Aprendizagem baseada em pesquisa para fortalecer a formação inicial de professores em pedagogia da educação física.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v47.92820

Palavras-chave:

Aprendizaje Basado en Investigación, Educación Superior, Metodología de enseñanza, Formación Inicial Docente, Pedagogía en Educaci´on Física

Resumo

A sistematização desta experiência pedagógica explica a implementação de um programa piloto de Aprendizagem Baseada em Pesquisa (ABI) no processo de Formação Inicial de Professores (FID) de Professores de Educação Física (PEF) pertencentes a uma universidade chilena. A experiência foi desenvolvida com aulas na modalidade virtual durante o segundo semestre de 2021. O programa abordou sete temas em oito aulas. O objetivo do programa piloto foi desenvolver habilidades de pesquisa em professores no processo FID no PEF voltado para sua área de formação remotamente. Os resultados mostraram que 100% dos participantes do programa piloto melhoraram o nível de conhecimento sobre os tópicos da ABI, por outro lado, 100% dos participantes declararam-se satisfeitos com este tipo de experiência. Pode-se concluir que a implantação da ABI no FID no PEF se fundamenta na necessidade de fomentar o campo de pesquisa desde suas bases (alunos), sendo uma estratégia de ensino-aprendizagem que facilitará a busca de soluções para problemas utilizando um método inovador metodologia que permite construir novos conhecimentos a partir de suas próprias realidades.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Pesquisa - Ensino Superior - Metodologia de Ensino - Formação Inicial de Professores - Pedagogia da Educação Física.

Referências

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: Toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 84(2), 191-215.

Imbernon, F. (1996). En busca del discurso educativo: la escuela, la innovación educativa, el currículum, el maestro y su formación. Buenos Aires: Magisterio del Río de la Plata.

Linzmayer, L. (2016). Cultura corporal y niveles de complejidad e impacto del proceso enseñanza y aprendizaje. Revista Internacional de Pedagogía y Curriculo. 3(1) 9-20.

Lipman, M. (2001). Pensamiento Complejo y Educación. Madrid, España: Ediciones de la Torre.

Madrid-López, P.D., Prieto-Ayuso, A., Samalot-Rivera, A. & Gil-Madrona, P. (2016). Evaluación de una propuesta extraescolar de conductas apropiadas en educación física y deportiva. Retos: Nuevas tendencias en educación física, deportes y recreación, (30), 36-42. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/38552

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico-OCDE. (2005). La definición y selección de competencias clave. Recuperado de http://www.deseco.admin.ch/bfs/deseco/en/index03/02.parsys.78532.downloadList.94248.Downloadfile.tmp/2005.dscexecutivesummary.sp.pdf

Pepper, D.(2011). Assessing key competences across the curriculum and europe. European Journal of Education, 46(3), 335-353.

Poblete-Valderrama, F. (2017). Aprendizaje basado en la investigación. Blog de Expertos Universidad Santo Tomás. Recuperado Marzo 2022 de https://enlinea.santotomas.cl/blog-expertos/aprendizaje-basado-la-investigacion/

Poblete-Valderrama, F. Linzmayer y Pérez, J. (2018). Formación Inicial Docente en Educación Física: historias, ensayos y proposiciones. 1ºera Edición, La Serena, Chile. Nueva Mirada Ediciones.

Poblete-Valderrama, F. (2019). Factores a considerar para publicar un artículo en revista científica. Blog de Expertos Universidad Santo Tomás. Recuperado Marzo 2022 de https://enlinea.santotomas.cl/blog-expertos/factores-considerar-publicar-articulo-revista-cientifica/

Poblete-Valderrama, F. (2019). ¿Por qué publicar un artículo científico?. Blog de Expertos Universidad Santo Tomás. Recuperado Marzo 2022 de https://enlinea.santotomas.cl/blog-expertos/publicar-articulo-cientifico/

Poblete-Valderrama, F., Linzmayer Gutiérrez, L., Matus Castillo, C., Garrido Mendez, A., Flores Rivera, C., Garcia Neira, M., & Molina Vásquez, V. (2019). Enseñanza-Aprendizaje basado en investigación. Experiencia piloto en un diplomado de motricidad infantil. Retos, 35, 378-380. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.59640

Poblete-Valderrama, F. (2020). Factores a considerar para iniciar la escritura de un artículo científico. Blog de Expertos Universidad Santo Tomás. Recuperado Marzo 2022 de https://enlinea.santotomas.cl/blog-expertos/factores-considerar-iniciar-la-escritura-articulo-cientifico/

Poblete-Valderrama, F. (2020). Estructura general de un informe final de tesis. YouTube “Metodología e Investigación para todos y todas” Recuperado Marzo 2022 de https://www.youtube.com/watch?v=3M23duWFuPU&t=12s

Poblete-Valderrama, F. (2020). Estructura general de un artículo científico. YouTube “Metodología e Investigación para todos y todas” Recuperado Marzo 2022 de https://www.youtube.com/watch?v=5NUnqd916Y8&t=24s

Poblete-Valderrama, F. (Ed.) (2020). Formación Inicial Docente en Educación Física: reflexiones para el futuro profesorado. 1ºera Edición, La Serena, Chile. Nueva Mirada Ediciones.

Tobar, B. U., Gaete, M. J. F., Lara, M. M., Pérez, A. M., & Freundt, A. M. R. (2019). Teorías implícitas y modelos de formación subyacentes a la percepción de rol del profesor de Educación Física. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (36), 159-166. https://recyt.fecyt.es/index.php/retos/article/view/66532

Publicado

2023-01-02

Como Citar

Poblete-Valderrama, F., Garrido-Méndez, A., Matus Castillo, C., Castro Cáceres, R., Toro-Salinas, A., Cuevas Aburto, J., Illanes Aguilar, L., Cenzano Castillo, L., Quintana Figueroa, C., & Hetz Rodríguez, K. (2023). Aprendizagem baseada em pesquisa para fortalecer a formação inicial de professores em pedagogia da educação física. Retos, 47, 589–592. https://doi.org/10.47197/retos.v47.92820

Edição

Secção

Experiências didáticas desenvolvidas e investigadas com trabalhos empíricos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2