Resiliência em jovens em risco de exclusão. A caixa de Coke

Autores

  • Jesús Juárez Pérez Cea Universidad de Málaga
  • José Manuel Oña Cots Universidad de Málaga
  • Iulia Mancila Universidad de Málaga, Grupo de Investigación HUM 246 " Cultura de la Diversidad y Escuela"
  • Lorena Molina Cuesta Universidad de Málaga

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2022.41.06

Palavras-chave:

resiliência, exclusão social, pesquisa qualitativa, etnia cigana, mentoria de resiliência

Resumo

Este estudo faz parte de um projeto mais amplo que visa conhecer e desenvolver o trabalho em rede como forma de promover a resiliência em crianças em risco de exclusão.
A questão da resiliência encontra atualmente um importante eco no mundo socioeducativo, e valorizamos a necessidade de abordar o seu conhecimento e significado de forma a melhorar a sua compreensão e utilização como ferramenta facilitadora da prática socioeducativa profissional.
Especificamente, este artigo se propõe a analisar o processo resiliente de um jovem cigano de um bairro em exclusão social, aprofundando os elementos que podem ter fortalecido
esse processo e apresentando sugestões para a prática socioeducativa. A pesquisa tem
um desenho exploratório e qualitativo, por meio de estudos de caso, realizados no ambiente do sujeito analisado. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com o próprio sujeito, com pessoas e profissionais de seu ambiente. Os resultados que nos são oferecidos têm a ver com a compreensão da resiliência como
um processo em que diferentes fatores pessoais, familiares e sociais convergem e se relacionam, onde é necessário atender às necessidades dos sujeitos de diferentes níveis e agentes educacionais, proporcionando a tarefa com uma visão global e holística. Destacamos ainda, como sugestão, a importância de formar profissionais para dotarem as suas intervenções de estilos que promovam e facilitem a emergência da resiliência: empatia, proximidade, estabelecimento de objetivos sensatos e alcançáveis, entre outros.

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Biografias Autor

Jesús Juárez Pérez Cea, Universidad de Málaga

Diplomado en Educación Social, Licenciado en Pedagogía, Graduado en Magisterio de Primaria
“Mención en Escuela Inclusiva”, Máster en Cambio Social y Profesiones Educativas, y Doctor en
Educación. Tras más de quince años como educador social en barrios marginales, actualmente
trabaja como Profesor Asociado en el Departamento de Teoría de la Educación y M.I.D.E. en la
Universidad de Málaga. Esta actividad la compagina con la de profesor de primaria en el colegio
San José de la Montaña (Málaga).

José Manuel Oña Cots, Universidad de Málaga

Doctor en Pedagogía y Educador Social. Con más de 15 años de experiencia laboral e investigadora
en ámbitos de exclusión social, desarrollo comunitario, acompañamiento educativo y aprendizaje
a lo largo de la vida. Autor de un número significativo de publicaciones relacionadas con estas
áreas, en la actualidad es Coordinador del Grado de Educación Social de la UMA e Investigador
Principal del proyecto de I+D+i de la Junta de Andalucía llamado “Educar desde los márgenes:
inclusión y resiliencia de jóvenes de áreas urbanas desfavorecidas”.

Iulia Mancila, Universidad de Málaga, Grupo de Investigación HUM 246 " Cultura de la Diversidad y Escuela"

Doctora en Educación por la Universidad de Málaga y profesora en el Departamento de Didáctica
y Organización Escolar, Universidad de Málaga. (España). Ha participado en varios proyectos de
investigación nacionales e internacionales en temáticas relacionadas con la inclusión y enfoques
críticos de la educación intercultural y educación social, la “segunda generación” de inmigrantes,
jóvenes en riesgo de exclusión, la metodología cualitativa y participativa.

Lorena Molina Cuesta, Universidad de Málaga

Diplomada en Educación Social por la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad
de Málaga. Profesora en la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga,
concretamente en el Departamento de Teoría e Historia de la Educación y M.I.D.E. Durante doce
años ha realizado su profesión como educadora social. En la actualidad, está finalizando la tesis
doctoral por la Universidad de Málaga cuyo foco de investigación giran en torno a la resiliencia y
al acompañamiento socioeducativo.

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Publicado

2022-07-29