Professores de Educação Física vinculados à deficiência e inclusão no Peru
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v49.98676Palavras-chave:
educación física, inclusión, deporte, actitudes, profesorado, discapacidad, desafíosResumo
Em relação aos futuros professores de Educação Física (EF), como em todas as áreas do currículo, deve-se perguntar o quê, como e as razões de suas atitudes em relação à deficiência e inclusão. Este trabalho buscou analisar as atitudes dos universitários peruanos no curso de Educação Física (EEF), bem como os fatores ligados à atitude dos futuros professores de EF e os desafios que se apresentam a eles. Participaram 160 universitários (97 homens e 63 mulheres) com média de idade (DP=1,84), pertencentes à Universidade Nacional Pedro Ruiz Gallo, à Universidade Privada de Chiclayo, à Universidade Nacional José Faustino Sánchez Carrión e à Universidade Nacional University of Education, a quem foi aplicado o questionário Fatores associados à atitude perante a deficiência em alunos de Educação Física (Palomino e Quispe, 2020) e a Escala de Atitudes perante Pessoas com Deficiência (Palomino e Quispe, 2020). Foi demonstrado que um número significativo de alunos de EF tem uma atitude positiva em relação à deficiência e à inclusão. Além disso, indicadores proeminentes de atitude foram gênero, experiência social e nível educacional. Ao mesmo tempo, os fatores que influenciam a atitude são formativos, pessoais-experimentais e contextuais, e alguns desafios foram treinamento, conscientização, terminologia e falta de especialistas.
Palavras-chave: educação física, inclusão, atitudes, professores, deficiência
Referências
Albarrán, A. (2015). Algunas perspectivas y modelos de comprensión de la discapacidad. Revista Venezolana de Análisis de Coyuntura, 21, 127-165. Recuperado de https://bit.ly/3YMxt3a
Almonacid-Fierro, A. A., Merellano-Navarro, E., Feu Molina, S., Vizuete Carrizosa, M. y Orellana Fernández, R. (2019). Perspectiva cualitativa en la construcción del conocimiento didáctico del contenido del profesorado de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 36, 459-468. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7260941
Amaro Agudo, A., y Martínez Heredia, N. (2020). Importancia de la educación inclusiva y justicia social en época de pan-demia. Revista Internacional de Apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, 6(3), 135-144. doi: https://dx.doi.org/10.17561/riai.v6.n3.10
Angenscheidt Bidegain, L., y Navarrete Antola, I. (2017). Actitudes de los docentes acerca de la educación inclusiva. Cien-cias Psicológicas, 11(2), 233-250. Recuperado de https://bit.ly/3lE99li
Carreño, J. M., Díaz, A., López, S., y Martín, J.A. (2019). ¿Qué se investiga en formación docente en educación física y en recreación? Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 36, 3-8. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6770627
Castillo Paredes, A. (2022). La formación del profesor de Educación Física en las Necesidades Educativas Especiales, hacia la reflexión y la acción, desde acuerdos internacionales y Leyes en Chile. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 44, 709-715. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8214183
Cornejo Espejo, J. (2022). Inclusión educativa en el contexto de la formación de profesores en Chile. Revista Digital de Inves-tigación en Docencia Universitaria, 16(2), 1-18. doi: https://doi.org/10.19083/ridu.2022.1582
Cruz Vadillo, R. (2016). Discapacidad y educación superior: ¿Una cuestión de derechos o buenas voluntades? Revista de Investigación Educativa, (23), 1-23. Recuperado de https://bit.ly/3Emx4MN
Cuero Angulo, A. V., Lara Lara, F., y Andino Jaramillo, R. A. (2022). Prácticas inclusivas mediante la formación de profe-sores responsivos: caso de una institución de educación básica. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(3), 2292-2313. doi: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i3.2378
Defensoría del Pueblo. (2020). El derecho a la educación inclusiva en el contexto de la emergencia sanitaria por el covid-19. Lima, Perú: Defensoría del Pueblo. Recuperado de https://bit.ly/3xFh30o
Delgado, K. E, Barrionuevo, L. A., y Essomba, M. A. (2021). La educación inclusiva en el nivel inicial. Estudio de caso. Espacios, 42(3), 27-41. doi: 10.48082/espacios-a21v42v03p03
Díaz, J. (2019). Discapacidad en el Perú: Un análisis de la realidad a partir de datos estadísticos. Revista Venezolana de Geren-cia, 24(85). Recuperado de https://bit.ly/3Kn4leu
Echavarría Celis, M. C., y Cárdenas Vásquez, L. E. (2022). Liderazgo directivo para favorecer el rol del docente en las prácticas inclusivas. Revista de Educación Inclusiva, 15(1), 131-151. https://bit.ly/3EjFPHn
Felipe-Rello, C., Garoz Puerta, I., y Tejero-González, C. M. (2020). Cambiando las actitudes hacia la discapacidad: diseño de un programa de sensibilización en Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 37, 713-721. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7243341
Fernández Cabrera, J. M., Jiménez Jiménez, F., Navarro Adelantado, V., y Sánchez López, C. R. (2019). Cambios en el autoconcepto del alumnado con y sin discapacidad motriz a partir de una intervención docente inclusiva en Educación Fí-sica. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 36, 138-145. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7260895
Flores Barrera, V. J., García Cedillo, I., y Romero Contreras, S. (2017). Prácticas inclusivas en la formación docente en México. Liberabit, 23(1), 39-56. doi: https://doi.org/10.24265/liberabit.2017.v23n1.03
González-Rojas, Y., y Triana-Fierro, D. A. (2018). Actitudes de los docentes frente a la inclusión de estudiantes con necesi-dades educativas especiales. Educación y Educadores, 21(2), 200-218. Recuperado de https://bit.ly/3YKFdCD
Granada Azcárraga, M., Pomés Correa, M.P., y Sanhueza Henríquez, S. (2013). Actitud de los profesores hacia la inclusión educativa. Centro de Estudios Interdisciplinarios en Etnolingüística y Antropología Socio-Cultural, (25), 51-59. Recuperado de https://bit.ly/2XY9ldw
Hernández Fernández, A., y De Barros Camargo, C. (2021). Inclusión, atención a la diversidad y neuroeducación en Educa-ción Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 41, 555-561. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7953247
Màrquez Cabellos, N. G., y Andrade Sánchez, A. I. (2020). Prácticas inclusivas de estudiantes en formación docente. Educa-ción Física y Ciencia, 22(1), 109-109. doi: https://doi.org/10.24215/23142561e109
Martínez Angulo, C., Deneb, E., Pindal, C., Gallardo Fuentes, F. J., Carter Thuillier, B., y Peña Troncoso, S. (2023). Per-cepción de autosuficiencia hacia la inclusión en el futuro profesorado de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en edu-cación física, deporte y recreación, 48, 919-926. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8875548
Ministerio de Educación de la Nación. (2019). Educación inclusiva: fundamentos y prácticas para la inclusión. Ciudad Autó-noma de Buenos Aires: Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología. Recuperado de https://bit.ly/413zsBT
Montás García, M. y Sánchez Moreno, M. (2022). Formación inicial docente de educación física: barreras que desafían al profesorado universitario. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 46, 529-537. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8555092
Montilla Reina, M.J. (2019). Inclusión y competición. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 36, 552-560. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7260954
Nabaskues Lasheras, I., Usabiaga Arruabarrena, O., Martos-García, D., y Forland Standal, O. (2019). Comprensión de la habilidad desde la perspectiva del futuro profesorado de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, de-porte y recreación, 36, 121-128. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7260893
Ochoa Martínez, P. Y. (2021). Experiencia didáctica en educación física para la mejora de actitudes hacia la discapacidad auditiva en futuros profesionales de la actividad física y deporte. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y re-creación, 40, 174-179. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7699962
Peña Hernández, P. A., Calvo Soto, A. P., y Gómez Ramírez, E. (2020). Modelos teóricos en discapacidad. En: A.P. Calvo Soto, E. Gómez Ramírez, y J. Daza Arana (Eds.) Modelos teóricos para fisioterapia. (pp. 149-177). Cali, Colombia: Edito-rial Universidad Santiago de Cali. Recuperado de https://bit.ly/3XHLNJ4
Ponce-Solórzano, M. J., y Barcia-Briones, M. F. (2020). El rol del docente en la educación inclusiva. Domino de las Ciencias, 6(2), 51-71. doi: https://doi.org/10.23857/dc.v6i3.1206
Romero-Ibarra, O. P., Chiquinquirá Peley-Bracho, R., y Troya-Morejón, I. (2020). Estrategias para la inclusión en el área de educación física de estudiantes con discapacidad. Polo del Conocimiento, 5(9), 900-917. Recuperado de https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/1736/3353
Salmón, E., y Bregaglio, R. (Eds.). (2017). Nueve conceptos claves para entender la Convención sobre los derechos de las personas con discapacidad. Lima, Perú: Pontificia Universidad Católica del Perú. Recuperado de https://bit.ly/3XHOk5J
Sanahuja Ribés, A. Borri-Anadon, C., y De Angelis, C. (2022). Prácticas inclusivas en el contexto escolar: una mirada sobre tres experiencias internacionales. Revista Iberoamericana de Educación, 89(1), 17-37. doi: https://doi.org/10.35362/rie8914993
Sevilla Santo, D. E., Martín, M. Pavón, M. J., y Jenaro Río, C. (2018). Actitud del docente hacia la educación inclusiva y hacia los estudiantes con necesidades educativas especiales. Innovación Educativa, 18(78), 115-142. Recuperado de https://bit.ly/3lQ8A8b
Solís García, P., y Borja González, V. (2021). Actitudes del profesorado de Educación Física hacia la inclusión de alumnos con discapacidad. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 39, 7-12. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7586484
Torres Paz, L. E., Granados Barretos, Torres Lozada, E. J., Bustamante Cerna, D., y Hernández Fernández, B. (2023). Enfoque de la inclusión de estudiantes con discapacidad en la Formación Inicial Docente de Educación Física en el Perú. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, 47, 962-968. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8722286
Valdés Morales, R. A. (2018). Liderazgo inclusivo: la importancia de los equipos directivos en el desarrollo de una cultura de la inclusión. Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 9(16), 51-66. https://bit.ly/3XFMTVv
Vera Noriega, J. A., Burruel Valencia, M. A, y Sainz Palafox, M. (2022). Actitudes hacia la discapacidad y su influencia en la percepcion de inclusión en estudiantes de educación superior. Revista de Educación Inclusiva, 15(2), 45-62. Recuperado de https://bit.ly/3EkGzf8
Victoria Maldonado, J. A. (2013). El modelo social de la discapacidad: una cuestión de derechos humanos. Revista de Derecho de la UNED, (12), 1093-1109. doi: https://doi.org/10.5944/rduned.12.2013.11716
Villaverde Caramés, E.J., Fernández Villarino, M. A., Toja, M. B., y González Valeiro, M. (2021). Revisión de la literatura sobre las características que definen a un buen docente de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, de-porte y recreación, 41, 471-479. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7952371
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Retos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess