times de futebol. Após as análises fatoriais confirmatórias, obteve-se um questionário reduzido composto por sete dimensões, com 21 itens, com grande proporção de variância explicada e alta confiabilidade. Esses resultados confirmaram que se trata de um instrumento confiável e válido, credenciando-o como útil para gestão e pesquisa, de fácil implementação, podendo ser utilizado periodicamente pelos responsáveis ​​pelas organizações esportivas, permitindo a comparação entre elas. Os resultados permitiram apresentar uma ferramenta capaz de descobrir os motivos pelos quais os torcedores de futebol utilizaram os sites dos times.

Biografias Autor

David Falcón Miguel , Universidad de Zaragoza

Profesor del Departamento de Expresión Musical, Plástica y Corporal. Facultad de Ciencias Sociales y Humanas de Teruel. 

Raquel Pérez-Ordás , Universidad de Zaragoza

Profesora del Departamento de Ciencias de la Educación. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación. C. Valentín Carderera, 4, 22003. Huesca.

Román Nuviala Nuviala , Universidad de Cádiz

Profesor del Departamento de Didáctica de la Educación Física, Plástica y Musical. Facultad de Ciencias de la Educación

Alberto Nuviala Nuviala , Universidad Pablo de Olavide

Profesor del Departamento de Deporte e Informática. Facultad de Ciencias del Deporte

Referências

Abalo, J., Lévy, J., Rial, A., & Varela, J. (2006). Invarianza factorial con muestras múltiples. In J. Lévy (Ed.), Modelización con estructuras de covarianzas en ciencias sociales (pp. 259-278). Netbiblo.

Abramek, E., Soltysik-Piorunkiewicz, A., & Strzelecki, A. (2019). Technical and social reasons for blocking web advertising in the context of sustainable development of E-Business. In R. Matulevičius, R. Buchmann, V. Řepa, M. Kirikova, K. Sandkuhl, & M. Pańkowska (Eds.), Joint Proceedings of the BIR 2019 Workshops and Doctoral Consortium, (pp. 39–50). CEUR-WS. http://ceur-ws.org/Vol-2443/paper04.pdf

Aranda, M. I. F. (2016). Evaluación de calidad de páginas web sobre obstetricia y ginecología para las gestantes de atención primaria. Matronas profesión, 17(4), 149-156.

Bagozzi, R. P., & Yi, Y. (1988). On the evaluation of structural equation models. Journal of the academy of marketing science, 16(1), 74-94. https://doi.org/10.1007/BF02723327

Ballesteros-Herencia, C. A. (2021). La interacción con las redes sociales de los clubes españoles de fútbol. Index. Comunicación, 11(1), 11-33. https://doi.org/10.33732/ixc/11/01Lainte

Barbero García, M. I., Abad, E., & Suarez-Falcón, J. C. (2003). Psicometría. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), 329.

Bauer, H. H., Sauer, N. E., & Schmitt, P. (2005). Customer‐based brand equity in the team sport industry. European Journal of Marketing, 39 (5/6), 496‐513. https://doi.org/10.1108/03090560510590683

Bollen, K. A. (1990). Overall fit in covariance structure models: Two types of sample size effects. Psychological Bulletin, 107, 256-259. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.107.2.256

Bollen, K. A., & Long, J. S. (1993). Testing structural equation models. (Vol. 154). Sage Publications.

Byrne, B.M. (2001). Structural equation modeling with AMOS. Basic concepts, applications, and programming. Lawrence Erlbaum Associates, Inc.

Carbonell, N., Hernández-Prados, M., R. Sarmiento, B., González, E., Aguaded, M., & Álvarez, J. (2021). Funciones ejecutivas y rendimiento futbolístico. Diseño y evaluación de un programa de intervención (Executive functions and football performance. Design and evaluation of an intervention program). Retos, 42, 306-315. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86684

Carmines, E. G., & Zeller, R. A. (1979). Reliability and validity assessment (Vol. 17). Sage. https://doi.org/10.4135/9781412985642

Carretero-Dios, H., & Pérez, C. (2005). Normas para el desarrollo y revisión de estudios instrumentales. International Journal of Clinical Health Psychology, 5(3), 521-551, 7(3), 863-882.

Chen, J., Xu, H., & Whinston, A. B. (2011). Moderated Online Communities and Quality of User-Generated Content. Journal of Management Information Systems, 28(2), 237–268. https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222280209

Cheung, G. W., & Rensvold, R. B. (2002). Evaluating goodness-of-fit indexes for testing measurement invariance. Structural equation modeling, 9(2), 233-255. https://doi.org/10.1207/S15328007SEM0902_5

Cohen, L., & Manion, L. (2002). Métodos de Investigación Educativa. La Muralla.

Cortina, J.M. (1993). What is coefficient alpha? An examination of theory and applications. Journal of Applied Psychology, 78(1), 98-104. https://doi.org/10.1037/0021-9010.78.1.98

Costello, A., & Osborne, J. (2005). Best practices in exploratory factor analysis: four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research and Evaluation, 10(7), 1-9. https://doi.org/10.7275/jyj1-4868

De la Torre Barbero, M. J., Luna, M. E., Martínez, M. L. P., Márquez, M. L., Laguna, F. S., & Redondo, S. T. (2014b). Evaluación de la calidad de las páginas webs de los hospitales del Sistema Sanitario Público de Andalucía. Revista de Calidad Asistencial, 29(3), 127-134.

Egebjerg, N. H., Hedegaard, N., Kuum, G., Mukkamala, R. R., & Vatrapu, R. (2017). Big Social Data Analytics in Football: Predicting Spectators and TV Ratings from Facebook Data. In G. Karypis, & J. Zhang (Eds.), Proceedings of the 6th IEEE International Congress on Big Data. BigData Congress 2017 (pp. 81-88). IEEE. https://doi.org/10.1109/BigDataCongress.2017.20

Elosua, P. (2003). Sobre la validez de los tests. Psicothema, 15(2), 315-321

Elosua, P., & Zumbo, B. (2008). Coeficientes de fiabilidad para escalas de respuesta categórica ordenada. Psicothema, 20(4), 896-901.

Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104

Funk, D. C., Beaton, A., & Alexandris, K. (2012). Sport consumer motivation: Autonomy and control orientations that regulate fan behaviours. Sport Management Review, 15(3), 355-367. https://doi.org/10.1016/j.smr.2011.11.001

Gálvez-Ruiz, P., Grimaldi-Puyana, M., Fernández-Gavira, J., & Sánchez-Oliver, A. J. (2018). Aplicación de la teoría de la generalizabilidad en la evaluación de servicios en gestión deportiva. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 7(2), 49–56. https://doi.org/10.6018/sportk.343101

Gutiérrez-Ponce, H., Creixans-Tenas, J., & Arimany-Serrat, N. (2018). Características de las páginas web de los hospitales de la Comunidad de Madrid: Relación entre la calidad web y la responsabilidad social corporativa. Revista Española de Documentación Científica, 41(1), e194. https://doi.org/10.3989/redc.2018.1.1465

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2006). Multivariate data analysis (Vol. 6). Pearson.

Hajli, N., & Hajli, M. (2013). Organisational development in sport: co‐creation of value through social capital. Industrial and Commercial Training, 45(5), 283–288. https://doi.org/10.1108/ICT-01-2013-0001

Heise, D. R., & Bohrnstedt, G. W. (1970). Validity, invalidity, and reliability. Sociological methodology, 2, 104-129.

Henson, R. K., & Roberts, J. K. (2006). Use of exploratory factor analysis in published research: Common errors and some comment on improved practice. Educational and Psychological measurement, 66(3), 393-416. https://doi.org/10.1177/0013164405282485

Hollenbeck, C. R., & Kaikati, A. M. (2012). Consumers’ use of brands to reflect their actual and ideal selves on Facebook. International Journal of Research in Marketing, 29(4), 395–405. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2012.06.002

Hsu, C. L., Chang, K. C,. & Chen, M. C. (2012). The impact of website quality on customer satisfaction and purchase intention: perceived playfulness and perceived flow as mediators. Information Systems and e-Business Management, 10(4), 549–570. https://doi.org/10.1007/s10257-011-0181-5

Hu, L., & Bentler, P. M. (2009). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1-55. https://doi.org/10.1080/10705519909540118

Kaye, B. K., & Johnson, T. J. (2004). A Web for all reasons: Uses and gratifications of Internet components for political information. Telematics and informatics, 21(3), 197-223. https://doi.org/10.1016/S0736-5853(03)00037-6

Ley 3/2018, de 5 de diciembre, de protección de datos personales y garantía de los derechos digitales. (2018). Boletín Oficial del Estado, 294, de 6 de diciembre de 2018, 119788 a 119857. https://www.boe.es/eli/es/lo/2018/12/05/3

Luque, T. (2000). Técnicas de análisis de datos en investigación de mercados. Pirámide.

MacCallum, R. C., Widaman, K. F., Preacher, K. J., & Hong, S. (2001). Sample size in factor analyses: The role of model error. Multivariate Behavioral Research, 36(4), 611-637. https://doi.org/10.1207/S15327906MBR3604_06

MacIntosh, E., & Doherty, A. (2007). Extending the scope of organisational culture: The external perception of an internal phenomenon. Sport Management Review, 10(1), 45-64. https://doi.org/10.1016/S1441-3523(07)70003-7

Marôco, J. (2010). Análise de Equações Estructurais. Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber, Lda.

Melani, G. P., & Parada, F. M. (2020). Caracterización de la información corporativa divulgada por las Sociedades Anónimas Deportivas Profesionales (SADP) chilenas a través de sus sitios web. Horizontes Empresariales, 19(1), 69-89.

Nielsen Sports (2018). World Football Report 2018. The Nielsen Company, https://www.qa.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/Nielsen20World20Football20Report202018.pdf

Nunnally, J. C., & Bernstein, I. J. (1995). Teoría Psicométrica (3ª ed). McGraw-Hill Latinomericana.

Nurosis, M. J. (1993). SPSS Statical data analisis. SPSS, Inc.

Rubio, D. M., Berg-Weger, M., Tebb, S. S., Lee, E. S., & Rauch, S. (2003). Objectifying content validity: Conducting a content validity study in social work research. Social work research, 27(2), 94-104. https://doi.org/10.1093/swr/27.2.94

Sánchez-Franco, M. J., & Villarejo-Ramos, Á. F. (2004). La calidad de servicio electrónico: un análisis de los efectos moderadores del comportamiento de uso de la web. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, 21 (21), 121-152.

Scholl, H. J., & Carlson, T. S. (2012). Professional sports teams on the Web: A comparative study employing the information management perspective. European Sport Management Quarterly, 12(2), 137–160. https://doi.org/10.1080/16184742.2012.670254

Streiner, D. L., & Norman, G. R. (1995). Health measurement scales, a practical guide to their development and use (2nd ed.). Oxford University Press.

Tejedor, S., Cervia, L., & Vecino, C. (2020). El fútbol en las redes sociales: Análisis de la presencia en Facebook de los principales equipos de Europa. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 15 (3), 150-156.

Thompson, B. (2004). Exploratory and Confirmatory Factor Analysis. Understanding concepts and applications. American Psychological Association. http://dx.doi.org/10.1037/10694-000

Thorndike, R.L. (1989). Psicometría aplicada. Limusa.

Yuan, K. H. (2005). Fit indices versus test statistics. Multivariate Behavioral Research, 40(1), 115-148. https://doi.org/10.1207/s15327906mbr4001_5

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Fernández-Martínez, A., Falcón Miguel, D., Pérez-Ordás, R., Nuviala Nuviala, R., & Nuviala Nuviala, A. (2022). Propriedades psicométricas da escala WP-FootballTeams sobre os motivos de utilização de páginas web. Retos, 45, 432–439. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91887

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>