3497 / 5000 Resultados de traducción A pedagogia da Educação Física no Chile em contextos escolares, universidades e políticas públicas. Uma revisão

Autores

  • Sebastian Sánchez González Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas https://orcid.org/0000-0001-5655-6743
  • Cristobal Castro Barrientos Universidad de Las Américas https://orcid.org/0000-0002-4448-8111
  • Arturo Prat Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas. Santiago 8370035, Chile.
  • Antonio Castillo-Paredes Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas. Santiago 8370035, Chile. https://orcid.org/0000-0002-7239-960X

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87807

Palavras-chave:

Educação Física, Jogo, Esporte, Atividade Física, Exercício Físico

Resumo

A Educação Física é um conjunto de disciplinas, desde a antiguidade a sua utilização esteve ligada às sociedades primitivas para a sobrevivência, no sentido da ética, do recreio, da diversão, da exploração, da educação, da prevenção e da instrução militar, até aos nossos dias, tem sofrido influências das Escolas e das correntes pedagógicas , a fim de alcançar um ser integral por meio do movimento e de suas estruturas. O objetivo desta revisão é descrever e analisar os artigos sobre Educação Física no sistema escolar, ensino superior e das políticas públicas sobre suas orientações e aplicações no nível escolar e na formação de professores de graduação no Chile. A busca das investigações apenas na língua espanhola foi realizada nas bases de dados SciELO, Scopus, Dialnet e Latindex utilizando as palavras-chave "educação física no Chile" AND "atividade física" AND "exercício físico" AND "jogo" AND "esporte" em um intervalo de 20 anos de 2001 a 2021, onde 31 investigações foram encontradas que atenderam aos critérios de seleção. A Educação Física no Chile tem diferentes Escolas e Correntes para responder aos benefícios biológicos, psicológicos e sociais, de acordo com a pesquisa encontrada, o significado da Educação Física se perde nos Contextos Escolares, no Ensino Superior e nas Políticas Públicas, visto que a profissão deve responder não apenas às exigências governamentais, mas também aos movimentos sociais nacionais e internacionais.

Biografias Autor

Sebastian Sánchez González, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas

  • Escuela de Suboficiales del Ejército de Chile (Chile).
  • Programa de Magíster en Docencia Universitaria de la Universidad de Las Américas (Chile).

Cristobal Castro Barrientos, Universidad de Las Américas

  • Dirección General de Análisis Institucional de la Universidad de Las Américas (Chile).
  • Facultad de Educación de la Universidad de Las Américas (Chile).

Arturo Prat, Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas. Santiago 8370035, Chile.

  • Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas, Santiago 8370035, Chile.

Antonio Castillo-Paredes, Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas. Santiago 8370035, Chile.

  • Grupo AFySE, Investigación en Actividad Física y Salud Escolar, Escuela de Pedagogía en Educación Física, Facultad de Educación, Universidad de Las Américas, Santiago 8370035, Chile.
  • Grupo de Educación Física y Aprendizaje, México.

Académico de planta de la carrera de Pedagogía en Educación Física de la Universidad de Las Américas (Chile).

Referências

Acuña Rojas, P. (2020). ¡ Formemos espartanos chilenos! Políticas y campañas deportivas durante la dictadura de Carlos Ibáñez, 1927-1931. Cuadernos de historia (Santiago), (52), 233-261. Doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0719-12432020000100233

BND (2018). Biblioteca Nacional de Chile. Educar la fuerza y la voluntad. La Educación Física en Chile (1889-1930). Recuperado en: http://www.memoriachilena.gob.cl/602/w3-article-100666.html#presentacion

Castillo-Retamal, F., Almonacid-Fierro, A., Castillo-Retamal, M., & Bássoli de Oliveira, A. (2020). Formación de profesores de Educación Física en Chile: una mirada histórica (Physical Education teacher training in Chile: a historical view). Retos, 38, 317-324. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.73304

Celis-Morales, C., Salas, C., Álvarez, C., Aguilar Farías, N., Ramírez Campillos, R., Leppe, J., ... & Martínez, M. A. (2015). Un mayor nivel de actividad física se asocia a una menor prevalencia de factores de riesgo cardiovascular en Chile: resultados de la Encuesta Nacional de Salud 2009-2010. Revista médica de Chile, 143(11), 1435-1443.

Curilem, C. A. (2017). Evaluación y diseño de un Sistema de medición de la calidad de la Educación física (Doctoral dissertation, Universidad de Córdoba). https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=70564

Díaz-Martínez, X., Garrido, A., Martínez, M. A., Leiva, A. M., Álvarez, C., Ramírez-Campillo, R., ... & Abraña, A. M. (2017). Factores asociados a inactividad física en Chile: resultados de la Encuesta Nacional de Salud 2009-2010. Revista médica de Chile, 145(10), 1259-1267.

Flores Ferro, E., Escobar Ruiz, N., Jara Rojas, P., Maureira Cid, F., Gutiérrez Duarte, S., Cárdenas Begazo, S., Muñoz Lara, M., & Díaz Magallanes, V. (2020). Análisis del perfil de egreso de la carrera de pedagogía en educación física de Chile: un estudio cuantitativo (Analysis of the graduate profile of Chile’s physical education pedagogy degree: a quantitative study). Retos, 39, 532-538. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81379

Flores Ferro, E., Maureira Cid, F., Silva Salse, Ángela, Muñoz Lara, M., Matheu Pérez, A., Navarro Aburto, B., Bahamondes Acevedo, V., Hadweh Briceño, M., Hurtado Almonacid, J., Valdés Montecinos, M., Aedo Muñoz, E., Peña Troncoso, S., Serey Araneda, D., Zavala Crichton, J. P., Maureira Sánchez, J., Brevis Yeber, M., & Valero Catalán, M. (2020). Percepciones institucionales de los estudiantes de Pedagogía en Educación Física de Chile (Institutional perceptions of Physical Education Pedagogy students from Chile). Retos, 38, 312-316. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.76710

Flores Ferro, E., Maurera Cid, F., Hadweh Briceño, M., Alonso Gutiérrez Duarte, S., Silva-Salse, Ángela, Peña-Troncoso, S., Castillo-Retamal, F., González Flores, P., Pauvif Cárcamo, F., Bahamondes Acevedo, V., Zapata Vera, G., Zavala-Crichton, J. P., Maureira Sánchez, J., Brevis-Yever, M., & Lagos Olivos, C. (2020). Nivel de satisfacción de las clases online por parte de los estudiantes de Educación Física de Chile en tiempos de pandemia (Level of satisfaction of online classes by students of Physical Education of Chile in times of pandemic). Retos, 41, 123-130. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82907

Flores, E., Bahamondes, V. V., Maureira, F., & González, P. (2019). Motivos de deserción universitaria de estudiantes de educación física de Chile. EmásF: revista digital de educación física, (57), 14-23. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6860150

Franco, E. (2010). Evolución diacrónica del concepto de Educación Física. Revista Digital EF Deportes, 15, 147. Recuperado en: https://www.efdeportes.com/efd147/evolucion-diacronica-del-concepto-de-educacion-fisica.htm

Galvez C., Espinoza E., Veliz C., Flores Ferro E., & Maureira F. (2015). Factores motivacionales en la práctica de actividad física de los estudiantes de Educación Física de Santiago de Chile. VIREF Revista De Educación Física, 4(3), 74-86. Recuperado a partir de https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/view/23172

García, A., & Ruiz, J. A. (2010). La Educación Física en la historia del mundo contemporáneo. Lecturas, Educación Física y deportes, 148. Recuperado en: https://www.efdeportes.com/efd148/la-educacion-fisica-en-la-historia.htm

Giakoni, F., Paredes, P., & Duclos-Bastías, D. (2021). Educación Física en Chile: tiempo de dedicación y su influencia en la condición física, composición corporal y nivel de actividad física en escolares. Retos, 39, 24-29. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.77781

Gonzalez Orb, M., Molina Sotomayor, E., Ferreira Urzúa, M., Leiva Contardo, R., Martínez Salazar, C., Trujillo Galindo, H., Lobos González, M., Beltran Gonzalez, A., Vargas Vitoria, R., Flandez Valderrama, J., & Negron Molina, M. (2019). Construcción y validación de un instrumento para valorar la calidad de la formación de profesores de Educación Física en Chile (Construction and validation of an instrument for assessing training quality in physical education teachers from Chile). Retos, 37, 312-319. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v37i37.69304

González, R., Madrera, E., & Salguero, A. (2004). Las escuelas gimnásticas y su relación con la actividad física y educación física actuales. Revista Digital EF Deportes, 10, 73. Recuperado en: https://www.efdeportes.com/efd73/gimn.htm

Jiménez, G., Vergara, M., & Moreno, J. H. (2013). Análisis pedagógico de los contenidos curriculares de la formación de los docentes de Educación Física en Chile a la luz de la Praxiología Motriz. Revista Iberoamericana de Educación, 61(4), 6. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5891888

JUNAEB (2017). Informe Mapa Nutricional 2017. Disponible en: https://www.junaeb.cl/wp-content/uploads/2013/03/Informe-Mapa-Nutricional-2017-FINAL.pdf

López, A. A. (2016). Buen vivir, sistema escolar y educación física en chile: una realidad por construir. Revista Infancia, Educación y Aprendizaje, 2(2), 138-149. https://panambi.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/599

Luarte R., C., Poblete V., F., & Flores R., C. (2014). Nivel de desarrollo motor grueso en preescolares sin intervención de profesores de educación física, Concepción, Chile. Ciencias De La Actividad Física UCM, 15(1), 7-16. Recuperado a partir de http://revistacaf.ucm.cl/article/view/36

Mamonde, M. (1995). Educación física militarizada en Argentina. Educación Física y Ciencia, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. 1. Recuperado en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/11742

Martínez, F. (2011). Construyendo cuerpos infantiles... modelando cuerpos patriotas. La educación física en chile. 1889-1920. Educación Física y Ciencia, 13, 99-10. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=arti&d=Jpr5229

Martínez, F. (2012). Hacia una pedagogía del cuerpo: la Educación Física en Chile. 1889-1920. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 14(3), 320-331. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4103298

Maureira Cid, F., Flores Ferro, E., González Flores, P., Palma Gajardo, E., Fernández Rebolledo, M., & Véliz Véliz, C. (2018). Propiedades psicométricas del inventario de estilos de aprendizaje de Kolb y del cuestionario de Felder-Silverman en estudiantes de educación física de Santiago de Chile. Ciencias De La Actividad Física UCM, 19(1), 1-11. Doi: https://doi.org/10.29035/rcaf.19.1.5

Maureira, F. (2013). Validez y confiabilidad del CHAEA en estudiantes de educación física de Chile. Educación física Chile, (271), 3. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7692455

Maureira, F. (2021). Conocimientos biológicos de la homosexualidad y transexualidad en estudiantes de Educación Física de Chile (Biological knowledge of homosexuality and transsexuality in Physical Education students in Chile). Retos, 42, 805-812. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88708

Maureira, F., Flores, E., Castillo, F., Cortés, M. C., Peña, S., Bahamonde, V.., ... & Cortes, B. Prevalencia de neuromitos en estudiantes de Pedagogía en Educación Física de Chile (Prevalence of neuromyths in students of Physical Education Pedagogy of Chile). Retos, 42, 426-433. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88204

Maureira, F., Flores, E., Ramírez, M. A., Cortes, B., & Hernández, P. B. (2021). Relación de los estilos de aprendizaje, habilidad emocional, habilidades múltiples y detección emocional en estudiantes de educación física de Santiago de Chile. Ciencias de la Actividad Física UCM, 22(2), 1-13. Doi: https://doi.org/10.29035/rcaf.22.2.1

Moreno Doña, A., Campos Vidal, M., & Almonacid Fierro, A. (2012). Las funciones de la educación física escolar: una mirada centrada en la justicia social y la reconstrucción del conocimiento. Estudios pedagógicos (Valdivia), 38(ESPECIAL), 13-26. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000400002

Moreno, A., Gamboa, R., & Poblete, C. (2014). La Educación Física en Chile: análisis crítico de la documentación ministerial1. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 36, 411-427. Doi: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200010

Navarro Aburto, B., Peña Trocoso, S., Beltrán, J. C., Guzmán Muñoz, A., Flores Ferro, E., & Fuentes Merino, P. (2021). Desafíos de las Estrategias Pedagógicas Integradas (EPI) en la formación de profesores y profesoras de Educación Física en Chile (Challenges of integrated learning Strategies (ILS) in a Physical Education teaching training program in Chile). Retos, 42, 750-756. Doi: https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.80079

Petermann, F., Durán, E., Labraña, A. M., Martínez, M. A., Leiva, A. M., Garrido-Méndez, A., ... & Celis-Morales, C. (2017). Factores asociados al desarrollo de obesidad en Chile: resultados de la Encuesta Nacional de Salud 2009-2010. Revista médica de Chile, 145(6), 716-722

Poblete, C., Moreno, A., & Rivera, E. (2014). Educación Física en Chile: Una historia de la disciplina en los escritos de la primera publicación oficial del Instituto de Educación Física de la Universidad de Chile (1934-1962). Estudios pedagógicos (Valdivia), 40(2), 265-282. Recuperado en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052014000300016

RAE (2019). Diccionario de la lengua española. Edición del Tricentenario. Educación Física. Recuperado en: https://dle.rae.es/educaci%C3%B3n#1YqnuKu

Ramos, A., López, R., & Murillo, J. (2017). Alfabetización física: una percepción reflexiva. Dialógica: revista multidisciplinaria, 14(1), 87-102. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6216222

Rannau, J. P. (2020). Educación Física en Chile: hacia una transdiciplinariedad desde elcurrículum y la colaboración pedagógica. Praxis Educativa, 24 (2), 1-17. Doi: https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240210

Reyno, A. (2010). Contenidos de la actividad expresivo motriz en los programas de las carreras de pedagogía en Educación Física, en Chile.(Content Related to Body Expression Activities in Teaching Degree Programs in Physical Education, in Chile). Cultura, Ciencia y Deporte, 5(13), 5-10. Doi: https://doi.org/10.12800/ccd.v5i13.61

Reyno, A. (2010). Los objetivos y contenidos de las actividades de expresión motriz, según la opinión de los profesores de educación física en Chile (Objectives and contents of the activities of motor expression, according to the opinion of Physical Education teachers in C. Retos, 18, 56-59. https://doi.org/10.47197/retos.v0i18.34653

Reyno, A. (2011). Los contenidos de la expresión motriz y la gimnasia rítmica según la opinión de los profesores de Educación Física en Chile. EmásF: revista digital de educación física, (12), 9-21. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3890821

Riobó, E., & Villarroel, F. J. (2019). Belleza plástica, eugenesia y educación física en Chile: presentación de la fuente “Aspectos de la educación física”, de Luis Bisquertt (1930). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 26, 673-682. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702019000200018

Rivera Gutiérrez, C., & Henríquez-Alvear, L. (2019). Análisis de los documentos (1872-1886) que influyeron en los programas de la disciplina de Educación Física en Chile. Journal of Sport & Health Research, 11 (2). https://recyt.fecyt.es/index.php/JSHR/article/view/80953

Rivera, C., & Alvear, L. H. (2018). Construcción disciplinar de la educación física, efectos sobre una región culturalmente diversa: La Araucanía. Revista Inclusiones, 174-194. http://revistainclusiones.org/index.php/inclu/article/view/918

Rodríguez-Rodríguez, F. (2016). Medición de la calidad de la Educación Física en Chile, un desafío pendiente. Espacios en Blanco. Revista de Educación (Serie Indagaciones), 26 (2). http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1515-94852016000200002&lang=es

Sainz, R. (1992). Historia de la educación física. Cuadernos de sección. Educación, 5, 27-47. https://www.eusko-ikaskuntza.eus/es/publicaciones/historia-de-la-educacion-fisica/art-11632/

Veliz Veliz C., Arenas San Martín R., Gálvez Mella C., Bahamondes Acevedo V., & Maureira Cid F. (2015). Breve historia de la Educación Física en Chile. VIREF Revista De Educación Física, 4(2), 99-110. Recuperado a partir de https://revistas.udea.edu.co/index.php/viref/article/view/23656

Zagalaz, M., Moreno, R., Cachón, J. (2001). Nuevas tendencias en la Educación Física. Contextos Educativos, 4, 263-294. Recuperado en: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/497/461

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Sánchez González, S., Castro Barrientos, C., Prat, A., & Castillo-Paredes, A. (2022). 3497 / 5000 Resultados de traducción A pedagogia da Educação Física no Chile em contextos escolares, universidades e políticas públicas. Uma revisão. Retos, 43, 904–915. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87807

Edição

Secção

Revisões teóricas, sistemáticas e/ou metanálises

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2