Revistas Colombianas de Ciências da Atividade Física, Esportes e Educação Física: Redes de Colaboração Científica

Autores

  • Luis A. Cardozo Fundación Universitaria del Área Andina , Programa Profesional en Entrenamiento Deportivo. Bogotá, D.C. https://orcid.org/0000-0001-8076-3304
  • Sofia M. Alfonso-Alfonso Fundación Universitaria del Área Andina, Programa Profesional en Entrenamiento Deportivo, Bogotá, Colombia
  • Lina P. Murillo-Peña Fundación Universitaria del Área Andina, Programa Profesional en Entrenamiento Deportivo, Bogotá, Colombia
  • Javier Moreno-Jiménez Corporación Universitaria Minuto de Dios, Grupo de Investigación GICDER, Bogotá, Colombia
  • Jhonatan C. Peña-Ibagón Fundación Universitaria del Área Andina, Grupo de Investigación IMED, Bogotá, Colombia
  • Julie H. Gómez-Solano Fundación Universitaria del Área Andina, Grupo de Investigación IMED, Bogotá, Colombia https://orcid.org/0000-0002-2942-3563
  • Iván Chulvi-Medrano Universidad de Valencia, Sport Performance and Physical Fitness Research Group (UIRFIDE) https://orcid.org/0000-0002-6612-1759

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v55.104158

Palavras-chave:

Redes de Información de Ciencia y Tecnología, Bibliometría, Investigadores, Indicador de Colaboración

Resumo

As ciências da atividade física, do esporte e da educação física (CADEF) são um campo interdisciplinar que estuda o movimento humano e suas implicações para a saúde, o bem-estar e a sociedade. Este trabalho tem como objetivo analisar as redes de colaboração (autores, instituições e países) das revistas do CADEF na Colômbia. Foram identificados 11 periódicos colombianos que atenderam aos critérios de inclusão, nos quais foram publicados 675 manuscritos entre 2018 e 2022. Os resultados mostram que a rede de autores é pequena e com baixa densidade (0,003), o que indica que a colaboração entre autores é relativamente baixa , assim como a rede de instituições (0,01). A rede de países é a maior e mais densa (0,117), embora a colaboração entre países permaneça relativamente moderada. Os autores colombianos são os mais ativos na rede de colaboração, seguidos pelos autores brasileiros, espanhóis e mexicanos. As comunidades mais ativas na rede de colaboração são as da Colômbia, Brasil, Espanha, México e Ucrânia. Por fim, é importante promover a integridade e a relevância da investigação, impulsionando assim o avanço do conhecimento científico.

Palavras-chave: Redes Científicas, Cientometria, Pesquisadores, Indicador de Colaboração.

Biografia Autor

Luis A. Cardozo, Fundación Universitaria del Área Andina , Programa Profesional en Entrenamiento Deportivo. Bogotá, D.C.

Docente Investigador, Facultad de Ciencias de la Salud y el Deporte, Programa Profesional en Entrenamiento Deportivo. Fundación Universitaria del Área Andina, Bogotá-Colombia. Miembro del Grupo de Investigación y Medición en Entrenamiento Deportivo (IMED). Investigador Asociado (Minciencias)

Doctorando en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Universidad Pablo de Olavide.

Referências

Barrera Suárez, K. V., & Pinzón León, J. S. (2020). Análisis bibliométrico de las revistas científicas afines a optometría en Colombia 2014-2019. Revista Salud Bosque, 11(1).1-20. https://doi.org/10.18270/rsb.v11i1.3412

Barreto-Becerra, M. W., Hernández-Álvarez, J. L., Acevedo-Argüello, C. A., & Ramírez Muñoz, P. C. (2022). Producción científica en ciencias de la actividad física y el deporte en Colombia: una perspectiva bibliométrica. Educación Física y Deporte, 41(2), 37–64. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.e345040

Bedoya, E. A., Behaine, B., Severiche, C. A., Marrugo, Y., & Castro, A. F. (2018). Redes de conocimiento: Academia, empresa y estado. Revista Espacios, 39(08), 16.

Botella, C., & Suárez, I. (2012). Innovación para el desarrollo en América Latina: Una aproximación desde la cooperación internacional. CeALCI- Fundación Carolina

Bruner, M. W., Erickson, K., Wilson, B., & Côté, J. (2010). An appraisal of athlete development models through citation network analysis. Psychology of sport and exercise, 11(2), 133-139. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2009.05.008

Camps, D. (2008). Limitaciones de los indicadores bibliométricos en la evaluación de la actividad científica biomédica. Colombia médica, 39(1), 74-79.

Candia Lujan, R., De León Fierro, L. G., Carrasco Legleu, C. E., Ortiz Rodriguez, B., Candia Sosa, K. F., & Guedea Delgado, J. C. (2020). Producción científica de las universidades mexicanas en el área de la Cultura Física: una revisión sistematizada (Scientific production of Mexican universities in Physical Culture: a systematized review). Retos, 38, 505–508. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.74595

Cárdenas, J. (2016). Network analysis: definition, origins, growth and future. Pensando Psicología, 12(19), 5-10.

Cardozo, L. A., Peña-Ibagón, J. C., Castillo-Daza, C. A., Moreno-Jiménez, J., & Gómez-Solano, J. H. (2023). Análisis bibliométrico de una revista de ciencias del movimiento humano: Estudio de caso (Bibliometric Analysis of a Human Movement Science Journal: A Case Study). Retos, 50, 958–970. https://doi.org/10.47197/retos.v50.98826

Carneiro, F. F. B., Ferreira Neto, A., & dos Santos, W. (2020). Redes de colaboração científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultural e Pedagógica. Em Questão, 26(3), 146–172. https://doi.org/10.19132/1808-5245263.146-172

Catalá-López, F., Alonso-Arroyo, A., Page, M. J., Castelló-Cogollos, L., Hutton, B., Ridao, M., Tabarés-Seisdedos, R., Aleixandre-Benavent, R., & Moher, D. (2023). A cross-sectional analysis identified co-authorship networks and scientific collaboration on reporting guidelines for health research. Journal of clinical epidemiology, 157, 22–34. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2023.02.001

Coimbra, D. R., Dominski, F. H., Correia, C. K., & Andrade, A. (2019). Scientific production in Sports Science Journals: bibliometric analysis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 25, 88-93. https://doi.org/10.1590/1517-869220192501208554

Del Val Martín, P., Giakoni-Ramírez, F., Carozzi Figueroa, G., Molina López, V. ., Soto Meneses, J., Campos Torrealba, A., Ortiz Marholz, P., & Espoz-Lazo, S. (2023). La producción científica en la Educación Física chilena durante el periodo 2018-2022: una revisión sistemática (Scientific production in Chilean physical education during the period 2018-2022: a systematic review). Retos, 49, 459–467. https://doi.org/10.47197/retos.v49.98635

Ebadi, A., Schiffauerova, A. (2016). How to boost scientific production? A statistical analysis of research funding and other influencing factors. Scientometrics 106, 1093–1116. https://doi.org/10.1007/s11192-015-1825-x

Ejaz, H., Zeeshan, H. M., Ahmad, F., Bukhari, S. N. A., Anwar, N., Alanazi, A., ... & Younas, S. (2022). Bibliometric Analysis of Publications on the Omicron Variant from 2020 to 2022 in the Scopus Database Using R and VOSviewer. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(19), 12407. https://doi.org/10.3390/ijerph191912407

Espinosa-Castro, J.-F., Bermúdez-Pirela, V., Hernández-Lalinde, J., Rodríguez, J. E., Peñaloza-Tarazona, M.-E., Toloza-Sierra, C. A., & Arenas Torrado, M. K. (2018). Información, estructura y procedimiento. Ediciones Universidad Simón Bolívar.

Fishman, M., Williams, W. A., Goodman, D. M., & Ross, L. F. (2017). Gender Differences in the Authorship of Original Research in Pediatric Journals, 2001-2016. The Journal of pediatrics, 191, 244–249.e1. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2017.08.044

García-Hernández, A. (2013). Las redes de colaboración científica y su efecto en la productividad. Un análisis bibliométrico. Investigación bibliotecológica, 27(59), 159-175. https://doi.org/10.1016/s0187-358x(13)72535-8

Gómez Marin, J. E., & Palacios, M. (2018). Una nueva etapa de Publindex: dolores de crecimiento. Infectio, 22(1), 7-8. https://doi.org/10.22354/in.v0i0.697

Sospedra-Harding, A. I., Escamilla Fajardo, P., & Aguado Berenguer, S. (2021). Tecnologías de la Información y la Comunicación en Educación Física: un análisis bibliométrico (Information and Communication Technologies in Physical Education: bibliometric analysis): análisis bibliométrico (bibliometric analysis). Retos, 42, 89–99. https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87761

Iglič, H., Doreian, P., Kronegger, L., & Ferligoj, A. (2017). With whom do researchers collaborate and why?. Scientometrics, 112, 153-174. https://doi.org/10.1007/s11192-017-2386-y

Larner, W. (2015). Globalising knowledge networks: Universities, diaspora strategies, and academic intermediaries. Geoforum, 59, 197-205. https://doi.org/10.1016/j.geoforum.2014.10.006

Lima, V. da S., Rocha, F. B., Diniz, I. B., García-de-Alcaraz, A., Palao, J. M., Costa, G., Mesquita, I., Araripe Medeiros, A. I., & Batista, G. R. (2023). Situación de los estudios de investigación en voleibol y de vóley playa: Un análisis bibliométrico (Status of Match Analysis Research in Indoor and Beach Volleyball: A bibliometric analysis). Retos, 50, 838–848. https://doi.org/10.47197/retos.v50.100039

Love, A., & Andrew, D. P. (2012). The intersection of sport management and sociology of sport research: A social network perspective. Sport Management Review, 15(2), 244-256. http://dx.doi.org/10.1016/j.smr.2011.08.001

Martínez-Rosales, E., Hernández-Martínez, A., Sola-Rodríguez, S., Esteban-Cornejo, I., & Soriano-Maldonado, A. (2021). Representation of women in sport sciences research, publications, and editorial leadership positions: are we moving forward?. Journal of science and medicine in sport, 24(11), 1093–1097. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2021.04.010

Minciencias. (2021). Documento de Política Pública de Apropiación Social del Conocimiento en el marco de la Ciencia, Tecnología e Innovación. Bogotá, Colombia: Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación de Colombia Retrieved from https://minciencias.gov.co/sites/default/files/politica_publica_de_apropiacion_social_del_conocimiento.pdf

Oliveira, E. H. (2018). Collaboration networks in research and exchange of scientific knowledge. Revista Pan-Amazônica de Saúde, 9(4), 1-2. https://doi.org/10.5123/S2176-62232018000400001

Pimentel, D., Vianna, L. C., Pimentel, F., & McManus, C. (2023). Bibliometric indicators in Physical Education research: Brazil in comparison. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 45, e20230015. https://doi.org/10.1590/rbce.44.e20230015

Porras-Contreras, Y. A. (2020). El futuro de la evaluación de revistas científicas. Tecné, Episteme y Didaxis: TED(47), 7-14.

Prieto-Benavides, D. H., Palacios, A., Cardozo, L. A., Correa, J. E., & Ramírez-Vélez, R. (2016). Capacidad científica e investigadora de los profesionales de educación en Colombia. Apunts. Educación Física y Deportes, 123, 19-27. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2016/1).123.02

Ramos-Álvarez, O., García-Romero, C., & Arufe-Giraldez, V. (2024). 20 años de investigación científica de la revista Retos, nuevas tendencias en Educación Física, Depor-tes y Recreación: análisis bibliométrico (20 years of scientific research by the journal Retos, new trends in Physical Education, Sports and Rec-reation: a bibliometric analysis). Retos, 54, 355–361. https://doi.org/10.47197/retos.v54.102798

Rodríguez Gutiérrez J. K. y Gómez Velasco N. Y. (2017). Redes de coautoría como herramienta de evaluación de la producción científica de los grupos de investigación. Revista General de Información y Documentación, 27(2), 279-297. https://doi.org/10.5209/RGID.58204

Rodríguez, E., Naranjo, S., & González, D. L. (2015). Publindex: más que un proceso de indexación. El Ágora USB, 15(1), 29-41. https://doi.org/10.21500/16578031.1

Sebastián, J. (2019). La cooperación como motor de la internacionalización de la investigación en América Latina. CTS: Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, 14(42), 79-97.

Urbizagástegui, R., & Restrepo, C. (2011). Modelando la distribución del número de co-autores por artículo. Investigación bibliotecológica, 25(53), 103-119. https://doi.org/10.22201/iibi.0187358xp.2011.53.27470

Vega, M. A. (2012). Aspectos y avances en ciencia, tecnología e innovación. Polis. Revista Latinoamericana, (33), 1-16. https://doi.org/10.4067/s0718-65682012000300022

Wasserman, S., & Faust, K. (2013). Análisis de redes sociales. Métodos y aplicaciones. CIS-Centro de Investigaciones Sociológicas.

Wasserman, S., & Pattison, P. (1996). Logit models and logistic regressions for social networks: I. An introduction to Markov graphs and p. Psychometrika, 61(3), 401-425. https://doi.org/10.1007/BF02294547

Yang, S., Keller, F. B., & Zheng, L. (2016). Social Network Analysis: Methods and Examples. SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781071802847

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Cardozo, L. A., Alfonso-Alfonso , S. M. ., Murillo-Peña, L. P. ., Moreno-Jiménez, J. ., Peña-Ibagón, J. C. ., Gómez-Solano, J. H. ., & Chulvi-Medrano, I. . (2024). Revistas Colombianas de Ciências da Atividade Física, Esportes e Educação Física: Redes de Colaboração Científica. Retos, 55, 563–574. https://doi.org/10.47197/retos.v55.104158

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)