Avaliação das competências perceptivo-motoras em contexto escolar - Desenho e validação de uma bateria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v47.95726

Palavras-chave:

Capacidades perceptivomotrices, Evaluación, Escuela primaria, Educación Física, Desarrollo motor

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenhar e validar uma bateria sobre habilidades perceptivo-motoras em crianças de cinco a 10 anos da população escolar colombiana, com uma amostra de 329 participantes. A nível metodológico, foi de natureza quantitativa, não experimental, descritiva. O Content Validity Ratio (CVR) foi aplicado aos itens do teste; e o índice de validade de conteúdo (IVC) para o teste total proposto por Tristán-López, (2008). Na análise de intra e interconfiabilidade foi utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) com uma amostra não probabilística de 35 meninos e meninas que foram avaliados duas vezes, com nível de significância p<0,05 e intervalo de 95% de confiança ; Por fim, calculou-se o erro técnico de medida (ETM), relativo e absoluto, com valor de referência inferior a 5,9%. Os instrumentos utilizados foram um perfil sociodemográfico e a bateria de habilidades perceptivo-motoras validadas no estudo; As informações coletadas foram processadas e digitalizadas no programa Microsoft Excel 2016 e posteriormente analisadas no software SPSS versão 27. Resultados: a bateria elaborada para avaliar o CPM apresenta resultados estatisticamente bons na validade de conteúdo (IVC=0,97) e intra-sujeito (ICC= 0,794) e interavaliadores (ICC=0,968) na soma do CPM. Por fim, propõe-se a respetiva qualificação (escalas por quartis) dos CPM que visam o reforço da motricidade infantil desde tenra idade.
Palavras-chave: Percepção motora, avaliação, ensino fundamental, educação física, desenvolvimento motor.

Referências

Almonacid-Fierro, A., Feu, S., & Vizuete Carrizosa, M. (2018). Validación de un cuestionario para medir el Conocimiento Didáctico del Contenido en el profesorado de Educación Física. Retos, 34, 132–137. https://acortar.link/Dwr40e

Ardila, A., Melgarejo, V., & Galindo, D. (2017). Incidencia de un programa de ejercicios físicos sobre las capacidades coordinativas en población escolar. Salud Historia Sanidad, 1, 133–148. https://doi.org/https://doi.org/hmw8

Brown, T. (2013). Movement Assessment Battery for Children: 2nd Edition (MABC-2). Encyclopedia of Autism Spectrum Disorders. https://doi.org/https://doi.org/hk2j

Cabañas Armesilla, M., Maestre López, I., & Herrero de Lucas, A. (2009). Introducción de la técnica antropométrica En Compendio de Cineantropometría. CTO Editorial.

Capón, J. (1981). Desarrollo perceptivo motor. PAIDÓS.

https://acortar.link/rfGdLH

Castañer Balcells, M., & Camerino Foguet, O. (2013). La educación Física en la enseñanza primaria: una propuesta curricular para la reforma. INDE.

Cenizo, J., Ravelo Afonso, J., Morilla Pineda, S., & Fernández Truan, J. C. (2017). Test de coordinación motriz 3JS: Cómo valorar y analizar su ejecución. Retos, 2041(32), 189–193. https://doi.org/10.47197/retos.v0i32.52720

Colombia. Ministerio de Salud y Protección. (2016). Escala Abreviada de Desarrollo - 3. Pontificia Universidad Javeriana. https://acortar.link/QoVODd

Colombia.Ministerio de Salud Nacional. (1993). Resolución N° 8430 de 1993, por la cual se establecen las normas científicas, técnicas y administrativas para la investigación en salud. Ministerio de Salud, 1–19. https://acortar.link/QOT2C

Cuervo Zapata, J. J., Zapata Marín, M. L., Montoya Grisales, N. E., & González Palacio, E. V. (2022). Producción científica en la temática de las Capacidades Perceptivo Motrices entre los años 2007 - 2021. Revista Peruana de Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte, 9(2), 1–12. https://doi.org/https://doi.org/10.53820/rpcafd.v9i2.208

Espinosa Menéndez, N., Galindo Rosero, A., Bastidas Lopera, W., & Monsalve Rojas, J. E. (2013). Perfil sociodemográfico de la población antioqueña en situación de desplazamiento. Agora U.S.B., 13(1), 233. https://doi.org/10.21500/16578031.212

Gamboa Jiménez, R., Jiménez Alvarado, G., & Fernández Fuentes, C. (2022). Una educación física «otra» pensada desde las infancias. Retos, 45, 54–63. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/index

González Palacio, E. (2019). Representaciones sociales sobre la formación inicial y ser maestro en estudiantes de educación física del departamento de Antioquia. [Tesis de doctorado, Universidad de Antioquia]. http://hdl.handle.net/10495/13905

González Palacio, E. V., Chaverra Fernández, B. E., Bustamante Castaño, S. A., & Toro Suaza, C. A. (2021). Diseño y validación de un cuestionario sobre las concepciones y percepción de los estudiantes sobre la evaluación en Educación Física. Retos, 40, 317–325. https://doi.org/https://doi.org/hmxc

González Palacio, E. V., Montoya, N., Cardona, Y., Marín, J., & Muñoz, B. (2021). Diseño y Validación de una batería de habilidades motrices básicas para niños entre 5 y 11 años. Revista Boletín Redipe, 10(2), 165–181. https://doi.org/https://doi.org/hk2m

González Palacio, E. V., Ramírez González, A. F., & Hernández Villa, A. M. (2022). Diseño y validación de tres pruebas de potencia aeróbica y velocidad en niños nadadores. Retos, 44, 1001–1008. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.87910

Haeussler, I. M., & Marchant, T. (1985). Tepsi. Test de Desarrollo psicomotor 2 - 5 años. Ediciones Universidad Católica de Chile. https://acortar.link/G3qZpy

Herlitz, M. J., Rodriguez, J., David, G., Carrasco-lopez, S., Gomez-campos, R., Urra-albornoz, C., Felipe, L., Correia, C., Vega-novoa, S., & Antonio, M. (2021). Relación entre coordinación motora con indicadores de adiposidad corporal en niños. 2041, 125–128. https://doi.org/https://doi.org/hmxb

Hernández, J., Curiel, A., Velázquez, R., Castejón, F., López, C., López, A., Maldonado, A., & Martínez, M. (2004). La evaluación en educación física. Investigar y práctica en el ámbito escolar. GRAÓ.

Jiménez-Parra, J. F., Manzano-Sánchez, D., Castañer, M., Camerino, O., & Valero-Valenzuela, A. (2022). Incentivar la actividad física en el aula con descansos activos: un estudio Mixed Methods. Apunts Educación Física y Deportes, 147, 84–94. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2022/1).147.09

Kiphard, B., & Schilling, F. (1974). Korperkoordinationstest für Kinder. Weinheim.

Lleixà Arribas, T., Capllonch Bujosa, M., & Gonzalez Arévalo, C. (2015). Competencias básicas y programación de Educación Física. Validación de un cuestionario diagnóstico. Retos, 27, 52–57. https://doi.org/10.47197/retos.v0i27.34347

López, C. R., Arcila-Rodríguez, W. O., & Betancur, J. E. (2022). Prácticas evaluativas en la clase de Educación Física: un asunto de desconocimiento. Retos, 44, 77–86. https://acortar.link/UxW9iC

Maravé Vivas, M., Gil Gómez, J., Chiva Bartoll, O., & Moliner Miravet, L. (2017). Validación de un instrumento de observación para el análisis de habilidades socio- emocionales en Educación Física. Retos, 31, 8–13. https://acortar.link/Ur8mQq

Mera Massri, E. A., Armijos Armijos, J. C., & Luarte Rocha, C. E. (2022). Efectos en el desarrollo motor de un programa de estimulación motriz basado en actividades lúdicas globalizadas, en varones escolares de la ciudad de Valdivia. Retos, 43, 719–727. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86575

Pérez, H., Simoni, C., Fuentes, M., & Castillo, A. (2022). La Ludomotricidad y Habilidades Motrices Básicas Locomotrices (Caminar, Correr y Saltar). Una propuesta didáctica para la clase de Educación Física en México. Retos, 44(2021), 1141–1146. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8368607

Poblete-Valderrama, F., Linzmayer Gutierrez, L., Matus Castillo, C. M., Garrido Mendez, A., Flores Rivera, C., Garcia Neira, M., & Molina Vasquez, V. (2019). Teaching-Learning based on research. Pilot experience in a course on child motor skills. Retos, 2041(35), 378–380. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/59640

Polit, D. F., & Hungler, B. P. (2005). Investigación científica en ciencias de la salud (6a ed). McGraw Hill.

Rocha, M. C., Quintão de Almeida, F., & Moreno Doña, A. (2022). Body, movement and childhood: an analysis of the interfaces between educational policies for Early Childhood Education and Physical Education. Retos, 45, 75–86. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91563

Rodríguez-Briceño, D., Castro-Vilugron, F., Díaz-Alvarado, M., & Carcamo Oyarzun, J. (2022). La competencia motriz en estudiantes chilenos de 3° y 4° de educación básica. Aprendizajes esperados versus realidad. Retos, 44, 515–524. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91095

Ruiz Pérez, L., Mata, E., & Moreno, J. (2007). Los problemas evolutivos de coordinación motriz y su tratamiento en la edad escolar: estado de la cuestión. European Journal of Human Movement, 18(0), 1–17. https://acortar.link/tkXwwh

Safrit, M. (1981). Evaluation in Physical Education. Prentice-Hall.

Torralba, M. A., Vieira, M. B., Lleixà, T., & Gorla, J. I. (2016). Evaluación de la coordinación motora en educación primaria de Barcelona y provincia. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte, 62(16), 355–371. https://doi.org/10.15366/rimcafd2016.62.011

Tristán-López, A. (2008). Modificación al modelo de Lawshe para el dictamen cuantitativo de la validez de contenido de un instrumento objetivo. Avances En Medición, 6(1), 37–48. https://acortar.link/H1ZtEk

Ulrich, D. A. (2000). Test of Gross Motor Development -2. Pro-ed.

Valdivieso, M., Burbano, V., & Cárdenas, M. (2019). Exploración de las capacidades coordinativas en dos grupos de niños de educación primaria. Espacios, 40, 5. https://acortar.link/zN4tE2

Vergara Gónzalez, F., Escobar Contreras, P., Peña Saavedra, M., & Solís Muñoz, R. (2013). Estimulación de las capacidades perceptivo-motrices durante cuatro semanas en la mejora de las capacidades cognitivas básicas en niños. Revista Ciencias de La Actividad Fisica UCM, 14(2), 47–52. https://acortar.link/I91vVg

Vidarte, J. A., Vélez, C., & Parra, J. H. (2018). Coordinación motriz e índice de masa corporal en escolares de seis ciudades colombianas. Revista U.D.C.A Actualidad & Divulgación Científica, 21(1), 15–22. https://doi.org/10.31910/rudca.v21.n1.2018.658

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Cuervo Zapata, J. J., Montoya, N. E., & González Palacio, E. V. (2023). Avaliação das competências perceptivo-motoras em contexto escolar - Desenho e validação de uma bateria. Retos, 47, 593–602. https://doi.org/10.47197/retos.v47.95726

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)