Perfil e concepção do ensino do treinador de futebol juvenil da região de Beja (Portugal)

Autores

  • Paulo Paixao Instituto Politécnico de Beja (Portugal)
  • Fco. Javier Giménez Fuentes-Guerra Facultad de Educación, Psicología y CC del Deporte (Universidad de Huelva) https://orcid.org/0000-0002-6090-1746
  • Benjamin Navarro Domínguez Facultad de Educación, Psicología y CC del Deporte (Universidad de Huelva)
  • Jose Antonio Cerrada Nogales Facultad de Educación, Psicología y CC del Deporte (Universidad de Huelva)
  • José Robles Rodríguez Facultad de Educación, Psicología y CC del Deporte (Universidad de Huelva) https://orcid.org/0000-0002-3122-9890
  • Manuel Tomás Abad Robles https://orcid.org/0000-0001-6437-0404

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87365

Palavras-chave:

Técnico de futebol, ensino, planejamento e programação esportiva, treinamento de jogadores

Resumo

A figura do treinador é fundamental no treinamento esportivo com jovens. Este estudio tuvo como objetivos establecer el perfil del entrenador de fútbol en las etapas de formación de los jóvenes jugadores de la región de Beja (Portugal), identificar la concepción sobre la enseñanza del fútbol que tienen, y conocer la forma de planificar y programar de os mesmos. Para o efeito, foram entrevistados 124 treinadores de futebol juvenil da referida região portuguesa. Os dados mostraram que o perfil do treinador de futebol juvenil de Beja correspondia ao seguinte: homem entre 31 e 40 anos, com o décimo segundo ano de escolaridade completa, a trabalhar como empregado, sem curso de treinador ou com apenas grau I ou básico nível de qualificação do técnico de futebol. Salientou ainda o facto de a maioria dos treinadores considerar o futebol um meio de formação dos jogadores, sendo os treinadores mais jovens os que mais acreditam no futebol como meio de transmissão de valores. Ressalta-se que os treinadores afirmaram ter bastante clareza sobre os conteúdos a serem trabalhados nessas idades e utilizar métodos de ensino diretivos e de descoberta. Os treinadores afirmaram que priorizavam os aspectos técnico-táticos em detrimento do trabalho físico. Por fim, grande parte dos treinadores manifestou a intenção de treinar futuramente em categorias superiores.

Biografia Autor

Fco. Javier Giménez Fuentes-Guerra, Facultad de Educación, Psicología y CC del Deporte (Universidad de Huelva)

Dpto. Didácticas Integradas

Profesor

Referências

Abad, M. T. (2009). La formación del entrenador en el proceso de enseñanza- aprendizaje de jóvenes futbolistas. Tesis doctoral. Universidad de Huelva.

Abad, M. T., Benito, P. J., Giménez, F. J., & Robles, J. (2011). La formación de los entrenadores de fútbol base en la provincia de Huelva. Cultura, Ciencia y Deporte, 6(18), 171-183.

Azpillaga, I., González, Ó., Irazusta, S., & Arruza, J.A. (2012). Análisis y valoración de la influencia que ejerce el perfil formativo de los entrenadores en jóvenes futbolistas. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 22, 62-64.

Ballester, I., Fernández, R., & Parra-Camacho, D. (2021). Adaptación y validación de una escala para la evaluación del desempeño profesional del entrenador de fútbol en base a su formación permanente, nivel de TIC y autoevaluación. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 40, 272-280. doi: https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83157

Bettega, O., Scaglia, A., Nascimento, J., Ibáñez, S., & Galatti, L. (2018). O ensino da tática e da técnica no futebol: concepção de treinadores das categorias de base. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 33, 112-117. doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i33.55503

Brink, M. S., Frencken, W. G. P., Jordet, G., & Lemmink, K. A. P. M. (2014). Coaches’ and Players’ Perceptions of Training Dose: Not a Perfect Match. International Journal of Sports Physiology and Performance, 9, 497 -502. doi:10.1123/IJSPP.2013-0009

Buceta, J. M. (2004). Estratégias Psicológicas para Treinadores de Desportistas Jovens. Dykinson. Madrid.

Cañadas, M., Ibáñez, S. J., García, J., Parejo, I., & Feu, S. (2010). Importancia de la planificación en el entrenamiento deportivo: análisis del proceso de entrenamiento en minibasket, Wanceulen E.F. digital, 7, 52-64.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences (2ª ed.), Hillsdale, New York: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Chelladurai, P., Kuga, D. J., & O’Bryant, C. P. (1999). Individual differences, perceived task characteristics, and preferences for teaching and coaching. Research Quarterly for Exercise and Sport, 70(2), 1-9. doi: http://dx.doi.org/10.1080/02701367.1999.10608035

Del Bosque, V. (2013). El Fútbol, Educación y Formación. Cultura, Ciencia y Deporte, 22(8), 67-70.

Evans, M. B., McGuckin, M., Gainforth, H. L., Bruner, M. W., & Côté, J. (2015). Coach development programmes to improve interpersonal coach behaviours: a systematic review using the re-aim framework. British Journal of Sports Medicine, 49(13), 871–877. doi:10.1136/bjsports-2015-094634

Feu, S., Ibáñez, S. J., & Gozalo, M. (2007). Propiedades psicométricas de los cuestionarios EDD y EPD para evaluar el estilo de Planificación y decisión de los entrenadores. Revista de Psicología del Deporte, 16(2), 185-199.

Feu, S., Ibáñez, S. J., & Gozalo, M. (2010). La formación inicial de los entrenadores de balonmano para la enseñanza del deporte en la edad escolar. Cultura, Ciencia y Deporte, 5(14), 109-117.

Fraser-Thomas, J. L., Côté, J., & Deakin, J. (2005). Youth sport programs: an avenue to foster positive youth development. Physical Education and Sport Pedagogy, 10(1), 19-40. doi: http://dx.doi.org/10.1080/1740898042000334890

Galatti, L., Bettega, O., Montagner, P.C., & Scaglia, A.J. (2016). Atribuições do professor e treinador de exporte: ensino do futebol em idade escolar. En S. Feu y M. Cañadas (Coords.). Innovaciones y aportaciones a la formación de entrenadores para el deporte en la edad escolar (pp. 239-252). Universidad de Extremadura. Editora Unicamp.

Giménez, F. J. (2003). La Formación del Entrenador en la Iniciación al Baloncesto. Sevilla: Wanceulen Editorial Deportiva S. L.

Gutiérrez, D. (2007). Modelo de intervención para educar en valores a través del fútbol: una experiencia con entrenadores de fútbol de la Comunidad de Madrid. Tesis doctoral inédita. Universidad Politécnica, Madrid.

Hernández, R., Fernández-Collado, C., & Baptista, P. (2007). Metodología de la investigación (4a ed.). México: McGraw-Hill/ Interamericana Editores, S.A. de C.V.

Ibáñez, S. J. (2002). Los contenidos de enseñanza del Baloncesto en las categorías de formación. En S. J. Ibáñez & M. Macías (Eds.), Novos horizontes para o treino do básquetbol (pp. 111-136). Lisboa: Ediçôes FMH.

Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (2018). Infografia dos Técnicos de Desporto em Portugal. Departamento de Formação e Qualificação. Lisboa, Portugal.

Jiménez, C., López-Barajas, E., & Pérez, R. (1997). Pedagogía experimental II. (Vol. I). Madrid: UNED.

Jones, R. (1992). Certified Football Association Coaches: Background, Training and Role Perceptions. British Journal of Physical Education, Research Suplement, 12, 2-6.

Kataoka, R., Vasenina, E., Loenneke, J., & Buckner, S.L. (En prensa). Periodization: Variation in the Definition and Discrepancies in Study Design. Sports Medicine. Doi: 10.1007/s40279-020-01414-5

Labrincha, J., & Gaspar, P. (2004). Avaliação e controlo do treino em basquetebol: um estudo exploratório em treinadores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 4(2), 228.

Lledó, E., Martínez, G., & Huertas, F. (2014). Perfil del entrenador de fútbol en la etapa escolar en escuelas de clubes de élite de la Comunitat Valenciana. Cultura, Ciencia y Deporte, 9(25), 57-68.

Lledó, E., & Huertas, F. (2012). Perfil del técnico de fútbol en escuelas de clubes de primera división en la Comunitat Valenciana. Apunts. Educación Física y Deportes, 108, 35-45. doi: http://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2012/2).108.04

Macarro, J., Romero, C., &Torres, J. (2010). Motivos de abandono de la práctica de actividad físico-deportiva en los estudiantes de Bachillerato de la provincia de Granada. Revista de Educación, 353, 495-519.

Maestre, M., Garcés de los Fayos, E. J., Ortín, F. J., & Hidalgo, M. D. (2018). El perfil del entrenador excelente en fútbol base. Un Estudio mediante Grupos Focales. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(3), 112-128.

Merino, A., Sabirón, F., & Arraiz, A. (2015). Análisis del escenario de competición en fútbol prebenjamín: Un estudio de caso. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 28, 26-32. doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.34815

Nuviala, A., León, J. A., Gálvez, J., & Fernández, A. (2007). Qué actividades deportivas escolares queremos. Qué técnicos tenemos. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 25.

Nuviala, A., & Nuviala, R. (2005). Abandono y continuidad de la práctica deportiva escolar organizada desde la perspectiva de los técnicos de una comarca aragonesa. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 20, 295-307.

Olmedilla, A., Ortín, F. J., Andréu, M. D., & Lozano, F. J., (2004). Formación en Psicología para Entrenadores de Fútbol: Una Propuesta Metodológica. Revista de Psicología del Deporte, 13(2), 247-262.

Ortega, G., Abad, M. T. Durán, L. J., Franco, J., Giménez, F. J., Jiménez, P. J., & Jiménez, A. C. (2015). Treinar Futebol: Ensinando Valores. Por uma Educação Real: Valores e Desporto. Madrid: Edições Gráficas Fundação Real Madrid.

Paixão, P., Abad, M. T., & Giménez, F. J. (2019). Diseño y validación de un cuestionario para estudiar la formación de entrenadores de fútbol base. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 35, 294-300. doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.63262

Santos, F., Côrte-Real, N., Regueiras, L., Dias, C., & Fonseca, A. (2016). O papel do treinador do desenvolvimento positivo de jovens através do desporto: do que sabemos ao que precisamos saber. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 11(2), 289-296.

Santos, F., Pereira, P., & Martinek, T. J. (2018). O papel do treinador no desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto de competição: necessidades, desafios e recomendações. In V. Loureiro e N. Loureiro (Org.). Atividade Física e Desporto. Diversos Contextos de Intervenção (pp. 112-127). Instituto Politécnico de Beja.

Santos, S., Mesquita, I., Graça, A., & Rosado, A. (2010). Coaches’ perceptions of competence and acknowledgement of training needs related to professional competences. Journal of Sports Science and Medicine, 9, 62-70.

Siedentop, D. Hastie, H., & Van Der Mars H. (2004). Complete Guide to Sport Education. Champaign, IL: Human Kinetics.

Sousa, C., Cruz, J., Torregrosa, M., Vilches, D., & Viladrich, C. (2006). Evaluación conductual y programa de asesoramiento personalizado a entrenadores (PAPE) de deportistas jóvenes. Revista de Psicología del Deporte, 15(2), 263-278.

Stafford, I. (2010). Coaching for Long-Term Athlete Development: to improve participation and performance in sport.London. Sport England, Sports Coach.

Suchomel, T.J., Nimphius, S., Bellon, C.R., & Stone, M.H. (2018). The importance of muscular strength: training considerations. Sports Medicine, 48(4), 765–785.

Tomczak, M., & Tomcak, E. (2014). The need to report effect size estimates revisited. An overview of some recommended measures of effect size. Trends Sport Scicences, 1(21), 19-25.

Urbano-Arévalo, F.C., Mancha-Triguero, D., Gómez-Carmona, C.D., & Gamonales, J.M. (2020). Influencia del perfil del entrenador en el diseño de tareas en fútbol-base. Estudio de casos. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 38, 204-212. doi: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74456

Viciana, J. (2002). Planificar en Educación Física. Barcelona: Inde.

Zapata, G., Antonio, J., & Palao, J. M. (2015). Planificación y Control del Entrenamiento de los Equipos de Fútbol en Categorías Juvenil y Tercera División Senior de la Región de Murcia (temporada 2012-2013), Kronos 14(1).

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Paixao, P., Giménez Fuentes-Guerra, F. J., Navarro Domínguez, B., Cerrada Nogales, J. A., Robles Rodríguez, J., & Abad Robles, M. T. (2021). Perfil e concepção do ensino do treinador de futebol juvenil da região de Beja (Portugal). Retos, 42, 344–352. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87365

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>