Metodologias cooperativas versus competitivas: efeitos sobre a motivação em estudantes de educação física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78279Palavras-chave:
Jogos cooperativos, jogos competitivos, motivação, ensino médioResumo
Resumo. Introdução: O objetivo desta pesquisa é identificar como os jogos competitivos e os jogos cooperativos afetam a motivação dos alunos nas aulas de educação física, na fase do ensino médio obrigatório. Método: As informações científicas necessárias foram coletadas em bancos de dados como Pubmed, Google Scholar, Dialnet, Scopus e Web of Science. Para obter os dados, o questionário de motivação nas aulas de educação física (CMEF) foi realizado em um instituto de ensino médio obrigatório na cidade de Alicante. Resultados: Melhorias na motivação intrínseca foram observadas em todos os grupos de trabalho. Diferenças significativas também foram observadas no aumento da motivação intrínseca dos alunos que jogavam os jogos com competição. Conclusões: Os jogos são uma boa ferramenta para melhorar a motivação dos alunos e os jogos competitivos melhoram significativamente a motivação intrínseca dos alunos.
Referências
Alonso, J.I., Gea, G., & Yuste, J.L. (2013). Formación emocional y juego en futuros docentes de Educación física. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 16(1), 97-108. https://doi.org/10.6018/reifop.16.1.179461
Amado, D., Sánchez-Miguel, P.A., Leo, F.M.; Sánchez-Oliva, D. & García-Calvo, T. (2014) Diferencias de género en la motivación y percepción de utilidad del deporte escolar. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 14(56), 651-664. Recuperado de https://repositorio.uam.es/bitstream/handle/10486/662999/RIMCAFD_56_5.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Cagigal, J.M. (1996). Obras Selectas. Cádiz, España: Comité Olímpico Español.
Cecchini, J., Fernández, J., González, C., & Arruza, J. (2008). Repercusiones del Programa Delfos de educación en valores a través del deporte en jóvenes escolares. Revista de Educación, 346, 167-186. Recuperado de https://www.redined.mepsyd.es/xmlui/bitstream/handle/11162/72039/00820083000173.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Cuevas, E., Pérez, G., & Torres, B. (2016). Análisis de la motivación en las clases de Educación Física en Primaria. E-motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, (7), 3-12. Recuperado de http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/13972/Análisis.pdf?sequence=2
Curto, C.; Gelabert, I.; González, C. & Morales, J. (2009). Experiencias con éxito de aprendizaje cooperativo en Educación Física. Barcelona, España.
Dosil, J. (2004). Psicología de la actividad física y del deporte. Madrid, España: Mac Graw Hill.
Extremera, A. B., & Gallegos, A. G. (2015). Componentes básicos del currículum de Educación Física: Casos prácticos para el cuerpo de maestros y profesores. Wanceulen Editorial SL.
Extremera, A., & Montero, P. (2016). El juego motor como actividad física organizada en la enseñanza y la recreación. EmásF: revista digital de educación física, (38), 73-86. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Extremera/publication/328789470_EL_JUEGO_MOTOR_COMO_ACTIVIDAD_FISICA_ORGANIZADA_EN_LA_ENSENANZA_Y_LA_RECREACION/links/5be307dea6fdcc3a8dc50bdb/EL-JUEGO-MOTOR-COMO-ACTIVIDAD-FISICA-ORGANIZADA-EN-LA-ENSENANZA-Y-LA-RECREACION.pdf
García C. (2017). Efecto de un programa de ejercicio físico acuático sobre la motivación hacia la clase de educación física en estudiantes de noveno grado de un colegio de Cimitarra, Santander. Revista salud historia sanidad, 12(1), 69-79. https://doi.org/10.1909/shs.v12i1.170
Granero-Gallegos, A. & Baena-Extremera, A. (2014). Predicción de la motivación autodeterminada según las orientaciones de meta y el clima motivacional en Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 25, 23-27. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/3457/345732291005.pdf
Gross, K. (1902). The play of animals. New York, EEUU: Appleton.
Guerrón, D. (2014). Las actividades lúdicas en el aprendizaje de cultura física en la Unidad Educativa "Juan Pablo II" del cantón Ibarra provincia de Imbabura durante el periodo 2012-2013. Propuesta alternativa (Tesis doctoral). Universidad Técnica del Norte, Ibarra, España.
Huizinga, J. (1998). Homo ludens: el elemento lúdico de la cultura. Madrid, España: Alianza.
Manzano, J.I. & Carrera, I. (2005). La E.F. en el proceso educativo. Madrid, España: Infornet.
Méndez-Giménez, A., Cecchini, J. A., Fernández-Río, J., & González, C. (2012). Autodeterminación y metas sociales: un modelo estructural para comprender la intención de práctica, el esfuerzo y el aburrimiento en educación física. Aula Abierta, 40(1), 51-62. Recuperado de http://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/10651/8883/1/AulaAbierta.2012.40.1.51-62.pdf
Menéndez, J. I., & Fernández-Río, J. (2017). Responsabilidad social, necesidades psicológicas básicas, motivación intrínseca y metas de amistad en educación física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (32), 134-139. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/3457/345751100027.pdf
Miralles, R., Filella, G., & Lavega, P. (2017). Educación física emocional en el ciclo superior de educación primaria. Ayudando a los maestros a tomar decisiones. Retos: nuevas tendencias en educación física, deportes y recreación, (31), 88-93. Recuperado de https://repositori.udl.cat/bitstream/handle/10459.1/59188/025046.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Moreno, J. A., López de San Román, M., Martínez, C., Alonso, N., & González-Cutre, D. (2007). Efectos del género, la edad, y la frecuencia de práctica en la motivación y el disfrute del ejercicio físico. Fitness and Performance Journal, 6(3), 140-146.
Moreno, J. A., Zomeño, T., Marín, L. M., Cervelló, E., & Ruiz, L. M. (2009). Variables motivacionales relacionadas con la práctica deportiva extraescolar en estudiantes adolescentes de educación física. Apunts. Educación Física y Deporte, 95, 38-43.
Navarro-Patón, R., Ferreira, B. R., & García, M. G. (2018). Incidencia de los juegos cooperativos en el autoconcepto físico de escolares de educación primaria. Retos, 34, 14-18.
Pachón, J. (2016). El juego en el ámbito disciplinar de la educación física y la formación de sus docentes. Lúdica Pedagógica, 24, 79-88.
Pérez, F. (2016). Aplicación de herramientas de gamificación en física y química de secundaria. Opción: Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (12), 327-348. Recuperado de https://www.researchgate.net/profile/Felipe_Quintanal/publication/311767939_Aplicacion_de_herramientas_de_gamificacion_en_fisica_y_quimica_de_secundaria/links/58599f4608ae64cb3d4943a1/Aplicacion-de-herramientas-de-gamificacion-en-fisica-y-quimica-de-secundaria.pdf
Real Academia Española. (2001). Disquisición. En Diccionario de la lengua española (22.a ed.). Recuperado de http://buscon.rae.es/draeI/SrvltConsulta?TIPO_BUS=3&LEMA=disquisici%F3n
Roberts, G. (1995). Motivación en el deporte y el ejercicio. Bilbao, España: Desclée De Brouwer.
Sánchez-Oliva, D., Sánchez-Miguel, P. A., Leo, F. M.; Amado, D., & García-Calvo, T. (2013). Desarrollo y validación de un cuestionario para analizar la percepción de comportamientos positivos en las clases de educación física. Cultura y Educación, 25(4), 495-507. https://doi.org/10.1174/113564013808906843
Solana, A. (2007). Aprendizaje cooperativo en las clases de educación física. Sevilla, España: Wanceulen.
Teodorico, M. (2004). Los juegos cooperativos en la educación física: una propuesta lúdica para la paz. Revista Tándem, 14, 21- 31.
Velázquez, C. (2015). Aprendizaje Cooperativo en Educación Física: estado de la cuestión y propuesta de intervención. Retos, 28, 234-239. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/3457/345741428042.pdf
Velázquez, C. (2018). El aprendizaje cooperativo en educación física: Planteamientos teóricos y puesta en práctica. Acción motriz, (20), 7-16. Recuperado de http://www.accionmotriz.com/documentos/revistas/articulos/20_1.pdf
Weinberg, R., & Gould, D. (2018). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 7E. Champaign, Illinois, United States: Human Kinetics.
Zamarripa, J., Castillo, I., Tomás, I., Tristán, J., & Álvarez, O. (2016). El papel del profesor en la motivación y la salud mental de los estudiantes de educación física. Salud mental, 39(4), 221-227. Recuperado de http://www.scielo.org.mx/pdf/sm/v39n4/0185-3325-sm-39-04-00221.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess