Situação de aprendizagem em Educação Física e Física e Química: a abordagem interdisciplinar na LOMLOE
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v47.95150Palavras-chave:
Interdisciplinariedad, Educación Secundaria Obligatoria, actividades físicas realizadas en entornos naturales, cabuyería, Estilo ActitudinalResumo
A nova lei educacional estabelece claramente a importância da realização de trabalho interdisciplinar no ensino médio obrigatório, indicando a possibilidade de organizar as diferentes disciplinas em áreas, com o objetivo de garantir o desenvolvimento integrado de todas as competências do estágio a partir de uma abordagem transversal . Não é fácil encontrar propostas que relacionem diferentes disciplinas numa abordagem transversal e interdisciplinar, que detalhem o trabalho a realizar e, além disso, possam ser integradas num campo de várias disciplinas. Neste artigo, são relacionadas as disciplinas de Educação Física e Física e Química. Na primeira, as atividades serão realizadas no ambiente natural, especificamente a remoção de obstáculos e cordas, possibilitando o desenvolvimento cooperativo de ações de serviço comunitário em que são aplicadas medidas de segurança. Por outro lado, na Física e na Química, propõe-se um trabalho de forças e roldanas que servirá de elo com o realizado na Educação Física, e que permitirá aos alunos formular hipóteses e demonstrar, através da experimentação científica, o raciocínio de pensamento. científico. Portanto, o objetivo principal deste artigo é desenvolver uma proposta de trabalho interdisciplinar onde o aprendizado adquirido e vivenciado nas aulas de cordas na Educação Física ajude os alunos a compreender melhor os conhecimentos básicos relacionados às forças e polias em Física e Química, realizando um aprendizado competência.
Palavras chave. Interdisciplinaridade, Ensino Médio Obrigatório, atividades físicas realizadas em ambientes naturais, cabu-yería, Estilo Atitudinal.
Referências
Cone, T. P., Werner, P., Cone, S. L., & Woods, A. M. (1998). Interdisciplinary teaching through physical education. Champaign, IL: Human Kinetics.
Díaz-Lucea, J. (2010). Educación física e interdisciplinariedad, una relación cada vez más necesaria. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 33, 7-21.
Galera, A. D. (2001). Manual de didáctica de la Educación Física I. Una perspectiva constructivista moderada. Barcelona: Editorial Paidós.
Granero-Gallegos, A., Baena-Extremera, A., & Martínez, M. (2010). Contenidos desarrollados mediante las actividades en el medio natural de las clases de Educación Física en Secundaria Obligatoria. Ágora para la educación física y el deporte, 12(3), 273-288. Recuperado de: http://uvadoc.uva.es/handle/10324/23703
Grupo Actitudes (s.f.). Cabuyería-franqueamiento de obstáculos [Canal de youtube]. Recuperado de: https://www.youtube.com/watch?v=KY7PkIJ_CvI&list=PLITOcgKkIYx-qvCWwH6edpvGDn-xB9AnV
Gutiérrez-Dávila, M. (1999). Biomecánica deportiva. Madrid: Editorial Síntesis.
Hidalgo, P. (2010). El mar, una propuesta interdisciplinar. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 27, 58-66.
Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. (BOE nº 340, de 30 de diciembre de 2020). Recuperado de: https://www.boe.es/eli/es/lo/2020/12/29/3
López-García, S., Maneiro, R., Moral, J. E., Amatria, M., Díez, P., Barcala, R., & Abelairas, C. (2019). Los riesgos en la práctica de actividades en la naturaleza: la accidentabilidad en las prácticas deportivas y medidas preventivas. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (36), 618-624. Recuperado de: https://doi.org/10.47197/retos.v36i36.67111
Martínez-Samperio, C., Garrote, J., & Pérez-Pueyo, A. (2009). Libro de actas del VII Congreso Internacional La naturaleza como contexto educativo. Distintas estrategias para afrontar la enseñanza y aprendizaje de la cabuyería. Palencia: Universidad de Valladolid.
Meana-Riera, M. (2008). Materiales, cargas mecánicas y lesiones deportivas. En M. Izquierdo, & M. I. Redín (Ed.), Biomecánica y Bases Neuromusculares de la Actividad Física y el Deporte (pp. 489-512). Madrid: Editorial Médica Panamericana.
Méndez-Giménez, A., López-Téllez, G., & Sierra, B. (2009). Competencias básicas: sobre la exclusión de la competencia motriz y las aportaciones desde la Educación Física. Retos. Nuevas tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, 16, 51-57. Recuperado de: https://doi.org/10.47197/retos.v0i16.34974
Montero-Caro, M. D. (2021). Educación, Gobierno Abierto y progreso: los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) en el ámbito educativo. Una visión crítica de la LOMLOE. Revista Educación y Derecho, (23), 1-26. Recuperado de: https://doi.org/10.1344/REYD2021.23.34443
Mora, J. M. (2008). A oscuras por el camino de ronda: intentando entender la educación mediante un proyecto interdisciplinario. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 27, 28-43.
Pérez-Pueyo, A. (2005). Estudio del planteamiento actitudinal del área de Educación Física de la Educación Secundaria Obligatoria en la LOGSE: Una propuesta didáctica centrada en una metodología basada en actitudes (Tesis Doctoral). Universidad de León: León
Pérez-Pueyo, A. (2007). La organización secuencial hacia las actitudes: Una experiencia sobre la intencionalidad de las decisiones del profesorado de educación física. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 25, 81-92.
Pérez-Pueyo, A. (2008). Interdisciplinariedad, cooperación y medio natural. La Peonza: Revista de Educación Física para la paz, (3), 13-28.
Pérez-Pueyo, A. (2016). El estilo actitudinal en educación física: evolución en los últimos 20 años. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (29), 207-215. Recuperado de: https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.38720
Pérez-Pueyo, A. & López-Pastor, V. M. (coords.) (2017). Evaluación formativa y compartida en educación: experiencias de éxito en todas las etapas educativas. León: Universidad de León. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10612/5999
Pérez-Pueyo, A., Herrán, I., & Hortigüela-Alcalá, D. (2016). Tres nudos: el franqueamiento de obstáculos desde el Estilo Actitudinal. En D. Pérez-Brunicardi, J. Frutos, P. Caballero, A. Baena-Extremera & A. Miguel-Aguado. (Eds.), Actas de las jornadas sobre actividades en la naturaleza. Todos juntos, con un mismo rumbo (pp. 99-108). Segovia: Red Estatal de Educación Física en la Naturaleza.
Pérez-Pueyo, A., Hortigüela-Alcalá, D., Herrán, I., Vega, D., Heras, C., Garrote, J., Sobejano, M., & Hernando, A. (2017). La hibridación de modelos pedagógicos en educación física y la evaluación formativa. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 3(2), 411-418. Recuperado de: https://doi.org/10.22370/ieya.2017.3.2.757
Pérez-Pueyo, A., Hortigüela-Alcalá, D., Hernando-Garrijo, A., & Barba-Martín, R. (2021). Estilo Actitudinal. En A. Pérez-Pueyo, D. Hortigüela-Alcalá, & J. Fernández-Río, (Eds.), Los modelos pedagógicos en Educación Física: qué, cómo, por qué y para qué (pp. 147-177). León: Servicio de publicaciones de la Universidad de León.
Real Decreto 217/2022, de 29 de marzo, por el que se establece la ordenación y las enseñanzas mínimas de la Educación Secundaria Obligatoria. (BOE nº76, de 30 de marzo de 2022). Recuperado de: https://www.boe.es/eli/es/rd/2022/03/29/217
Ripoll, R. (2008). Rumbo a Requesens, un proyecto interdisciplinario. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 27, 56-64.
Ros, M. I. & Conesa, M. C. (2013). Adquisición de competencias a través de la simulación y juego de rol en el área contable, Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 19, 419-428. https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42049
Sabater, L. L. (2010). Narinan. Un ejemplo de matemáticas (utilidad del GPS) y transversalidad. Tándem. Didáctica de la Educación Física, 27, 46-57.
Siedentop, D., Hastie, H., & Van der Mars, H. (2004). Complete Guide to Sport Education. Champaign, IL: Human Kinetics.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Retos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess