Desenho e validação de um questionário pelo Método Delphi para avaliar as relações entre metodologias ativas e avaliação formativa na Educação Física Primária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v51.101502

Palavras-chave:

Metodologías Activas, Evaluación, Educación Física, Método Delphi, Cuestionario

Resumo

A literatura científica e a legislação educacional vigente destacam a necessidade de realizar uma mudança metodológica que tenha como ponto de partida os processos de avaliação compartilhada e formativa. A ascensão das metodologias ativas é uma constante nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. No entanto, existem poucas referências à avaliação e os instrumentos para avaliar a coerência entre ambos os processos são limitados. Este artigo apresenta a construção e validação de um instrumento para detectar a relação entre os processos de avaliação (notas) e a metodologia implementada pelo corpo docente. Para tanto, utilizou-se a consulta a especialistas do método Delphi e sua posterior pilotagem. O resultado final obtido foi um questionário denominado MAEV-EFP. As limitações encontradas estão ligadas à falta de clareza terminológica, bem como ao conhecimento limitado sobre a metodologia e avaliação (nota) dos processos de ensino-aprendizagem na Educação Física Primária.

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Avaliação, Educação Física, Método Delphi, questionário

Referências

Barrientos, E., & López-Pastor, V.M (2017). Evaluación orientada al aprendizaje en educación superior: últimas ten-dencias. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 3 (2), 582-587. https://doi.org/10.22370/ieya.2017.3.2.784

Barrientos-Hernán, E., López-Pastor, V.M., & Pérez-Brunicardi, D. (2019). ¿Por qué hago evaluación formativa y compartida y/o evaluación para el aprendizaje en EF? La influencia de la formación inicial y permanente del profe-sorado. Retos, 36, 37-43. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.66478

Barrientos-Hernán, E.J., López-Pastor, V.M., & Pérez-Brunicardi, D. (2020). Evaluación Auténtica y Evaluación Orientada al Aprendizaje en Educación Superior. Una Revisión en Bases de Datos Internacionales. Revista Iberoame-ricana de Evaluación Educativa, 13(2), 67–83. https://doi.org/10.15366/riee2020.13.2.004

Cañas Encinas, M., García Martín, N., Pinedo González, R., & Caballero San José, C. (2019). Aplicación del sistema de evaluación formativa y compartida en un proyecto gamificado. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje (IEYA), 5 (2), 212-219. https://doi.org/10.22370/ieya.2019.5.2.1649

Chng, L.S., & Lund, J. (2018). Assessment for Learning in Physical Education: The what, why and how. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 89(8), 29-34. https://doi.org/10.1080/07303084.2018.1503119

Domínguez, S., Villegas, G., Yauri, C., Mattos, E., & Ramírez, F. (2013). Propiedades psicométricas de una escala de autoeficacia para situaciones académicas en estudiantes universitarios peruanos. Revista de Psicología, 2(1), 27-39.

Fernández-Gracimartín, C., López-Pastor, V.M., & Pascual-Arias, C. (2019). Aprendiendo a desarrollar sistemas de evaluación formativa y compartida en las prácticas como maestra de Educación Física en Primaria. Revista Innova-ción y Buenas Prácticas Docentes, 8, 119- 131.

Fernández-Río J., Calderón, A., Hortigüela-Alcalá, D., Pérez-Pueyo, A., & Aznar Cebamanos, M. (2016). Modelos pedagógicos en Educación Física: consideraciones teórico-Prácticas para docentes. Revista Española de Educación Fí-sica y Deportes, 413, 55-75. https://doi.org/10.55166/reefd.v0i413.425

García, A. (2017). Otra educación ya es posible: una introducción a las pedagogías alternativas. Litera.

García-Herranz, S., & López-Pastor, V.M. (2019). Evaluación formativa y compartida en 1º de Educación Primaria: una experiencia de éxito en el área de Matemáticas. Revista de Innovación y Buenas Prácticas Docentes, 8, 48- 57.

George, C.E., & Trujillo, L. (2018). Aplicación del Método Delphi Modificado para la Validación de un Cuestionario de Incorporación de las TIC en la Práctica Docente. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 11(1), 113-135.

González-Palacio, E.V., Chaverra-Fernández, B.E., Bustamante-Castaño, S.A., & Toro-Suaza, C.A. (2021). Diseño y validación de un cuestionario sobre las concepciones y percepción de los estudiantes sobre la evaluación en educa-ción física. Retos, 40, 317-325. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80914

Herranz-Sancho, M. (2014). Desarrollo de procesos de autoevaluación y evaluación compartida en la etapa de educación pri-maria. Un estudio de casos en el área de educación física (Tesis doctoral). Universidad de Valladolid.

Hortigüela-Alcalá, D., Pérez-Pueyo, A., & González-Calvo, G., (2019). Pero... ¿a qué nos referimos realmente con la Evaluación Formativa y Compartida? Confusiones habituales y reflexiones prácticas. Revista Iberoamericana de Evaluación educativa, 12 (1), 13-27.

Hortigüela-Alcalá, D., Pérez-Pueyo, A., & Fernández-Río, J. (2020). Evaluación Formativa y Modelos Pedagógicos: Modelo de responsabilidad personal y social y de autoconstrucción de materiales. Revista Española de Educación Físi-ca y Deportes, 430, 23-41.

Hortigüela-Alcalá, D., González-Víllora, S., & Herándo-Garijo, A. (2021). Do we really assess learning in physical education? Teacher’s perceptions at different educational stages. Retos, 42, 643- 654.

Jihuallanca-Ruelas, I., Arenas-Figueroa, M., & Jihuallanca-Ruelas, J.A. (2023). La evaluación formativa en estudian-tes de educación primaria: una revisión sistemática. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 752- 770. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4428

Lee, J., & Paek, I. (2014). In Search of the Optimal Number of Response Categories in a Rating Scale. Journal of Psychoeducational Assessment, 32(7), 663–673.

León-Díaz, O. (2020). Concepciones teóricas y realidades prácticas de las metodologías activas en Educación Física. Un estudio en Educación Secundaria en la Comunidad de Madrid (Tesis doctoral). Universidad Autónoma de Madrid.

León-Díaz, O., Arija-Mediavilla, A., Martínez-Muñoz, L.F., & Santos-Pastor, M.L. (2020). Las metodologías activas en Educación Física. Una aproximación al estado actual desde la percepción de los docentes en la Comunidad de Madrid. Retos, 38, 587-594.

León-Díaz, O, Martínez-Muñoz, L.F. & Santos-Pastor, M.L. (2023). Metodologías activas en la Educación Física. Una mirada desde la realidad práctica. Retos, 48, 647–656. https://doi.org/10.47197/retos.v48.96661

López-Gómez, E. (2018). El método Delphi en la investigación actual en educación: una revisión teórica y metodoló-gica. Educación XX1, 21(1), 17-40. https://doi. org/10.5944/educXX1.15536

López-Pastor, V. M., González-Pascual, M., & Barba-Martín, J.J. (2005). La participación del alumnado en la eva-luación: la autoevaluación, la coevaluación y la evaluación compartida. Revista Tándem, 17, 21-37.

López-Pastor, V. M. (coord.). (2006). La evaluación en educación física. Revisión de los modelos tradicionales y plantea-miento de una alternativa: la evaluación formativa y compartida. Miño y Dávila.

López-Pastor. V. M., Barba-Martín, J. J., Monjas-Aguado, R., Manrique-Arribas, J. C., Heras- Bernardino, C., Gon-zález-Pascual, M., & Gómez García, J. M. (2007). Trece años de Evaluación Compartida en Educación física. Re-vista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 7, 69-86.

López-Pastor, V. M., Kirk, D., Lorente-Catalán, E., McPhail, A., & Mcdonald, D. (2013). Alternative assesment in physical education: a review of international literature. Sport, Education and Society, 18(1), 57-76. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2012.713860

López-Pastor, V. M., & Pérez-Pueyo, A. (coord.). (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. Universidad de León.

López-Vidal, F. J., & Lluch, A. C. (2019). Diseño y validación mediante Método Delphi de un cuestionario para cono-cer las características de la actividad física en personas mayores que viven en residencias. Retos, 36, 515–520. https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.69773

Moliner-Miravet, L., Aguirre-García-Carpintero, A., Domenech-Vidal, A., Vallet-Bellmunt, T., Vallet-Bellmunt, I. & Alegre-Ansuategui, F. (2017). Diseño, validación y análisis factorial exploratorio y confirmatorio de la escala de actitud Cohesiona para la evaluación de la eficiencia de los talleres de habilidades cooperativas. Estudios Pedagógi-cos XLIII, 1, 213-234.

Ní Chróinín, D., & Cosgrave, C. (2013): Implementing formative assessment in primary physical education: teacher perspectives and experiences. Physical Education and Sport Pedagogy, 18(2), 219-233. https://doi.org/10.1080/17408989.2012.666787

Pérez-Pueyo, A., Martínez-Samperio, C. & Garrote-García, J. (2008): “Metodología: un término confuso que todos parecemos tener claro”. En L. Ariza & M. Guillén: IV Congreso internacional y XXV Nacional de Educa-ción Física. Universidad de Córdoba y Junta de Andalucía. Córdoba.

Pérez-Pueyo, A., & Hortigüela-Alcalá, D. (2020). ¿Y si toda la innovación no es positiva en Educación Física? Refle-xiones y consideraciones prácticas. Retos, 37, 579–587. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74176

Pérez-Pueyo, A., Hortigüela-Alcalá, D., & Fernández-Río, J. (2020). Evaluación formativa y modelos pedagógicos: Estilo actitudinal, aprendizaje cooperativo, modelo comprensivo y educación deportiva. Revista Española de Educa-ción Física y Deportes, 428, 47-66.

Real Decreto 157/2022, de 1 de marzo, por el que se establecen la ordenación y las enseñanzas mínimas de Educa-ción Primaria.

Sánchez-Taraza, L., & Ferrández-Berrueco, R. (2022). Aplicación del método Delphi en el diseño de un marco para el aprendizaje por competencias. Revista de Investigación Educativa, 40(1), 219-235. http://doi.org/10.6018/rie.463611

Smith, B., & Sparkes, A. (2019). Routledge Handbook of Qualitative Research in Sport and Exercise. Routledge.

Torres García, D., & López Pastor, V. (2007). Una experiencia de evaluación formativa en educación física en educa-ción primaria. Revista La Peonza: Revista de Educación Física para la paz, 2, 14-24.

Zubillaga Olague, M., & Cañadas, L. (2021). Diseño y validación del cuestionario “#EvalEF” para conocer el proceso de evaluación desarrollado por los docentes de educación física. Retos, 42, 47–55. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86627

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Arija-Mediavilla, A., Santos-Pastor, M. L., Martínez-Muñoz, L. F., & Ruiz-Montero, P. J. (2024). Desenho e validação de um questionário pelo Método Delphi para avaliar as relações entre metodologias ativas e avaliação formativa na Educação Física Primária. Retos, 51, 1442–1451. https://doi.org/10.47197/retos.v51.101502

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)