Tensões epistemológicas na Educação Física. O caso da exclusão conceitual nas normas disciplinares para a formação de professores no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v49.96419

Palavras-chave:

epistemología, Educación Física, currículum, educación superior, dialéctica

Resumo

Tensões epistemológicas geralmente ocorrem devido a diferentes interpretações de temas que são de um campo disciplinar, o que ocorreria também na Educação Física. Isso exigiria diálogos amplos que tornassem visíveis as tensões para que se pudesse gerar um estudo e um posicionamento epistemológico que pudesse contribuir com a disciplina. Este ensaio tem como primeiro objetivo compreender algumas tensões epistemológicas em torno da Educação Física. E, como segundo objetivo, analisar algumas exclusões conceituais nos padrões disciplinares da Educação Física para a formação inicial de professores no Chile. No desenvolvimento, são expostos alguns exemplos de exclusões conceituais na Educação Física. Posteriormente, é exposta a discussão filosófica sobre a validade dos conceitos que aludem à dimensão física do ser humano, onde há quem seja a favor e contra excluindo-os epistemologicamente. Continua com uma comparação dos padrões orientadores de 2014 e 2021 das carreiras de Pedagogia em Educação Física no Chile, onde se destaca que alguns termos foram excluídos, como atividade física. Conclui-se que essas exclusões não são coerentes com as bases curriculares de Educação Física e Saúde no ambiente escolar. Tampouco seriam com a presença desses termos na linguagem especializada da disciplina em nível nacional e internacional. Portanto, seria necessário refletir sobre a representatividade dessas decisões curriculares em torno do Ensino Superior.

Palavras-chave: Tensão epistemológica, Educação Física, currículo, ensino superior, dialética.

Biografias Autor

Felipe Nicolás Mujica Johnson , Universidad de Chile

Profesor de Educación Física y Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad de Playa Ancha, Chile. 

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad Politécnica de Madrid, España.

Académico, Departamento de Educación, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Chile.  

Miembro del Núcleo de Estudio Curriculum, Conocimiento y Experiencia Escolar del Departamento de Educación de la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Chile.

Ignacio Santander Reveco , Universidad Autónoma de Chile

Profesor de Educación Física.

Magíster Gestión Innovación de la Práctica Educativa, Universidad Alcalá de Henares. 

Secretario académico, Facultad de Educación, Universidad Autónoma de Chile.

Pablo Gajardo Cáceres , Universidad Autónoma de Chile

Licenciado y Profesor de Educación Física. 

Magíster en Motricidad Infantil, Universidad Mayor. 

Magíster en Educación con mención en Currículum, Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación. 

Director de carrera, Pedagogía en Educación Física, Universidad Autónoma de Chile, sede Santiago. 

 

Rocío Concha López , Universidad Católica de Temuco

Profesora de Educación Física, Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación, Chile. Magíster en Calidad y Mejora de la Educación, Universidad Autónoma de Madrid, España. Doctoranda en Educación, Universidad Autónoma de Madrid, España. Docente, Pedagogía en Educación Física, Universidad Autónoma de Chile. 

Angel Osorio González , Universidad Autónoma de Chile

Profesor de Educación Física, UMCE, Chile.

Magíster en Educación en Salud y Bienestar Humano, UMCE, Chile. 

Coordinador de Prácticas y Titulación, Pedagogía en Educación Física, Universidad Autónoma de Chile, sede Santiago. 

Nelly Orellana Arduiz , Universidad de Playa Ancha

Profesora de estado en Educación Física, Universidad de Chile. Magíster en Educación Física, Escuela Superior de Deporte. Alemania. Doctora en Filosofía y Educación.,Universidad Nacional a Distancia. España. Doctora en Filosofía, Leibnis Universität. Alemania.

Docente de la carrera de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, UPLA. Docente de la carrera de Tecnología en Deporte y Recreación, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, UPLA. Docente del Magíster de Ciencias de la Actividad y del Deporte, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, UPLA.

Referências

Arias-Ortega, K., & Quintriqueo, S. (2021). Tensiones epistemológicas en la implementación de la Educación Intercultural Bilingüe. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29, 503-524.

Cagigal, J. M. (1979). Cultura intelectual y cultura física. Buenos Aires: Kapelusz.

Cagigal, J. M. (1981). ¡Oh deporte! Anatomía de un gigante. Valladolid: Miñón.

Cagigal, J. M. (1984). ¿La Educación Física, Ciencia? Educación Física y Deporte, 6(2-3), 49-58.

Castillo-Retamal, F., Almonacid-Fierro, A., Castillo-Retamal, M., & Bássoli de Oliveira, A. A. (2020). Formación de pro-fesores de Educación Física en Chile: una mirada histórica. Retos, 38, 317–324. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73304

CPEIP-MINEDUC. (2014). Estándares orientadores para carreras de Pedagogía en Educación Física. República de Chile.

CPEIP-MINEDUC. (2021). Estándares Pedagógicos y Disciplinarios para carreras de Pedagogía en Educación Física y Salud. Repú-blica de Chile.

Devís, J. (2018). Los discursos sobre las funciones de la Educación Física Escolar. Continuidades, discontinuidades y retos. Revista Española de Educación Física y Deportes, 423, 121-131.

Gallo, L. (2007). La educación física y su anclaje en la tradición platónico-cartesiana. Lúdica Pedagógica, 2(12), 5-11.

Gallo, L. (2009). El cuerpo en la Educación da qué pensar: Perspectivas hacia una educación corporal. Estudios Pedagógicos, 35(2), 231-242.

Hernández, J. L. (1997). La construcción histórica y social de la Educación Física. Tendencias sociales y actuales. En J. Her-nández (Ed.), Salud, Deporte y Educación (pp. 17-44). Las Palmas: ICEPSS.

Johnson, D. (2023). Estudios curriculares. Una reflexión sobre la experiencia educacional. Escaparate.

Kirk, D. (2010). Physical Education Futures. Routledge.

Kohan, W. O. (2011). Desafíos para pensar… la enseñanza de la filosofía. Cuestiones de Filosofía, 11, 1-12. https://doi.org/10.19053/01235095.v0.n11.2009.649

Millán, S. E. Q., Mella, E. H. R., Saavedra, S. M., Rapimán, D. Q., & Surjan, M. C. G. (2017). Conocimiento educativo en el contexto escolar y en la educación familiar mapuche: principales tensiones epistemológicas. Revista Brasileira de Edu-cação, 29(111), 503-524. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802249

MINEDUC. (2016). Bases curriculares. 7° básico a 2° medio. República de Chile.

MINEDUC. (2018). Bases curriculares. Primero a sexto básico. República de Chile.

MINEDUC. (2019). Bases curriculares de 3° y 4° medio. República de Chile.

Moreno-Doña, A. (2018). La Educación Física chilena en educación básica: una caracterización crítica. Revista da ALESDE, 9(2), 65-78. http://dx.doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61261

Moreno-Doña, A., Toro-Arévalo, S., & Gómez-Gonzalvo, F. (2020). Formación inicial de maestros de educación física: conectando un quehacer pedagógico decolonial con la intervención social, política e insurgente del espacio público. Re-tos, 37, 605–612. https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.74183

Mujica, F. (2020). El término Educación Física en la postmodernidad: contribución de algunas perspectivas fenomenológi-cas. Retos, 38, 795–801. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73011

Mujica, F. (2021a). Filosofía idealista y Educación Física: Análisis del dualismo cuerpo y alma. Revista Académica Internacional De Educación Física, 1(5), 1–11.

Mujica, F. (2021b). Filosofía y Educación Física. McSports.

Mujica, F. N. (2022a). Análisis filosófico sobre el currículum de Educación Física en Chile. Retos, 44, 605–614. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90836

Mujica, F. (2022b). Educación Física Transmoderna. Contribución de la ontología escolástica. Revista Dilemas Contemporá-neos: Educación, Política y Valores, 10(1), 1-17. https://doi.org/10.46377/dilemas.v10i1.3266

Mujica, F. (2023). Crisis epistemológica de la Educación Física en Chile. Journal of Movement & Health, 20(2), 1-2. http://dx.doi.org/10.5027/jmh-Vol20-Issue2(2023)art193

Mujica, F. N., & Concha, R. F. (2022). Producción epistemológica en Educación Física. Contribución de la dialéctica plató-nica. Retos, 46, 53–59. https://doi.org/10.47197/retos.v46.93503

Peña-Troncoso, S., Toro-Arevalo, S., Osses-Bustingorry, S., & Navarro-Aburto, B. (2019). Diagnóstico del conocimiento conceptual en educación física: un estudio mixto en Chile. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 41(3), 248-255. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.06.009

Peña-Troncoso, S., Toro-Arevalo, S., Cárcamo-Oyarzún, J., Hernández-Mosqueira, C., & Cresp-Barria, M. (2021). La fragmentación del conocer en educación física. Retos, 39, 231–237. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77414

Ramírez-Macías, G. (2014). El franquismo autárquico, la mujer y la educación física. Social and Education History, 3(1), 78-102. http://dx.doi.org/10.4471/hse.2014.04

Riquelme-Uribe, D., & Moreno-Villafaña, A. (2023). ¿Y dónde está la evidencia? Una mirada crítica al sustento científico y técnico del área Disciplinar de los nuevos Estándares Profesionales para Educación Física y Salud. Journal of Movement & Health, 20(2), 1-4. http://dx.doi.org/10.5027/jmh-Vol20-Issue2(2023)art185

Schofield, H. (2011). The Philosophy of Education. Routledge.

Sérgio, M. (1999). Motricidade Humana, um corte epistemológico. Instituto Piaget.

Sérgio, M. (2006). Motricidad Humana, ¿Cuál es el futuro? Pensamiento Educativo, 38, 14-33.

Sérgio, M. (2014). Críticas a la Ciencia de la Motricidade Humana. En M. Sergio, E. Trigo, M. Genú y S. Toro (Eds.), Motricidad Humana: Una mirada retrospectiva (pp. 25-38) (2ª ed.). Léeme.

Toro-Arévalo, S., & Valenzuela-Mautz, P. (2012). Desde la acción a la enacción: Más allá del movimiento y de la Educación Física. Estudios pedagógicos, 38(especial), 211-230. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000400012

Torrebadella-Flix, X. (2011). La educación física y la actividad gimástico deportiva de las mujeres a partir de la bibliografía especializada del siglo XIX. Arenal. Revista de Historia de las Mujeres, 18(1), 147-179. https://doi.org/10.30827/arenal.v18i1.1444

Torrebadella-Flix, X. (2014). Una revisión bibliográfica en torno al estudio de la contribución en España del gimnasiarca Francisco Amorós y Ondeano. THLOS. Revista Internacional de Ciencias Sociales de la Actividad Física, el Juego y el Deporte, 6(6), 48-62.

Trigo, E., & Montoya, J. (Eds.) (2015). Motricidad humana. Aportes a la Educación Física, Deportes y Recreación. Kon-traste.

Urra-López, K., Tandrón-Negrín, B., & Riquelme-Uribe, D. (2023). ¿Y dónde quedaron las Danzas Folclóricas? Una mira-da crítica sobre los Estándares Profesionales para Educación Física y Salud. Journal of Movement & Health, 20(1), 1-3. doi:http://dx.doi.org/10.5027/jmh-Vol20-Issue1(2023)art173

Verdugo, A., Tejada, J., & Navío, A. (2021). Estándares pedagógicos y su integración en los proyectos formativos de las carreras de pedagogía. Estudios Pedagógicos, 47(1), 133-155. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052021000100133

Vicente-Pedraz, M., & Brozas-Polo, M. P. (2014). El “discurso sobre la Educación Física y moral de las mujeres” (1790) de Josefa Amar y Borbón: feminidad y el arte de gobernar el cuerpo en la ilustración española. Movimento, 20(2), 799-818.

Zagalaz, M. L. (2001). Corrientes y tendencias de la Educación Física. Inde.

Zamora, J. (2009). Epistemología de la Educación Física. Dirección General de Educación Física.

Publicado

2023-06-28

Como Citar

Mujica Johnson, F. N., Santander Reveco, I., Gajardo Cáceres, P. ., Concha López, R., Osorio González, A., & Orellana Arduiz, N. (2023). Tensões epistemológicas na Educação Física. O caso da exclusão conceitual nas normas disciplinares para a formação de professores no Chile. Retos, 49, 225–230. https://doi.org/10.47197/retos.v49.96419

Edição

Secção

Revisões teóricas sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2