MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ¿ESPAÇO PARA O LAZER OU AGENTES DE SOCIALIZACIÓN NA ADOLESCENCIA?

Autores

  • Marc Pallarés Piquer Universitat Jaume I

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2014.23.10

Palavras-chave:

socialização, adolescentes, escola, família, meios de comunicação.

Resumo

Tecnologias de informação e comunicação estão transformando nossos modos de vida e de nossasmaneiras
de se relacionar. Elas afetamtanto a vida dos indivíduos e a sucessão dos fenômenos sociais.Na
última década,mais jovemda sociedade tornaram-se fonte de estratégias simbólicas para setores.Oobjetivo
deste artigo é analisar o impacto dessas estratégias em estudantes de 11 a 14 anos, emseu processo de socialização;
agentes de socialização são responsáveis pela transmissão de normas, valores emodelos de comportamento.
Partir de uma amostra de 846 alunos, pertencentes aos centros localizados emdiferentes contextos
geográficos, investigou duas variáveis, com um índice de consistência de Cronbach de 0,918: a primeira examina
os factores do envolvimento dos alunos, ou seja, a variável psico-educativa produzida em seu processo
de compromisso pessoal e o seu desenvolvimento psicossocial.Osegundo determina o ranking desses agentes
que um papel de socializar este aluno. O artigo tem realizado uma apresentação sintética de alguns quadros
de interação entre indivíduos e grupos que permitemnovas tecnologias.Os resultados destacamque os
meios de comunicaçãomudarampara as famílias e centros educacionais como eixos principais de socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Marc Pallarés Piquer, Universitat Jaume I

Marc Pallarés Piquer (1977), licenciado en comunicación audiovisual y en filología, es profesor del departamento de Educación de la Universitat Jaume I de Castellón.

Imparte Teoría e Historia de la Educación, Sistemas Educativos Europeos y tutoriza los Prácticums de la licenciatura de Psicopedagogía. También es director de los Trabajos de Final de Máster en Educación Secundaria que imparte la Universitat Jaume I y coordinador de los Trabajos fin de carrera de Magisterio

Ha publicado artículos en diferentes revistas indexadas en IN-RECS.

Ha dirigido dos Proyectos de Investigación educativos financiados por la Consellería de Educación de la Generalitat Valenciana (uno referente al Aprendizaje Cooperativo y el otro fue el encargado de diseñar los nuevos planes de estudios de las Escuelas Oficiales de Idiomas).

 

-Ámbitos de especialidad:

- Sistemas educativos europeos.

- Educación-medios de comunicación.

- TICs.

- Aprendizaje cooperativo.

- Cultura de género (tengo experiencia como formador de los cuerpos y fuerzas de seguridad del estado).

-Psicopedagogía.

 

En el ámbito literario ha ganado el premio de periodismo Salvador Reynaldos (2007, con ¿Televisión: medio de información?) y los premios de Narrativa Fiter y Rossell del Gobierno de Andorra (2008, con Ulls verds, publicada por Columna, sello editorial en catalán de la editorial Planeta), y el Ciudad de Palma de Mallorca 2012 con Sí, podem?

 

Referências

Bas, E. y Pérez de Guzman, M. V. (2010). Desafíos de la familia actual ante la escuela y las tecnologías de la información y comunicación. Educatio XXI, 28, 1, 41-67.

Blumenfeld, P., Fredricks, J. y Paris, A. (2004). School engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, cook, 74, 59-109.

Bolívar, A. (2006). Familia y escuela: dos mundos llamados a trabajar en común. Revista de educación, 339, 119-146.

Cabero, J.; Llorente, M. C. y Marín, V. (2010). Por una pedagogía de los medios: la prensa. XXI. Revista de educación, 12, 241-260

Dewey, J. (1998). Democracia y educación. Madrid: Morata

Domínguez Cuña, A. Y Rodríguez Machado, E. (2003), La percepción de las relaciones familiares por parte de los adolescentes. Revista galego-portuguesa de psicologia e educacón, 9, 375-386.

Durkheim, E. (1976). La educación como socialización. Salamanca: Sígueme.

Mustonen, A. (2000). Mediapsykologia. Helsinki: WSOY. Näkökulmia työväen huumoriin. Työväen historian ja perinteen tutkimuksen seura. 8-33. Nevanlinna. Helsinki: Kansan sivistystyön liitto.

Novoa, A. (2009). Educación XXI: para una historia del futuro. Revista Iberoamericana de educación, 49, 181-199.

Novo, M., Marpegán, C. y Mandón, M. J. (2002). El enfoque sistémico: su dimensión educativa. Madrid: UNED.

Olweus, D. (1998). Conductas de acoso y amenaza entre escolares. Madrid: Morata.

Palou, S. (2004). Sentir y crecer: El crecimiento emocional en la infancia. Barcelona: Graó.

Pallarès Piquer, M. (2013). Buscando el camino. Medios de comunicación y educación activa: retos del profesorado en el horizonte del 2020. Málaga: Universidad de Málaga.

Segovia, B.; Mérida, R.; González, E. y Olivares, M.A. (2013). Choque cultural en las aulas: profesores analógicos vs alumnado digital. El caso de Ana. EDUTEC, 43. Recuperado de: http://edutec.rediris.es/Revelec2/Revelec43/choque_cultural_aulas_profesores_analogicos_alumnado_digital.html

Sosa, J. A. (2009). Evolución de la relación familia-escuela. Tendencias Pedagógicas, 14, 251-265. Recuperado de: http://www.tendenciaspedagogicas.com/Articulos/2009_14_18.pdf

Vázquez, T. (2011). Educación informal. Configuración y valores de los protagonistas infantiles. EDUTEC, 35. Recuperado de: http://edutec.rediris.es/Revelec2/Revelec35/educacion_informal_configuracion_valores_protagosnistas_infantiles.html

Vila Merino, S. (2011). Racionalidad, diálogo y acción: Habermas y la pedagogía crítica. Revista Iberoamericana de Educación, 56, 3. Recuperado de: http://www.rieoei.org/deloslectores/3652Vila.pdf

Publicado

2013-12-13

Como Citar

Pallarés Piquer, M. (2013). MEIOS DE COMUNICAÇÃO: ¿ESPAÇO PARA O LAZER OU AGENTES DE SOCIALIZACIÓN NA ADOLESCENCIA?. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (23), 231–252. https://doi.org/10.7179/PSRI_2014.23.10

Edição

Secção

Investigación

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.