Percepções de alunos de Educação Física sobre o desempenho do professor

Autores

  • Valentina Bahamondes Acevedo Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile)
  • Elizabeth Flores Ferro
  • Fernando Maureira Cid Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (Chile)
  • Rodrigo Vargas Vitoria
  • Omar Gavotto Nogales Universidad de Sonora (México)
  • Carlos Véliz Véliz Universidad Mayor (Chile)
  • Cristian Aravena Garrido Universidad Bernardo O´Higgins (Chile)

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82160

Palavras-chave:

percepção, educação física, ensino universitário

Resumo

Introdução: Pesquisar a percepção dos alunos sobre o desempenho do corpo docente é fundamental para se ter consciência de como o corpo discente está se desenvolvendo no ensino superior e, principalmente, saber quem ou quais são os fatores que influenciam na formação acadêmica. O objetivo deste estudo foi: comparar a percepção que os alunos de educação física têm sobre os professores de duas universidades no Chile. Método: a pesquisa é quantitativa, não transversal, experimental. A amostra foi composta por 300 alunos do primeiro ao quarto ano do Curso de Bacharelado em Pedagogia em Educação Física. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas por ano letivo e entre as universidades onde o estudo foi realizado, mostrando que é necessário aprofundar a compreensão desses resultados para melhorar as experiências dos processos de aprendizagem dos alunos. Conclusões: Pesquisas futuras com outras variáveis ​​são necessárias, como estilos de aprendizagem, estilos de ensino, motivação, entre outras. Também é relevante realizar este tipo de pesquisa longitudinalmente para compreender de alguma forma as percepções positivas e negativas e como isso poderia ser melhorado para favorecer o clima de sala de aula no nível universitário.

Referências

Alvarado-Lagunas, E., Luyando-Cuevas, JR., Picazzo-Palencia, E. (2015). Percepción de los estudiantes sobre la calidad de las universidades privadas en Monterrey. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 17(VI), 58-76.

Arias, C. (2006). Enfoques teóricos sobre la percepción que tienen las personas. Horizontes Pedagógicos, 8, 9-22.

Carreiro da Costa, F., González-Valeiro, M., y González-Villalobos, M. (2016). Innovación en la formación del profesorado de educación física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física y Deportes, 29, 251-257.

Cea, S., Veliz, C., Aravena, C. y Maureira, F. (2014). Percepción de los estudiantes de educación física de la UISEK de Chile hacia sus profesores. Cuadernos de Psicología del Deporte, 14(1), 23-28.

Flores, E., Maureira, F., Silva, A., Muñoz, M., Matheu, A., Navarro, et al. (2020). Percepciones institucionales de estudiantes de educación física de Chile. Retos, 38, 312-316.

Flores, E., Bahamondes, V., Maureira, F. y González, P. (2019). Motivos de deserción universitaria de estudiantes de educación física de Chile. EmásF, Revista Digital de Educación Física, 10(57), 14-23.

Flores, E., Hadweh, M., Aravena, C. y Maureira, F. (2016). Confiabilidad de los docentes de educación física del colegio por parte de los estudiantes de educación física de la USEK de Chile. Educación Física Chile, 81(270), 37-49.

Gil-Madrona, P., Gómez-Barreto, I. y González-Víllora, S. (2016). Percepción de los estudiantes de maestro de educación infantil sobre su formación intercultural. Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(18), 111-128.

Gutiérrez, M. y Pilsa, C. (2006). Actitudes de los alumnos hacia la Educación Física y sus profesores. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 6(24) 212-229.

Hortigüela, D., Pérez-Pueyo, A. y Fernández-Río, J. (2017). Implantación de las competencias: percepciones de directivos y docentes de educación física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 17(66), 261-281.

Maureira, F. (2017). Estadística para educación física. Madrid: Bubok Publishing.

Merleau-Ponty, M. (1975). Fenomenología de la percepción. Barcelona: Península.

Morales, F. Moya, M. Pérez, J. Fernández, A. (1999) Psicología social. Madrid: McGraw Hill.

Moreno, J., Zomeño, T., Marín, L., Ruiz L. y Cervelló, E. (2013). Percepción de la utilidad e importancia de la educación física según la motivación generada por el docente. Revista de Educación, 362, 380-401.

Moreno, M., Prado, E. y García, D. (2013). Percepción de los estudiantes de enfermería sobre el ambiente de aprendizaje durante sus prácticas clínicas. Rev Cuid, 4(1), 444-449.

Moya, M. (1999). Percepción de las personas. En: Psicología social. Madrid: McGrawhill.

Rodríguez, K., Beltrán, R., Díaz, E. y Selem, M. (2018). Percepción de los estudiantes hacia los profesores de muchos años de servicios en la docencia. Estudio de caso: carrera de contador público. Revista AvaCient, 1(4), 29-42.

Urra, B., Reyno, A., Fehrenberg, M. y Muñoz, M. (2020). Paradigma educativo y habilidades del profesor asociadas a la percepción de rol docente en Educación Física de estudiantes chilenos. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física y Deportes 37, 362-369.

Vargas, L. (1994). Sobre el concepto de percepción. Alteridades, 4, 47-57.

Zapata, C., Rojas, M., y Gómez, M. (2010). Modelado de la relación de confianza profesor-estudiante en la docencia universitaria. Educación y Educadores, 13(1), 77-90.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bahamondes Acevedo, V., Flores Ferro, E., Maureira Cid, F., Vargas Vitoria, R., Gavotto Nogales, O., Véliz Véliz, C., & Aravena Garrido, C. (2021). Percepções de alunos de Educação Física sobre o desempenho do professor. Retos, 40, 180–185. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82160

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4