Basquete e valores para menores hospitalizados. Percepção de famílias e profissionais de saúde
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90352Palavras-chave:
esportes coletivos; pacientes pediátricos; Centros hospitalares; intervenção educativa; cuidadoresResumo
No basquete, na prática com menores, não se pode ignorar o componente educacional, além das habilidades táticas e técnicas que o caracterizam. Na perspetiva da educação através do desporto, foi implementado o “Programa de Basquetebol Infantil em Hospitais” da Fundação Real Madrid com o objetivo de contribuir para a formação e o bem-estar dos menores internados. Esta atividade foi totalmente adaptada às características dos menores e ao contexto em que se realizou. Dada a importância dos familiares e do pessoal de saúde, o objetivo principal deste estudo foi conhecer a percepção e o grau de satisfação desses dois grupos em relação ao referido programa. Foi realizada uma pesquisa descritiva. A população total do estudo foi de 115 pessoas, das quais 70 eram familiares e 45 eram profissionais de saúde. Foi utilizado um questionário ad hoc com um total de 29 itens. Os resultados revelaram uma grande satisfação dos participantes quanto ao desenvolvimento do Programa, valorizando-o como uma atividade esportiva, educativa e recreativa. Destacaram a promoção de valores como companheirismo, motivação, respeito e autoestima. Destacaram o trabalho dos professores e a capacidade de adaptação às atividades e jogos propostos. Por outro lado, expressaram a necessidade de mais sessões semanais, sessões mais longas e melhorias nas instalações onde as atividades eram realizadas. Concluindo, na opinião dos participantes, o Programa Basquete Hospitalar Infantil promove valores educacionais por meio da prática do basquete.
Referências
Andreu, E. (2018). Educación Física en las aulas hospitalarias. En M. M. Molero, M. C. Pérez-Fuentes, J. J. Gázquez, M.M. Simón, A. B. Barragán, A. Martos y M. Sisto (Eds.), Intervención en Contextos Clínicos y de la Salud (Vol. II) (pp. 279-283). Almería: ANUSIVEP.
Bermúdez, M. T. (2014). La percepción del personal sanitario ante la animación hospitalaria. En F. J. del Pozo y C. Peláez (Eds.), Educación social en situaciones de riesgo y conflicto en Iberoamérica (pp. 20-27). Madrid: Universidad Complutense de Madrid.
Bermúdez, M. T., & Torío, S. (2012). La percepción de las familias ante la animación hospitalaria: estudio realizado en el hospital Materno-Infantil de Oviedo. Revista de Pedagogía Social, 20, 223-242.
Bermúdez, M.T., de Sousa, M., & Pereira, M.R. (2011). La animación hospitalaria en el centro hospitalario de Chaves (Portugal). Campo Abierto, 30(1), 95-106.
Caballero, S.A. (2007). El aula hospitalaria. Un camino a la educación inclusiva. Investigación Educativa, 11(19), 153-161.
Castejón, F.J. (2000). Iniciación Deportiva. Madrid: Pila Teleña.
Castejón, F.J. (2005). ¿Es el deporte un contenido educativo? En F.J. Giménez, P. Sáenz-López y M. Trillo (Eds.), Educar a través del Deporte (pp.11-22). Huelva: Universidad de Huelva.
Chamorro, C., Wurz, A., & Culos-Reed, N. (2013). Promoting Physical Activity in Pediatric Oncology. Where Do We Go from Here? Frontiers in Oncology, 3, art. 173. doi: 10.3389/fonc.2013.00173
Chiva-Bartoll, Ó. (2019). Los valores educativos del deporte: el fair-play como ética cívica. Utopía y Praxis latinoamericana, 24(87), 86-96.
Comunidad de Madrid (2020). Carta europea de los niños hospitalizados. Extracto de la Resolución A2-25/86, de 13 de mayo de 1986. www.comunidad.madrid/hospital
Díaz, V. (2005). Manual de trabajo de campo en la encuesta. Madrid: CIS.
Drobnic, F., Rog, M., García, Á., Roig, M., Gabaldón, S., Torralba, F., Cañada, D., González-Gross, M., Román, B., Guerra, M., Segura, S., Álvaro, M., & Till, L. (2013). La actividad física mejora el aprendizaje y el rendimiento escolar. Los beneficios del ejercicio físico en la salud integral del niño a nivel físico, mental y en la generación de valores. Faros, 7. https://faros.hsjdbcn.org/es/cuaderno-faro/actividad-fisica-mejora-aprendizaje-rendimiento-escolar
Fiuza-Luces, C., Padilla, J. R., Soares-Miranda, L., Santana-Sosa, E., Quiroga, J. V., Santos-Lozano, A., Pareja-Galeano, H., Sanchis-Gomar, F., Lorenzo-González, R., Verde, Z., López-Mojares, L.M., Lassaletta, Á., Fleck, S.J., Pérez, M., Pérez- Martínez, A., & Lucía, A. (2017). Exercise Intervention in Pediatric Patients with Solid Tumors: The Physical Activity in Pediatric Cancer Trial. 49(2), 223-230. DOI: 10.1249 / MSS.0000000000001094
Gómez, A. (2005). La enseñanza y el aprendizaje de los valores en la educación deportiva. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte 5(18), 89-99. http://cdeporte.rediris.es/revista/revista18/arteduvalores9.htm
Gutiérrez, M. (2004). El valor del deporte en la educación integral del ser humano. Revista de Educación, 335, 105-126.
Hall-López, J. A. (2021). Programa de formación educativa para aumentar el índice de actividad física moderada a vigorosa en profesores de educación física. Retos, 39, 192-199.
Ley Orgánica 3/2018, de 5 de diciembre, de protección de datos personales y garantía de los derechos digitales. Boletín Oficial del Estado, 294, de 6 de diciembre. https://www.boe.es/boe/dias/2018/12/06/pdfs/BOE-A-2018-16673.pdf
Li, K.Y., Chung, O.K.J., Ho, K.Y., & Kwok, M.C.B. (2017). Play interventions to reduce anxiety and negative emotions in hospitalized children. BioMed Central Pediatrics. 16(36), 1-9. DOI 10.1186/s12887-016-0570-5
Lizasoáin, O. (2016). Pedagogía hospitalaria. Guía para la atención psicoeducativa del alumno enfermo. Madrid: Síntesis.
Miñana-Signes, V., & Monfort-Pañego, M. (2020). Justificación del valore educativo de la Educación Física y el docente. ¿Qué profesional del deporte debe impartir la materia de Educación Física? ¿El maestro/a y profesor de Educación Física o el monitor/a deportivo/a? Retos, 38, 852-867.
Monjas, R., Ponce, A., & Gea J.M. (2015). La transmisión de valores a través del deporte. Deporte escolar y deporte federado: relaciones, puentes y posibles trasferencias. Retos, 28, 276-284.
Montalvo, A. J. (2016). La Ludoteca Hospitalaria, “Carita feliz”, como instrumento de motivación de los pacientes infantiles del “Hospital Rafael Rodríguez Zambrano” de la Ciudad de Manta: 2009-2010. Dominio de las Ciencias, 2, 286-303.
Ortega, G., Giménez, F. J., Jiménez, A. C., Franco, J., Durán, L. J., & Jiménez, P. J. (2012). Iniciación al Valorcesto. Madrid, Ediciones Gráficas Real Madrid.
Ortega, G., Jiménez, A. C., Abad, M. T., Durán, L. J., Franco, J., Giménez, F. J., & Robles, J. (2016). Programa Infantil de Baloncesto en Hospitales. Madrid: Ediciones Gráficas Real Madrid.
Ortega, G., Franco. J., Giménez, F.J. Abad, M.T., Durán, L.J., Robles, J., & Jiménez, A.C. (2019). Programa Infantil de Baloncesto en Hospitales de la Fundación Real Madrid. XIII Congreso Internacional FEADEF sobre la enseñanza de la Educación Física y el Deporte Escolar. Sevilla.
Palomares-Ruiz, A., & Sánchez-Navalón, (2016). Percepciones del profesorado y de los padres del paciente sobre pedagogía hospitalaria. Bordón. Revista de Pedagogía, 68(4), 137-153.
Polanco, K.M., López-Valle, J.M., Muñoz-Noguera, B.C., Vergara-Torres, A.P, Tristán, J., & Arango-Dávila, C. (2022). Efecto del ejercicio físico sobre los síntomas depresivos en pacientes hospitalizados con depresión. Retos, 43, 53-61. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/88339/65671
Quevedo, H.L., & de la Peña, C. (2018). Estudios en las aulas hospitalarias: relación entre resiliencia, inteligencia emocional y habilidades motrices. Revista de pedagogía, 39(104), 127-146.
Rojas-Valverde, D., Brenes-Marcano, M., & Valverde-Arce, S. (2019). Satisfacción de padres de familia con una intervención integral intrahospitalaria pediátrica de sobrepeso-obesidad en Costa Rica. Revista Iberoamericana de Psicología 13(2), 1-10. https://revmovimientocientifico.ibero.edu.co/article/view/1631
Rubio-Rodríguez, G.A., Hernández, L., & Varón Triana (2019). validación de un cuestionario pata evaluar valores personales y sociales en jóvenes deportistas. Retos, 36, 152-158.
Ruiz, J.V., Ponce A., Sanz, E., & Valdemoros, M.A. (2015). La educación en valores desde el deporte: investigación sobre la aplicación de un programa integral en deportes de equipo. Retos, 28, 270-275.
Salvador, N., Yepes, C., & Finestres, J. (2003). La actividad física y el deporte en un centro hospitalario. Lecturas: Educación Física y Deportes, 59, www.efdeportes.com/efd17a/hospital.htm
Sánchez P., & López, D. (2016). Evaluación a la respuesta educativa al alumnado de aulas hospitalarias en la provincia de Almería. Revista Española de Discapacidad, 4(1) 83-96.
Santana, E. (2020). Para que los niños con cáncer nunca pierdan la sonrisa. Programa de ejercicio físico. https://aladina.org/NUESTRO-TRABAJO/PROGRAMA-DE-EJERCICIO-FISICO/
Serradas, M. (2007). Integración de actividades lúdicas en la atención educativa del niño hospitalizado. Educere, 11(39), 639-646.
Serradas, M. (2013). Programa de ejercicio físico para niños con cáncer. http://marianserradas2.blogspot.com/2013/09/programa-de-ejercicio-fisico-para-ninos.html
Silla, A. (2016). Inclusión educativa en valores en un centro de menores a través de un blog. E-Balonmano, 12(2), 129-142. http://www.e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/356
Velázquez, R., Castejón, F.J., García, M., Hernández, J.L., López, C., & Maldonado, A. (2003). El deporte, la salud y la formación en valores y actitudes de los niños, niñas y adolescentes. (Una investigación en la Comunidad de Madrid). Madrid: Pila Teleña.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Gema Ortega Vila, José Robles Rodríguez, Manuel Tomas Abad Robles, Luis Javier Durán González, Jorge Franco Martín, Francisco Javier Giménez Fuentes-Guerra , Ana Concepcion Jimenez Sanchez
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess