O trabalho docente dos professores de educação física no contexto da pandemia da COVID-19. Estudo de caso em um centro educacional

Autores

  • Jacqueline Paéz Escuela de Educación Física. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso https://orcid.org/0000-0002-5189-8899
  • Gustavo Herrera Departament de Didàctica i Organització Educativa, Universitat de Barcelona. Becario ANID folio: 72210041.
  • Grissel Rolle Exercise and Rehabilitation Sciences Institute, School of Occupational Therapy, Faculty of Rehabilitation Sciences, Universidad Andres Bello, Santiago, 7591538, Chile https://orcid.org/0000-0002-6734-7557
  • Rodrigo Yañez Faculty of Education and Social Sciences, Universidad Andres Bello, Viña del Mar, 2520000, Chile https://orcid.org/0000-0002-9311-6576
  • Tomas Reyes Physical Activity Sciences Observatory, Department of Physical Activity Sciences, Universidad de Playa Ancha, Chile https://orcid.org/0000-0001-6510-1230
  • Guillermo Cortes Escuela de Educación, Pedagogía en Educación Física,, Universidad de Viña del Mar, Chile; https://orcid.org/0000-0002-8033-4777
  • Juan Hurtado Almonacid Escuela de Educación Física. PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATOLICA DE VALPARAISO

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v50.99652

Palavras-chave:

Educación escolar; Profesora; Educación a distancia

Resumo

A pandemia da COVID-19 revelou os desafios enfrentados pelas mulheres que trabalham como professoras, mães e donas de casa: (1) Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as experiências docentes de professoras de educação física de uma escola particular da comuna de Viña del Mar. , Chile, durante a pandemia; (2) Métodos: Foi utilizada uma abordagem qualitativa com desenho fenomenológico com oito informantes selecionados intencionalmente e por conveniência, e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas; (3) Resultados: os participantes tiveram que adaptar suas práticas, priorizando os conteúdos de motricidade e condição física e implementando novas estratégias com plataformas digitais. O papel das mulheres e mães era um desafio para o trabalho docente profissional e o desenvolvimento de aulas e-learning era visto como uma situação de aprendizagem constante. (4) Conclusões: As professoras também tiveram que cumprir múltiplas tarefas associadas ao seu género, ao mesmo tempo que inovavam, formavam e organizavam para sobreviver no seu trabalho profissional.

Palavras-chave: Educação escolar; Professor; Educação a Distância

Referências

Almonacid, A., Philominraj, A., Vargas, R., Montoya, N. (2022). Teaching in Physical Education during pandemia COVID-19: A study university teachers. Revista Internacional de Ciencias del Movimiento Humano y del Deporte, 10(5), 973 - 981. DOI: 10.13189/saj.2022.100514

Alves, R., Lopes, T. y Precioso, J. (2021) Bienestar docente en tiempos de pandemia de Covid-19: Factores que explican el bienestar profesional. IJERI: Revista Internacional de Investigación e Innovación Educativa, 15 , 203–217. doi.org/10.46661/ijeri.5120

Bazán, E., Bilo, M., Brandán, T., Castro, F., Gravano, O., Labaké, L.,Vieytes, M. (2022). Degenerar la formación docente en Educación Física. Educación Física y Ciencia, 22(4), e148. doi.org/10.24215/23142561e148

Bravo, D., Castillo, E., y Hughes, E. (2020). Estudio Longitudinal Empleo-Covid19: Datos de empleo en tiempo real. Centro UC de Encuestas y Estudios Longitudinales. Recuperado de https://www.uc.cl/site/efs/files/11636/presentacion-estudio-empleo-covid19-datos-de-empleo-en-tiempo-real-8-octubre2020.pdf

Cáceres, M., Marín, J., Ramos, M., Ortiz, B. (2021). El impacto del estado de alarma decretado por la COVID-19 en la inclusión educativa. Texto Libre, 14(2), 1-11. Doi:10.5027/psicoperspectivas-Vol2-Issue1-fulltext-3

Cárdenas, P. (2020). Cuadernos de educación: Aprendizajes Profesionales en Pandemia. Facultad de Educación Universidad Alber-to Hurtado, Chile. Recuperado de https://cuadernosdeeducacion.uahurtado.cl/wp-content/uploads/2020/09/Aprendizaje-Profesional-en-Tiempos-de-Pandemia.pdf

Centeio, E., Mercier, K., Garn, A., Erwin, H., Marttinen, R., Foley, J. (2021). The Success Struggles of Physical Education Teachers While Teaching Online During the COVID-19 Pandemic. Journal of Teaching in Physical Education, 40(1), 667-673. doi.org/10.1123/jtpe.2020-0295

Cerda, R., Pina, M. E., y Jeldes Olivares, M. I. (2020). Empleo femenino y Covid-19: diagnóstico y propuestas. Centro UC Políticas Públicas: Temas de la Agenda Pública. Recuperado de https://politicaspublicas.uc.cl/wp-content//uploads/2020/09/Temas-agenda130_Empleo-femenino_VF.pdf

Corell-Almuzara, A.; López-Belmonte, J.; Marín-Marín, J.-A.; Moreno-Guerrero, A.-J. (2021). COVID-19 in the Field of Education: State of the Art. Sustainability, 13, 5452. Doi. 10.3390/su13105452

Cuello, M.F.y Martínez,A.S. (2020). El género debajo de la colchoneta. Conversaciones sobre cuerpo(s) en Educación Físi-ca. Educación Física y Ciencia, 22 (4), e153. doi.org/10.24215/23142561e153

Cuenca-Soto, N., Santos-Pastor, ML, Chiva-Bartoll, O., & Martínez-Muñoz, LF (2021). Impacto de la Pandemia del CO-VID-19 en la Asignatura de Educación Física: Limitaciones Percibidas y Propuestas de Mejora. Investigación cualitativa en educación , 10 (3), 260–290. Doi.org/10.17583/qre.8376

Curifuta, P., Scarpati, P., Palma, C., Lara, V, y Díaz, J. (2020). Cuadernos de educación: Aprendizajes Profesionales en Pande-mia: Oportunidades de aprendizaje a distancia en contextos vulnerables. El fervor de la batalla educativa en tiempos de Pandemia. Facultad de Educación Universidad Alberto Hurtado, Chile Recuperado de https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wpcontent/uploads/2020/07/jacquelinediaz_colegiosanalberto.pdf

De Paz, C., Muller, M., Muñoz Boudet, A. M., y Gaddis, I. (2020). Gender dimensions of the COVID-19 pandemic. World Bank Group. Recuperado de https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/33622/Gender-Dimensions-of-the-COVID-19-Pandemic.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Dogra, P., & Kaushal, A. (2022). Underlyng the triple burden effects on women educationists due to COVID-19. Education and Information Technologies, 27, 209-228. Doi. 10.1007/s10639-021-10645-6.

ECLAC/UNESCO. (Economic Commission for Latin America and the Caribbean/United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). (2020). The economic autonomy of women in a sustainable recovery with equality. Santia-go, February.11

Expósito, C. D., y Marsollier, R. G. (2020). Virtualidad y educación en tiempos de COVID-19. Un estudio empírico en Argentina. Educación Y Humanismo, 22(39) 1-22. doi.org/10.17081/eduhum.22.39.4214

Finlay, L. (2009). Debating Phenomenological Research Methods. Phenomenology & Practice, 3(1), 6–25. doi.org/10.29173/pandpr19818

Flick, U. (2012) Introducción a la investigación cualitativa. 3rd ed.; Morata: Madrid, España.

Fuentes, T., Herranz, B. J., Pastor, V. M. L., Sanz, S. R., Gómez, Á. H., Herranz, C. R., y Ros, J. G. (2020). Educación Física en tiempos de coronavirus y confinamiento: análisis desde la experiencia. EmásF: revista digital de educación física, (65), 151-181.

García-Peñalvo, F. Acciones para la adaptación de la docencia a la modalidad online en la Universidad de Salamanca ante la pandemia de la COVID-19. Jornadas Docentes USM: Nuevos tiempos exigen Modelos Docentes Innovadores. Universidad Técnica Federico Santa María (Valparaíso, Chile), 26 de agosto de 2020. Salamanca, España: Grupo GRIAL. Recuperado de https://bit.ly/3hnWThT

González-Calvo, G., Barba-Martín, R. A., Bores-García, D., & Hortigüela-Alcalá, D. (2022). The (virtual) teaching of physical education in times of pandemic. European Physical Education Review, 28(1), 205–224. DOI: 10.1177/1356336X211031533

Jorquera , R. & Herrera, F. (2020). Salud mental en funcionarios de una universidad chilena: desafíos en el contexto de la COVID-19. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 14(2), e1310. dx.doi.org/10.19083/ridu.2020.1310.

Konukman F, Filiz B, U¨nlu¨ H (2022) Teachers’ perceptions of teaching physical education using online learning during the COVID19: A quantitative study in Turkey. PLoS ONE 17(6): e0269377

Kvale, S. (2011). Las entrevistas en investigación cualitativa. Madrid, España: Ediciones Morata.

Lleixá, T., Soler, P. (2020). Perspectiva de género en la formación de maestras y maestros de Educación Física. Retos, 2020, 37, 634-642. doi.org/10.47197/retos.v37i37.74253

López-Fernández, I.; Burgueño, R.; Gil-Espinosa, F.J. (2021). High School Physical Education Teachers’ Perceptions of Blended Learning One Year after the Onset of the COVID-19 Pandemic. Int. J. Environ. Res. Public Health, 18, 11146. DOI: 10.3390/ijerph182111146

López-Orellana, Cindy Tatiana; Varela Torres, Jorge Javier; Guzmán Martínez, Paulina de los Ángeles; Piedra-Martínez, Elisa; Freire Pesántez, Andrea; Baculima Bacuilima, Janneth Lucía y Cordero Cobos, Lucía. (2021). Bienestar docente durante la Pandemia COVID-19: La Comparación entre Ecuador y Chile. Revista de Sociología de la Educación-RASE,14(3), 325-347. Doi. 10.7203/RASE.14.3.21472

Marciniak, R., y Sallán, J. G. (2018). Dimensiones de evaluación de calidad de educación virtual: revisión de modelos refe-rentes. RIED.Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(1), 217-238. doi.org/10.5944/ried.21.1.16182

Martínez, A., & Chàfer, A. (2019). Que hacen los buenos profesores de Educación Física en la Universidad. Estudio de Casos. Profesorado Revista de currículum y formación del profesorado, 23(1), 533-554. doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9170

Marshall, DT, Shannon, DM y Love, SM (2020). How teachers experienced the COVID-19 transition to remote instruc-tion. Phi Delta Kappan,102 (3), 46–50. doi.org/10.1177/0031721720970702

Mateo-Orcajada, A.; Abenza-Cano, L.; Vaquero-Cristóbal, R.; Martínez-Castro, S.M.; Leiva-Arcas, A.; Gallardo-Guerrero, A.M.; Sánchez-Pato, A. (2021). Gender Stereotypes among Teachers and Trainers Working with Adoles-cents. Int. J. Environ. Res. Public Health,18, 12964. doi.org/10.1177/0031721720970702

Méndez, A., Carriedo, A., Fernández, J., & Cecchini, J. (2022). Self-made material in physical education: Teacher percep-tions of the use of an emerging pedagogical model before and during the COVID-19 pandemic. European Physical Educa-tion Review, 29(1), 107-124. doi.org/10.1177/1356336X221118

Ministerio de Educación (2020). Priorización Curricular: Educación física y salud 1° básico a 4° medio. Recuperado de https://www.curriculumnacional.cl/portal/Educacion-General/Educacion-fisica-y-salud/Ed-Fisica-y-Salud-1-basico/177753:Priorizacion-Curricular-Educacion-fisica-y-salud-1-basico-a-4-medio

Ministerio de Salud. (2020). Ministerio de Salud confirma primer caso de coronavirus en Chile. Ministerio de Salud, Chile. Recupe-rado de https://www.minsal.cl/ministerio-de-salud-confirma-primer-caso-de-coronavirus-en-chile/

Ministerio de la Mujer y Equidad de Género. (2020). Propuestas Consejo Mujer Covid-19. Recuperado de http://www.comunidadmujer.cl/biblioteca-publicaciones/wp-content/uploads/2020/10/Propuestas-Consejo-Mujer-Covid-19.pdf

Morse, J. M. (1998). Designing Funded Qualitative Research. En Denzin y Lincoln. Strategies of qualitative Research

Mujica Johnson, F. N., & Orellana Arduiz, N. D. C. (2022). Emociones de profesoras de Educación Física chilenas en el contexto de pandemia: estudio de casos. Retos, 43, 861–867. doi.org/10.47197/retos.v43i0.89801

Murillo, F. J., & Duk, C. (2020). El covid-19 y las brechas educativas. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 14(1), 11-13. doi.org/10.4067/S0718-73782020000100011

Núñez, C. (2020). La Educación Física en Primaria en tiempos de pandemia (Tesis de fin de grado). Universidad de la Laguna, España.

ONU (2018). La Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para América Latina y el Caribe (LC/G.2681-P/Rev.3), Santiago.

Organización de las Naciones Unidas Mujeres. (2018). Hacer las promesas realidad: La igualdad de género en la agenda 2030 para el desarrollo sostenible. Recuperado de https://www.unwomen.org/-/media/headquarters/attachments/sections/library/publications/2018/sdg-report-gender-equality-in-the-2030-agenda-for-sustainable-development-2018-es.pdf?la=es&vs=834

Organización de los Estados Americanos. (2020). Covid-19 en la vida de las mujeres. Razones para reconocer los impactos diferen-ciados. Recuperado de https://www.oas.org/es/cim/docs/ArgumentarioCOVID19-ES.pdf 13

OECD. (2021). Caregiving in crisis: Gender inequality in paid and unpaid work during COVID-19. OECD. Tackling Coro-navirus (covid-19): Contributing to a global effort. OECD publishing. Recuperado de: https://www.oecd.org/coronavirus/policy-responses/caregiving-in-crisis-gender-inequality-in-paid-and-unpaid-work-during-covid-19-3555d164/

Pastén, C. y Piñones, C. (2020). Cuadernos de educación: Aprendizajes Profesionales en Pandemia: Arte-Ciencia en Micorriza. Fa-cultad de Educación Universidad Alberto Hurtado, Chile. Recuperado de https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wp-content/uploads/2020/07/cilenipasten_colegiocumbresdelchoapa-2.pdf

Reyes, A. (2022). Educación física en tiempos de pandemia y confinamiento. Expresión democrática y constitución del suje-to. Educación y Sociedad, 20(1), 190-209.

Reyes, V. (2020). Cuadernos de educación: Aprendizajes Profesionales en Pandemia: El arte como un medio de expresión virtual efectiva del alma. Facultad de Educación Universidad Alberto Hurtado, Chile. Recuperado de https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wpcontent/uploads/2020/06/victorreyes_directivo.pdf

Rivera-Vargas, P., Miño-Puigcercós, R., Passerón, E., & Herrera-Urízar, G. (2021). ¿Hacia dónde va la escuela? Resignifi-car su sentido en la era del COVID-19. Psicoperspectivas, 20(3), 105-117. doi.org/10.5027/psicoperspectivas-vol20-issue1-fulltext-2401

Ruiz Cuéllar, G. (2020). Covid-19: pensar la educación en un escenario inédito. Revista mexicana de investigación educativa, 25(85), 229-237.

Sigursteinsdottir, H.; Rafnsdottir, G.L. (2022). The Well-Being of Primary School Teachers during COVID-19. Int. J. Environ. Res. Public Health, 19, 11177. doi: 10.3390/ijerph191811177

Şirin, T., Eratli, Y., Can, B., & Uruç, O. (2022). Digital burnout and perceptive failure: The example of physical education teachers during the COVID-19 pandemic. Baltics Sports Science. 14(1), 3-12. Recuperado de: https://www.balticsportscience.com/journal/vol14/iss1/2.

Skjong, R., & Wentworth, B. H. (2001). Expert judgment and risk perception. The Eleventh International Offshore and Polar Engineering Conference. International Society of Offshore and Polar Engineers. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/286613666_Expert_judgment_and_risk_perception.

Solís García, P.; Lago Urbano, R.; Real Castelao, S. (2021). Consequences of COVID-19 Confinement for Teachers: Fami-ly-Work Interactions, Technostress, and Perceived Organizational Support. Int. J. Environ. Res. Public Health, 18, 11259. DOI: 10.3390/ijerph182111259

Stake, R. E. (1998). Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.

Tarabini-Castellani, A. (2020). ¿Para qué sirve la escuela? Reflexiones sociológicas en tiempos de pandemia global. Revista de Sociología de la Educación-RASE, 13(2). doi.org/10.7203/RASE.13.2.17135

Tello de la Torre, C., & Vargas, Ó. (2020). Género y trabajo en tiempos del COVID-19: Una mirada desde la interseccio-nalidad. Revista Venezolana de Gerencia, 25(90), 389-393. doi.org/10.37960/rvg.v25i90.32382

United Nations. Policy Brief: The impact of COVID-19 on women.

Varea, V., G. González-Calvo & García-Monge, A. (2022). Explorando los cambios de la educación física en la era del Covid-19. Pedagogía de la Educación Física y el Deporte, 27(1), 32-42,

Yu, J.; Jee, Y. (2021). Analysis of Online Classes in Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Educ. Sci., 11, 3. doi.org/10.3390/educsci11010003

Warner, M. (2020). Cuadernos de educación: Aprendizajes Profesionales en Pandemia: Más que vídeo llamadas. Facultad de Edu-cación Universidad Alberto Hurtado, Chile. Recuperado de https://educacion.uahurtado.cl/wpsite/wpcontent/uploads/2020/07/maureenwarner_crucero.pdf

Publicado

2023-09-15

Como Citar

Paéz, J. ., Herrera , G. ., Rolle, G. ., Yañez , R. ., Reyes , T. ., Cortes, G. ., & Hurtado Almonacid, J. . (2023). O trabalho docente dos professores de educação física no contexto da pandemia da COVID-19. Estudo de caso em um centro educacional. Retos, 50, 500–510. https://doi.org/10.47197/retos.v50.99652

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)