A integração de jovens estrangeiros na Catalunha

Autores

  • Ruth Vilà Baños Universidad de Barcelona
  • Olga González Mediel Universidad de Barcelona
  • Berta Palou Julián Universidad de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.11

Palavras-chave:

Integración, jóvenes, inmigración.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos meninos e meninas sobre o processo de inserção socioeducativa dos jovens de origem estrangeira na Catalunha, especificamente, os jovens entre 14 e 18 anos. Desenvolveu-se um estudo usando o “questionário da coesão social entre os jovens” (adaptado de Palou , 2010). Participaram 52 escolas da Catalunha, constituindo uma amostra de 3.830 jovens. Dada a natureza das variáveis realizou-se testes de qui-quadrado e provas de contraste não paramétrico. Os resultados obtidos apostam por um conceito de integração baseada em quatro dimensões: estrutural, cognitivo-cultural, social e de identidade. Na dimensão estrutural o tempo de permanência joga em favor de uma concepção mais aberta do aspecto normativo da integração. Em relação a dimensão cognitiva e cultural, se obtém que o uso do castelhano como língua comum em todos os contextos é maioritário, embora o conhecimento da língua catalã seja geral e os casos de bilinguismo e do multilinguismo são habituais. Também se salienta que a maioria está envolvida em actividades culturais; embora somente um terço exerça atividades no bairro. Na dimensão social da integração, não há diferença entre jovens estrangeiros e autoctonos. No entanto, a juventude nativa está mais envolvida em atividades de sala de aula e da escola, incluindo as de uma certa responsabilidade e os jovens de origem estrangeira, nas atividades do bairro. Finalmente, na dimensão da identidade, destacam-se dados que revelam que apenas 16% sentem-se de seu país de origem. Quanto mais tempo os jovens estrangeiros  vivem no país de acolhimento, elementos do país de origem como as normas e condutas, a forma de ser das pessoas, a comida , a roupa e a música, perdem a importância em favor dos elementos típico do país anfitrião. Em vez disso, elementos como a religião, festas populares, a arte e a tendência a formar casais são elementos de identidade mais estáveis

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Biografias Autor

Ruth Vilà Baños, Universidad de Barcelona

Doctora en Psicopedagogía por la Universidad de Barcelona. Profesora desde el año 1999 en esta misma institución en el departamento de Métodos de Investigación y Diagnóstico en Educación, impartiendo docencia en Masters, Postgrados y grados, principalmente en áreas de métodos de investigación y diálogo intercultural. Desde el año 1998 forma parte del grupo de investigación en Educación Intercultural (GREDI). Ha participado en investigaciones sobre temáticas como la educación intercultural, educación para la ciudadanía intercultural, y desarrollo de competencias interculturales. 

Olga González Mediel, Universidad de Barcelona

Olga Gonzàlez Mediel es Profesora Superior de Música y Doctora en Pedagogía, y profesora agregada permanente en la Facultad de Educación de la U.B., impartiendo clases de grado, máster y doctorado en Formación del Profesorado y Educación social.
Ha escrito libros, capítulos de libro y artículos (una treintena en total), y ha realizado comunicaciones, ponencias y conferencias invitadas en congresos nacionales, internacionales y en diversas universidades de España, Europa y América.
Miembro del grupo de investigación consolidado GREDI de la U.B. de Investigación en Educación
Intercultural.

Berta Palou Julián, Universidad de Barcelona

Berta Palou Julián. Doctora en Pedagogía y profesora Postdoctoral del Departamento MIDE de la Facultad de Pedagogía de la UB. Miembro del GREDI desde 2003. Las temáticas actuales de estudio son la juventud y la inmigración; la configuración de la identidad y el sentimiento de pertenencia; la integración de colectivos de origen extranjero; el desarrollo de la ciudadanía como mecanismo de integración y la participación social juvenil. Actualmente imparto docencia en la Facultad de Educación con especialidad docente en investigación e innovación educativa; acción tutorial; diferencias educativas y educación intercultural.

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Publicado

2016-06-09

Como Citar

Vilà Baños, R., González Mediel, O., & Palou Julián, B. (2016). A integração de jovens estrangeiros na Catalunha. Pedagogia Social Revista Interuniversitaria, (28), 141–154. https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.11